Preconceito Linguístico

Preconceito Linguístico Marcos Bagno

Resenhas - Preconceito Linguístico

elle carmo 30/09/2020

Pra quem busca evolução
Havia tempo que vinha ouvindo falar desse livro, até cheguei começar a leitura anos atrás, porém não segui, e confesso que não entendo o porquê, pois acredito que essa seja uma daquelas obras consideradas "necessárias", todos deveriam lê-la pelo menos uma vez na vida.

Bagno traz algumas questões à tona que me fizeram ter que largar o livro só pra poder refletir sobre elas e até compartilhar citações com amigos.

Era vergonhoso quando me enxergava praticando os preconceitos que ele descrevia, mas logo depois foi libertador entender como funcionava e como a informação pode nos fazer evoluir.

Apesar de não concordar com tudo, hoje em dia me vejo adotando uma postura mais tolerante e consciente acerca da linguística, com menos "não-me-toques".

Preconceito Linguistico entrou pra lista dos que de alguma forma mudaram algo em meu pensamento e consequentemente meu modo de agir.

@analivia_educadora 20/09/2020

Marcos Bagno é simples, científico poderoso educador ao explicar as razões pelas quais a comunidade não deve cultivar preconceito linguístico. A língua é viva e de todos!

Caio.Henrique 26/08/2020

Me ajudou muito a ter uma percepção diferente da língua e quebrar preconceitos que eu carregava comigo. Marcos Bagno é brilhante.

Pedro 06/08/2020

Marcos Bagno, o raivoso.
É lamentável quem lê esse tipo de coisa e não se revolte.
Preconceito linguístico? O próprio autor tem, só por que alguém defende a "norma padrão" que ele acredita ser dogmática (mas que nenhum aluno aprendeu) por preconceito da sociedade ou do sistema elitizado....
Sem comentários. Quem leu e ainda acredita nesse sujeito, não deve ter neurônio.

Ana 24/07/2020

Maravilhoso
Ainda acho que deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas e não só quando a gente entra no curso de letras.
Um tipo de preconceito perigosíssimo e pouco falado ou até mesmo velado que deve sim ser falado, explanado e combatido.
Pra quem ainda não leu: pensem com carinho em colocar na sua lista de leitura até para reflexão das suas próprias atitudes e o que você pode fazer para melhorar a si mesmo e a sociedade que a gente vive.

Edmar.Candeia 18/07/2020

Razoável
As análises são bem feitas.

sailormiah 11/06/2020

Mesmo que o pensamento apresentado possa parecer radical em alguns momentos, ele não deixa de estar certo. O seu ponto é provado de várias maneiras e são usados exemplos de diversos aspectos que nos fazem refletir sobre toda estrutura e tradição que foi criada ao redor do nosso modo de falar e escrever o português.

Dayse.Carla 01/06/2020

Um livro feito para acabar com certos preconceitos da nossa língua materna. O autor defende que não existe um único modo correto de falar e que não podemos subjugar ou afirmar o certo ou errado.

Lívia GM 06/12/2019

Repensando o português
Este livro descreve com clareza a realidade enfrentada pela educação no ensino da Língua Portuguesa, a qual, segundo o autor, limita o português brasileiro a apenas uma variante, que é a norma-culta. Desvalorizando, assim, as demais variantes e tratando-as como errôneas. Fator que desencadeia nos brasileiros uma visão deturpada do que é o português e, consequentemente, o preconceito contra as parcelas na sociedade que não utilizam a variante padrão.

É uma obra interessante e que nos leva a desconstruir essa ideia de que nós, os falantes nativos, não sabemos falar o português.

Espero que apreciem o conteúdo, boa leitura!

maria gabriella 06/05/2019

Livro necessário
Li esse livro através das recomendações do meu curso de Letras - Português, e foi uma surpresa. O livro desmistifica muita coisa enraizada a respeito da nossa língua e Marcos Bagno não teve papas na língua em nenhum momento, não teve medo em ousar falar sobre esse assunto que por muito tempo foi e ainda é desprezado: o preconceito que há com a fala em vários lugares do país, a ideia de fala certa ou errada. É uma leitura que eu recomendo mesmo para quem não cursa Letras, pois há ensinamentos grandiosos e conhecimentos necessários para todos.

Edilson 03/11/2018

Desmistifica
Faz com que mudemos nossa forma de pensar quanto aos erros ortográficos...

Daniel.Oliveira 04/09/2018

Preconceito linguístico
Assim como a sociedade se transforma a língua segue em transformação.

Ingrid_mayara 16/07/2018

Imprescindível
Há alguns anos, eu li em fragmentos as partes que compõem as explicações acerca dos desvios da norma culta, então dessa vez resolvi ler a obra completa.

Surpreendi-me com a diversidade de argumentos que o autor utiliza para defender o português brasileiro baseando-se na Linguística. Ele desmistifica os dizeres comuns de pessoas que santificam a língua, como se ela fosse sagrada e intocável, como se a "boa" fala e escrita fossem uma unidade única e obrigatória.

Outro ponto relevante no livro é que Marcos Bagno faz uma alusão histórica para discorrer sobre o preconceito linguístico atrelado ao hábito que muitas pessoas têm de considerar melhor tudo o que há no exterior, menosprezando o português falado no Brasil e ignorando as contribuições dadas à nossa língua (línguas indígenas e de origem africana, principalmente) e a própria evolução linguística.

Achei muito interessante o modo como o autor nos leva a refletir acerca do quanto o preconceito linguístico está associado ao preconceito social. Enquanto houver tanta desigualdade, haverá pessoas com pouco ou nenhum acesso à informação, e assim, o poder continuará a cargo da elite. Por exemplo: conheço pessoas simples que moram no interior e que precisam confiar totalmente no uniforme branco (se é que me entende), ou no que dizem as pessoas de roupa social para coisas básicas como interpretar uma bula ou um rótulo. Por isso e por vários outros motivos, acredito que a qualidade de vida (nesse caso, Educação) vai melhorar bastante conforme os preconceitos e desigualdades forem diminuindo.

A linguagem é simples e rápida de se ler. Há vários termos que o pessoal das Letras vai reconhecer facilmente e que instigam as pessoas leigas à pesquisa. Super recomendo!

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt

Marc 02/05/2018

Lindíssimo falou tudo
Lindíssimo falou tudo

Elisana 02/05/2018

Necessário
Como estudante de letras, acho uma leitura importantíssima e necessária. Como pessoa, acho o mesmo. Reflexo da nossa sociedade e das inúmeras injustiças sociais que perpassam a nossa língua e como isso é problemático e cruel.