Preconceito Linguístico

Preconceito Linguístico Marcos Bagno

Resenhas - Preconceito Linguístico

M Ferreira 24/06/2022

Neste livro, o autor aborda o preconceito linguístico, processo que classifica a língua entre a forma correta, culta e "sagrada" e a forma errada, ignorante e "corrompida".

Esse preconceito pode ser visto não apenas em discursos e pensamentos de professores e livros didáticos, mas também em ideias do senso comum.

O livro possui uma linguagem muito acessível e busca apresentar ao leitor, de maneira clara e objetiva, as formas pelas quais o preconceito linguístico é propagado em nossa sociedade.

Em primeiro lugar, o autor apresenta oito mitos que alimentam o preconceito linguístico. Entre eles, os mitos de que "Brasileiro não sabe português", "Português é muito difícil" e "As pessoas sem instrução falam tudo errado".

Após isso, o livro apresenta o círculo vicioso do preconceito, demonstrando os meios pelas quais esse preconceito se mantém através de certas ideologias conservadoras e materiais didáticos.

O autor também aponta diversas maneiras pelas quais é possível interromper esse ciclo, oferecendo alguns métodos eficientes que podem ser incorporados à prática pedagógica em sala de aula.

Por fim, o livro demonstra o preconceito que existe também para com a Linguística, ciência que estuda os processos de desenvolvimento, as modificações e os fenômenos evolutivos de uma língua.

É um livro voltado para a área das linguagens, mas não se restringe ao ambiente acadêmico, oferecendo um conhecimento acessível para qualquer um que se interesse por esse assunto. Recomendo a leitura!

rita 16/06/2022

Os mitos sobre a língua que falamos aqui, e não em Portugal
Fiz a leitura pra faculdade e achei que foi ótimo pra ter uma visão melhor sobre o preconceito que existe no nosso país, não só linguístico mas também cultural e social, e do complexo de vira lata que o brasileiro tem por consequência disso. Mesmo descordando de alguns pontos, o livro agregou muito.

rams0 07/06/2022

Muito interessante!
Li esse livro para o curso de Letras. É inc?ivel como Marcos torna uma leitura técnica em divertimento. Ele é sarcástico, sem papas na língua, e tenho certeza que aprendi muito com esse livro.

emmelie 04/06/2022

Preconceito linguístico
Li esse livro por recomendação do Tiktok e gostei da proposta, demorei bastante para ler mas me acrescentou bastante sobre o tema, só poderia ter sido mais direto, muitos pontos foram repetidos do começo ao final do livro, mas pelo menos ajudou a fixar.

Mais Cedo 15/05/2022

Leitura essencial
Li este livro em 2021 para a minha graduação em Letras. Realmente, é um livro que abre nossos olhos! É essencial para qualquer indivíduo das Letras, da Linguística, da Pedagogia e etc.
Na época da primeira leitura, eu daria facilmente 5 estrelas. O autor sabe argumentar muito bem, e me convenceu facilmente.
Porém, com o decorrer do curso, fui abordada com outra pontos de vista sobre o tema linguístico. Não concordo mais com 100% do pensamento do autor. Mas ainda é uma leitura essencial.

pandz 23/04/2022

Bíblia sagrada da Língua Portuguesa
Infelizmente atual... Linguagem totalmente acessível, falas elucidantes, politizadas e super bem-humoradas/argumentadas.
Te amo Marcos Bagno

Lauana.Figueiredo 15/04/2022

necessário pra desconstruir.
Bagno é um emérito da UFPE. Então esperava muito da metodologia desse livro quando o comecei. expectativas? atendidas! Inicialmente vemos 10 mitos sendo justificadas suas existências e os motivos deles serem considerados verdades absolutas em uma sociedade essencialmente elitista que controla a língua com um discurso conservador e colonial.
Assim, eu digo que foi bom ver a construção do livro, seu objetivo e suas contatações muito bem explicadas e fáceis de serem compreendidas. é um livro pra iniciantes, alguém que não detém um conhecimento sedimentado do assunto, mas ao mesmo tempo torna- se necessário até para mais leigos.
A escrita é realmente compreensível e não exige muito do leitor, como eu já disse. no entanto, uma amiga me disse algo que eu vou concordar: há argumentos repetitivos e a leitura fica truncada e difícil de ir pra frente...
Comecei a ler por causa de um trabalho que eu tinha de fazer e até terminei depois mas o que vale é o incentivo KKKKKKK. Enfim, Bagno é necessário e o que ele tem a nos dizer sobre como somos designados a pensar que há apenas a forma tradicional de expressar o português, sobre como existem mitos mascarados como verdades... fatos sobre a língua não ser a gramática normativa, o sistema ser um opressor fudido que cria um hino Nacional marginalizador e excludente por meio de uma língua que o brasileiro < não fala> mas ele usufruiu do português materno em absolutamente todos os sentidos justificando conceitos ideológicos ultrapassados.
A escrita foi criada para facilitar interações mas nós a usamos como uma ferramenta que exclui e abstém de preconceitos sem sedimentos e altamente conservadores. mas bagno nos mostra que existem luzes pra uma escuridão sem precedentes, né ABL?

torço pra que cantemos um hino no qual saibamos expressá-lo sem nos marginalizar e nos excluir!

Mica 30/03/2022

É um livro incrível! Fala do tipo de sociedade em que estamos inseridos, que para existir aparentemente precisa de discriminação e exclusão da maioria em benefício da minoria. Bagno ressalta, em todo o livro e de diferentes maneiras, que não existe uma variedade linguística melhor ou mais bonita, pois cada uma atende às necessidades das pessoas que a empregam. São muitas informações que nos fazem questionar o que pensamos saber acerca da linguagem. É maravilhoso!!!

Wal 05/03/2022

Acho que foi o livro que mais demorei pra terminar. Não concordo 100% con o livro mas o autor sabe argumentar.

Amanda.Moura-@vidadebookstan 31/12/2021

Leitura essencial!
Sou estudante do curso de Letras, e é interessante observar que fiz essa leitura no primeiro semestre e, novamente, no último. Dessa forma, pude comparar a minha experiência com a bagagem que carregava em cada época. Foram leituras completamente diferentes, mas ambas enriquecedoras. Perdi as contas de quantas vezes utilizei como referência nas minhas produções acadêmicas!
gabriel 31/12/2021minha estante
Bagno, sempre necessário.

Helder 24/12/2021

Leitura de cair a ficha
Os diferentes modos da linguagem cumpriram presença desde a minha infância - pernambucano, parte da infância e adolescência no interior de SP, fase adulta no mundo; pude experimentar as minhas próprias mudanças na linguagem.
O livro me fez despertar o amor, admiração e orgulho quanto ao modo de comunicação dos meus avós, que se difere do modo dos meus pais, que nada é igual ao da minha irmã, primos e amigos.

Victor 07/11/2021

Pense num livro brabo.
Sem dúvida, uma excelente leitura.

1. Linguagem muito acessível e envolvente.

2. Conteúdo organizado de forma lógica e
muito bem feita.

3. Críticas incisivas a sumos sacerdotes da gramática normativa tradicional (Napoleão Mendes de Almeida, Pasquale Cipro Neto etc.), de forma fundamentada e SEMPRE com exemplos de falas e escritos dos citados, sem ser leviano.

4. Postura necessariamente politizada.

O livro é de 99, mas ainda é dolorosamente atual. Como disse, a linguagem é muitíssimo acessível para qualquer pessoa que queira ler. Contudo, deveria ser leitura OBRIGATÓRIA para todo mundo que leciona, ou que aspira a lecionar a língua portuguesa. É o tipo de obra que joga luz em aspectos da sociedade brasileira nos quais a maioria de nós geralmente não pensa muito.

Letícia Alves 27/10/2021

Nossa luta é pelo respeito às diferenças!
Ao mergulhar no mundo de Bagno, o leitor se depara com uma defesa de uma língua vida, da língua falada e desmistificar algumas "afirmações falaciosas", acerca do que é "certo" ou "errado". É evidente a posição do autor sobre a temática das variações da Língua Portuguesa e que essas diferenças vão além da linguística, passam pelo campo social-político que o Brasil enfrenta, atacando claramente a situação social do Brasil. Pois, como o próprio autor afirmou "Não é possível falar de preconceito linguístico com um tom não-politizado". Bagno mostra que não existe homogeneidade na língua e todas as variações dela devem ser respeitadas.

site: @leticialvees_

May 11/10/2021

Interessante
Antes de ler esse livro, pensei que seria chato e cansativo, porém, descobri que estava totalmente errada!
O livro aborda muitos temas importantes e faz nossa mente se expandir.
Recomendo muito, principalmente para estudantes de Letras.

Marco 06/10/2021

Mudei minha vida par sempre
Esse livrou expandiu minha visão de túnel. Não só em relação ao preconceito linguístico, mas qualquer tipo de preconceito. Esse livro mudou minha vida para sempre e meu caráter. Livro perfeito.