Guerra do Velho

Guerra do Velho John Scalzi

Resenhas - Guerra do Velho

Erich Alves 18/05/2021

SEM PALAVRAS.
Com certeza está no meu top 3 ficções científicas. Uma trama bonita, bem feita e bem construída. Não sei como ainda não fizeram um filme ou série sobre isso. Recomendo a TODOS. A leitura é gostosa e fluida, e me emocionei em várias partes. Até agora, está junto com Duna na minha lista de melhores sci-fi. LEIAM. É INCRÍVEL.

Gaby 09/12/2020

o livro é excelente consegui terminar ele em apenas 3 dias e só não terminei antes pq tinha outras obrigações a fazer, porem sentir falta de um pouco de questionamento por parte do personagem principal em relação as ações da fcd o que me incomodou um pouco

Luiz Carlos 15/04/2023

Surpreendente
Peguei sem grandes expectativas e a leitura foi se tornando rápida, não é um gênero que eu leia tanto, mas a aposta valeu a pena, o autor narra em primeira pessoa através do soldado John Perry e isso deixa a obra ainda mais envolvente, já estou com os demais livros e espero que mantenha a mesma pegada, indico a leitura.

Djúlio 23/03/2021

Impossível parar de ler!
Eis aqui um livro que me prendeu totalmente. Há tempos que não passava um dia todo lendo mais de 100 páginas sem me cansar. O enredo é muito bem construído, os personagens, os mundos, a ficção em si. Faltam até palavras para descrever o quão emocionante são as narrativas e situações vivenciadas pelo personagem principal. É o tipo de livro que te tira da realidade. Simplesmente amei! Muito bem construído e com um viés sentimental forte, porém sutil. Apenas uma última palavra: leia!

Cesar Loyola 20/11/2021

Uma história cheia de momentos engraçados e boa dose de sarcasmo. Fui envolvido pela história do começo ao fim! Realmente apaixonado por essa leitura até agora!

Mari 29/10/2020

Uma ficção que envolve vários dilemas da vida humana com aquela pitada de romance. A história prende bastante o leitor .

Laura 04/04/2021

PRIMEIRO DE SEIS
Quando comecei a ler, achei que fosse o primeiro livro de uma trilogia (por pura burrice, porque eu já tinha pesquisado e SABIA que era uma série maior). Ter começado com esse pensamento de ser uma trilogia infelizmente atrapalhou minha percepção sobre a história.

Sabendo agora, entendo que é um livro super introdutório e que por isso pode ficar confuso e lento em algumas partes. Muitas personagens são apresentadas e isso dificulta na nossa conexão com as tramas pessoais de cada uma. Mas a simpatia é presente sempre! Apesar disso, é um livro fluido quanto a escrita e a parte científica tem um embasamento muuito legal.

Foi um livro publicado em 2004, então existem algumas passagens gordofóbicas, de maneira quase subliminar, graças ao contexto social real da época. Acredito que quem é fã do tema ?espacial raiz? vai curtir bastante o livro.

3 é uma boa nota! Tirei estrelas unicamente por não ter comprado muito os personagens, e pra mim isso conta muito ): Espero que eles sejam melhor trabalhados na continuação!!

Estou animada pra ler o resto da série e ver o que John Scalzi melhorou pros próximos livros! ?

Franco 24/09/2021

Divertido, mas excessivamente comercial
enredo:

num cenário de colonização espacial, a espécie humana descobre não apenas que não está sozinha, mas que é preciso brigar por espaço lá fora - e por algum motivo quem 'briga' são velhos, e não os jovens. A partir dessa situação, acompanhamos Perry, o mais novo recruta das Forças Coloniais de Defesa.

(possíveis) pontos positivos:

- enfoque no cotidiano da vida militar no estilo 'Nascido para Matar' e, claro, 'Tropas Estelares';
- enredo progressivo e bem demarcado;
- algumas pitadas explorando o modo de ser e pensar de raças alienígenas;
- críticas (suaves, mas estão lá) quanto ao militarismo e ao despreparo da raça humana para sair do seu cercadinho chamado Terra e conviver com coleguinhas alienígenas.

(possíveis) pontos negativos:

- tentativas frequentes e forçadas de humor, principalmente nos diálogos;
- o mote do enredo (velhos se alistando para uma guerra espacial) logo é explicado, resolvido e colocado em segundo plano;
- o potencial mais reflexivo e de FC que a história tem some numa trama somente de ação.

o que mais impressionou:

não obstante o poder de entretenimento (lê-se em poucas e fluidas pegadas), a sensação é de uma obra que já nasceu com a intenção de ser comercial. Pode ser ingenuidade esperar que um escritor escreva por pura paixão à história e ao gênero, mas aqui fica difícil não pensar que tudo, desde o apelo sexual sugerido até as lacunas, não foi intencional e, portanto, longe da espontaneidade criativa. Se os filmes de FC baseados em livros geralmente sacrificam o enredo original para serem mais palatáveis ao grande público, 'Guerra do Velho' poupou o esforço: parece já ter nascido pensando em ser palatável a grandes e variadas audiências - e com quantas sequências forem possíveis.

Fabio.Jackson 30/05/2021

Divertido e cinematográfico
Guerra do velho, fatalmente vai ser mais um ótimo livro de ficção científica adaptado pro cinema. Com uma enorme vantagem pras obras de azimov, por exemplo, é que, apesar de ter temas complexos, ele se aprofunda pouco e foca muito mais no desenvolvimento do universo e da narrativa, além das cenas de ação que ficariam fantásticas nas telonas.
Eu achei maravilhoso e divertido.
Você lê e não vê o tempo passar. Engole página, após página. É uma leitura dinâmica, leve, te deixa instigado e curioso.
Tenho um probleminha com o final, que achei meio apressado. Porém, não diminui pra mim a qualidade do livro. Um livro que não tenta se levar a sério e até usa seu protagonista pra ser sarcástico com o próprio universo escrito. Ele tá te dizendo o tempo todo com sua escrita: "Esse é só uma aventura no espaço, se divirta". Eu acho isso maravilhoso.
Entretenimento puro. Recomendo demais a leitura. E estou ansioso pra lê as continuações.

Janise Martins 22/03/2020

Guerra do Velho
“Eu também não ligava em envelhecer quando era jovem – respondi – foi ser velho que passou a incomodar”

Aos 75 anos John Perry, depois que a esposa morre, se apresenta para servir.
Você se apresenta e vai embora da terra, é dado como morto aqui e vai para outros planetas participar da defesa das Colônias e a procura de outros lugares para novas Colônias. E da mesma forma em que a Terra procura novos planetas para habitar, outras raças, de outros planetas, também o fazem. E também há as raças que o fazem por cunho religioso.
Ninguém nunca volta e nem sabe o que acontece de verdade por “lá fora”, mas eles sabem que há rejuvenescimento. E o maior interesse é esse, voltar a ser jovem. Achei essa parte bem interessante. Difícil de acreditar, mas… é fantasia.
O livro é dinâmico e emocionante. As guerras são tensas. As amizades são fortes. Não é livro fácil de largar. Amei a escrita narrada na primeira pessoa. Há momento tensos, engraçados, pesados, leves.
Amei ler.
E foi isso.
Bjoo

site: http://janiselendo.blogspot.com.br/2017/01/guerra-do-velho.html

Agnaldo Alexandre 21/06/2020

Ficção científica de primeira
Sou leitor de ficção científica a mais de 20 anos, e esse foi o primeiro dessa nova leva que me aventurei. O livro émuitp bem escrito, a leitura flui rapidamente, e gera curiosidade para os capítulos seguintes.

Gostei muito de como a história se desenrolou, porém, me incomodei um pouco como os senhores e senhoras de 75 anos se comportavam de forma adolescente lá pelos 20% do livro. Entendi como uma felicidade, até mesmo um estado de frenesi pela aventura, mas não me pareciam idosos em muitos momentos.

Mas muita coisa me agradou. A aventura de Perry pelos confins do universo segue com um misto de glórias, perdas e uma boa dose de risco. O que me desagradou foram os clichês batidos, talvez para agradar uma gama maior de leitores, o que não estraga a experiência.

Como sou físico, fico de olho nas explicações e justificativas científicas, claro, sempre relevando que em sua maioria é especulativo. Em algumas partes em que Scalzi tenta dar explicações das tecnologias, foi muito bem, aproveitando o que há de velho e novo nas teorias científicas, e até mesmo comprovações.

No geral, pretendo sim me aventurar nas continuações, pois descobri que além dos 3 livros já editadas pela Aleph, a saga segue com 6 livros. Não gosto desse tipo de saga, nas sendo de ficção científica bem escrita, vou embarcar nesta nave.

Mimi 13/01/2021

Eu gostei demais desse livro.

Mesmo tratando de ficção científica , que é um estilo que não costumo ler.

Gostei da forma como o autor escreve e descreve a história.

Pretendo continuar a ler os outros livros , pois se trata de uma série.