Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Aline 20/09/2013

Otimo!
Aurélia Camargo vivia na janela a espera de um grande amor, garota humilde, perdeu o pai e o irmão. Sua mãe sonhava com o dia em que sua filha casaria, pois assim podia morre em paz.
Um dia Aurélia encontrou o amado tão esperado Fernando Rodrigues Seixas, que também se apaixonou por a moça, porem o coração de Fernando também ama a vida boemia e sabia que se casasse com uma moça humilde como Aurélia teria que abrir mão da sua vida na sociedade.
Fernando então decidiu casar com Adelaide e receberia 30 mil conto de reis como dote.
Um dia o avó de Aurélia pai do pai dela apareceu reconheceu a neta e deixou uma fortuna de herança, a moça se tornou rica.
Fernando arrependido viajou para Recife para se livrar do compromisso com Adelaide, que se aproximou de Dr. Torquato Ribeiro que casou com ele.
Aurélia quando soube que Fernando estava livre do compromisso pediu que Lemos fizesse uma proposta para ele, onde teria uma moça interessada em casar - se com ele em troca de um dote de 100 mil, ele aceitou sem saber que era Aurélia.

A historia é cheia de surpresas, recomendo!
Renata CCS 05/11/2013minha estante
Lamentavelmente ainda não li Senhora, mas sua resenha me instigou a procurar esta obra!

Aline 18/11/2013minha estante
Não vai se arrepender Renata, é muito bom.

SaBCouto 23/05/2022

Clássico
Esse é um dos clássicos brasileiros que devem ser lidos, sem a pressão da leitura escolar obrigatória, mas sim por querer entender um pouco mais das características que formaram a literatura brasileira desde os primórdios da história nacional

N.S.Lima 06/05/2021

Leitura que te prende a atenção.
O livro Senhora é dividido em 4 partes. A leitura parece uma pouco complicada, porque possui inúmeras palavras que não são mais utilizadas no nosso dia a dia, mas nada como um bom dicionários ao lado. O livro conta a história de Aurélia, uma recém rica na sociedade, muito disputada pela beleza estonteante, e, claro, pelo dote que será oferecido em seu casamento. A jovem é orfã e vive sob a tutela do tio. Apesar da riqueza, a jovem rica possui um passado triste, onde sempre viveu em situações precárias com a mãe, e fora abandonada pelo único homem que amava e sonhava se casar, o personagem Seixas, que apesar de também amá-la, optou por um futuro casamento que lhe traria vantagens financeiras. Após a herança herdada, sem que o seu amado Seixas saiba, ela planeja seu casamento com ele que é concretizado com sucesso, sem que ele soubesse quem era a noiva, em troca de uma alta quantia em dinheiro. Após conhecimento da pessoa de Aurélia como sua noiva, Seixas que antes estava preocupado, passa a sentir uma felicidade que jamais esperava. No entanto, isso muda após a concretização do casamento, onde este passa a ser humilhado diariamente pela esposa. O trama da história é muito envolvente e o final é realmente surpreendente. Vale muito a pena conferir.

Loanfi 21/05/2021

Apesar de algumas partes um pouco arrastadas por causa da descrição infinita que o Alencar faz o livro te prende do início ao fim. Confesso que fiquei decepcionada com o final e continuo achando o Fernando um canalha sem sal.

Luana 09/02/2021

Quem gosta de clássicos?

Senhora é um livro escrito por José de Alencar e publicado 1875.
Nesse romance José de Alencar passa uma mensagem que não deixa de ser atual através de uma construção irônica do texto e da personagem principal, ele passa uma mensagem de condenação ao casamento de conveniência, e aponta males da educação artificial da época.
Senhora dá início a uma discussão sobre valores e comportamentos da sociedade brasileira do século XIX, em que o amor era facilmente comprado.

O valor das pessoas naquela época era definido a partir do dote que possuíam, assim viviam relacionamentos artificiais baseado na aparência e no interesse financeiro.

O romance também apresenta um certo feminismo por parte da protagonista Aurélia (Senhora) que me fez ter mais interesse sobre o livro.
O que torna o enredo tão interessante?

É a grande reviravolta da obra, que se dá a personagem Aurélia que é apresentada como uma moça meiga, apaixonada, dedicada e, após o abandono do namorado, torna-se fria e calculista.

Fernando, por sua vez, percorre o caminho ao avesso: começa a história como um interesseiro em busca de um bom casamento arranjado e termina o relato como um homem trabalhador que consegue a redenção.

Carregando... 23/09/2023

A escrita foi agradável e me prendeu na história, principalmente nas últimas páginas. Alguns trechos precisaram de um pouco mais de atenção, mas foi um desafio que eu, particularmente, gostei.

Quantos aos personagens, achei o relacionamento nocivo. Seixas perdeu toda a sua personalidade e se tornou uma extensão de Aurélia sob a fachada de ter amadurecido. O famoso ideal que Aurélia procurava. Na vida real, isso se tornaria entendiante no futuro.

Aurélia, embora tenha passado dificuldades na vida - e até uma parte poderia justificar sua dor -, e talvez por que fosse muito jovem, não conseguia seguir em frente e sempre estava munida de desculpas bem argumentadas. Tenho minhas convicções de que ela manteria essa postura por muito mais tempo se não fosse os acontecimentos finais. Ela poderia ter sido mais feliz, e nem digo com Seixas.

E, afinal, o que deu da família de Seixas?

Bianca 08/04/2021

#013
Li José de Alencar no ensino médio, mas não essa obra e, sim, Lucíola. Me lembro de achar Lucíola uma história que poderia estar nas prateleiras de livrarias como um livro lançado naquele ano, claro, com um linguajar diferente, mas poderia. Senhora é bastante disso também! Um livro que se desenrola fácil, não é cansativo de ler, apesar de ter partes que eu desejava pular páginas... De modo geral, gostei muito da história e dos personagens. Não a toa, é a obra prima de Alencar.

thecia 30/10/2023

Pra sempre meu preferido
Já perdi as contas de quantas vezes li e reli esse livro e ele segue sendo meu preferido do mundo todo!

José de Alencar sabe muito!!!! Que história cativante, com personagens cativantes. A Aurélia é um absurdo de mulher, me choca muito que o Alencar escreveu a Aurélia há tantos anos atrás.

Aurélia é dona de si, inteligente, esperta, tem um coração gigante, e nem preciso comentar a força e o poder que essa mulher tem!

O Fernando Seixas nos mostra a mudança, a reconstrução, e ele se mostra digno! Eu amo acompanhar esses dois, desde as ironias até as declarações!

Senhora é uma obra de arte, Aurélia é a protagonista (apesar do amor ser o centro, Aurélia será pra sempre a protagonista nessa história) e o José de Alencar é excepcional!

Beatriz 06/12/2023

"Senhora" - Uma Jornada de Amor, Poder e Redenção
"Senhora", uma obra atemporal do renomado autor brasileiro José de Alencar, mergulha os leitores em uma trama envolvente que transcende as fronteiras do romance para explorar intricadas questões sociais e emocionais. Publicado pela primeira vez em 1875, o livro continua a cativar leitores com sua narrativa rica e personagens complexos.

A história central orbita em torno de Aurélia Camargo, uma protagonista marcante cuja jornada é delineada por reviravoltas, paixões intensas e um desejo inabalável por vingança. Abandonada por seu noivo Fernando Seixas devido a problemas financeiros, Aurélia, dotada de uma herança inesperada, retorna à sociedade carioca como uma mulher de poder e recursos.

A trama se desenrola habilmente à medida que Aurélia busca reverter as circunstâncias de sua vida, tornando-se uma força irresistível no cenário social. A vingança se entrelaça com temas mais amplos, como a posição da mulher na sociedade, as convenções sociais e as dinâmicas de poder. Alencar tece uma narrativa que transcende as fronteiras do mero romance, explorando as complexidades psicológicas dos personagens e a hipocrisia subjacente na alta sociedade da época.

A prosa vívida de Alencar é uma verdadeira festa para os sentidos, com descrições detalhadas que transportam o leitor para o Rio de Janeiro do século XIX. Seus personagens são pintados com cores psicológicas profundas, tornando-os palpáveis e imersivos. A interseção do enredo rico com o contexto social oferece não apenas uma história de amor, mas uma crônica perspicaz da natureza humana e das lutas sociais.

"Senhora" não apenas oferece uma leitura envolvente, mas também instiga reflexões sobre a busca pelo poder, a ambição desenfreada e a redenção pessoal. O título não só capta a figura central da trama, mas sugere a complexidade das relações abordadas na obra. Em suma, "Senhora" é mais do que um romance; é uma obra-prima literária que continua a encantar leitores, convidando-os a explorar as camadas profundas de sua narrativa ricamente construída.

any.reader 29/09/2020

senhora
bom... eu achei a história legal, porém a forma que ela foi colocada nessa edição eu nao gostei muito. Se vc para para ler ou só dar uma olhadinha vc irá ver que está mal colocado (sla não sei como explicar ;-;) É uma história em quadrinhos por isso estou falando da forma em que a história foi colocada nesta edição(mds que repetitiva ksksk) não estou falando da história em si mais sim da forma como foi colocada na eidição :D por isso não dei 5 estreas e sim 3
Emma 29/09/2020minha estante
Eu estava a fim de comprar esse "livro"/ revista (pois eu nunca vi uma história nacional adaptada em quadrinhos.)
Enfim... Provavelmente essa obra está no poder público, vou ler pela internet mesmo :D

any.reader 30/09/2020minha estante
vale a pena ler o livro original na minha opiniaõ a história é boa e cai muito em vestibulares :D obg pelo seu comentário é melhor,porém cuidado com alguns sites de livros digitais! dica de uma miga leitora

Farleyzinia 16/01/2024

"Senhóra"
Há muitos anos atrás fiquei encantada com a premissa da história de Alencar ao me deparar com a referência à 'Senhora' em um episódio da série "Tudo que é sólido pode derreter" que passava na TV cultura.
Na época não podia ler, e creio que eu o acharia arrastado também. Mas agora tenho certeza que li no momento certo, valeu a pena a demora.
Me encantei com a Aurélia de cara, que personagem corajosa, decidida, inteligente e humana, a Aurélia passa por todas as emoções possíveis sem perder o prumo de sua inteligência, talvez no final, mas daí partimos do meu lado avarento e não o da personagem.
Quanto a Nandinho, nosso Seixas desse eu guardei ressentimento tal qual a Senhora, de início de índole fraca e frívola, mas ao decorrer acho que ele de fato se regenerou, e foi divertido acompanhar ele no seu embate com sua 'Senhóra'.
Enfim, primeiro clássico que eu não fico chateada e irritada com o desfecho.

m&L 28/06/2022

Senhora.
Com a minha experiência passada com obras literárias dadas pela a escola, não fiquei animado para ler "Senhora". mas logo percebi que estava errado.
O livro possui a linguagem formal, mas não ao ponto de dificultar a leitura. os capítulos são curtos (o tamanho ideal) e é cheio de diálogos, então não é uma leitura pesada.
O plot do livro em si é até interessante, e a Aurélia como personagem principal é muito interessante, com o seu jeito intenso e curioso de agir. O livro estando incluso na era do romantismo que mais exaltava a mulher traz sempre detalhes da beleza da personagem, o que me fez gostar muito dela mesmo com suas atitudes duvidosas.
Apenas gostaria que o desfecho do romance fosse mais desenvolvido, mais emocionante. Mas pra mim o que importa é que no final eles se declararam e acabam juntos no final.

Bela 11/09/2021

Romance quase dark
Casamento por conveniência do início do século XIX

Uma Jovem rica e órfã deseja comprar um "marido" mas não quase um e sim o homem que a magou e destruiu seu coração.

Adorei ???

História em quadrinhos muito bem feita.
Adorei os desenhos
Tão lindos
São melhores que a do Dom Casmurro

niquete 08/05/2024

Muuuuuito bom, sério
eu tive um pouco de preconceito antes de começar a ler por ser tratar de um romance brasileiro clássico, mas me surpreendeu demais, a personalidade do personagens é intrigante e o livro te prende ainda mais por vc querer saber o pq eles chegaram a esse ponto e pq eles não podem simplesmente ficarem juntos já que é nítido que eles se amam
eu fiquei com raiva de ambos em certa parte do livro e meu queixo foi no chão com o final
recomendo muito