Férias!

Férias! Marian Keyes

Resenhas - Férias!

mariaelise 08/08/2010

Férias! enfim para a vida inteira.
Rachel é uma viciada em drogas que depois de quase morrer com um overdose, é internada no Claustro, um centro de recuperação.
Rachel acaba de perder seu namorado, Luke (que por sinal é um tesão, nas palavras dela) e a confiança de sua melhor amiga Brigit e sua família.
Não aceitando sua condição como toxicômana, encara o centro de reabilitação como um spa frequentado por famosos.
Conhecemos a situação atual da protagonista, mesclado com histórias dos momentos importantes.
Como eu havia lido Tem Alguém Aí? antes de qualquer outro livro de Marian Keyes acabei infelizmente sabendo o final da saga da maioria das personagens da família Wash. Por isso, já sabia o final.
Mas mesmo assim eu me surpreendi tanto! O jeito como as coisas se desenrolaram foram divertidas, sofridas e surpreendentes, Ao contrário do Melancia, o livro não tem muitas partes de enrolação e a leitura flui sem dificuldades e quando você ver, já estará virando a página do Epílogo!
Em suma, o melhor de três de Marian Keyes que eu li até o momento, e uma obra que te mostra o outro lado de alguns fatos. Conhecer a realidade de coisas que não conhecemos e julgamos, como a própria Rachel faz no começo. Enfim, as férias dela não foram aquele período que passou no Claustro, mas sim Férias! para a vida inteira, da vida que levava.

Juliane 31/12/2010

Melhor romance!
O livro traz uma história em que o leitor sente todos os sentimentos em que a personagem principal, Rachel Walsh, apresenta. Uma toxicômana que enfrenta diversificados problemas e depois de uma overdose vai parar numa clínica para dependentes, na Irlanda, onde seus pais moram. É uma história em que se aprende a compreender os problemas rotineiros, além de aumentar a ansiedade para saber o desfeicho que a personagem vai ter para vencer as drogas e o irá fazer em relação ao seu ex-namorado, Luck Costello.

Flá 24/01/2011

divertidíssimo!

da autora, li esse e "Tem Alguém Aí?" e apesar de o último ser muito bom, este supera na comédia e enredo.
Rachel é encantadora sob muitos aspectos!

Karol 28/09/2011

OMG, mais uma Walsh!!!
Marian Keyes é, sem dúvida, a autora mais engraçada da atualidade. Está pau-a-pau com Meg Cabot mas, como a Meg escreve, no geral, para adolescentes, suas piadas não tem o duplo sentido malicioso que as da Marian tem. Uma pena. Mas o humor das duas é genial.

Pra quem não sabe, a Marian Keyes é dependente química. Ela passou anos lutando contra o alcoolismo e, apenas quando conseguiu largar de vez a birita-nossa-de-cada-dia, começou a escrever de verdade. Logo, esse livro, Férias!, é consideravelmente autobiográfico.

A irmã Walsh da vez, Rachel (irmã da Claire, de Melancia), é viciada em cocaína, álcool e valium, dentre outros, e sua vida sofre uma reviravolta quando ela toma uma overdose e acaba no hospital. Nessas ela perde o namorado, o emprego, a auto-estima, a melhor amiga e várias outras coisas, todas de uma tacada só. Seus pais a mandam, então, para o Claustro, uma clínica de reabilitação na Irlanda, sua terra natal, onde, acredita-se, vários famosos vão passar um tempo com direito a regalias dignas de spa e por esse motivo, e apenas por esse, Rachel aceita se internar na clínica.

No Claustro Rachel segue o típico caminho de protagonista de comédia-romantica. Entra se achando, cai na real, conhece um cara, descobre seu eu-interior, etc, etc, etc. Só lendo pra saber como termina - óbvio.

O mais legal dessa nova - não tão nova assim - história de Marian Keyes é a maneira como o livro sai da comédia para a tragédia em poucas páginas. E como o livro é escrito em 1ª pessoa, o leitor mais envolvido sente tudo o que a protagonista está sentindo. E sente vergolha alheia também. Sério. Se você achou a Claire lesada e ficou com vergonha por ela, pode se preparar pra MORRER de vergonha com a Rachel. Ela tem um bem menos noção que a irmã, é simplesmente inacreditável. E tem também um senso de autodestruição que eu nunca vi em nenhum outro personagem que ja li. E o pior é que ela nem tem noção disso.

Assim como em Melancia, em Férias! a história tem um jeitinho de auto-ajuda escondido nas entrelinhas. Pra quem lê Marian Keyes direto é fácil acostumar, mas quem ainda não leu deve estranhar a característica. Todos os livros dela são assim e, como eu ja disse em Melancia, não acho isso muito ruim. Não é nada mal que a leitura-nossa-de-cada-dia venha com um toquezinho de "AA" ou "NA" ou "Vigilantes do Peso" de vez em quando. É quase subliminar e mantém a cabeça longe de besteiras. Sério. Ninguém que leia as coisas que Rachel faz em Férias! vai querer se submeter aos efeitos da cocaína. A não ser que não tenha o mínimo de amor próprio - as situações são tão cômicas que chegam a ser trágicas. É a típica loser, sem tirar nem por.

Para terminar, fica uma crítica básica à tradução do livro. Concordo que, sendo um livro para adultos, Férias! tenha uma tradução mais madura, com palavras mais complexas mas, putz! "Depreender"?! Quem usa isso?! Que diabos que dizer isso?! Se nem a minha bisavó fala assim por que a Rachel, com 27 anos e drogada, falaria? Fora outras expressões "do arco da velha" - pra ficar no nível da tradução - que ninguém mais usa. MESMO. O mínimo que um bom tradutor deve fazer é traduzir o livro na linguagem do público que vai lê-lo e não colocar dinossauros linguísticos lá no meio, afinal, é um livro para passar o tempo e não um livro didático de português.

;-)

PamMachado 02/03/2011

Ótimo livro!
Mais uma vez, Marian Keys, me surpreendeu. O modo como ela escreve é singular, prende sua atenção, faz você não querer largar o livro nunca mais, tanto é que já encomendei o terceiro livro: Sushi. Dá vontade de reler já em seguida, faz você querer ajudar Rachel e querer ser amiga dela. Muito bom mesmo!!

Daiane.Drewke 16/03/2011minha estante
Falou tudo!!!

Mari 08/04/2011

Marian Keyes realmente é ótima!!! Cinco estrelas pelo final lindíssimo que teve!:)

Aninha 11/12/2011

O que posso dizer? Acho que alguma coisa eu aprendi com esse livro.

Diego Jim 01/09/2011

Férias
Mais uma vez Marian Keyes se seobressai com uma boa história. Nesse livro a irmã de Claire do livro Melancia, é levada a crer que passará uma ótima temporada de férias em um Spa, só que a verdade não demora a aparecer quando ela percebe que o Spa na verdade é um centro de reabilitação de drogados. A partir de então, a personagem precisa enfrentar conflitos surgidos nos seus relacionamentos com a família, amigos e namorado, por conta de seu vício em drogas. Os outros presonagens secundários que convivem o drama com ela são hilários, o que dá um tema mais cômico a toda a história. O livro no incício parece bastante interessante, mas perde um pouco a graça a medida que começa a ingressar na vida dos personagens secundários. Entretanto, vale a pena passar por isso, para ver o que tem escrito no questionário da personagem principal.Um livro que surpreende e nos faz rir muito.

Luciana 17/12/2011

Dos livros de Marian Keys que li, certamente Férias! foi o que eu mais me identifiquei. Bom demais.

Priscila 23/03/2011

Férias?
Foi o livro que mais gostei da Marian.
Adoro dramas psicológicos e gostei de conhecer um pouco mais sobre a realidade de dependentes químicos.
O livro fala de se perdoar e deixar de lado o papel de vítima das circustâncias. Somos responsáveis sempre por nossas escolhas.

Só i final clichê que incomoda um pouco, mas para quem curte finais felizes, é um bom livro.

JoyceGonçalves 10/03/2011

O.o Fériias.
Livro muito ingraçado !
HAHAHA '

Cintia 17/04/2011

Férias - Conheça Rachel Walsh
No segundo livro de Mirian Keyes , Férias!, o universo das drogas é o foco principal. Vinte e sete anos, desempregada, confundida com um viciado em drogas, em um centro de tratamento é assim que Rachel Walsh se encontra. . Para adicionar a lesão, o namorado de Rachel, Luke sobre parece concordar com todos sobre os problemas dela em relação as drogas, e rompe com ela. Rachel retorna à Irlanda quando ela descobre que ela vai ser colocada em uma clínica de reabilitação para os ricos e famosos.
Ela só aceitou sua prisão porque ela ouviu que o Claustro era chique,pensando que iria tirar férias em um spa, com saunas, academias e banheiras de hidromassagem, Rachel se decepciona ao perceber que o lugar não oferece nada do que esperava.Rejeitado por seu amante, em Nova York, ela afunda seus dentes em um homem que também está no Claustro, Chris.Suas tentativas de arrebatá-lo são contrariados por Misty,uma escritora escritora.
No centro de reabilitação ela tem uma certa dificuldade em admitir seu vicio e para isso é necessário voltar ao seu passado para entender o que fez Rachel chegar a este ponto.
Ao analisar seus erros ela "cai na real" e tenta se redimir e luta pra segui sua vida adiante...
Este é um livro muitooooo bom....
Eu recomendo!!!!
É um dos meus preferidos..

Raiane40 16/05/2024

Posso ser bem sincera?
ODIEI MUITO ESSE LIVRO. Juro, se pudesse eu dava -5 estrelas de tão ruim. A personagem principal é extremamente imatura e é uma adulta inconsequente que parece ter 12 anos (ou menos). Juro que tentei lidar com ela e todos os pensamentos e atitudes loucas, mas ela é muito insuportável mesmo e não deu! Fora que é só a visão dela, praticamente o livro todo e a leitura é chata, arrastada, demora mil anos pra acontecer algo realmente significativo e ai olha... Sinceramente sem saco mesmo. Achei muito interessante a forma como tratou o abuso de drogas e tentou enganar o leitor por ser na visão dela e ela ache que não é, mas a personagem não cresce e é um saco acompanhá-la.
Comprei um novo livro da Marian Keyes, "adultos", sem querer porque não lembrava que era a mesma autora desse e espero não me decepcionar novamente.

Clóvis Marcelo 05/06/2013

Blog "De Frente com os Livros"
O livro conta a história de Rachel, uma mulher com 27 anos, porém ainda imatura que tem uma vida aparentemente perfeita. Vinda da Irlanda, consegue se estabelecer na cidade de Nova York, tendo um emprego estável, seu próprio local pra viver e ainda por cima Luke - o namorado que qualquer mulher gostaria de ter. Bom, acho que demorou um tempo até que ela se desse conta disso.

A história começa com a overdose de Rachel e sua parada no hospital, é assim que descobrimos que na verdade ela é uma toxicômana (uso habitual de entorpecentes). Ao acordar, todavia, ela não faz ideia de como fora parar naquele lugar. Pelo que lhe disseram, estava prestes a cometer suicídio e até deixara uma carta de despedida, mas tudo não passou de um terrível engano.

Quão divertido é você imaginar que estará indo a um spa para relaxar, repleto de regalias, na presença de celebridades como amigos, quando na verdade está indo para o meio-do-nada, numa espécie de acampamento militar dedicado a reabilitação psiquiátrica.

No Claustro ela se frustra, pois aceitara ir para o local pensando que teria vida de princesa e não as terapias obrigatórias - daí o título do livro - faz inimizades mas também muitos amigos. É lá também que ela se encanta por Chris, um homem gentil, lindo e sedutor que na verdade esconde um grande segredo.

Eu estava agindo da mesma maneira cautelosa e excessivamente cortês empregada pelos homens que não estavam interessados em mim. Uma profusão de "Ah, é?" e "Mesmo?". Era fascinante ver a coisa do ângulo oposto. Pg. 124

Regredindo um pouco no tempo... Luke é um personagem que nos surpreende. Logo no início ele rompe com ela sem muitas explicações, mas com o passar das páginas descobrimos como ele e Rachel se conheceram e vamos torcendo pelo casal mesmo sabendo que eles não estão mais juntos. Ao abandona-la antes de sua ida para a reabilitação ele nos deixa com um sentimento de frustração e incredulidade que só é esclarecido no fim do livro.

Um personagem coadjuvante que nos chama atenção é Hellen, irmã de Rachel. A mais jovem da casa que não mede esforços para conseguir o que quer, sempre segura de si, e de tão fútil chega a ser irritante. Não sei se algum dos livros da Família Walsh é voltado a ela, mas seria interessante conhecê-la mais a fundo em outro enredo.

A narração é feita em primeira pessoa sob o ponto de Rachel e varia entre passado e presente. Ao passo que conhecemos os problemas dessa mulher, vamos compreendendo o que há por trás de todos os acontecimentos que levaram-na até ali.

Os capítulos possuem pausas e são relativamente curtos o que facilita e acelera a leitura. A escrita de Marian é fascinante; são tantas tiradas e analogias 'sacanas' do nosso cotidiano que é impossível não dar muitas gargalhadas enquanto se lê.

Leia mais em: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2013/06/ferias-marian-keyes-resenha.html

Santos81 13/06/2013

Amei!
Não vou escrever sinopse nem nada, pois isso tem bastante nas outras resenhas, vou direto pra minha opinião.
O primeiro livro da Marian que li foi o famoso Melancia, o livro custou a me prender, até deixei de lado e fui ler outros, tempos depois retomei e aí sim, a coisa engrenou, mas a resenha não é sobre Melancia kkk
O caso é que com Férias foi a mesma coisa, o começo não me prendeu e li varios livros antes de retomar, mas quando peguei pra ler mais uma vez a Marian me surpreendeu. Assim como Melancia, eu simplesmente adorei, me reconheci na Rachel (não que eu seja uma toxicômana) kkk mas me reconheci na garota "normal" que a Marian escreveu, dei muita risada e me emocionei com ela.
Fiquei fã da Marian em Melancia e tenho muitos livros dela, acho que você ama ou odeia os livros e o estilo de escrita dela, eu amo, claro, ela escreve de uma forma simples coisas do cotidiano, não são contos de fadas, são histórias possiveis, ela não escreve nenhum princepe encantado, são caras comuns com contas bancarias comuns rs.
Férias foi uma ótima leitura, inclusive acrescentou lições pra levar pra vida, o livro abordou um problema sério e vi tudo pelos olhos da Rachel e foi uma experiência nova.
Sou suspeita, mas o livro é maravilhoso, assim que terminei quis começar outro da Marian, mas estou muito envolvida com essas irmãns ainda kkk

Super recomendo!!!