Guerra do Velho

Guerra do Velho John Scalzi

Resenhas - Guerra do Velho

Mariana - @escreve.mariana 29/02/2020

Sci-fi que discute questões éticas e morais, sem deixar de lado o humor [IG: @epifaniasliterarias_]
"No meu aniversário de 75 anos fiz duas coisas: visitei o túmulo da minha esposa, depois entrei para o exército. Visitar o túmulo de Kathy foi a menos dramática das duas".

Em uma era em que a humanidade já é capaz de realizar viagens interestelares, nos deparamos com a escassez de planetas habitáveis disponíveis e diversos alienígenas lutando por eles. Para se alistar nas Forças Coloniais de Defesa (FCD), defender a Terra e conquistar novos territórios, é necessário ter mais que 75 anos.

Assim tem início a trajetória de John Perry, um idoso que decide ingressar no exército. A partir da interação com outros recrutas, são expostos vários motivos que levam as pessoas a se alistarem, seja porque não estão prontas pra morrer; não querem envelhecer; ou a vida na Terra se tornou desinteressante após certa idade. Em sequência, entra uma das questões mais bem trabalhadas pelo autor, que é o etarismo, ou seja, a discriminação que consiste em tratar pessoas idosas como menos humanas. Isso porque são levantadas as razões para as FCD escolherem idosos para o alistamento, sendo a principal delas o fato de estarem no final de suas vidas e não terem nada a perder indo para uma guerra cujos propósitos, até então, são desconhecidos.

Outro ponto relevante é a maneira como os oficiais do exército justificam a guerra por colonização, como se fosse a única forma de sobrevivência da humanidade. No entanto, quando um dos soldados questiona se a diplomacia não seria uma melhor alternativa, lhe respondem que primeiramente é necessário ter poder para ser capaz de alterar o estado das coisas, o que explicita o condicionamento ao qual essas tropas são submetidas.

"Meu fuzil, sem mim, é inútil. Sem meu fuzil, eu sou inútil. Devo disparar meu fuzil com precisão. Devo atirar com mais firmeza que meu inimigo que está tentando me matar. Devo atirar antes que ele atire em mim. E vou".

Em relação às tecnologias de transporte e estratégias de defesa e batalha utilizadas pela União Colonial, estas são uma forma de demonstração de poder, uma vez que são escolhidas as mais caras, mais tecnologicamente complexas e mais politicamente intimidadoras. Porém, ao se depararem com uma raça alienígena que, ao mesmo tempo em que é adepta ao fanatismo religioso, possui uma tecnologia e um poder bélico anos-luz mais desenvolvidos, os seres humanos têm mais uma prova de que cada estratégia de batalha deve ser pensada de forma única.

Além disso, John Scalzi trouxe a discussão de que idade e experiência de vida não são sinônimos de sabedoria, como pode ser observado a partir das falas do recruta Leon Deak, as quais são permeadas por conceitos racistas, bem como este interpreta os escritos religiosos conforme lhe convém, de modo a justificar seu ponto de vista – o que é imediatamente contraposto pelos demais integrantes da conversa. Entretanto, embora o autor tenha realizado essa crítica de forma contundente, não me agradaram algumas passagens gordofóbicas da história, as quais poderiam ter sido evitadas.

Utilizando uma narrativa de tom sarcástico e descontraído, o autor decidiu inserir as informações e os elementos de ficção científica de forma sutil e natural, no decorrer da história, sem deixa-la maçante, de modo a prender o interesse do leitor nas diversas questões éticas, políticas e humanas, que possibilitam reflexões extremamente pertinentes, sendo a principal delas: o que nos torna humanos?

Back 03/03/2020

Muito interessante
Alem de ser um livro muito leve de ler, também é uma leitura muuito interessante, que te prende na leitura e faz vc querer ler mais. É muito mais que apenas um homem em uma guerra, este livro retrata tambem as dificuldades piscologicas que o protagonista enfrenta, alem de outros personagens tambem.

Personagens (contando com inimigos) muito interessantes e com personalidades fortes e uma história muito criativa e intrigante.

rcividanes 11/03/2020

Sci-fi surpreendente
Comprei porque está difícil achar bons livros de sci-fi atualmente. Me surpreendi. Uma história intrigante, bem escrita, daquelas que você começa e não quer parar. Ótimo!

Janise Martins 22/03/2020

Guerra do Velho
“Eu também não ligava em envelhecer quando era jovem – respondi – foi ser velho que passou a incomodar”

Aos 75 anos John Perry, depois que a esposa morre, se apresenta para servir.
Você se apresenta e vai embora da terra, é dado como morto aqui e vai para outros planetas participar da defesa das Colônias e a procura de outros lugares para novas Colônias. E da mesma forma em que a Terra procura novos planetas para habitar, outras raças, de outros planetas, também o fazem. E também há as raças que o fazem por cunho religioso.
Ninguém nunca volta e nem sabe o que acontece de verdade por “lá fora”, mas eles sabem que há rejuvenescimento. E o maior interesse é esse, voltar a ser jovem. Achei essa parte bem interessante. Difícil de acreditar, mas… é fantasia.
O livro é dinâmico e emocionante. As guerras são tensas. As amizades são fortes. Não é livro fácil de largar. Amei a escrita narrada na primeira pessoa. Há momento tensos, engraçados, pesados, leves.
Amei ler.
E foi isso.
Bjoo

site: http://janiselendo.blogspot.com.br/2017/01/guerra-do-velho.html

João 29/03/2020

Simplesmente fantástico.
Um Sci-fi leve, gostoso de ler, não da vontade de parar.
Aos 75 anos, a vida esta só começando! Junte-se a FCD, pegue seu fuzil MU-35 e aventure-se pelos mais remotos lugares do universo.

Flôr 31/03/2020

As opiniões que ouvi antes me levaram a crer que se tratava de um livro extremamente fraco... Não é! Mas também não entrou pros meus clássicos de Sci Fi. Vale uma tarde despretensiosa.

Icaro Silva 04/04/2020

Batalhas intergalácticas, viagens especiais, alienígenas...
Se você for velho você pode se alistar. Assim fez John Perry, logo depois de passar no túmulo de sua amada esposa falecida.

Apenas_Sara 07/04/2020

Nossa, quanto tempo faz que não leio um livro de ficção tão bom!!!! A escrita desse livro é simplesmente maravilhosaaaa ? Do início ao fim!

Lita Filiê 12/04/2020

Me preparando para o próximo
Eu gostei muito da história, e do desenvolver do livro, claro que o destino do personagem principal é bem óbvio, mas com uma história muito boa. Com certeza voltarei a ler o restante da coleção.

Caique.Nascimento 18/04/2020

Star Trek sem Diplomacia
Em guerra do velho você não precisa ter medo da velhice porque uma empresa privatizou um corpo novinho pra você sair do tédio da aposentadoria.

Eu sei que histórias sobre troca de corpo não se podem mais chamar de originais. Mas que tal trocar de corpo consigo mesmo em sua idade de prata? Não é só isso. Você será melhorado e haverá um propósito novo para você. É uma propaganda interessante se estiver aposentando há alguns anos. Afinal, dizem que a aposentadoria vêm pra gastar a expectativa de vida.

Mas sabe o que mais gosto nesse livro? Uma ideia digna de uma saga complexa de ficção científica, mas prefere focar na casualidade e na rotina de um soldado comum da FCD. É ótimo isso. Simplesmente dane-se a complexidade. Eu quero saber como eu estaria nessa situação e o protagonista John Perry nos dá essa sensação.

Além disso, os personagens são "reais" no sentido de que pessoas normais agiriam dessa forma. Nada muito especial. Ninguém buscando a história das explorações espaciais ou dando explicações complexas. Não. Apenas um soldado se beneficiando dessa tecnologia.

Claro que se a história é humana, então ela é divertida. Se você ganhasse um corpo jovem depois de 75 anos de vida? Qual a primeira coisa que faria? É... Isso ai que rola.

Esse livro tem toda a cara de Blockbuster, sabe? Caça-fantasmas, De volta pro futuro, E.T. Se rolar um filme tem que ser nesse nível porquê o autor dá todos os elementos.

Por ser o livro de estréia do autor é normal ter defeitos. A trama é um pouco previsivel (pouco mesmo) e o final é um pouco simples pro tema, mas como eu disse, é a isso que o livro se propõe. O autor te prepara pra isso.
Eu achei o protagonista muito privilegiado. No sentido que a história trabalha demais pelo sucesso dele, não tem muita naturalidade.

Fora esses assuntos o livro é uma leitura leve que vai te tirar da terra e te jogar num Star Trek sem diplomacia e muito divertido. Leia. Não sou o único a te dizer isso, simplesmente sei.

Junior 19/04/2020

Sci-fi de qualidade
O livro mescla bem os elementos clássicos da ficção científica, como os dilemas éticos em cenários futuristas e pautados na tecnologia, mas com um tom de humor sagaz e ação rápida.
A meu ver peca um pouco no ritmo, que inicia lento e detalhado e depois se torna frenético e com um desenvolvimento mais seco. Porém, isso não tira a grandeza da obra. Vale a pena a leitura, sem dúvida.

Evelyn.Brena 20/04/2020

INCRÍVEL
A escrita do Scalzi é de outro mundo, ficção científica com direito a explicações sobre física, propulsão e salto cheio de tiradas engraçadas e sarcasmo, consegui me conectar com todos os personagens ao ponto de sentir a dor quando alguns deles morreram, o personagem principal é super cativante e AINDA BEM QUE TEM MAIS LIVROS NESSE MUNDO porque já estou sentindo falta. Leiam! Leiam! Leiam! É muito bom.

Thiago 27/04/2020

Velhos em guerra? Como assim? Essa foi uma das primeiras coisas que fez com que lesse esse livro e acredito que maioria das pessoas que leram sem que tenha sido por indicação, rs. Achei o início do livro um pouco cansativo e parecia que não engrenaria, com muitas informações que mais confundiam que ajudavam a entender, mas do meio para o final se torna bem interessante e acaba prendendo a leitura. Ótimo livro.

mayara.marinheiromartinelli 27/04/2020

!!!
O livro tem um ritmo legal e é bom
como um episódio de ficção científica, mas faltou profundidade e conexão com as personagens, parecia q eu estava vendo uma série de TV e não lendo um livro!

Claudio 28/04/2020

Bom para passar o tempo e se empolgar
Um ótimo livro de ficção científica, escrito de forma leve e, ao mesmo tempo, trazendo aquelas discussões essenciais sobre aspectos reais da vida: mais precisamente a questão da experiência dos mais velhos versus a disposição física dos mais jovens e a real necessidade das guerras. Divertido, bom para passar o tempo e se empolgar.