Seminário dos Ratos

Seminário dos Ratos Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Seminário dos Ratos

booksdalaus 27/02/2024

Seminário dos Ratos
Publicado originalmente em 1977, este volume reúne alguns dos contos mais sutis e complexos de Lygia Fagundes Telles, que palmilha o terreno do fantástico e lança mão de todos os seus recursos literários para tratar de temas como o amor, a loucura, a velhice, o poder e a morte.

Em Seminário dos Ratos , publicado pela primeira vez em 1977, Lygia Fagundes Telles lança mão de toda a sua maestria narrativa para explorar regiões recônditas da psique e do comportamento humanos. Em várias das suas catorze histórias a autora se aventura pelo fantástico como modo privilegiado de acesso ao real. Mas o fantástico de Lygia recusa as facilidades do chamado realismo mágico, apresentando-se a cada vez de maneira diversa e surpreendente. Alternando tempos narrativos, passando com desenvoltura da primeira à terceira pessoa, usando com destreza o discurso indireto livre, Lygia Fagundes Telles atinge neste livro a proeza de conciliar uma construção literária altamente complexa com uma capacidade ímpar de comunicação com o leitor.

mariwho1661 26/02/2024

Um baita livro!
Meu primeiro contato com Lygia Fagundes Telles não poderia ter sido melhor: um livro de contos. Histórias curtas, mas que tratam de temas importantíssimos: a solidão, arrependimento, o amor, conflitos existências e também a loucura. Confesso que, com o realismo fantástico da autora, alguns deles precisei de um tempo a mais para conseguir decifrar.

Claro que, numa obra com histórias diferentes, sempre haverão aquelas que chamaram mais ou menos atenção. Mas, uma coisa é fato, a escrita de Lygia é, por si só, uma obra de arte. Mesmo naqueles contos em que não gostei muito, me vi entretida pelo cenário criado ou por sua forma de escrever - por vezes, sem pontuação ou indicações de fala.

Preciso fazer menção ao conto que dá título ao livro: "O seminário dos ratos". Uma metáfora muito bem pensada - e divertida - sobre o contexto político do Brasil da época: militares, americanos ricos, manipulação das massas e o povo morrendo de fome. Quem são os ratos? Por que os ratos acabam com tudo? Seriam os outros personagens também ratos? Nem todas as perguntas são respondidas no conto, mas ainda assim, ele é cirúrgico.

" - Só se fala em povo e, no entanto, o povo não passa de uma abstração [...] que se transforma em realidade quando os ratos começam a expulsar os favelados de suas casas. Ou a roer o pé das crianças da periferia, então, sim, o povo passa a existir nas manchetes da imprensa de esquerda. Da imprensa marrom. Enfim, pura demagogia. Aliada às bombas dos subversivos, não esquecer esses bastardos que parecem ratos".

Bia Cruz 25/02/2024

Cara, eu não vou falar muito porque eu não entendi muita coisa que só vou entender mais para frente.
Porém, li forçado para fazer uma prova de português, e odeio quando isso acontece, porque não consigo gostar do livro.
Mas achei muitos contos interessantes.

ste0205 22/02/2024

Até agora gostei muito de tudo o que li da Lygia, no começo é difícil entender a escrita mas sério, metade desses contos eu leria se cada um fosse um livro de 300 páginas!

legolas_ 20/02/2024

Eu acho esse conto hilário, com ou sem uma interpretação mais aprofundada, é divertido de ler e a escrita é magnifica

bibi 18/02/2024

Minhas opiniões sobre ?seminário dos ratos?
Amei amei esse livro! amei a escrita, amei as reflexões existenciais disfarçadas em histórias, amei tudo! ?

david andriotto 15/02/2024

Não deu pra senhora, Lygia!
Há algo que realmente me incomoda em Lygia Fagundes Telles. A soma de seu estilo narrativo genioso e adorável, um verdadeiro fluxo de consciência e de sua fonte de ficção, que é demasiado ficcional. É puro conservadorismo de minha parte. Não consigo aceitar na literatura acontecimentos de ficção que sejam extraordinariamente ficcionais e estão se passando inteiramente em nosso mundo. Me faz não conseguir aproveitar a leitura. Muitas vezes, não me deixa concluí-la. Sinto pela experiência catastrófica com Telles.

Rita 27/01/2024

Incrível e bem escrito
É incrível que quanto mais leio da Lygia e mais sei sobre ela, mais triste fico por não ter conhecido ela em algum momento.
Os contos são incríveis.
Alguns mexeram mais comigo e ficaram na minha mente como é o caso de "As Formigas", "A Sauna", "A Consulta" e "Seminário dos Ratos"; mas todos são muito bem escritos.
É realmente triste que nós tenhamos essa autora nacional tão incrível e eu só a conheci tão tarde. Vou continuar lendo o que ela escreveu e espero que ela viva por muito tempo na história da literatura do nosso país e do mundo!

Yehudi.Lima 25/01/2024

"Que século, meu Deus! — exclamaram os ratos e começaram a roer o edifício".
Após quase dois anos de muita enrolação e leitura interrompida, finalmente terminei de ler "Seminário dos Ratos".

"Seminário dos Ratos" é um livro publicado pela primeira vez em 1977 e que reúne treze contos escritos por Lygia Fagundes Telles. São histórias independentes, muito diferentes umas das outras, mas que têm em comum uma pegada fantástica (e por que não dizer... onírica?) e o fato de abordar, com maestria, temas universais, como o amor, a velhice, a loucura, a culpa e a morte.

Foi a partir desse livro que eu tive meu primeiro contato com a obra de Lygia e eu fiquei simplesmente apaixonado pela maneira que ela escreve. A forma com que a autora descreve as cenas, os cenários, os pensamentos e os sentimentos dos personagens é bastante encantadora e elegante, acho que é por causa dessa elegância que Lygia deposita em seus textos que ela ficou conhecida como "A dama da literatura brasileira". Ler todas essas histórias, em uma sequência totalmente aleatória, sem se preocupar muito com a ordem que estava no livro, foi uma experiência muito boa. Em alguns contos senti estranheza, em outros, tristeza, em outros dei abri um sorriso de canto, em outros (principalmente no conto "A Consulta") fiquei meio perplexo com algumas coisas absurdas que acontecem, enfim...

E o melhor de tudo é que tudo é dito de uma maneira bastante acessível, há contos bastante profundos, do tipo que fazem você ficar refletindo por um tempo e alguns meio "longuinhos", mas ainda assim a linguagem não tem firulas, é bem tranquilo mesmo. A minha leitura fluiu muito bem, apesar da demora... O conto mais "cabeçudo" dos treze é o "Seminário dos Ratos" (que é o último do livro e que dá título à obra): uma crítica social bastante interessante relacionada ao período histórico do Brasil em que esse livro foi lançado (ditadura militar). Nessa história, a figura dos ratos exerce um papel crucial.

Enfim, gostei bastante e recomendo. "Seminário dos Ratos" me tornou um admirador da obra de Lygia Fagundes Telles e despertou a minha vontade de ler os outros contos, romances e relatos da autora.

Dos treze contos, os que eu mais gostei foram (em ordem de preferência):

- Noturno Amarelo;
- A Sauna;
- Senhor Diretor;
- WM;
- Seminário dos Ratos.

"Lua Crescente em Amsterdã" também é legalzinho...

Lucas Galvão 22/01/2024

Resenha - Seminário dos Ratos
Lygia tem uma escrita incrível. Em Seminário dos Ratos ela aborda os temas amor, loucura, morte, medo, paixão e política. A estranheza (ou o fantástico, para alguns) foi usada de forma primorosa pela escritora, que nos leva a refletir sobre vários temas que permeiam a nossa vida.

Miss Depressed 17/01/2024

Estranho Cotidiano
A autora lançou um olha fantástico e estranho para eventos tão corriqueiros, parece tão natural a vida, morte, paixão e medo, mas não nessa narrativa. Tudo é estranho e talvez devêssemos nos espantar mais vezes com esse cotidiano de casualidades.

Ingrid 12/01/2024

Esse foi meu primeiro contato com a autora, preferi inciar pelos contos, todos são geniais não há dúvida, o fato de eu não ter gostado de todos não significa que sejam ruins, é questão de gosto pessoal mas super indico a leitura.

Lu 09/01/2024

Como eu nunca tinha lido Lygia????? Amei demaaaaaaaais alguns contos, daqueles que queria imprimir e colar na parede e reler várias vezes. Só não dei 5 estrelas porque alguns contos achei médio