A Cidade Do Sol

A Cidade Do Sol Khaled Hosseini

Resenhas - A Cidade Do Sol

Isa 21/02/2024

"Aprenda isso de uma vez por todas, filha: assim como uma bússola precisa apontar para o norte, assim também o dedo acusador de um homem sempre encontra uma mulher a sua frente. Sempre."

Que história fenomenal!!! Livro realista e cruel, me encheu de curiosidade pra iniciar uma série de leituras sobre a vida das mulheres no Oriente Médio/África! Terminei de ler com lágrimas nos olhos, e impressionada com todas as reviravoltas

Cris 16/02/2024

Será que vou favoritar todos os livros desse autor?
Lançado aqui no Brasil em 2013, 'A cidade do Sol' de Khaled Hosseini, conta-nos a história de vida de Mariam e Laila, duas mulheres afegãs que encabeçam um romance cruel, pesado e, infelizmente, verdadeiro pois retrata ao ocidente a realidade de muitos - especialmente as mulheres - que viveram e ainda vivem em regiões de guerrilha.

A trama ganha peso quando Mariam se vê obrigada a se casar após a abrupta morte de sua mãe. Hashid é, aparentemente, um bom homem e está pendendo para o lado de uma nova união e quem sabe ainda ser pai no futuro, visto que estava se casando com alguém muito mais nova que ele. Contudo, os inúmeros abortos impostos sobre Mariam mudaram a dinâmica do casal, Hashid agora não apenas maltratava sua esposa como também a obrigava sair de casa vestindo uma triste e enegrecida burka.

O Afeganistão na década de 80 ainda estava sendo ocupado pela União Soviética e tinha ocasionalmente bombardeios aqui e acolá, e devido a esse caos bélico, a pequena e recém-órfã Laila é apresentada ao leitor e a Hashid que, na gana de ter mais uma esposa, decide casar-se com ela e enfim poder ser pai pouco se importando com o que Mariam acharia de tal comportamento.

Vou poupar os detalhes das tristes e cruéis brigas familiares que eu li, apenas quero ressaltar que TUDO consegue piorar assim que um Estado Islâmico é instaurado em Cabul, oTalibã. Agora mulheres eram proibidas de exercer qualquer ocupação ou atividade social dificultando assim a tão sonhada liberdade que ambas tanto gritavam em silêncio por anos e mais anos...

(...) De todas as dificuldades que uma pessoa tem de enfrentar, a mais sofrida é, sem dúvida, o simples ato de esperar.

O que dizer desse maravilhoso livro? Ai, gente... que história, que personagens, que desfecho!!!! Há uns anos li 'O caçador de Pipas' do mesmo autor e lembro-me de ter devorado e favoritado tudo, sendo assim, quando comecei 'A cidade do Sol' meio que já tinha Hosseini em alta conta, tinha para mim que me envolveria, sofreria e amaria demais. E não deu outra!É sensacional de tão bom!!!! Todas as etapas que constituem um bom livro estão presentes: construção, desenvolvimento e finalização para ninguém colocar defeito. ?

O livro é narrado em terceira pessoa e tem pontos de vista tanto da Mariam quanto da Laila, então, é fácil fácil se afeiçoar às duas igualmente. Mariam e Laila tiveram suas vidas destruídas por homens maus e pela guerra e ainda assim continuaram de pé provando para todos a fortaleza de espírito que têm. E, por mais que eu esteja falando de uma ficção, o autor traz uma realidade nua e crua acerca da cultura e das mulheres afegãs.

Dizer o que mais gostei durante a leitura é algo impossível pois amei tudo ?. Em nenhum momento consegui desgrudar do livro, e apesar do enredo, às vezes, denotar picos de morosidade, meu envolvimento foi tanto que consegui devorar páginas e mais páginas num piscar de olhos. Hosseini impacta e deixa o leitor emocionalmente todo bagunçado rs, pude me revoltar e ficar triste não sei quantas vezes possíveis. A comoção foi tanta que cheguei a sentir o amargo na boca após ler diversas cenas de humilhações, agressões etc. Entretanto, mesmo havendo muita dor, senti orgulho da trajetória delas, a força que cada uma emanava de dentro era invejável e entregava uma mensagem positiva embora estivesse presente num cenário, completamente, desesperador.

Em suma, seria um baita desserviço não indicar 'A cidade do Sol' por vários motivos, a leitura em si cativa desde o início e entrega tudo o que promete: uma escrita sem defeitos e história que, além de trágica, consegue transmitir beleza e amor sacrificial.
Leiam! Apenas.

(...) Laila jamais teria imaginado que um corpo humano pudesse aguentar ser espancado tantas vezes, com tanta regularidade, e, mesmo assim continuar funcionando.

marilucca 15/02/2024

Desidratei
Cara eu chorei tanto nesse livro, você sente a dor das personagens e sente o peso de ser uma mulher em uma sociedade tão machista, sério muita dor e sofrimento, 5 estrelas

Bianca.Javorski 14/02/2024

De partir o coração ?
Esse livro é um retrato muito forte e doloroso da realidade da guerra no Afeganistão, tema que nunca tinha sido tão explorado nos livros que tive a oportunidade de ler.
Como mulher, me compadeci e me emocionei em muitos momentos por Mariam e Laila.
Pra mim, foi a mescla perfeita da estória das personagens e da história da guerra.
Recomendo!

Giovanna.Cruz 14/02/2024

Muito comovente
Li e me emocionei muito com as histórias das personagens, como enfrentaram as dificuldades das suas realidades. Uma história realmente belíssima

vanessa.pivotto 14/02/2024

Destruidor
Chorei e não foi pouco.
Que mulher não se comove ao ler sobre outra mulher sendo espancada, humilhada?!
Que mãe não se comove ao ver outra mãe tendo que deixar um filho no orfanato pra ele não morrer de fome?
Esse livro esmagou meu coração!
Recomendo? Se tiver estômago pra saber de algumas verdades bem doloridas, leia.
Paula1735 14/02/2024minha estante
Vou demorar para ler outros livros dele... é destruidor demais ?

vanessa.pivotto 14/02/2024minha estante
Também preciso de um tempo. Intercalar com leituras mais leves :)

Popsro 19/02/2024minha estante
Esse livro me chocou muito, li faz um bom tempo e só de lembrar algumas cenas me da calafrios

fabianasouzaon 11/02/2024

Se você se permitir, entregar-se em cada espaçamento, desfecho das sentenças. Em cada vírgula, ponto ?final.? Sério, corremos o risco de não haver mais volta. É pra ser assim, é sobre isso.

Um trajeto pela história e cultura de uma nação pelas vidas dessas duas personagens no seu mais corriqueiro dia a dia, que resume-se: quando não há nada, existe sim. Quando não há voz; existe canção sim. Quando o sol é trevas, o luar ilumina sim.

Existe vida sim, existe!
EXISTE!

por cada uma delas, por cada um deles, por todas as vidas. Mortes. Por tudo e todos.

yasneryst 08/02/2024

Emocionei
É um livro a ser lido com bastante atenção, e no momento certo.
Se eu fosse menos madura talvez me apegasse a estereótipos preconceituosos sobre o Islã.
A violência contra mulher, o machismo cultural e a segregação não são exclusivas de uma religião. É mundial.
Não podemos, claro, normalizar, nem fingir naturalidade e despreocupação diante disso, mas não podemos cuspir e condenar o vizinho quando as mesmas coisas acontecem no nosso quintal.
É um livro sobre a vivência de mulheres que sofrem o mesmo que outras, independentemente da nacionalidade, mas que se viram presas meio a um conflito do qual não são parte.
Toda guerra faz civis como vítima, e as mulheres em meio a violência generalizada de um conflito ainda precisam lidar com a violência de gênero.
Também me apaixonei porque mostra que elas não são tão passivas quanto nossos preconceitos nos fazem achá-las. E não são vítimas caladas da religião.
Elas são fiéis, amam a religião, mas são vítimas dos abusos dos homens e do mau uso das escrituras.
Não há diferenças entre as mulheres do mundo.

Maria/Dudu 07/02/2024

A cidade do sol.
Gostei da leitura, foi uma leitura boa e consistente só que o livro me trouxe um leve ressaca literária, estou atrás de um livro que tire essa ressaca.??
vanessa.pivotto 10/02/2024minha estante
Parece um livro bem pesado. Iniciarei hoje ?
Sobre a ressaca, um romancinho sempre ajuda por aqui. Os últimos que me auxiliaram com isso foram Imperfeitos, Lugar Feliz e Loucos por livros ?

Paula1735 11/02/2024minha estante
Conte me seus sonhos - Sidney Sheldon ou 27 dias - Alisson Gervais :)

Malu 06/02/2024

Emocionante
"A Cidade do Sol" é um livro incrível e triste ao mesmo tempo. Ele nos mostra a realidade de lugares que muitas vezes passam despercebidos por nós. A história se passa no Afeganistão e nos apresenta as vidas de Mariam e Laila, duas mulheres fortes que enfrentam situações difíceis.

O livro retrata a maneira como as mulheres são tratadas nesses lugares, revelando a opressão e a violência que elas enfrentam diariamente. A guerra também é um tema central, mostrando como ela afeta a vida de pessoas inocentes.

Mariam e Laila emergem como heroínas inesquecíveis, cujas jornadas emocionantes e dolorosas ressoam no coração dos leitores. Suas histórias entrelaçadas revelam a resiliência humana diante da adversidade e a capacidade de encontrar esperança mesmo nos momentos mais sombrios.

A escrita de Khaled Hosseini é poderosa e nos faz sentir uma mistura de emoções. A cada capítulo, sentimos um aperto no peito que vai crescendo à medida que avançamos na história. O livro nos faz refletir, chorar e aprender mais sobre essa realidade desconhecida para muitos de nós.

Em resumo, "A Cidade do Sol" é um livro emocionante que nos mostra a realidade de lugares distantes e nos faz refletir sobre a importância da empatia e da luta por uma sociedade mais justa. Além de uma obra literária, o livro nos lembra da existência de inúmeras outras Mariams e Lailas reais, cujas vidas são marcadas por adversidades similares.
Isabela Fernanda 07/02/2024minha estante
Li esse livro há uns anos. É inesquecível.

Malu 07/02/2024minha estante
Foi minha primeira vez lendo, e me arrependo de não ter lido antes. Tenho certeza de que será um livro inesquecível para mim também

Valesca.Castelani 07/02/2024minha estante
Já ouvi falar muito dele. Confesso que evito livros tristes por isso ainda nao li. Mas parece muito bom

Tcharles.Amarante 07/02/2024minha estante
??????

Malu 09/02/2024minha estante
Valesca, confesso que só comprei por insistência da minha irmã, que tinha recomendado. Não achei que a leitura me agradaria, mas acabou entrando na lista de favoritos. É uma história pesada e triste mesmo, mas vale a pena

Flavia1101 14/02/2024minha estante
Um dos livros mais Maravilhos que li na adolescência ?

Valesca.Castelani 14/02/2024minha estante
Vou ler então
Colocando na minha lista

Paula 31/01/2024

Devastador
" E seguiu tocando a vida. Porque, no fundo, sabia que era tudo o que podia fazer. Viver e ter esperanças."

Estava bem apreensiva para reler esse, por ser um favorito há anos e não sabia se depois da releitura ainda iria gostar.
Não só amei, como pude ver detalhes que há 10 anos atrás tinha deixado passar.
Essa história me destruiu e me revoltou a cada página. É uma leitura que indico para todos.

Luana.Paganini 31/01/2024

A emocionante união de duas mulheres para suportar as violências do patriarcado fundamentalista islâmico.
Gira em torno da vida de duas mulheres durante os períodos da guerra do Afeganistão, domínio e queda do talibã.

Hosseini, escritor afegão, nos inflige com intensos sentimentos de tristeza e revolta ao mostrar a dor e a humilhação de ser uma mulher durante o período de dominação do talibã.

Também traz uma reflexão acerca da perigosa combinação entre ego e armas: o desastre causado por aqueles que a todo custo querem impor sua vontade, por considerar seu ponto de vista o mais correto.

Outro ponto interessante é observar famílias comuns, de mesma classe social, com diferentes pontos de vista: enquanto uns veem as forças soviéticas como invasores, outros são gratos pelos direitos sociais (como permissão para as mulheres de estudar e trabalhar) implementados por eles.

Além disso, apesar de não ser o foco da obra, nos lembra do que acontece quando os Estados Unidos financiam guerras que não lhe dizem respeito, visando interesses próprios.

Cris 28/01/2024

A cidade do sol
Khaled Hosseini é um ótimo escritor e nos surpreende também nesse livro. Trata-se de um drama de guerra afegão centrado em duas mulheres muçulmanas, que formam uma amizade enquanto estão casadas com o mesmo homem. Mostra bastante costumes e tradições do país, e o papel da mulher na sociedade.

Day 27/01/2024

Não me arrependo de ter começado a ler
Eu juro... esse livro foi uma experiência muito boa durante esse fim de ano de 2023 até o início desse ano. Eu tive raiva, chorei, sorri, criei esperanças, me frustrei logo em seguida... Um misto de emoções num só livro.

Eu nunca tinha lido nenhum livro afegão. O autor é magnífico, ele consegue guiar a história, buscar pontos e detalhes que você deixou passar despercebido, mas depois surge o insight e você fica admirado com a história. A formação dos personagens são simplesmente perfeitas, todos bem feitos com suas histórias contadas.

Eu não tenho nada a reclamar do livro, só fico chateada por ser uma história, em grande parte do livro, muito triste... mas é uma história que fala muito da realidade das mulheres no Afeganistão. Enfim, fantástico.