Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Loyde.Hellen 26/02/2023

O livro conta a história de Aurélia Camargo, que nos é apresentada como uma mulher muito bela, rica, decidida, enfim, senhora de si. Ela me lembrou longo no primeiro capítulo a Emma de Jane Austen, mas conforme a história segue vemos que não é bem assim.
Seu pai (Pedro Camargo), era filho ilegítimo de um rico fazendeiro e de Emília. Após a morte de seu pai, Aurélia e o restante de sua família passam por muitas dificuldades. Além disso, a protagonista sofre uma decepção amorosa pois o homem que ela ama e de quem estava noiva, a abandona para se casar com uma jovem rica.
Reviravoltas acontecem e ela torna-se a herdeira da fortuna de seu avô e uma das mulheres mais admiradas da sociedade. Então decide se casar e escolhe como marido Fernando, o noivo que a abandonou.
A história é bem interessante e bem construída, só tive um pouco de dificuldade com a linguagem. Já li alguns clássicos ingleses e achei a linguagem deles bem mais fácil. Por isso e também por que achei que o livro poderia ter tido um epílogo, não darei 5 estrelas.

Bruna 13/12/2020

Senhora!
Livro cativante! Imerso em várias críticas sociais acerca do casamento por conveniência e estigmas da vivência da pobreza e da riqueza.

Instagram: @leitor_eduardo 05/05/2023

- Título: #Senhora
- Autor: #JoséDeAlencar
- Ano: 1875, século XIX
- Nota: ?????

"Senhora" é um romance clássico da #literaturabrasileira, escrito por José de Alencar e publicado em 1875. A obra conta a história de #AuréliaCamargo, uma jovem órfã que se torna milionária após a morte de seu pai. Determinada a conquistar o amor de #FernandoSeixas, um antigo pretendente que a rejeitou no passado, #Aurélia utiliza sua riqueza para se tornar uma "senhora" influente e cortejada pela alta sociedade carioca.

Ao longo da trama, #Alencar explora as relações sociais e as convenções da época, destacando a importância do dote e da posição social para o casamento. Aurélia, apesar de sua fortuna, é desprezada pela sociedade devido à sua origem humilde, o que a faz sofrer bastante. Contudo, sua determinação em conquistar #Fernando e sua habilidade em lidar com as intrigas e os preconceitos da alta sociedade a tornam uma figura admirável e fascinante.

Além disso, o livro aborda temas como o #amor, o #dinheiro, a #ambição e a #solidão, fazendo uma reflexão sobre a natureza humana e suas contradições. A escrita de Alencar é poética e envolvente, com descrições detalhadas dos cenários e dos personagens. Em resumo, "Senhora" é uma obra fundamental da literatura brasileira, que retrata com maestria a sociedade e os costumes do #séculoXIX, além de apresentar uma protagonista forte e marcante.

Em 2005, a rede Record de televisão adaptou a obra Senhora e fez a novela #EssasMulheres, com Cristine Fernandes no papel de Aurélia Camargo e Gariel Braga Nunes no papel de Fernando Seixas.

Lilian 03/01/2022

Que leitura extraordinária!
Todas às vezes que leio "Senhora", um dos meus livros favoritos de José de Alencar seguido de "O tronco do ypê", a leitura nunca deixa de ser fantástica, extraordinária!

A história de Aurélia Camargo, a própria "Senhora" é um drama intenso, cheio de pensamentos particulares de uma menina mulher na flor da idade, curiosamente escrita numa intensidade feminina absurda por José de Alencar, que afirma ter sido ouvinte da própria personagem real sobre o relato de sua vida.
O livro conta ligeiramente sobre seus pais apenas para se fazer entender contextos no enredo, conta sobre seu desconhecido avô e a herança milionária que recebeu ao qual aproveitou para se fazer presente na vida do homem que amava e a desprezara para se casar com outra por conta de um dote.

"SENHORA" é incrível, é fascinante ler sentimentos tão profundos e detalhados de uma personagem como Aurélia Camargo, uma mulher à frente de seu tempo por demonstrar coragem em ser também a senhora de suas decisões uma única vez numa época em que a mulher nada se atrevia, mesmo tendo dinheiro; mas longe de ser uma escandalosa, Aurélia Camargo é fiel às convenções sociais e etiquetas dadas à época.

Ao contrário do que muitos dizem, eu não considero Aurélia em nenhum momento ligada a qualquer ideia primordial de feminismo, nenhum comportamento da personagem a esse quesito é descrito no livro, nunca sequer alforriou seus escravos em sua residência como ato revolucionário e mesmo tendo se dado ao luxo de ter um capricho a seus pés(tema central do enredo) ela presenciando a redenção do homem amado se entregou de corpo, alma e fortuna para o tal...
Ou seja, a trama gira em torno de uma mulher apaixonada, carnal, que foi capaz de única e puramente enlouquecida pela rejeição do homem que amava, se rebelar através do poder do dinheiro para conseguir o que almejava para depois se colocar em suas mãos como toda mulher deveria estar à época.

Lemon 02/02/2021

Senhóra
Um livro clássico, que te prende em suas tramas. Realmente supreendeu, me fazendo querer ler o mais rápido para ver como o casal iria se desenrolar.
É um romance em que você tanto torce pelo casal, quanto se irrita com os dramas e o orgulho dos personagens.

Bianca Martins 24/05/2023

Moderninho
Ao contar pela épocaem que foi escrito esse livro é bem moderninho, tanto que gerou críticas décadas depois pelos conservadores.

A forma em que as histórias são contadas, divididos em partes que voltam ao passado, deixa dinâmico .

Em alguns momentos entre os protagonista fica no lenga lenga, um pouco cansativo.

O final é um pouco decepcionante, mas ok.

Vale a leitura do clássico e para quem preferir tem o audiobook com voz humana no YT.

Moreira 13/03/2022

Senhora
Esse livro foi escrito por volta de 1875 e traz muitas críticas da sociedade burguesa da época. Onde até o casamento se tratava de um negócio. Mas, Aurélia, a protagonista, não queria se casar por dinheiro, embora precisasse, e sim por amor. Ela se apaixonou por Fernando, porém ele a troca por uma moça rica. Depois disso Aurélia fica desolada, sozinha, começa a passar dificuldades, então trabalha muito pra sair do perrengue, até que, o mundo dá voltas e ela recebe uma herança de seu avô, ficando rica. Então, a moça resolve seguir os conceitos da sociedade e compra um marido! O dito é Fernando, aquele que a magoou anos antes.
E acho que foi a pior coisa que fez, pois passou a sofrer muito mais (sofrencia do ?).
Enquanto Fernando ficava de "mimimi" que foi "comprado", sendo que tudo que o cara queria era casar com uma moça rica. Vai entender????
Adorei a personagem Aurélia, independente, forte, senhora de si, ajuda os outros. Enfim, eu gostei da história até chegar o final, que por mim, seria diferente.

Karina.Calheiros 03/07/2023

Virou um dos meus livros favoritos
Eu tinha a sensação que ia gostar desse livro, mas não tanto quanto eu gostei.

Aurélia é sarcástica e vingativa. Ela ama demais e consequentemente, odeia demais. Fernando é mimado e fútil. Quando se apaixonaram pela primeira vez, mostraram o melhor de sí um para o outro. Quando se casaram, mostraram o pior. E no fim das contas, foram feitos um para o outro.

Sentir raiva de Aurélia, depois sentir raiva de Fernando. Fiquei com pena de Fernando, depois gostei dele. Ao longo da história pude entender Aurélia e desejei que os dois se entendessem. No fim das contas, foi a humilhação de Aurélia que fez Fernando ter honra, ao desejar ser digno dela. E o final do livro é um abraço no coração ??

José de Alencar conseguiu me envolver com esse livro de um jeito que juro já sentir saudade desse livro. PERFEITO PERFEITO

Matheus 21/03/2021

Chato demais, e ainda mais chato por ser clássico
Só li esse livro por causa da escola
Confesso que esperava ser mais chato do que já foi
A história é interessante, mas não a ponto do livro me prender
Demorei demais pra ler, e pela escrita ser muito difícil só fez com que eu demorasse mais
O livro não tem graça, a historia se mantém maçante e parece que foi sendo empurrada com a barriga o livro inteiro
O Seixas tava enchendo o saco na terceira e quarta parte, e olha que eu tava gostando dele no começo
Bom, se vc gosta de livros clássicos, com pouca emoção e de se torturar eu recomendo
Eu não gosto, por isso 2??
Se tivesse mais emoção e não tivesse essa escrita difícil poderia ter dado umas 4??
laracarlota 21/03/2021minha estante

Matheus 25/03/2021minha estante
KKKKKKKKJ

Monik Lemos 24/03/2020

Clássico!
Leitura difícil mas vale a pena. Uma história de egos e orgulhos, que máscara uma grande história de amor.

Marina 22/02/2020minha estante
Mas é uma obra de características realistas. Concordo com tudo o que você disse, mas o livro nada mais é do que o retrato de uma época no Brasil :/

Laiz 23/02/2020minha estante
tô ciente