Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

Leticia 16/05/2023

Um dos meus preferidos
Sem sombra de dúvidas um dos meus preferidos que me acompanha desde a adolescência. Tão forte é necessário que consegui trazer para cá apenas duas citações dele, para não pesar o ambiente.

Hannah Baker é uma aluna nova na escola, que está querendo apenas recomeçar a vida, longe de boatos e de confusão. Uma adolescente como qualquer outra.

Porém devido a maldade de alguns adolescentes, ela se vê no meio de uma bola de neve criada por um boato falso.

Seu primeiro beijo, apesar de ter sido legal para ela, a introduz numa vida baseada em boatos, onde ela é colocada como a p1r4nh4.

A bola de neve cresce tanto que Hannah infelizmente comete su1c1d1o e, durante o livro, ela apresenta 13 fitas com os 13 principais motivos que a fizeram cometer esse ato.

Todas as pessoas da fita são obrigada a escuta-lá, caso contrário um outro jogo de fita viria a vazar para todos, o que seria uma situação muito pior do que a que já é.

A história é contada através de Hannah e Clay, sua paixão secreta e correspondida, que não teve tempo de salvá-la. Apesar de ler esse livro pelo menos 3 vezes por ano desde 2015, essa foi a única vez que senti que Hannah foi um pouco egoísta e injusta, não com os outros 12 motivos, mas com Clay, não sei se eu conseguiria seguir a vida depois de ouvir o que ele ouviu.

Bruna 16/05/2023

Eterna tristeza
Mesmo que eu tenha assitido a série, foi praticamente impossível não sentir todo o desespero, arrependimento e ódio do Clay.

Esse livro nos ensina a ter empatia pelas pessoas e a observarmos os outros com olhos realmente interessados em saber se eles estão tendo um dia bom ou não.

henrique 15/05/2023

"Vocês não sabem o que estava passando no resto da minha vida. Em casa. Nem mesmo na escola. Não sabem o que se passa na vida de ninguém, a não ser a de vocês."
Eu li Os 13 Porquês por conta da série da Netflix, 13 Reasons Why foi uma das primeiras séries que eu assisti e por isso eu tenho um carinho muito grande por ela. Mesmo conhecendo a história, o livro me prendeu bastante, é fácil de se ler e a escrita é ótima. A princípio a história é bem interessante mas eu senti que o final deixou a desejar. Talvez eu estivesse esperando o aprofundamento que a série teve, mas de qualquer forma a história do livro não tem aprofundamento em quase nada. Os 13 Porquês realmente nós faz prestar atenção no nosso comportamento em relação a outras pessoas, em que intensidade uma fala mal pensada pode influenciar elas. É interessante que o livro tenha nós motivado a ser mais legais, porém ele tem o mesmo problema da série, são muitos temas delicados que poderiam ser trabalhados de uma forma mais responsável. De qualquer forma 13 Reasons Why fez a minha adolescência, foi legal ter as memórias que eu tinha pela série serem tiradas do fundo do baú pelo livro.

nikkelodeon 10/05/2023

Então...
Embora a escrita seja boa e o desenvolvimento seja resoavelmente bom também, eu sinceramente não recomendo.

Começando pelos pontos positivos: o enredo te prende muito, tipo muito MESMO, e eu gostei de como assuntos do tipo "e se" foram levantados, como exemplos "e se eu tivesse feito diferente?", "e se eu tivesse percebido o que o outro sentia?", me levando a refletir bastante sobre como prestamos atenção no que os outros ao nosso redor fazem/sentem.

No entanto, a história em si é muito pesada e tem muitos gatilhos de abuso e (obviamente) de suicídio, não dá para ler e ser feliz ao mesmo tempo, então se a sua saúde mental não estiver boa, só não leia, além disso eu não gostei muito das personagens (todo mundo conseguiu ser babaca ao menos uma vez), tendo criado empatia apenas pela Hannah. Achei o final meio sem graça também, acho que criei muitas expectativas...

Luiz.Alexssander 10/05/2023

O livro é muito bom
Decidi ler o livro pois acompanhei a série na netflix bem de perto e quis desfrutar de uma experiência um pouco mais completa. enquanto lia, as cenas da serie passavam na minha mente mas confesso que a série é bem mais completa que o livro. a série possui mais detalhes, outros ponto de vista e etc?
sinto que o livro poderia ter sido mais detalhado mas de qualquer forma continua sendo uma leitura e tanto.

trulydevious 09/05/2023

Adorei que o livro não é tão explícito como a série, sei que se trata de uma história pesada, tiveram diversos momentos que pude sentir a dor da Hannah, mas acho que a série pecou muito em mostrar algumas cenas tão pesadas, por isso achei o livro melhor.

Andailson Lima 09/05/2023

"Ninguém sabe ao certo impacto tem na vida dos outros."
Depois de já ter se passado muito tempo que terminei essa leitura, consigo falar a respeito. O livro despertar muitos sentimentos. Acompanhar as palavras da Hannah, a sua dor e a bola de neve que crescia aos poucos e que no final lhe sufocou. Uma leitura forte, e que exige muito do leitor.

apenas.leitor. 08/05/2023

Os 13 Porquês é um livro que me despertou sentimentos contraditórios. Embora sua narrativa seja envolvente, sinto que ele falha em abordar de maneira responsável e ética temas delicados como bullying e suicídio. Ao negligenciar a importância de uma abordagem adequada, a obra deixa de promover o diálogo construtivo e de cuidar da saúde mental dos leitores.

Gabi 07/05/2023

"Ninguém sabe ao certo o impacto que tem na vida dos outros"
Formato bem diferente e com um tema importante e sensível de ser conversado. Achei a ideia da história ser contada em fitas de walkman e ter a reação do Clay logo em seguida bem legal, mas sinceramente o livro não me pegou muito não e olha que é difícil eu achar alguma coisa ruim. A dinâmica é legal, mas eu achei que não tem muita profundidade em quase nada. Super entendo a história da Hannah, inclusive passo por isso e me sinto como ela, mas deixar para 13 pessoas fitas dizendo que elas são o motivo do seu suicídio é bem tenso. E entendo também que nossas ações, decisões e atitudes podem e afetam sim a vida das pessoas, a vida da gente inclusive tanto afetam como transformam e tem impacto que muitas vezes levamos para o resto da vida. E eu gostei dessa mensagem para sermos pessoas melhores e ver mais a vida das pessoas que amamos ou só das pessoas ao nosso redor e entender, ajudar, escutar, não julgar e acolher as pessoas.
O coitado do Clay gente não teve culpa de nada, só queria ter chegado em casa sem nada na porta e seguido a vida dele em paz, agora só terá traumas e culpa. Compareço pelo pobre Clay.

ihsoyk 07/05/2023

Podem sair da toca.
Não posso dizer nada.
Não vou estragar a experiência.
Porém, favoritado.

"Sinto muito".
Paulo561 07/05/2023minha estante
To relendo ?

ihsoyk 07/05/2023minha estante
Coragem, visse

Laura 06/05/2023

MEUS AMIGOS Q LIVRO, EU SIMPLESMENTE AMEI?.. foi um livro q me prendeu de vdd, fez com q eu sentisse q fosse à Hannah, e entregou td q eu esperava do livro

Bianca1465 05/05/2023

Os 13 Porquês
Mais um livro terminado! ??

Os 13 Porquês conta a história de Hannah Baker, uma menina q comete suicídio e deixa gravado em fitas K7 13 motivos pelos quais ela decidiu pôr fim a própria vida. O livro começa com Clay recebendo as fitas duas semanas após a morte de Hannah. Ele era secretamente apaixonado por ela e ao receber as fitas e começar a ouvi-las, fica muito abalado e ansioso para saber o motivo pelo qual ele se encontra nessa infame lista de motivos q ele nem sabia que existia.
Em uma única noite, Clay escutará as fitas e terá q lidar com os próprios arrependimentos e culpa, para tentar entender, pelo menos uma fração do q se passava na cabeça de Hannah e suas razões para ter feito oq fez.

Nesse momento estou reassistindo a série com um amigo e me lembrei q existia esse livro e resolvi dar uma conferida. Ele é praticamente idêntico à primeira temporada da série e como é um livro único, muitas pontas ficaram soltas. Mas isso não o torna ruim, somente nos deixa com um gostinho de quero mais. Ele possui apenas algumas diferenças com relação à personagens e o tempo q se passa a trama.

Nele conseguimos entender melhor como a Hannah pensava e como se sentia em cada acontecimento na vida dela. Percebemos q ela era uma pessoa com emoções muito mais afloradas q muitos. Ela tinha um jeito único de ver a vida e portanto, cada acontecimento tinha um impacto muito maior sobre ela. O livro deixa duas mensagens bem claras: a primeira é sobre como tratamos as pessoas e como é impossível saber tudo o q está se passando na vida do outro, então seja gentil e escute, ofereça um ombro amigo sempre q puder. E a segunda é sobre buscar ajuda caso vc tenha sentimentos conflitantes ou se identifique com a personagem principal, o mínimo q seja. O tema é polêmico, mas é necessário ser discutido principalmente nas escolas e ambientes de trabalho.

Enfim, um livro tocante q não nos poupa dos detalhes e nos faz pensar em quantas pessoas estão passando pela mesma coisa que Hannah passou e nos faz querer fazer a diferença. Pois tudo começa com um pensamento e querer de verdade ser luz na vida daqueles que estão na escuridão.
Como eu leio

Não estou conseguindo

Bianca1465 05/05/2023minha estante
Aqui no skoob não dá pra ler nenhum livro. Vc teria q baixar ele pra ler em PDF ou no kindle se vc tiver.

skuser02844 29/04/2023

Para que tanto por que?
Esse livro contém assuntos pesados. Depressão, suicidio, reflexões complicadas e uma jovem tentando parecer descolada usando fita cassete.

Então, tem um adolescente chamado Clay que recebe uma caixa cheia de fitas gravadas de uma menina que decidiu de forma espontânea a ir de arrasta para cima. Escutando as fitas, ele acaba descobrindo as motivações dela para cometer tal ato.

Cada fita é uma pessoa. E a questão é, qual seria o por quê do menino Clay?

Já adiantei acima que o livro é pesado e contém temas sensíveis. Quem não está muito bem, o melhor é passar a leitura e procurar ajuda. Para quem está bem ou que acha que depressão é falta de um tra balho no corpo, pode ler sem problema nenhum.

Lori Bulhak 29/04/2023

Sinto muito
Quantas vezes deixamos, mesmo sem querer, os sentimentos transparecerem e dizemos mesmo sem palavras "me ajude" ou as vezes até mesmo ao pé da letra e somos simplesmente ignorados.