Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Bianca 08/11/2022

gostei bastante do livro mas sinto que foram 215 paginas de um problema que poderia ter sido resolvido com uma unica conversa, faltou acontecimentos pra fazer o livro ser envolvente e o final deixou MUITO a generar

Patricia Peres 22/12/2022

Protagonista forte!
Para a época em que o livro foi publicado (fim do século XIX) deve ter sido bem polêmico haver uma protagonista mulher forte, inteligente, dona de si, manipuladora de uma sociedade de aparências na qual o que importava era a riqueza. Em tempos onde o casamento no Brasil era uma mera transação comercial, Aurelia Camargo se impôs, humilhou e ironizou a questão. Contudo, a prolixidade de muitos capítulos, com praticamente repetição de diálogos, tornou a leitura um tanto cansativa pra mim.

Asenate Brasil 16/11/2020

Um clássico contemporâneo...
Senhora é um romance clichê em alguns pontos, mas contemporâneo em outros. Aurélia, personagem principal, é incrível, maravilhosa, sensacional. É daquelas personagens fortes e à frente do seu tempo. O complicado pra alguns é só à linguagem, mas depois que se acostuma, desenrola na leitura. Indico demais.

Lecomchaelivros 23/11/2020

Senhora
Iniciei esta leitura sem nenhuma expectativa, mas a cada desenrolar e descoberta de Aurélia e Fernando ficava totalmente entretida.
Senti meu coração se apertar com o sofrimento que este jovem casal se afligia por enganos do passado e ações mal interpretadas do presente.
Precisava desta leitura e não sabia.

Bruna 13/12/2020

Senhora!
Livro cativante! Imerso em várias críticas sociais acerca do casamento por conveniência e estigmas da vivência da pobreza e da riqueza.

Loyde.Hellen 26/02/2023

O livro conta a história de Aurélia Camargo, que nos é apresentada como uma mulher muito bela, rica, decidida, enfim, senhora de si. Ela me lembrou longo no primeiro capítulo a Emma de Jane Austen, mas conforme a história segue vemos que não é bem assim.
Seu pai (Pedro Camargo), era filho ilegítimo de um rico fazendeiro e de Emília. Após a morte de seu pai, Aurélia e o restante de sua família passam por muitas dificuldades. Além disso, a protagonista sofre uma decepção amorosa pois o homem que ela ama e de quem estava noiva, a abandona para se casar com uma jovem rica.
Reviravoltas acontecem e ela torna-se a herdeira da fortuna de seu avô e uma das mulheres mais admiradas da sociedade. Então decide se casar e escolhe como marido Fernando, o noivo que a abandonou.
A história é bem interessante e bem construída, só tive um pouco de dificuldade com a linguagem. Já li alguns clássicos ingleses e achei a linguagem deles bem mais fácil. Por isso e também por que achei que o livro poderia ter tido um epílogo, não darei 5 estrelas.

Laura3437 30/12/2021

Uma história interessante.
Mostra quão vingativo e orgulhoso pode ser o ser humano. Um casal que apenas o perdão poderia uni-los. José de Alencar é um autor incrível. Só ficava meio impaciente com tantas descrições kkkkkkkkkk

Bianca Martins 24/05/2023

Moderninho
Ao contar pela épocaem que foi escrito esse livro é bem moderninho, tanto que gerou críticas décadas depois pelos conservadores.

A forma em que as histórias são contadas, divididos em partes que voltam ao passado, deixa dinâmico .

Em alguns momentos entre os protagonista fica no lenga lenga, um pouco cansativo.

O final é um pouco decepcionante, mas ok.

Vale a leitura do clássico e para quem preferir tem o audiobook com voz humana no YT.

Lemon 02/02/2021

Senhóra
Um livro clássico, que te prende em suas tramas. Realmente supreendeu, me fazendo querer ler o mais rápido para ver como o casal iria se desenrolar.
É um romance em que você tanto torce pelo casal, quanto se irrita com os dramas e o orgulho dos personagens.

Duda 13/01/2022

Senhora
Foi um pouco difícil me habituar com a leitura no início mas foi fluindo aos poucos. Tirando o final que eu achei contraditório, esse clássico se tornou um dos meus preferidos.