Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

elen5 28/02/2022

Esse livro me surpreendeu demais, é raro ver um livro antigo onde a mulher é que detém o poder.
Desenvolveu bem os erros de Fernando e os de Aurélia, da pra ver que eles percebem o que fizeram e tentam se redimir, mesmo que de uma forma estranha.
Achei a leitura meio complicada, teve vezes que tive que parar e reler 6 vezes o mesmo trecho pra ele fazer sentido na minha cabeça, mas depois de um tempo fluiu.
O final me decepcionou um pouco, mas não deixa de ser um final bom.
Espero que Aurélia seja feliz agora

Bebella 09/04/2021

Interessante
Por ser um romance clássico da literatura brasileira, não é o meu tipo de livro favorito, porém, mesmo assim, me causou um certo interesse.

A história é sobre Aurélia e Fernando, contradizendo todo o pensamento da época, Aurélia é quem realmente manda no relacionamento, sendo Fernando, literalmente, seu escravo. Fiquei deveras decepcionada com o final, não surpresa, mas decepcionada.

O desenrolar da relação dos dois é até impressionante, achei bem extenso e prolongado, mas divertido. Gostei de como retratou a desigualdade social, casamento arranjado e amor por interesse.

Se você tiver interesse por clássicos, leia!!! Recomendo!!
Mas para quem não está acostumado e nem gosta, vai achar bem ruim, ainda mais pela linguagem da época.
Julinha 10/04/2021minha estante
deveras decepcionada

Bebella 10/04/2021minha estante
JAKKAAKKA

Faby 10/02/2023

Aurélia era uma moça pobre
Não gosto muito de literatura brasileira mas, alguns livros são fundamentais. Também é indiscutível que a literatura brasileira é marcante.

Também não gosto muito de romance mas, esse livro não apresenta aquele romance meloso e as vezes chato. É um romance dramático.

Também é um livro que apresenta uma personagem forte. Uma mulher a frente de sua época.
Vingança, orgulho, sofrimento e amor são os pilares desse romance de Alencar.

mluisad 22/07/2023

Eu me apaixonei pela Aurélia
Um enemies to lovers nacional que sinceramente me deixou um pouco frustrada com o final!
A Aurélia é incrível e eu amei ela, toda essa sede de vingança, essas humor irônico e toda essa elegância, me fez apaixonar, QUE MULHER INCRIVEL.
e por outro lado eu tive meus altos e baixos (mais baixos viu) com o Seixais, no caso dele é complicado demais. no começo eu fiquei com dó dele e me identifiquei com as dificuldades familiares, e toda aquela cena dele não reconhecer a Aurélia me deixou meio intrigada mas depois na noite do casamento o jeito que ele tratou a Aurélia eu não consigo engolir, talvez seja pq ela é incrível e ela não merecia ser tratada assim, ele ERROU SIM! acho que a palavra que mais define ele é o orgulho. eu entendi o ponto de todo esse orgulho mover para o final mas eu esperava qualquer coisa menor aquilo, talvez por isso tenha me decepcionado um pouco.
confesso que teve momentos que achei meio chato todas aquelas brigas que não chegavam a lugar nenhum, mas a Aurélia chegava com todo aquele charme e fazia o livro sorrir novamente, acho que nunca vou me cansar de elogiar essa mulher. o jeito que ela não se deitava pra ninguém era incrível e tudo nela me surpreendia, seu caráter, seu jeito, todo seu encanto, principalmente por conta da época do livro.
eu esperava mais mas a Aurélia foi o ponto de luz nesse livro! se eu fosse o Seixais esse livro nem já existir pq eu ia ser completamente cadelinha dessa mulher.
te amo, Aurélia!

Rafaela 18/06/2021

Quanto orgulho acumulado por esses personagens, uau! Tive dificuldade com algumas palavras, mas no geral eu me surpreendi e gostei.

any.reader 29/09/2020

senhora
bom... eu achei a história legal, porém a forma que ela foi colocada nessa edição eu nao gostei muito. Se vc para para ler ou só dar uma olhadinha vc irá ver que está mal colocado (sla não sei como explicar ;-;) É uma história em quadrinhos por isso estou falando da forma em que a história foi colocada nesta edição(mds que repetitiva ksksk) não estou falando da história em si mais sim da forma como foi colocada na eidição :D por isso não dei 5 estreas e sim 3
Emma 29/09/2020minha estante
Eu estava a fim de comprar esse "livro"/ revista (pois eu nunca vi uma história nacional adaptada em quadrinhos.)
Enfim... Provavelmente essa obra está no poder público, vou ler pela internet mesmo :D

any.reader 30/09/2020minha estante
vale a pena ler o livro original na minha opiniaõ a história é boa e cai muito em vestibulares :D obg pelo seu comentário é melhor,porém cuidado com alguns sites de livros digitais! dica de uma miga leitora

Amanda.Elpidio 19/03/2021

Um pouco confusa...
Só para lembrar que estou avaliando a HQ, não o livro, mesmo sendo uma adaptação são experiências diferentes!

É pecado ter achado os personagens chatos? Não consegui ter empatia por nenhum deles, Aurélia é arrogante demais, Fernando é um banana, enfim a história não me envolveu.

Talvez, em um futuro distante eu leia "Senhora", para tentar entender se eu gosto ou não da história.

Sobre a HQ, é tudo muito bonito, as ilustrações, os extras (que achei tão caprichado), não tenho nada ruim para dizer sobre isso, só elogios.
Beca 19/03/2021minha estante
Não conheço essa versão em quadrinhos, mas já li obra e gostei muito do conflito amoroso deles. Achei interessante seu ponto de vista e gostei do posicionamento em relação as adaptações. É importante entendermos as adaptações como obras diferentes inspiradas em obras obras originais para não fazermos um julgamento equivocado. Acho que você entendeu bem isso. Recomendo que você leia a obra original quando puder.

Amanda.Elpidio 19/03/2021minha estante
Beca, obrigado pelo comentário. Lerei sim, creio que eu vá gostar mais do que a HQ.

Gui 30/03/2021minha estante
Oi Amanda, tô lendo o livro é tô gostando bastante. Aurélia tem uma personalidade bem forte no livro e Fernando também é legal. O que me incomoda é só o jeito como Fernando me flagela (assim como flagela os personagens) com esse escárnio prolongado. O baque inicial foi perfeito, depois o sofrimento virou rotina. Espero que daqui para o final coisas diferentes aconteçam. (E não aguentei a ansiedade, li a última página para ver o que acontecia KKKKKK)

florence28 29/01/2023

Livro ruim, chato, horrível e uma perda de tempo.
A primeira vez que este livro me foi apresentado eu estava no primeiro ano do ensino médio, por volta dos 14 anos. Era para um trabalho em grupo. Não consegui ler nem 50 páginas na época, de tão ruim que eu o havia achado. Nem os meus colegas do grupo conseguiram pois era MUITO chato. (E pensando bem, se a escola tinha mandado ler, claro que haviam grandes chances de que eu achasse aquele livro maçante...)

Enfim, hoje próxima dos vinte anos, me forcei a lê-lo em uma espécie de sacrifício para tentar provar a mim mesma de que o livro provavelmente não era tão ruim assim, e de que eu devia ter achado chato porquê era adolescente. Mas não...

Demorei pra ler, história chata, personagens chatíssimos. Não gostei ou me conectei com nenhum deles. Aurélia é uma chata e Fernando é um sem sal, não sabe o que quer, sem atitude, vitimista e etc

Quase abandonei mas literalmente terminei esse livro na força do ódio. Ao menos custou 5 reais (ou 10, não lembro).
Me pergunto como algo tão ruim poderia fazer sucesso. Não é questão de não gostar de autores nacionais, até porquê gosto sim, mas esse daqui, minha nossa...
Sem falar que a edição que comprei era uma das bem antigas e as letras eram minúsculas, parecia que nunca ia acabar.

E por último, esse autor era contra a abolição da escravidão, o que só me faz odiar o livro ainda mais.

Não leiam, vão perder o tempo. Leiam Jane Austen, Clarice Lispector, Virginia Woolf, Cecilia Meireles e etc que é bem melhor. Lendo coisas horríveis assim que reconheço o quanto a escrita desses outros escritores é maravilhosa! Vou parar de escrever se não vou ficar criticando infinitamente porquê realmente odiei esse livro.

Bianca 08/04/2021

#013
Li José de Alencar no ensino médio, mas não essa obra e, sim, Lucíola. Me lembro de achar Lucíola uma história que poderia estar nas prateleiras de livrarias como um livro lançado naquele ano, claro, com um linguajar diferente, mas poderia. Senhora é bastante disso também! Um livro que se desenrola fácil, não é cansativo de ler, apesar de ter partes que eu desejava pular páginas... De modo geral, gostei muito da história e dos personagens. Não a toa, é a obra prima de Alencar.

N.S.Lima 06/05/2021

Leitura que te prende a atenção.
O livro Senhora é dividido em 4 partes. A leitura parece uma pouco complicada, porque possui inúmeras palavras que não são mais utilizadas no nosso dia a dia, mas nada como um bom dicionários ao lado. O livro conta a história de Aurélia, uma recém rica na sociedade, muito disputada pela beleza estonteante, e, claro, pelo dote que será oferecido em seu casamento. A jovem é orfã e vive sob a tutela do tio. Apesar da riqueza, a jovem rica possui um passado triste, onde sempre viveu em situações precárias com a mãe, e fora abandonada pelo único homem que amava e sonhava se casar, o personagem Seixas, que apesar de também amá-la, optou por um futuro casamento que lhe traria vantagens financeiras. Após a herança herdada, sem que o seu amado Seixas saiba, ela planeja seu casamento com ele que é concretizado com sucesso, sem que ele soubesse quem era a noiva, em troca de uma alta quantia em dinheiro. Após conhecimento da pessoa de Aurélia como sua noiva, Seixas que antes estava preocupado, passa a sentir uma felicidade que jamais esperava. No entanto, isso muda após a concretização do casamento, onde este passa a ser humilhado diariamente pela esposa. O trama da história é muito envolvente e o final é realmente surpreendente. Vale muito a pena conferir.

Daianebcs 17/06/2023

Amei
Qdo li esse livro, adolescente revoltava que eu era, detestei. Hoje sei que foi pura ignorância e desdém com as imposições da escola. Agora adulta me descubro uma apaixonada por leituras clássica e melhor ainda se for romances de época.
Senhora tem absolutamente todos os pormenores que amo, descrições cheias de analogia, vocabulário rebuscado, sofrimento, paixão...se torna assim, um favorito da vida.
Laís 17/06/2023minha estante
Não tô surpresa que tenha gostado.

Daianebcs 17/06/2023minha estante
O romantismo definitivamente é o meu período literário