Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

13marcioricardo 12/12/2021

Duelo
Primeiro livro que li de José de Alencar. Sinceramente, fiquei curioso pra ler mais obras do autor. Gostei muito dos despiques entre Aurélia e Seixas.

Duda Nascimento 29/04/2020

Arrastado
O enredo se arrasta. Parava de 50 em 50 páginas e não saia do lugar. Os diálogos eram repetitivos demais e a descrição dos personagens era fraca, não consegui simpatizar com ninguém.

Demorei anos para ler e gostaria de nunca ter lido. Por respeito a um clássico brasileiro, que com certeza deve ter sido disruptivo para sua época, classifico como razoável.

elen5 28/02/2022

Esse livro me surpreendeu demais, é raro ver um livro antigo onde a mulher é que detém o poder.
Desenvolveu bem os erros de Fernando e os de Aurélia, da pra ver que eles percebem o que fizeram e tentam se redimir, mesmo que de uma forma estranha.
Achei a leitura meio complicada, teve vezes que tive que parar e reler 6 vezes o mesmo trecho pra ele fazer sentido na minha cabeça, mas depois de um tempo fluiu.
O final me decepcionou um pouco, mas não deixa de ser um final bom.
Espero que Aurélia seja feliz agora

Aline 20/09/2013

Otimo!
Aurélia Camargo vivia na janela a espera de um grande amor, garota humilde, perdeu o pai e o irmão. Sua mãe sonhava com o dia em que sua filha casaria, pois assim podia morre em paz.
Um dia Aurélia encontrou o amado tão esperado Fernando Rodrigues Seixas, que também se apaixonou por a moça, porem o coração de Fernando também ama a vida boemia e sabia que se casasse com uma moça humilde como Aurélia teria que abrir mão da sua vida na sociedade.
Fernando então decidiu casar com Adelaide e receberia 30 mil conto de reis como dote.
Um dia o avó de Aurélia pai do pai dela apareceu reconheceu a neta e deixou uma fortuna de herança, a moça se tornou rica.
Fernando arrependido viajou para Recife para se livrar do compromisso com Adelaide, que se aproximou de Dr. Torquato Ribeiro que casou com ele.
Aurélia quando soube que Fernando estava livre do compromisso pediu que Lemos fizesse uma proposta para ele, onde teria uma moça interessada em casar - se com ele em troca de um dote de 100 mil, ele aceitou sem saber que era Aurélia.

A historia é cheia de surpresas, recomendo!
Renata CCS 05/11/2013minha estante
Lamentavelmente ainda não li Senhora, mas sua resenha me instigou a procurar esta obra!

Aline 18/11/2013minha estante
Não vai se arrepender Renata, é muito bom.

Raul Ribeiro 14/05/2021

Melhor do que eu esperava...
A escrita realmente dificulta a fluidez da leitura, mas com o tempo você se acostuma. O Alencar só peca mesmo pelo exagero das descrições, mas a história em si é muito bem construída. Aurélia é uma protagonista apaixonante! O humor ácido, debochado, a inteligência com que ela passa a perna nos outros é tudo de bom. Seixas é uma figura artificial que me deu ódio e nojo a maior parte do livro, especialmente pelo descaso com a família, mesmo tendo sua redenção, ainda acho ele insosso. No geral, o livro é bom, não se compara ao que Machado produzia, mas ainda assim é um exemplo prático e bastante representativo do que foi o romantismo.

Bianca 08/04/2021

#013
Li José de Alencar no ensino médio, mas não essa obra e, sim, Lucíola. Me lembro de achar Lucíola uma história que poderia estar nas prateleiras de livrarias como um livro lançado naquele ano, claro, com um linguajar diferente, mas poderia. Senhora é bastante disso também! Um livro que se desenrola fácil, não é cansativo de ler, apesar de ter partes que eu desejava pular páginas... De modo geral, gostei muito da história e dos personagens. Não a toa, é a obra prima de Alencar.

Faby 10/02/2023

Aurélia era uma moça pobre
Não gosto muito de literatura brasileira mas, alguns livros são fundamentais. Também é indiscutível que a literatura brasileira é marcante.

Também não gosto muito de romance mas, esse livro não apresenta aquele romance meloso e as vezes chato. É um romance dramático.

Também é um livro que apresenta uma personagem forte. Uma mulher a frente de sua época.
Vingança, orgulho, sofrimento e amor são os pilares desse romance de Alencar.

Gabi 25/06/2021

Um romance um tanto que revolucionário
A obra de José de Alencar, retrata um romance intenso, vingativo e que tem a capacidade de abalar a vida de todos a sua volta. Aurélia Camargo é uma mulher nem um pouco comum, com uma beleza exepcional e uma mente mirabolante. Fernando Seixas é um jornalista honrado, que segue a vida socialmente luxuosa e que amou apenas uma mulher na vida, mas que a deixou por ganância. Essa mulher terá a sua vingança.
O clássico é ótimo e revolucionário para a época em que foi escrito. O final poderia ter sido melhor e mais desenvolvido.

m&L 28/06/2022

Senhora.
Com a minha experiência passada com obras literárias dadas pela a escola, não fiquei animado para ler "Senhora". mas logo percebi que estava errado.
O livro possui a linguagem formal, mas não ao ponto de dificultar a leitura. os capítulos são curtos (o tamanho ideal) e é cheio de diálogos, então não é uma leitura pesada.
O plot do livro em si é até interessante, e a Aurélia como personagem principal é muito interessante, com o seu jeito intenso e curioso de agir. O livro estando incluso na era do romantismo que mais exaltava a mulher traz sempre detalhes da beleza da personagem, o que me fez gostar muito dela mesmo com suas atitudes duvidosas.
Apenas gostaria que o desfecho do romance fosse mais desenvolvido, mais emocionante. Mas pra mim o que importa é que no final eles se declararam e acabam juntos no final.

Tatta 03/07/2021

aquele livro de escola... bom. quando meu professor pediu, não li. devo ter foliado 10 páginas e desistido.

por isso, quase que por uma questão de honra, decidi dar uma chance p essa história. agora, com bem mais propriedade, posso dizer que esse é um livro bem água com açúcar e que nem se atreve a te entregar um final.

a escrita florida do romantismo tem seu charme e as duas primeiras partes do livro são interessantes. após, perde muito impacto. se repete e fica o livro mais nhé nhé nhé de todos que já li.

poxa prof, podia ter indicado outro autor BR...

Rafaela 18/06/2021

Quanto orgulho acumulado por esses personagens, uau! Tive dificuldade com algumas palavras, mas no geral eu me surpreendi e gostei.

Carol 03/07/2022

De começo causa estranheza por conta da escrita ser bem diferente da escrita atual, mas não incomoda mais quando pega o ritmo.
Falando em ritmo, em algumas partes é bem parado e até chato.
Tenho até medo de falar mal de livro clássico KKKK eu sei que é super importante pra literatura e história brasileira, mas tem horas que a história é chata sim.
Gostei muito da protagonista!

any.reader 29/09/2020

senhora
bom... eu achei a história legal, porém a forma que ela foi colocada nessa edição eu nao gostei muito. Se vc para para ler ou só dar uma olhadinha vc irá ver que está mal colocado (sla não sei como explicar ;-;) É uma história em quadrinhos por isso estou falando da forma em que a história foi colocada nesta edição(mds que repetitiva ksksk) não estou falando da história em si mais sim da forma como foi colocada na eidição :D por isso não dei 5 estreas e sim 3
Emma 29/09/2020minha estante
Eu estava a fim de comprar esse "livro"/ revista (pois eu nunca vi uma história nacional adaptada em quadrinhos.)
Enfim... Provavelmente essa obra está no poder público, vou ler pela internet mesmo :D

any.reader 30/09/2020minha estante
vale a pena ler o livro original na minha opiniaõ a história é boa e cai muito em vestibulares :D obg pelo seu comentário é melhor,porém cuidado com alguns sites de livros digitais! dica de uma miga leitora