Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Faby 10/02/2023

Aurélia era uma moça pobre
Não gosto muito de literatura brasileira mas, alguns livros são fundamentais. Também é indiscutível que a literatura brasileira é marcante.

Também não gosto muito de romance mas, esse livro não apresenta aquele romance meloso e as vezes chato. É um romance dramático.

Também é um livro que apresenta uma personagem forte. Uma mulher a frente de sua época.
Vingança, orgulho, sofrimento e amor são os pilares desse romance de Alencar.

samyra 09/10/2022

li por causa da aula de literatura, muito bom! gostei mto apesar de mto descritivo e cansativo em certos momentos

Loyde.Hellen 26/02/2023

O livro conta a história de Aurélia Camargo, que nos é apresentada como uma mulher muito bela, rica, decidida, enfim, senhora de si. Ela me lembrou longo no primeiro capítulo a Emma de Jane Austen, mas conforme a história segue vemos que não é bem assim.
Seu pai (Pedro Camargo), era filho ilegítimo de um rico fazendeiro e de Emília. Após a morte de seu pai, Aurélia e o restante de sua família passam por muitas dificuldades. Além disso, a protagonista sofre uma decepção amorosa pois o homem que ela ama e de quem estava noiva, a abandona para se casar com uma jovem rica.
Reviravoltas acontecem e ela torna-se a herdeira da fortuna de seu avô e uma das mulheres mais admiradas da sociedade. Então decide se casar e escolhe como marido Fernando, o noivo que a abandonou.
A história é bem interessante e bem construída, só tive um pouco de dificuldade com a linguagem. Já li alguns clássicos ingleses e achei a linguagem deles bem mais fácil. Por isso e também por que achei que o livro poderia ter tido um epílogo, não darei 5 estrelas.

Maria 19/09/2022

Senhora: O que faltou para as 5 estrelas?
A obra é rica em diversos fatores e definitivamente merece ser lida, mas 2 fatores impedem que ela chegue às 5 estrelas. O primeiro é a riqueza de detalhes e descrições( claramente exageradas por ser um livro do romantismo), o segundo fato negativo é o declínio de empoderamento da protagonista no decorrer da história.

Bruna 13/12/2020

Senhora!
Livro cativante! Imerso em várias críticas sociais acerca do casamento por conveniência e estigmas da vivência da pobreza e da riqueza.

Sthefany148 05/09/2021

Lover to enemies to lovers do Segundo reinado brasileiro
Gosto de clássicos pq é perceptível que nada mudou de fato. Nessa história, há a linha tênue entre dinheiro e amor e a relação que ambos efetuam nas pessoas. Eu (pessoalmente) n achei essa paixão visceral entre os protagonistas: gostei dos diálogos sarcásticos e irônicos nos quais eles se pautavam. Tvlz seja isso, so despreza quem quer comprar

Lecomchaelivros 23/11/2020

Senhora
Iniciei esta leitura sem nenhuma expectativa, mas a cada desenrolar e descoberta de Aurélia e Fernando ficava totalmente entretida.
Senti meu coração se apertar com o sofrimento que este jovem casal se afligia por enganos do passado e ações mal interpretadas do presente.
Precisava desta leitura e não sabia.

Mandark 23/10/2022

Desperdiçou uma boa obra.
A adaptação fez escolhas ruins. Focar no narrador em terceira pessoa e não nos diálogos é um tiro no pé das adaptações para histórias em quadrinhos. Tira a dinâmica. As ilustrações são boas e a sequência é interessante, mas se a pessoa não conhece a obra original, vai com certeza se sentir bem perdido em muitos momentos. Eu gostei por ser já uma obra pela qual tenho muito apreço. Mas, se fosse pra adentrar na obra do Alencar por essa adaptação, eu sairia frustrado e bastante incomodado. Um desperdício, pois considero essa a melhor obra do José de Alencar e uma das melhores obras do Romantismo Brasileiro.

lizmr_rm 29/11/2022

Reviravoltas
Esse livro foi um dos melhores que eu já li e entrou para minha lista de preferidos. Possui múltiplas reviravoltas e o final encanta a qualquer um. Eu mesma tive que ler trechos em voz alta, recitando as palavras de Alencar, pois o romance contagia e preenche a alma

Patricia Peres 22/12/2022

Protagonista forte!
Para a época em que o livro foi publicado (fim do século XIX) deve ter sido bem polêmico haver uma protagonista mulher forte, inteligente, dona de si, manipuladora de uma sociedade de aparências na qual o que importava era a riqueza. Em tempos onde o casamento no Brasil era uma mera transação comercial, Aurelia Camargo se impôs, humilhou e ironizou a questão. Contudo, a prolixidade de muitos capítulos, com praticamente repetição de diálogos, tornou a leitura um tanto cansativa pra mim.

Laura3437 30/12/2021

Uma história interessante.
Mostra quão vingativo e orgulhoso pode ser o ser humano. Um casal que apenas o perdão poderia uni-los. José de Alencar é um autor incrível. Só ficava meio impaciente com tantas descrições kkkkkkkkkk

Mariana 20/02/2023

Romance guerra fria
É um dos primeiros romances nacionais e clássicos que leio e que realmente gosto. Achei a escrita de José de Alencar bem mais desenvolta e envolvente do que a de Machado de Assis, menos rabuscada o que trás uma compreensão mais simples de certos termos já não usados na atualidade.
Enfim, apesar de ser um verdadeiro romance guerra fria, onde os dois são orgulhosos de mais para ceder mas se amam verdadeiramente. Achei que Fernando e Aurélia tem uma ótima química, apesar de não rolar realmente nada de mais, oq me frustrou bastante mas a tensão "romântica" entre eles compensa a falta de cenas mais íntimas. O final me deixou um pouco decepcionada, acho que levou praticamente o livro todo para um desfecho e esse quando veio levou duas páginas e ainda deixou um final em aberto, que deixa sim algo subentendido mas nada concreto. A leitura realmente me prendeu, gostei da maior parte mas esperava um pouco mais do enredo. Me sinto feliz/decepcionada mas não foi "ruim".