Preconceito Linguístico

Preconceito Linguístico Marcos Bagno

Resenhas - Preconceito Linguístico

Kethilyn 21/08/2023

O livro é muito interessante, pois apresenta através de fatos, como somos levados a reproduzir que "não sabemos português" que falamos "tudo errado", e mostra que todo nativo sabe e fala bem sua língua, e que ela é viva, está sempre mudando.

Tainateixeira92 08/08/2023

Valorizemos a diversidade linguística no Brasil
Este livro aborda de maneira clara e objetiva a questão do preconceito linguístico no Brasil. O autor é um linguista e professor universitário que, com grande desenvoltura, realiza uma análise crítica das ideias preconcebidas que envolvem a língua portuguesa falada pelos brasileiros. Além de discutir a importância da valorização da diversidade linguística e cultural do país.

Uma das principais contribuições deste livro é a forma como o autor desconstrói, em sua narrativa, o mito da língua portuguesa “correta” e padronizada. Ele mostra que as variantes linguísticas existentes no Brasil são igualmente válidas e merecedoras de respeito. Além de defender que o preconceito linguístico é uma forma de discriminação que afeta milhões de brasileiros, especialmente aqueles que falam uma variedade linguística não padronizada. Essa discriminação tem impactos negativos na autoestima e no desenvolvimento educacional dessas pessoas.

O professor também apresenta exemplos concretos de como o preconceito linguístico se manifesta na sociedade, seja por meio de piadas, brincadeiras ofensivas ou por políticas públicas que ignoram a diversidade linguística, impondo uma norma padronizada como a única “correta”. Argumentando que é essencial reconhecer a diversidade linguística e cultural do país, trabalhando para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. O livro faz um chamado à valorização da diversidade linguística e cultural, assim como ao fim do preconceito linguístico, que ainda afeta milhões de brasileiros.

Essa obra é extremamente necessária e importante para a reflexão crítica sobre as relações entre língua e sociedade no Brasil. Além de contribuir para a valorização da diversidade linguística e cultural, assim como para o fim do preconceito linguístico que ainda afeta milhões de brasileiros. O livro representa um apelo à educação linguística crítica e bem informada, que reconhece que todas as línguas e variedades linguísticas são instrumentos perfeitos para expressar e construir a experiência humana neste mundo.
anaclaraleitegomes 09/08/2023minha estante
Excelente livro

Vania.Cristina 09/08/2023minha estante
Que interessante! Quero ler.

mapadlivros 21/07/2023

Um livro importante de linguagem facilmente compreensível e que trás uma enorme reflexão acerca do preconceito linguístico.

ninicosz 10/07/2023

De baixo do seu nariz
Lendo o título e no começo do livro você sente como se soubesse exatamente as passagens e os temas pelos quais você vai visitar. Mas para mim foi um baque, tocou em assuntos que estavam na minha frente e eu nunca reparei, coisas tão óbvias que nunca são comentadas, mesmo sendo de 2015 é possível assimilar com muita coisa atual. De verdade, um livro muito necessário.

Ana Carolina C. Crescencio 06/07/2023

Uma aula!
Sabe aquela aula de faculdade que prende sua atenção do início ao fim? É assim que me senti ao ler o livro de Bagno. Uma forma simples de escrever, mas que em nada diminui o conteúdo. Uma reflexão necessária sobre a forma como vemos e usamos nossa própria língua. Apenas leiam!

maria11580 04/07/2023

Li pela primeira vez quando estava no ensino médio e tive que ler novamente para um trabalho da faculdade, muito bom!!!

Jojo ? 14/06/2023

KKKKKKK
Livro chato socorro, só li pq era pra escola, bjs, nota -999999999999999999999 (maranhão é só boato.
Mey 14/06/2023minha estante
Mds tenho que ler esse livro pra faculdade :(((

Jojo ? 15/06/2023minha estante
Mey: é bem chatinho KKKKK

Nathaly147 10/06/2023

Pense num livro bom!
Bagno me conquistou com sua forma simples de escrever, que em nada diminui o conteúdo. Enquanto eu lia, parecia que conseguia ouvi-lo falar comigo pessoalmente, contando suas indignações sobre preconceito linguístico.

Li por causa de minha faculdade, mas indico para todos que quiserem descontruir preconceitos que talvez nem saibam que têm. Leiam.

Mente.Leitora 16/05/2023

Então... um livro técnico que explana sobre a necessidade de abordagens efetivas sobre o que é a linguística. Demorei um pouco para ler,mas no final acho que é uma leitura necessária para afastar a mentalidade que venhamos a criar sobre a nossa língua e a forma de leitura.

mari 19/04/2023

Para faculdade
Bom, ao ler o texto, uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o questionamento de: o português é realmente difícil ou, é somente mais uma das formas de segregar e excluir uma certa parcela da sociedade que o sistema encontrou?
Penso que a língua que nós usamos é aquela que nos identifica, e nenhuma delas deveria ser desvalorizada ou subjugada. Por exemplo, quando um(a) cantor(a) de ha usa de uma dada linguagem em sua música, com presença de gírias e figuras de linguagens, entendesse que ele(a) escolheu aquela que mais iria se adequar ao seu público, de forma que a mensagem passada fosse clara e antingisse o grupo que se identifica com ela, e isso cabe para qualquer estilo musical existente. Porêm.
- mesmo que aos olhos dos mais letrados esse tipo de linguagem seja "errada" e marginalizada, isso não faz com que ela seja realmente isso, é só mais uma das formas de preconceito existente.
Achei muito interessante também, quando o autor traz a questão do complexo de vira-lata que, nós brasileiros temos. Vemos inferioridade em tudo que não venha de fora, inclusive em nossa própria língua e isso não deveria existir, ao nos inferiorizar.
estamos dando munição para aqueles que tentam a todo custo desvalorizar a nossa cultura e história
Outro ponto que também achei importante, foi como a influência externa em diferentes regiões do Brasil ajuda na variação de linguagem, seria legal avaliar como se dá o contato entre essas diferenças culturas e quais foram as contribuições dela em nossa lingua
Queria finalizar só com um questionamento que me surgiu ao longo do texto, a "norma culta", o que realmente é ela?

binacout 12/04/2023

Essencial
O autor faz ÓTIMAS comparações de modo que um assunto chato se torna legal, mas confesso que pulei muitas partes desse livro pois simplesmente fiquei entediada.

Rony 31/03/2023

Combate ao preconceito linguístico
O livro do Prof. Bagno é um marco muito importante neste combate aos preconceitos linguísticos. Os mitos de que "o português é muito difícil", que "apenas com a gramática (normativa), o estudante aprende a falar e escrever bem", entre outros, circularam bastante no imaginário popular do português. É claro que não se nega a importância de estudar a Norma-Padrão, até para permitir que os estudantes acessem as variedades de prestígio e tenham acesso aos direitos que deveriam ser de todos os cidadãos. É uma leitura boa, não é pesada e é acessível para todos os estudantes do curso de Letras e também para qualquer outra pessoa interessada em entender melhor o assunto.

Cha0ticMind 19/03/2023

Li por causa de um trabalho da graduação e comecei sem esperar muita coisa, até mesmo com um pouco de preguiça por achar que seria um livro genérico. Contudo, mesmo não tendo NADA relacionado com a minha área de estudo e nem sendo o tipo que costumo ler, achei super relevante as críticas e observações que são feitas ao longo do livro, explicando o conteúdo de maneira clara e leve, mesmo tendo achado um pouco repetitivo às vezes. Com certeza ajuda abrir um pouco mais a mente acerca de questões sociais e faz refletir pelo menos um pouco.