Guerra do Velho

Guerra do Velho John Scalzi

Resenhas - Guerra do Velho

GuiMoreno 08/02/2019

Livro de ação com alma
A guerra do velho é uma experiência estranha. Um livro extremamente veloz, com muitas cenas de ação, sexo e soldados desmiolados fazendo atos insanos em batalhas memoráveis.

Mas também é um livro emociante, com uma ternura no que diz respeito às relações humanas mais profundas e verdadeiras, como o amor e a vida à dois.

Em três momentos me emocionei. Sendo que o último momento de emoção, foi as duas ultimas paginas, o que transforma a experiência de ler esse livro em uma cartase emocional inacreditavel.

Divertido, rápido, cheio de ação e emocionante, são os adjetivos que descrevem A GUERRA DO VELHO.

Leitura super recomendada.

@lucassntn 09/03/2019

Interessante, mas com algumas falhas
Ficção científica de primeiríssima qualidade, do tipo que eu mais gosto: space opera. As cenas de ação são muito bem escritas, cheias de detalhes e de tirar o fôlego. É um livro rápido e repleto de informações, tinha hora que eu precisava parar pra digerir a quantidade de coisas que o autor jogou nas páginas. Apesar da riqueza de detalhes, achei que faltou descrições, especialmente dos alienígenas e dos planetas (o que é essencial nesse tipo de livro). Além disso, a narração em primeira pessoa foi um pouco falha ao não abordar os sentimentos do protagonista, afastando o leitor dele. Não me apeguei nem me identifiquei com o narrador. Não sei se foi erro da tradução, mas achei algumas frases mal escritas, pouco claras e ambíguas.

Wolffera 01/05/2019

Emoção no espaço
Excelente livro que nos apresenta uma ótima narração de ficção. Enredo bem feito, personagens bons e uma leitura rápida que quando vemos já está no fim do livro!
Para fãs de ficção, ação e até romance!
Esta história apesar de acontecer em um universo fantasioso nos apresenta uma reflexão sobre a vida! Aproveitem!

Junior.Fontoura 04/08/2019

Um dos melhores livros que já li
Livro totalmente engraçado, conta atraves de uma distopia a historia de um senhor que se alista nas forcas armadas celestiais. Porém ao perceber os metodos utilizados pelos mesmos para manter seus soldados fortes, o mesmo começa a se questionar sobre os reais objetivos dessas forças. Contudo, demonstra todo seu potencial e ajuda de todas as formas seu pelotão a viver.

Renato.Codeco 10/06/2024

Guerra do velho - Uma nova chance
Uma história que poderia ser igual a todas outras histórias de alienígenas, de viagens espaciais, de guerras por planetas, etc.. Porém um detalhe torna este luvro maravilhoso. A forma de recrutamento dos soldados estelares vai te surpreender de tão legal e inimaginável que é. Com uma ideia original o livro abre horizontes para várias outra aventuras.

Arthur Pacheco 24/10/2019

Apaixonado por um grupo de velhinhos
Olha fazia tempo que um livro não me conquistava assim! Contando a história de John Perry, um senhor de 75 anos, se alista no exército e vive um monte de aventuras. Com uma escrita fluente e uma ambientação sci-fi raiz maravilhosa, o livro foi uma das leituras do gênero que eu mais gostei. depois de passar por tantas decepções literárias esse ano finalmente fui recompensado com algo divertidíssimo! Que fique de inspiração futuro escritor de ficção científica.

heitor 25/10/2019

QUE DELÍCIA DE LEITURA
Tá loco, fui sem espectativa alguma e me surpreendi!

É um livro leve e gostoso de ler! A história, além de bastante original, te cativa, os personagens não são OH QUE PROFUNDEZA DE PERSONALIDADE, mas, não sei, são bons de ler!

Não é um livro maçante, pelo contrário, te coloca no centro do caos em poucas páginas! Além de ser muuuuuuuuuuuito imersivo; você se sente no espaço junto com o Perry que é um personagem cômico e humano!

Adorei o desenvolvimento do enredo e embora não tenha NOSSA QUE PLOT FOI ESSE?! O livro te envolve em sua simplicidade e fantasia que é complicado parar de ler!

Esse foi basicamente meu primeiro contato com Sci-fi dps de ler Asimov e estava com medo de ser tão complexo quanto os livros dele e não foi! Para quem tá acostumado com mistério/ suspense esse livro foi uma excelente escolha!

As batalhas são muito boas e as viagens do autor não são difíceis de imaginar! Gostei bastante!

Só senti falta de mais pontos altos! Me pareceu uma leitura bem linear, sem muitas complicações para o personagem, sem muitos dilemas, pontos de mudança na narrativa, foi bem regular e por isso não dou todas as estrelas! Me faltou mais mistério kkkkk eu sei, estou acostumado com mistério e posso estar querendo ele em outros gêneros, mas me pareceu tudo muito mastigadinho! Não prejudicou, mas poderia ter dado um toque a mais; chegou uma hora que eu fiquei sem saber porque eu estava lendo, não tinha mais um objetivo, tipo: encontrar um assassino ou, descobrir quem fez tal coisa, o que estão tramando, quem é fulano! Por um momento só tinha as batalhas mesmo e quando começou a ficar meio morno, terminou, sem mais nem menos kkkkkk o que foi bom por um lado, terminou antes de ficar enfadonho, mas não tem exatamente um gancho para o próximo livro, se eu parar nele, não muda muito... Não tem exatamente um final, mas também não tem uma continuação kkkkk

Enfim, terminei já começando o próximo! Vamo que vamo!

Bells 16/12/2019

Morno
Morno

Achei muito interessante a premissa, como o mundo é introduzido e gostei dos personagens. Entretanto, achei o desenvolvimento do livro extremamente maçante, sem nada de novo acontecendo, como se fosse uma grande introdução para o segundo livro. Não entendi o proposito desse livro além de apenas introduzir a história, o proprio protagonista não tinha objetivo. Além disso e, o que mais me irritou no livro, foi o que o autor fez com o protagonista. O homem é um escritor e foi jogado numa guerra completamente indescritível pra ele, sendo q ele de repente se torna um líder estrategista. Só ele consegue pensar nas estratégias de guerra, os outros capitães e tenentes com muito mais experiência sao todos tapados ou o protagonista é um gênio-nato. Chegou ao ponto da famosa imortalidade do protagonista, que ao precisar de uma enfermaria no MEIO das explosões de uma guerra, acha a única enfermaria e local não explodido num prédio inteiro... ora que sorte. Além de saber mexer em toda tecnologia de saúde da qual ele deveria ser completamente ignorante. Prefiro protagonistas reais, vulneraveis e frágeis que aprendam com suas experiencias e se desenvolvam junto com o livro, não que com um passado completamente ingenuo se torne um chefe militar de uma hr para outra.

Wictor.Nathan 13/02/2020

Confesso que comecei a ler pela sinopse.

Meu objetivo era descobri o pq as pessoas só podiam ser alistar depois dos 75 anos e me surpreendi com o que encontrei, o livro é muito melhor do que eu esperava, cada combate apesar de curto era gostoso de ler e, e toda construção do universo me deixou apaixonado

Vinicius.Correa 15/02/2020

Logo que a Aleph anunciou o lançamento deste livro eu já fiquei muito curioso, antes mesmo de saber sobre o que se tratava a obra. Sendo bem franco, só por ser um lançamento da Aleph já é meio caminho andado para ser um livro bom. A editora publica livros ótimos, e com este não foi diferente. Infelizmente, não o li no formato fisico, e sim, em e-book, mas o único ponto ruim é que não terei esta belíssima arte de capa na minha estante. Enfim, dinheiro não ta fácil pra ninguém, né? Mas então, quando consegui o ebook da obra não hesitei nem um pouco em ler, e logo no primeiro dia, já havia lido metade do livro de tão ótimo que ele é. Na verdade, existem livros bons, ótimos e este, que não é nem um, nem outro. Simplesmente algo mais. Não dá pra simplesmente classifica-lo em uma destas categorias, ele é simplesmente perfeito e ponto-final.

No seu aniversário de 75 anos, John Perry faz duas coisas: Visita o tumulto de sua falecida esposa e, surpreendentemente, se alista no exército. Com os novos rumos que a humanidade tomou, sendo colonizadora de diversos planetas e na guerra para conquistar ainda mais, a idade avançada deixa de ser um problema e sim um caminho para uma nova vida, arriscada, porém, radicalmente surpreendente. Sabe se lá o porque mas a idade mínima para servir ao exército das FCD (Forças Coloniais de Defesa) é com 75 anos. Como que um velho de 75 anos irá defender a terra, e as diversas colônias espaço a fora é o grande mistério inicial. Até mesmo quem se alista só fica sabendo muito tempo depois… Mas de uma maneira ou de outra, para John, qualquer coisa é melhor do que permanecer velho e continuar envelhecendo ainda mais a cada dia que se passa.

“Preste atenção: quando se tem 25, 35, 45 ou até mesmo 55, ainda é possível sentir-se bem com as chances de enfrentar o mundo. Quando se tem 65 e o corpo está diante da ruína física iminente, esses ‘regimes e precedimentos médicos, cirúrgicos ou terapêuticos’ começam a parecer interessantes. Então chegamos aos 75, os amigos morrem, e já trocamos ao menos um órgão principal, precisamos mijar quatro vezes durante a noite e não conseguimos subir um lance de escadas sem ficar um pouco zonzos - e dizem que estamos em muito boa forma para a idade.”

Após se alistar o protagonista parte para Nairobi e vai para a espaçonave onde irá passar por uma minuciosa avaliação para, a partir dai, começar o treinamento. Após o término do treinamento, o qual não é nem um pouco fácil, temos a primeira batalha com os alienígenas. E após essa, muitas outras ocorrem. É legal acompanhar esta fase da história, presenciamos o personagem ganhar força e prestigio por seus atos de coragem e além disso conhecemos algumas das raças com a qual a humanidade está envolvida, que são uma mais louca que a outra. Teve um momento em especial que o protagonista se questionou sobre o real motivo desta guerra, ao se ver simplesmente matando seres alienígenas que não representavam perigo com a justificativa de proteger as colônias conquistadas pela terra. Afinal, pra que tanta violência? Porque não tentar ser mais diplomático? A maneira que esta questão é abordada no livro é interessante, porque afinal, não são só os seres humanos que são violentos, muito pelo contrário... Enfim, super recomendo a leitura. Este livro é um prato cheio para os amantes de ficção cientifica.

site: http://decidindose.blogspot.com/2016/08/resenha-guerra-do-velho-john-scalzi.html

Karla Lima @seguelendo 15/02/2020

@seguelendo
Caros amigos, vocês sabem que gosto de ficção científica, que leio muito o gênero e que me empolgo falando sobre os livros amei ler? Se preparem, porque nesta resenha vai escorrer empolgação na tela do seu celular, ou de qualquer aparelho que você esteja usando para ler esse post.

Preparado?

Bem? Eu não estava! Não me preparei para o impacto que essa leitura teria em mim.

Sabia que seria boa, já tinha visto comentários positivos, mas nada me alertou para o quanto eu iria amar. O quanto eu me divertiria e o quanto eu ficaria ansiosa por continuar a leitura nos momentos em que eu era ?obrigada? a parar.

Guerra do velho vai além do incrível! É apaixonante!

A narrativa, em primeira pessoa, é dinâmica e gostosa de acompanhar. John Perry é um personagem sensacional: irônico, engraçado e cheio de experiências de vida para nos contar. É maravilhoso estar na cabeça de alguém que se conhece: uma verdadeira jornada do herói, só que diferente; o protagonista sabe exatamente quem ele é, entende seus sentimentos e medos, mas está vivendo uma nova aventura e crescendo com ela.

Os cenários, as batalhas, a história? Tudo é empolgante! John Scalzi nos carrega por toda história, conquistando a atenção do leitor capítulo por capítulo. É um livro empolgante e excelente para quem quer começar a ler scifi, pois por mais que existam cenários futuristas e culturas alienígenas envolvidas, o ponto alto é o fator humano. É fácil se identificar e os personagens são cativantes.

Leia! Já estou ansiosa pela leitura de A Brigadas Fantasma.

Luciana 16/02/2020

Deixa eu explicar o 3 estrelas
Foi o romance de estreia do autor e é realmente isso, uma boa ideia mas uma escrita imatura. Em muitos momentos fiquei a imaginar se não deveria ser classificado como infanto juvenil tal simplicidade nos diálogos e enredo. Há algumas poucas referências científicas corretas, entretanto não o suficiente para dar complexidade a estória. Apesar dos skoobers terem dito que há uma enorme diferença do primeiro para o terceiro livro, não me animo em ler a trilogia.

Douglas.Santos 16/02/2020

Temperado com Tropas Estelares
Guerra do velho é uma excelente ficção científica espacial. O autor, Scalzi, dedica sua obra a Robert Heinlein de Tropas Estelares que o inspirou (só vi o filme até hoje). Focado em batalhas e em ação, o livro até traz questionamentos bem interessantes sobre a sociedade atual e a guerra especificamente, mas não os aprofunda muito. Seu foco é em apresentar raças alienígenas inusitadas e batalhas militares e políticas bem construídas. É verdade que as batalhas muitas vezes dependem de alguns conceitos científicos bem viajados, mas os personagens orelhas explicam de forma didática e sem perder o ritmo, que é muito bom de ler. Isso sem falar na pitada de comédia nas horas certas.

Sem dúvida que Guerra do Velho se tornou um dos meus livros favoritos de ficção científica. E digo mais, apesar de ser uma história bem fechada (livro 1), foi impossível não começar a ler o segundo da coleção.

Drugue 18/02/2020

Guerra do Velho - John Scalzi
Eu não conhecia nada sobre John Scalzi e muito menos sobre Guerra do Velho, mas assim que o livro foi lançado aqui no Brasil uma frase dele chegou na minha timeline e só ela bastou para me fazer ter interesse no livro e essa frase foi: "No meu aniversário de 75 anos fiz duas coisas: visitei o túmulo da minhas esposa, depois entrei para o exército." e se eu pudesse voltar atrás eu teria lido Guerra do Velho muito antes, por que o livro é fantástico... Sim, já dei spoilers do que eu achei e se era só isso que você queria ler pode ficar tranquilo por que nada vai mudar daqui pra frente, eu gostei muito mesmo! Mas se você quer entender os motivos, vem comigo e bora conversar.

Quem me conhece sabe que eu sou fanático por Ficção Científica, Ender's Game (O Jogo do Exterminador) e Neuromancer são dois dos meus livros favoritos e sempre que a obra, seja ela qual for, tem essa pegada, ela tem 90% de chances a mais de me agradar e Guerra do Velho fez exatamente isso. Scalzi presta homenagem a várias obras enquanto subverte alguns temas e nos dá uma visão bem diferente sobre outros e eu vou te falar que é isso que deixa tudo ainda mais interessante. Ele consegue manter um ritmo excelente na narrativa, trazendo cada elemento na medida certa, colocando mistérios e os revelando de forma que um novo surja, mixando momentos de tensão e comédia de forma excelente e também de forma brilhante trás uma visão mais próxima das outras raças existentes no universo desde o começo do livro.

Logo no primeiro capitulo o livro trás um olhar bem sombrio e cru sobre a vida humana e principalmente sobre a morte, pode parecer estranho que alguém com 75 anos decida entrar no exercito, mas para alguém que passou a vida toda na terra e está começando a sentir a morte se aproximar, a oportunidade de viver uma nova vida, recuperando um pouco da juventude e conhecendo mais segredos do universo, mesmo que para isso precise lutar numa guerra por um período mínimo de 2 anos e talvez morrer começa a parecer bem interessante e Scalzi mostra muito bem tudo isso no primeiro capitulo e depois em cada oportunidade pincela e retoca o tema, te mostrando que apesar de parecer que morrer com mais de 75 anos é uma vida bem vivida, para a pessoa que está a beira da morte, não parece a hora certa de ir.

O método de "rejuvenescimento" e toda a tecnologia das Forças de Coloniais de Defesa são um ponto a ser considerado, tudo é bem "comum" para quem já está acostumado ao mundo da Ficção Científica, mas a mão do Scalzi é que da o tom desse livro, tudo é normal, mas feito de uma forma completamente diferente do que estamos acostumados e o melhor é que John não poupa parágrafos discutindo e explicando suas tecnologias para que o mundo se torne mais vivo e principalmente mais crível para o leitor, pode parecer bobeira, aquele blablabla de sempre, mas vai por mim, não é não, se você realmente se importa com isso você vai ter um show a parte em Guerra do Velho.

John Perry é um protagonista dificil, BEM dificil, ele tem aquela amargura azeda de alguém que viveu bastante e se ressente com muito de sua vida, mas ao mesmo tempo tem aquela vontade de viver e aquele humor ácido que a gente espera de um avô de 75 anos e que você provavelmente vai reconhecer em alguns dos homens mais velhos que estão a sua volta. Eu li algumas resenhas que simplesmente disseram que não conseguiram se identificar e nem mesmo se importar com os personagens, mas eu sinceramente amei todos eles e me vi MUITO no Perry, eu confesso que até mesmo o nome que ele dá pro PalPad dele (basicamente um smartphone do futuro implantado diretamente na sua cabeça com o qual você consegue não só se comunicar, mas também acessar todo o banco de dados das FCD) é facilmente o mesmo nome que eu daria pro meu, então não tem como eu dizer que não me importo com os personagens, muito pelo contrário, cada um trás sua história, seu peso e marca de uma forma diferente e pra mim isso é mais do que o suficiente.

Guerra do Velho foi o livro 2 de 2020 e foi um excelente livro em todos os sentidos, a leitura é leve, o ritmo é excelente e as batalhas são empolgantes, os personagens são incríveis e a história contada no livro cabe muito bem como um livro único, bem como é a abertura excelente pra uma trilogia que tem tudo para ser incrível. Eu sinceramente virei fã de John Scalzi e quero muito ler o resto da trilogia, bem como outros livros do autor e quem sabe mergulhar ainda mais fundo nesse universo incrível criado por ele. Se você gosta de Ficção Científica, pode ler Guerra do Velho sem medo de ser feliz, você vai encontrar um livro fascinante.

site: https://diegoqueiros.blogspot.com/2021/03/guerra-do-velho-john-scalzi.html

Mialle @mialleverso 19/02/2020

Inesperadamente divertido
"No meu aniversário de 75 anos fiz duas coisas: visitei o túmulo da minha esposa, depois entrei para o exército. Visitar o túmulo de Kathy foi a menos dramática das duas". E assim se inicia um dos livros mais divertidos e intensos do ano de 2020. Eu tenho certeza.

Guerra do Velho me encantou desde o começo por sua semelhança em temática e tom com um dos meus favoritos: Tropas Estelares.

John Perry decide se alistar para lutar pela humanidade numa guerra que ele sequer conhece. Enquanto colônias se espalham pelo universo, John viveu toda sua vida nos EUA e agora embarca para o desconhecido numa idade já avançada, mas como tanta gente velha vai lutar no espaço e em planetas desconhecidos?

Para essa resposta você precisa pegar o livro. A forma como Scalzi narra me emocionou e divertiu em proporções semelhantes e me deixou com vontade de seguir para o próximo livro imediatamente. Longe de ser apenas um livro de guerra, ele entrega reflexões esperadas de pessoas mais velhas e em alguns casos, prova que com muitos anos é possível acumular sabedoria, mas também é possível acumular muita burrice.

Um livro realmente fantástico e foi complicado juntar palavras coesas quando eu só queria poder me expressar com gritinhos empolgados.

Eu recomendo esse livro para quem quiser tentar um sci-fi que não vai te colocar numa crise existencial, mas vai te proporcionar aliens, um pouco de reflexão, lutas bacanas, armas loucas e muitos palavrões.

Estou muito empolgada para ler As Brigadas Fantasma.

site: https://mialle.wordpress.com/