Guerra do Velho

Guerra do Velho John Scalzi

Resenhas - Guerra do Velho

Guilherme.Vargas 19/05/2020

Um sci-fi leve, bem construído que te prende desde o início.
Estou iniciando minha vida literária, e não poderia ter iniciado melhor. Guerra do Velho é uma leitura fascinante, acompanhamos a jornada de John Perry que se alista para o exército aos 75 anos. E desde então as coisas se tornam muito diferentes em uma nova fase de sua vida.
A leitura é fácil, você viaja várias páginas e mal percebe. A escrita de John Scalzi é simples e objetiva, sabendo os momentos em que se deve detalhar algum cenário, objeto ou momento.

Quem gosta de Sci-Fi, por favor leia!

Getúlio Vieira 12/01/2022

Uma compra antiga que valeu a pena!
Já tinha comprado esse livro há algum tempo na Amazon, porém não tive interesse de lê-lo no momento da compra. É aquele hábito de comprar porque o preço está bem barato, pra que um dia eu possa ler. E eis que, do nada, me interessei em saber qual a história ele contava. E não imaginava que iria devorá-lo em alguns dias! O livro é muito bem escrito, a história é muito bem contada, deixando aquela sensação de sempre querer mais após um capítulo. Quanto mais você vai lendo, mas vai escalonando a história e mais detalhes são mostrados o enredo e o universo do livro. A única crítica que achei foi que os personagens poderiam ser descritos um pouco melhor (visualmente falando, pra que ficasse mais fácil de separar durante a história). Mesmo assim, você acaba criando algum vínculo e se importando com os personagens e seus destinos. Sem dúvida, foi um livro muito bom e que quero continuar a ler a continuação para saber mais!

Denis55 30/03/2023

Muita fantasia com boa dose de humor
A Gierra do Velho é viciante da metade para a frente mas é bem interessante como os personagens vão se formando.

Janise Martins 22/03/2020

Guerra do Velho
“Eu também não ligava em envelhecer quando era jovem – respondi – foi ser velho que passou a incomodar”

Aos 75 anos John Perry, depois que a esposa morre, se apresenta para servir.
Você se apresenta e vai embora da terra, é dado como morto aqui e vai para outros planetas participar da defesa das Colônias e a procura de outros lugares para novas Colônias. E da mesma forma em que a Terra procura novos planetas para habitar, outras raças, de outros planetas, também o fazem. E também há as raças que o fazem por cunho religioso.
Ninguém nunca volta e nem sabe o que acontece de verdade por “lá fora”, mas eles sabem que há rejuvenescimento. E o maior interesse é esse, voltar a ser jovem. Achei essa parte bem interessante. Difícil de acreditar, mas… é fantasia.
O livro é dinâmico e emocionante. As guerras são tensas. As amizades são fortes. Não é livro fácil de largar. Amei a escrita narrada na primeira pessoa. Há momento tensos, engraçados, pesados, leves.
Amei ler.
E foi isso.
Bjoo

site: http://janiselendo.blogspot.com.br/2017/01/guerra-do-velho.html

Erich Alves 18/05/2021

SEM PALAVRAS.
Com certeza está no meu top 3 ficções científicas. Uma trama bonita, bem feita e bem construída. Não sei como ainda não fizeram um filme ou série sobre isso. Recomendo a TODOS. A leitura é gostosa e fluida, e me emocionei em várias partes. Até agora, está junto com Duna na minha lista de melhores sci-fi. LEIAM. É INCRÍVEL.

Victor Juno 03/08/2021

Guerra do velho
Guerra do velho é o tipo de livro que você lê rapidinho, sendo leve e direto ao ponto, sem que, em momento algum, seja monótono e atropelado. É uma excelente opção para quem gosta de Sci Fi e está saindo de uma ressaca literária.

Glau Anjos 11/04/2021

"Como é perder alguém que se ama? ? perguntou Jane. ? Você morre também ? respondi. ? E espera que seu corpo um dia entenda." Guerra Do Velho. John Scalzi.
Muito bem escrito, envolvente e um enredo cativante e inteligente. Ao terminar a leitura já me senti saudosa dos velharias.

Thiago.Santos 15/05/2021

Old Man War
Esse livro pode ser uma ótima porta de entrada a novos leitores como a ficção científica, pois retrata de forma simples e fluida no humor, palavras, na descrição e conceitos que vão sendo apresentados de forma interessantíssima.
"No meu aniversário de 75 anos fiz duas coisas: visitei o túmulo da minha esposa, depois entrei para o exército" essa frase junto com o Review do canal do YouTube navegando foram o que me deram interesse e vontade de ler, peguei emprestado com um amigo e foi uma das minhas melhores leituras da vida; por despertar o espírito de leitura e reler ele após você esquecer é uma experiência que recomendo.
Guerra do velho é um livro para se entregar e se deixar levar.

Vitória Salviano 22/02/2022

O poder do ?e se???
Foi exatamente a premissa que já me deixou totalmente presa a história de John Scalzi: E se as pessoas só pudessem se alistar no exército aos 75 anos? - eu precisava descobrir?

É nesse primeiro volume de uma saga de ficção-científica, que acompanhamos a vida de John Perry (ou melhor, o final da vida) Já que ele completou seus 75 anos e vai se alistar no exército da Federação Colonial de Defesa. Sim, a humanidade está colonizando o espaço e o nosso protagonista vai entrar nessa guerra.

O autor traz uma nova perspectiva sobre a 3° idade que me surpreendeu muito positivamente! Me peguei diversas versas vezes rindo com os ?coroas? dessa história e me perguntando ?porque ninguém pensou nisso antes?. O livro está cheio de reflexões importantes, o que da corpo a toda a ficção-científica em volta! Como: valorizar os nossos idosos, o que é ser humano e até onde se deve ir pelo ?progresso?.

O livro tem uma linguagem fluida e um ritmo rápido e envolvente, que ajuda muito a te prender do início ao fim! Gostei muito da escrita do John. Não costumo ler muito Sy-Fi, mas esse já entrou na lista de favoritos e já quero ler as continuações. Se fosse fazer uma ressalva sobre a história, é que senti falta de conhecer mais os personagens secundários, fora isso achei incrível!

Se você gosta de trama no espaço, um livro envolvente, rápido de ler e está curioso para conhecer um protagonista fora dos padrões ?joviais? pode ir sem medo :)

Luiz Carlos 15/04/2023

Surpreendente
Peguei sem grandes expectativas e a leitura foi se tornando rápida, não é um gênero que eu leia tanto, mas a aposta valeu a pena, o autor narra em primeira pessoa através do soldado John Perry e isso deixa a obra ainda mais envolvente, já estou com os demais livros e espero que mantenha a mesma pegada, indico a leitura.

Gaby 09/12/2020

o livro é excelente consegui terminar ele em apenas 3 dias e só não terminei antes pq tinha outras obrigações a fazer, porem sentir falta de um pouco de questionamento por parte do personagem principal em relação as ações da fcd o que me incomodou um pouco

Franco 24/09/2021

Divertido, mas excessivamente comercial
enredo:

num cenário de colonização espacial, a espécie humana descobre não apenas que não está sozinha, mas que é preciso brigar por espaço lá fora - e por algum motivo quem 'briga' são velhos, e não os jovens. A partir dessa situação, acompanhamos Perry, o mais novo recruta das Forças Coloniais de Defesa.

(possíveis) pontos positivos:

- enfoque no cotidiano da vida militar no estilo 'Nascido para Matar' e, claro, 'Tropas Estelares';
- enredo progressivo e bem demarcado;
- algumas pitadas explorando o modo de ser e pensar de raças alienígenas;
- críticas (suaves, mas estão lá) quanto ao militarismo e ao despreparo da raça humana para sair do seu cercadinho chamado Terra e conviver com coleguinhas alienígenas.

(possíveis) pontos negativos:

- tentativas frequentes e forçadas de humor, principalmente nos diálogos;
- o mote do enredo (velhos se alistando para uma guerra espacial) logo é explicado, resolvido e colocado em segundo plano;
- o potencial mais reflexivo e de FC que a história tem some numa trama somente de ação.

o que mais impressionou:

não obstante o poder de entretenimento (lê-se em poucas e fluidas pegadas), a sensação é de uma obra que já nasceu com a intenção de ser comercial. Pode ser ingenuidade esperar que um escritor escreva por pura paixão à história e ao gênero, mas aqui fica difícil não pensar que tudo, desde o apelo sexual sugerido até as lacunas, não foi intencional e, portanto, longe da espontaneidade criativa. Se os filmes de FC baseados em livros geralmente sacrificam o enredo original para serem mais palatáveis ao grande público, 'Guerra do Velho' poupou o esforço: parece já ter nascido pensando em ser palatável a grandes e variadas audiências - e com quantas sequências forem possíveis.

Beth 22/06/2016

Não recomendo
A Guerra do Velho pode atrair os jovens com muitas batalhas contra monstros alienígenas. Mas a única filosofia encontrei no livro foi a da imoralidade. O autor parte do princípio de que o ser humano é superior e tem o direito de exterminar outras espécies pela colonização de planetas. Na Terra fazemos isso há muito, com pessoas, com civilizações, com ecossistemas. É xenofobia racista e antropocêntrica inaceitável.
Fora isso, a trama e os personagens são rasos, e a ciência envolvida é questionável.
Não gostei.
Thiago 22/06/2016minha estante
Existe um lobby imenso em torno desse livro.

Marcos Carvalho 22/06/2016minha estante
É porque se trata de um lançamento de livro de FC atual ou nunca lançado antes no mercado brasileiro.

Andreei 23/06/2016minha estante
Muita gente falando tão bem desse livro, agora eu vou ler mesmo para dar uma opinião e ver se realmente é tudo isso que dizem.

Beth 25/06/2016minha estante
Adorei Perdido em Marte, dei 5 estrela; gostei de Sombras no Paraíso e da trilogia Comando Sul. Lançamentos novos. Guerra do Velho é para adolescentes. Considero FC um gênero muito sério e não a trato com leviandade.

Enry 26/08/2016minha estante
Esse questionamento é levantando por Perry durante a trama. Parece que você não entendeu a obra.