Uma vez você, uma vez eu

Uma vez você, uma vez eu Diego Martello

Resenhas - Uma vez você, uma vez eu

Mell 23/01/2017

Willian possui uma vida tranquila e confortável, uma boa casa, uma esposa amável e um perfil profissional em ascensão. Seu modo de ver o mundo parece leve e transparecer uma positividade saudável, porém ele possui algumas angústias que não vêm à tona até mesmo em seus pensamentos; há desavenças e impedimentos que ele não admite bloquear, de certa maneira, na sua mente. Isso porque não possui um bom relacionamento com o seu pai desde que uma grande briga na empresa que criaram juntos rompeu a amizade dos dois, levando Willian a se demitir e abandonar a empresa sob os cuidados unicamente do pai, Marcos. E a infertilidade de Eva, sua esposa, é outro grande assunto que parece incutir certa dose de impotência em sua vida, que de alguma maneira o faz se sentir amargurado.

Ele bloqueia a decisão de transbordar seus sentimentos e revelar para a sua consciência e o seu exterior (esposa, pais, chefe) que algumas coisas não estão saindo exatamente como ele queria, e que isso o machuca. Até que se vê indo visitar o pai, num impulso incitado por Eva e por um acidente de moto que feriu Marcos. A situação o leva à uma sequência de atividades preparadas pelo pai para os empregados da empresa, a qual tem por finalidade revelar algo grandioso - seja interiormente, ou mesmo exteriormente. E o desenrolar dos acontecimentos revelam camadas e mais camadas de potenciais vivências. Com elas, um turbilhão de reflexões que levará o leitor a questionar a conduta de Willian e das pessoas com quem ele convive, como também a se perguntar sobre o seu próprio modo de encarar a vida e as ações (próprias ou alheias).

Com um quê nada negativo de autoajuda (afirmado pelo professor que escreveu o prefácio do livro, Roque Weschenfelder, e confirmado pelo próprio autor), o livro nos leva a dimensões imprevistas. Estou confusa sobre o enredo e, sobretudo, sobre o final, e tenho a certeza de que nunca terei respostas para as inúmeras perguntas que encontrei lendo Uma vez você, uma vez eu. A intenção do autor era exatamente essa: a de tirar o leitor do piloto automático e fazê-lo pensar, refletir. É um livro que tende para a autoajuda por conta disso: os diálogos longos contém reflexões e máximas que, às vezes clichês, às vezes uma experiência enriquecedora, fazem com que nosso cérebro trabalhe mais durante a leitura.

E, ao contrário do que isso pode sugerir, a leitura é fluida e agradável, porque acolhe. E o plot twist empregado pelo autor durante a escrita do livro é de gerar um novelo de perguntas sem repostas positivo, pois é muito bacana a forma que o Diego Martello encontrou para quebrar a expectativa; é dessa forma que ele consegue concluir a sua intenção com a criação deste livro, a de colocar o leitor para refletir. Porem, meu único problema com o livro surge dessa mesma escrita: um pouco engessada por usar um português muito formal, um exemplo do que entendi como um aspecto inorgânico do livro - a presença nítida do autor no texto, o qual possui alguns erros que passaram despercebidos pelas revisões.

É um livro que indico para quem gosta de sair da atitude passiva que o leitor de hoje parece cada vez mais tomar para si, e para aqueles que procuram reviravoltas imprevisíveis capazes de abrir diversos caminhos para interpretações.

site: http://www.literature-se.com/

Elfa.Leitora 11/01/2018

Surpreendente ao quadrado.
Fui apresentada a um livro completamente diferente do que estou acostumada. Uma história que inicialmente parecia ser baseada em empresas e negócios mas que aos poucos começou a ser dominada por sentimentos e reflexões pessoais e assim comecei a me familiarizar melhor com a leitura.

William nos leva a uma viagem interpessoal em que ele se vê em situações muito difíceis: a dificuldade de sua esposa para engravidar, a morte de sua mãe, a proximidade da morte de seu pai e até mesmo sua própria morte. Tem a chance de viver momentos inimagináveis e nisso poder corrigir-se e tornar-se melhor naquilo que se acha falho. A necessidade de mudança de comportamento para evitar os conflitos entre pai e filho e o medo da reconciliação ser tarde demais molda uma história incrível e cheia de surpresas.

Como disse inicialmente, tive dificuldade com a leitura do livro no começo, mas ao pegar o embalo da história e me envolver com a vida de William e seu pai, a leitura começou a fluir. Tiveram momentos no livro que eu fiquei boquiaberta, passei uns apertos no coração e fui surpreendida. Alias, se uma palavra descrevesse esse livro seria: SURPREENDENTE. Acho que ninguém espera um final como esse. E, olha, ainda bem!

Foi uma leitura que me fez querer mudar minha maneira de agir e repensar as importancias em minha vida. Dar valor nas coisas enquanto ainda temos. Aproveitar. Não me deixar ser tomada por sentimentos ruins. E esse "sentimento" que o livro me trouxe foi o que me conquistou. Amo histórias que me fazem querer mudar.
Obrigada, Diego, pela oportunidade de ler e compartilhar sua história. O que ela me acrescentou ficará para sempre comigo.

borgeslivia 06/04/2017

"Uma vez você, uma vez eu."
[RESENHA]
Boa tarde!
#resenhaentreler
? "A realidade é a mesma para todos ou cada um tem a sua?" (pág 13)
Com um final mais que surpreendente, esse livro nos traz boas reflexões sobre nós mesmos e sobre nossa vida. Além disso, podemos perceber, mais do que nunca, que devemos viver nossos dias com propósitos, como se fossem os últimos e valorizar nossos sentimentos. Devemos, também, pensar e refletir antes de nossas maiores atitudes.
? "Se um dia a vida não estiver exigindo de você, então você já não estará mais vivendo" (pág 103)
? "Aprender é um processo contínuo e envolve fatores como sentimento, observações, vivência, pesquisas e muito mais" (pág 158)
Willian e sua Esposa, Eva, moram em um condomínio arborizado e estão com o intuito de ter um filho há algum tempo. Além disso, ele estava com propostas novas em sua vida e descobrindo se deveria assumi-las, como fazer isso e se realmente estava preparado para elas. Em paralelo, Willian e seu pai, Marcos, estavam afastados por causa de discórdias. Porém, acabam querendo se aproximar novamente.
A partir de pensamentos, que os acompanham diariamente, as personagens acabam conhecendo melhor a si mesmo. Dessa forma, conseguem focar mais em seus objetivos finais.
? "Eu não posso exigir qualquer mudança dele se eu não começasse a mudar também" (pág 53)
Às vezes, cada pessoa enxerga e reage de maneira diferente em relação às situações. Por isso, cabe a nós entender e ajudar, sem fazer quaisquer julgamentos antecipadamente.
Recomento essa leitura a todos!
Apesar de serem grandes, a cada capítulo surge uma nova surpresa e uma coisa que não imaginamos que iria acontecer, de modo que, a partir do terceiro não queria mais largar.
O livro tem tanta frase bonita!!
Confira mais no Instagram @_entreler

Brunna Nunes (Lendo com A Brunney) 20/10/2021

Introspectivo e diferente do que costumo ler
? "A realidade é a mesma para todos ou cada um tem a sua ?"

Uma vez você, uma vez eu | @diegopmartello | 3'?

?? Boa noiteeeee, se vocês também amam dar uma variada entre histórias fantásticas e aquelas que nos fazem refletir esse post é para você !

?Neste livro vamos acompanhar a jornada de William, um homem comum que vive com diversos dilemas em sua mente.

?? Possui um trabalho estável e é casado com Eva, uma mulher adorável, mas as diversas tentativas de ter um filho estão desgastando suas noites e sua sanidade.

?Um rompimento nesse fluxo de pensamentos ocorre quando ele descobre que seu pai está doente e após anos sem contato ele deve voltar a casa da família para prestar seu apoio.

?? Nessa jornada vamos mergulhar na mente frenética do William enquanto ele tenta colocar sua vida nos trilhos novamente.

?Indico demais esse livro para quem gosta de protagonistas introspectivos e histórias regadas a pensamentos. Diversas vezes senti que o autor se projetava naquelas personagens.

?? Essa foi uma leitura que fugiu muuuito da minha zona de conforto, porém me incentivou ainda mais a procurar diversificar mais minhas leituras.

? Agora me conta aqui, você costuma sair da sua zona de conforto ?

Jaqueline.Monteiro 21/04/2017

Maravilhoso!
O livro nos conta a história de Willian, um homem jovem, imaturo, que não sabe lidar com seus erros nem acertos.
Willian vive uma situação delicada no casamento, devido ao fato de que ele e sua mulher, Eva , não conseguem ter um filho de jeito nenhum. Do outro lado, ele tem uma relação difícil com o pai, pois a mágoa, a falta de diálogo e o orgulho os impedem de se entenderem ( isso
mais da parte de Willian, na verdade).

"Despejei-me em lágrimas como uma criança que acabara de ralar o joelho."

A leitura não nos prende de início, ela vai nos envolvendo aos poucos, o que faz a gente se surpreender com o livro. Ao mergulhar na leitura os fatos seguintes vão te deixando curioso(a) pra saber o que vem pela frente, porque o autor escreve uma narrativa que realmente mexe com a nossa mente.

"Sou meus próprios fantasmas com os quais me assusto e saio em disparada."

Ao decorrer da história, a gente acompanha as mudanças de Willian, o comportamento, o caráter, o aprendizado com o pai, a mãe e a esposa. No final, o livro nos surpreende! Cada página nova, um lição nova!

"Você não precisa dominar o mundo para ficar em paz, você precisa ficar em paz, para dominar o mundo..."

Eu gostei do livro e marquei várias frases dele. Recomendo " Uma Vez Você, Uma Vez Eu" para todos! ❤

site: http://blogeufloroficial.blogspot.com.br/2017/04/resenha-uma-vez-voce-uma-vez-eu.html

garotadovlog 19/09/2016

Uma Vez Você, Uma Vez Eu | por Carol Sant
Bom dia, leitores!
Tudo belezinha com vocês? Espero que sim!
A resenha de hoje é sobre um livro um tanto quanto reflexivo, estou falando de "Uma Vez Você, Uma Vez Eu", do autor Diego Martello. Seu livro foi lançado pelo selo "Talentos da Literatura Brasileira", da editora Novo Século e é um projeto que eu super apoio!
O livro vai nos contar a história do Willian, que é um jovem executivo que está tentando se reconciliar com seu pai, Marcos. Willian é casado com Eva, uma mulher muito positiva (e que eu gostei bastante), o casal está tentando engravidar a algum tempo, porém, as tentativas são frustradas e isso também acaba decepcionando os dois. É então que começamos a companhar a história desses personagens a partir da visão interior de cada um deles, o que eles não sabem é que terão que mudar seus modos de pensar para que possam enfrentar seus problemas. Frisando que a obra não tem a pretensão de solucionar os conflitos enfrentado pelos personagens, mas sim, nos mostrar as armadilhas da nossa própria consciência para que possamos compreender que muitas vezes, as soluções dependem de como enxergamos a verdadeira realidade.
Eu gostei bastante do livro, é aquele tipo de livro que a cada capítulo nos faz parar para refletir junto com o personagem. A obra é bem criativa a como enfrentamos nossos problemas e conflitos internos no nosso dia a dia. É sem sombra de dúvidas, uma obra para pensar!
A capa do livro é muito bonita e sugere exatamente o que o livro aborda, porém, vou contar algumas críticas construtivas que tenho para ressaltar sobre a obra:
- Eu estava muito ansiosa por esse livro, juro que minhas expectativas estavam muito altas e talvez por isso tenha me decepcionado bastante com algumas partes do livro.
- Para mim, a narrativa do livro não foi nenhum pouco fluente, muito pelo contrário, eu infelizmente me vi sendo obrigada a continuar com a leitura. Pois é :(
- Achei o livro bem desgastante, apesar de ser um livro que me fez refletir algumas vezes durante a leitura, a obra não conseguiu me agradar, infelizmente.
O livro é bem curtinho, com apenas 181 páginas, porém, acho que pela leitura não ter funcionado para mim, me pareceu que estava lendo o livro a 3 semanas e nada de acabar. Infelizmente o livro não me agradou, mas recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões sobre a obra, pois pode acabar funcionando para algum de vocês, mas, para MIM não funcionou, o que foi uma pena. Levou uma classificação de 2,5 estrelas no Skoob.
Beijos da Cah ❤

site: http://garotabibliotecaria.blogspot.com.br/2016/09/resenha-uma-vez-voce-uma-vez-eu-diego.html

Elida.Marinho 19/03/2017

Resenha- Uma vez você, uma vez eu

181 páginas de muita reflexão e aprendizados. Um livro pequeno, mas, com muito conteúdo. Original, e diferenciado. Já nos atiça a curiosidade de saber o que vem pelas próximas páginas desde o início. E o final? SURPREENDENTE. ⠀ ⠀

Uma vez você, uma vez eu, vai contar um pouco da vida de Marcos e Willian, pai e filho, que já tiveram em seus passados uma bonita relação, no entanto, alguns desentendimentos ocorridos entre eles, acabou desfazendo-se o laço deles dois.

Willian, é um jovem executivo, casado com Eva, a mesma enfrenta uma terrível situação: ela não consegue engravidar, sendo mais um dos problemas e dificuldades que Willian enfrenta, pois, o mesmo tem um grande desejo de ser pai. Mas será que ele estaria pronto para ser um bom pai? Ele faz esse questionamento a si mesmo, já que sua relação com seu pai não é a das melhores. ⠀ ⠀

Nas idas e vindas da sua rotina, acaba acontecendo uma coisa inesperada, fazendo ele ir até a casa do seu pai para uma visita. Chegando lá ele começa a deparar-se com algumas situações, que o levam para uma "volta" em alguns momentos do seu passado, deixando-o confuso e abrindo os olhos deles, fazendo o enxergar algumas coisas com outro olhar, e ele começa a perceber que poderia ter feito diferente e ter sido um filho melhor. Surge dentro dele uma vontade de recomeçar.

Esse livro está cheio de reflexões e aprendizados, a forma como o escritor conduziu a história nos faz sentir parte dela, e é impossível não se emocionar com os altos e baixos que o jovem Willian passou.

Uma leitura rápida e bastante produtiva, recomendo muito.

Dani Ramos 25/02/2017

Ótimo livro!
O p i n i ã o : by @polimnianiagara

A narrativa te instiga a sair do automático, fazendo você parar, refletir e propor-se a entender a história. A cada palavra, frase e página lida é possível identificar o carinho, cuidado do autor ao encaixar cada simbolismo e reflexão contido no decorrer do livro. A forma como o @diegopmartello (nosso parceiro autor) debate sobre assuntos "comuns" acaba te fazendo refletir sobre tudo. Em muitos momentos você é levado a colocar-se no lugar do personagem, entendê-lo e refletir do mesmo modo que ele tornando a leitura cada vez mais mágica e gratificante. Portanto, para mim este livro foi quase como um presente pelas incríveis sensações que me proporcionou, por me ensinar lições valiosas e trazer reflexões importantes para minha vida. Super indicamos leitura do nosso parceiro @diegopmartello !

site: https://www.instagram.com/leituraazul/
Polímnia - @polimnianiagara 25/08/2017minha estante
Love you

Samara 19/02/2017

Uma vez você,uma vez eu.
Resenha!!! 5/5.
Tanto de páginas: 181
Autor: @diegopmartello
Uma vez você,uma vez eu!!
Esse livro é muito diferente dr tudo que ja li. O personagem Willian esta enfretando o seu eu,e esta passando por diversas situações complicadas. Porem uma decisão poderá mudar toda a sua situação.
Willian não tem um bom relacionamento com seu pai, e por vez sua esposa quer engravidar a todo custo.
Mas eles ja tentaram de tudo,e ate agora nada de bebê!
Nesse personagem podemos ver que ele reflete muito sobre suas decisões do passado e nas coisas que vão ser geradas por essas decisões do passado.
E um livro com poucas paginas mas e uma leitura com capítulos longos...e nao contém muito diálogo. .
MAS QUEM LER SE SURPREENDER NO FINAL.
Obrigado por mim dar a oportunidade de conhecer essa história..E por fazer eu ficar com lições desse livro para minha vida!

Geovana 01/09/2016

Fascinante
Resenha do livro, Uma vez você, Uma vez eu.
Autor Diego Martello

Fascinante

O livro é extremamente diferente de todos que já li, com texto muito bem escrito, e um ótimo vocabulário, de fácil compreensão, acredito que cada pessoa que ler, com certeza vai levar consigo algo a acrescentar em sua vida, do começo ao fim nos surpreende, É como se estivéssemos ao lado do personagem, vendo e sentido a todo instante o que se passa.
É um livro profundo, Willian enfrenta o seu eu e se depara com diversas situações, a o qual uma pequena escolha, poderá fazer ou não a diferença, os personagens deste livro, tem muito a nós ensinar, e no decorrer das páginas, diversas vezes você irá sentir-se dentro do livro.
Queria agradecer ao autor, por nós presentear com esta belíssima obra, em alguns pontos me emocionei, e ganhei material de reflexão para algumas coisas que estavam perdidas no meu caminho, este livro leva qualquer leitor a mergulhar dentro de si, buscando a compreensão de várias áreas, você vibrara com o desenvolvimento da história, drama, suspense e emoção não faltará ao leitor.

Considerações finais:

Fácil compreensão
motivação e superação
Recomendo a todo tipo de leitor, livro com abordagem interessante.

@clubethebookonthetable 06/09/2016

Uma bela lição de vida!
Antes de iniciar a leitura já fiquei intrigada com o texto da orelha, a mente pede intensidade, entrega!

Narrado em primeira pessoa, a trama aborda um relacionamento conturbado, cercado de bloqueios entre pai e filho, Marcos e Willian.

Embora a trama apresente uma gama razoável de personagens, o desenvolvimento se dá basicamente sobre o narrador Willian. A linguagem é simples e bem desenvolvida.

Não é um estória qualquer, é uma estória que com certeza muitos de nós leitores, em algum ponto do livro, vamos nos identificar pois o autor mergulha na mente do narrador, nos colocando diante de muitos dilemas inerentes ao ser humano. E não pára por aí, o autor aborda prismas distintos.

Você pode ler o livro de forma corrida, mas eu optei por ler de forma extremamente analítica, pois percebi muitas mensagens nas entrelinhas, mensagens que julguei serem preciosas.

Mensagens que me fizeram refletir sobre eu mesma, mas acredito que este livro pode dar margem à diferentes interpretações. Penso que depende muito do fator cultural, emocional e a experiência de vida de cada um. Eis a maior riqueza deste livro!

Há algumas passagens descritivas, eu diria até um tanto maçantes por conta dos longos parágrafos, mas de repente, acontece uma reviravolta que faz o leitor arregalar os olhos e grudar nas páginas novamente. E que reviravolta! Emocionante! Me arrancou lágrimas, senti desespero! E houveram momentos em que eu quis esganar o autor por me fazer passar por toda essa onda de sentimentos.

É possível observar a evolução do personagem e juntamente, senti que, ao término da leitura, cresci junto com Willian.

A mensagem principal que extraí do livro é que todas as respostas estão dentro de nós. Nós somos os criadores do mundo em que vivemos e mergulhamos. Viver ou sobreviver? Tudo é uma questão de ponto de vista e estado de espírito.

Paty 18/01/2017

Uma vez delírios, uma vez a vida.
Uma vez você, uma vez eu, é uma obra sublime, onde relacionamento e afeto, tem posição de destaque em todas às páginas.
Delicado nas palavras e no enredo, Diego Martello, estreia com esse livro, na melhor forma de conduzir o assunto.
A obra divide-se em 4 capítulos. Quando perdido, volto para te ver, seguindo do segundo: conheça meu mundo por um impulso. O terceiro: Quando os tenho próximos, os perco novamente e finaliza com: Abandono tudo para recomeçar.
Cada capítulo, a cada título, explana bem o que vamos encontrar como Willian, o protagonista e seu pai, o Marcos. Ambos vivenciam momentos de conflitos, também de afastamento, por erros do passado e teimosia do presente.
A estória gira em torno dos dois personagens, e contam com personagens que fazem toda diferença, como a Eva, esposa de Willian e a mãe Alberta.
Em falar na Alberta, é quando ela adentra na estória, que a obra segue um rumo inacreditável. Um momento de virada, ou nostálgico, cada leitor tirará suas conclusões; o fato é que, o encontro de Willian e Alberta, não é nada convencional, natural. Ao mesmo tempo, é tudo muito encantador, delicado. E desse mesmo reencontro, que nascem novas oportunidades, novo rumo.
O destaque da obra, fica por conta da intensidade dos diálogos, e as lições que ficam por meio deles. A ressalva que faço é os capítulos longos, mas puramente pessoal, não atrapalhando em nada, por ter bons intervalos, em cada cena.

Nota máxima e recomendo todos conhecerem a profundeza de uma vida; com erros e acertos; por meio de escolhas, por meio de perdão, por meio de amor, às vezes tão realista, profunda, ao mesmo tempo, delírios de quem quer apenas ser feliz, como os caminhos, que a vida proporciona.
Resenha mais detalhada e completa no site Leituras Plus
Patrícia Brito - Blogueira literária - Escritora.

site: leiturasplus.com

Karol.Kaufmann 18/01/2017

Resenha do Blog Livro em Flores, por Karoline Kaufmann.
"Uma vez você, uma vez eu" é um daqueles livros que durante a leitura, você acha que é uma coisa, mas, chega no final e é outra... Você acorda do sonho...E às vezes o sonho na verdade é um pesadelo.

"Mas, então, por que não recomeçar desde agora? Quer aguardar a morte chegar para uma segunda chance? O que te impede? O recomeço não é um ponto de início, e sim parte do caminho como um todo. Caminhamos, todos os dias, pelo mesmo gramado, porém não há nada de errado em aprender a caminhar de forma mais leve".

William passa por uma experiência esquisita em sua vida: recebe uma ótima proposta de emprego, mas por outro lado, ele e sua esposa não conseguem gerar um filho e a relação com seu pai não é a das melhores. Com o pai machucado, ele da o braço a torcer e preocupado com sua saúde, aceita sua reaproximação, enquanto, inconsciente, relembra memórias de sua vida, principalmente infância, quando sua mãe, ainda era viva.
Em um sonho, ele se vê como uma pessoa insegura e limitada, sem força e sem motivação, o que provavelmente seria a causa desta sua situação.

"Portanto, não mais amaldiçoaremos as pedras em nosso caminho ou abençoaremos as planícies, mas entenderemos suas diferenças e benefícios firme com nossos próprios passos e podermos continuar a caminhar, independente do terreno".

Com este sonho, além de poder relembrar as lembranças do passado, William pôde também rever sua vida, ser grato pelo que tem e refletir a melhor maneira para vivê-la.

"Você é como uma música que toca nos ambientes em que entra. Cabe a você ser agradável ou não. Nenhuma nota passa despercebida."

Senti necessidade de marcar quase todas as páginas do livro, com medo de deixar passar algum aprendizado, que são mais direcionado para nós, do que para o próprio personagem principal.
Encarei o livro como uma autoajuda escondida por trás de uma história, o que achei muito interessante, já que assim, o autor consegue deixar suas mensagens mais descontraídas e envolvidas.
Superrr recomendo ♥

site: https://livroemflores.blogspot.com.br/2016/12/resenha-uma-vez-voce-uma-vez-eu.html

Leticia3 19/01/2017

Resenha do blog De tudo um pouco
A estória gira em torno de Willian, um consultor, diria que de empresas, que está passando por dificuldades em seu relacionamento com o pai Marcos, e com sua esposa Eva, que esta tentando engravidar e não consegue.
A meu ver, posso dizer que no início, e até certa parte do livro, Willian tem depressão. Tudo devido ao seu relacionamento conturbado com o pai, a pressão da gravidez de Eva que só termina em frustração, e por Willian não estar satisfeito com nada.
Depois de um acidente em que Marcos machuca a perna, e com a "insistência" de Eva, Willian se vê obrigado a ir visita-lo.
Durante essa visita, Willian faz uma descoberta que irá mudar seu relacionamento com o pai daquele dia em diante.

"Não aceite nada feito, mesmo que seja de seus próprios olhos."

Sobre esse livro, o que tenho a dizer, é que de certa forma, foi um "choque". Me senti como se tivessem me perguntando o tempo todo: " você sabe o que está fazendo da sua vida?" ,"você está sabendo aproveitar o seu tempo?"
Não é um livro que pretende te dar conselhos de como passar por momentos difíceis ou conselhos.
É somente uma visão de que as vezes, as resoluções de nossos problemas dependem de como enxergamos a realidade ao nosso redor.

"Enfrentar um problema com o pré - conceito de que ele será fácil, ou pequeno, é melhor do que com o de que ele será difícil, ou gigante."