Harry Potter and the Cursed Child

Harry Potter and the Cursed Child J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter and the Cursed Child

Cy 08/01/2019

Mano do céu, que livro ruim!
Olha... não tô sabendo nem o que comentar. Estou chocada que, entre tantas fanfics por aí, a Rowling oficializou logo uma das ruins. Hahahaha. Pra começo de conversa, vamos tirar esse "a oitava história" da quarta capa, por favor?! Vamos? Obrigada.

A história de Cursed Child é péssima. O conteúdo é mal escrito. Os personagens são, no melhor jargão do universo das fanfics, OOCs (out of character - fora do personagem). É um combo TÃO grande de coisas estapafúrdias que até agora não estou sabendo lidar com essa fanfic em capa dura sendo vendida a 40 pilas.

Só não dou uma estrela pois uma amiga me convenceu que ele não chegou ao nível de coisa pior que lemos há pouco tempo, mas seu eu fosse você economizava meu tempo com algo melhor. =P
Lili 10/01/2019minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Olha eu ali!!

Lili 10/01/2019minha estante
Eu tinha dado três estrelas, mas depois percebi que eu fui meio generosa e baixei pra duas... Bom, eu achei que no primeiro ato os personagens estavam ali. Eu cheguei a brincar com a Mica que eu poderia até dizer que a Rowling escreveu, mas estava num dia ruim. Do ato dois em diante foi ladeira abaixo. >.

Lili 07/01/2019

The Cursed Child
Não é um livro péssimo, mas a saga ficaria melhor sem ele. Não esperava muito dele e ele não foi muita coisa mesmo... rsrs

Não sei dizer se recomendo ou não. É uma história com certo grau de interesse, a gente revê alguns dos queridos personagens, mas não fica à altura dos demais da série. Se for ler, baixe as expectativas...

Guilherme.Bernardo 20/11/2018

Cursed Child
Bom, para um fã da saga, achei extremamente desnecessário este livro, apenas para saciar o desejo dos fãs de uma continuação de Harry Potter, o livro tem partes que não tem absolutamente nenhum sentido se comparado com a saga HP.

Maitê 18/04/2018

Antes de ler esse resolvi voltar e ler todos os livros após uma década sem voltar a esse mundo, e foi uma escolha excelente, por que descobri que com o passar dos anos minha opinião sobre os personagens, fatos e eventos mudaram, sem tirar a minha apreciação e encantamento por esse mundo. Dito isso, uma peça não é um romance, mas, mesmo assim consegui retornar a esse mundo ao ler esse livro.

Acho que o que esse livro faz de melhor, é nos mostrar como podemos mudar com o passar dos anos, ao ponto de aparentarmos quase não ser o mesmo, mas mesmo assim, mantendo nossas essências. Impossível não se tornar uma pessoa diferente quando você tem uma vida de responsabilidades, trabalho, filhos e relacionamentos adultos.

Desde criança me apaixonei por De Volta Para o Futuro, e sempre procuro viagem no tempo em outros meios, de Doctor Who a Dark, então não tinha como não ser fascinada com o Time Turner do livro 3. Apesar de essa não ser a melhor historia sobre viagem do tempo (e suas repercussões), ainda assim cumpre com o que se propõe a fazer. O quanto isso é poderoso, o quanto pequenas coisas influenciam nossas decisões, das mais simples a as mais complexas. Como o nosso mundo poderia ser diferente.

Harry, Hermione, Ron e Draco sempre foram os pilares desse mundo de Harry Potter para mim, e mesmo que esse livro deixa o Ron um pouco de lado, ainda consegui incluir dois personagens, o Albus e Scorpius, que não são meras caricaturas de seus pais, assim como Harry e Draco nunca foram James e Lucius, não importa o quanto tentassem.

Gabrielly.Frazao 05/04/2018

DECEPÇÃO!
Quando eu soube do lançamento de mais um livro ligado a saga HP fiquei realmente muito feliz, pois sou fãzona desde que me conheço por gente. O livro é um roteiro de uma peça de teatro que me nego a acreditar que teve dedo da J.K. nisso, porque além de ser uma leitura muito diferente (não me refiro a ser um roteiro, mas sim como mudaram a história), os personagens estão com personalidades diferentes (nem reconheci nosso amado Harry Potter, transformaram ele em um idiota), como se não bastasse isso o que se passa na história não tem pé nem cabeça, e as crises existenciais do Alvo me irritam profundamente "nossa vou morrer porque não entrei pra Grifinória", po cara tu é filho do Harry Potter do HARRY POTTER, como tu pode não gostar do teu pai que salvou o mundo da magia e matou você sabe quem ??? Além disso tudo, terminei o livro em um dia e o final é bem previsível. Uma leitura fraca e bem estilo fanfic.

Ana Carolina 27/03/2018

ULTRAJANTE!!
Qualquer fã de Harry Potter que entenda O MÍNIMO da série não pode gostar desse livro. Se você gosta, você está errado, acredite.
TUDO está errado: desde a descaracterização dos personagens (o Rony é um peso morto, e o Harry, que passou a vida desejando ter uma família, trata a sua horrivelmente - e não me venha dizer que é porque ele nunca teve um modelo de pai), a quebra das leis mais básicas da magia (ESSE USO DO VIRA-TEMPO NÃO FAZ SENTIDO!), o fato de Voldemort ter tido uma filha (ERRADO! ERRADO!!), dentre outros muitos fatos (lembra quando a bruxa do carrinho de doces criou garras?).
Não há nada que eu possa escrever que descreva o quão inapropriado é este livro. Parece uma fanfic de um fã que mal sabe o que se passa na série. Para mim, parece um simples meio de ganhar mais dinheiro, porque só está estragando a série (pessoalmente, finjo que este livro não existe). O fato de ser uma peça também estraga a escrita, pois, sem a ambientação, o mundo mágico parece muito mais descolorido.
Eu não sei como a JK Rowling permitiu esta porcaria ser lançada. Ela deveria pedir desculpas à comunidade de fãs, porque não há nada aqui que mereça ser salvo.

Tamy.Queiroz 21/03/2018

Sabe aquele sentimento de ler um livro e pensar “eu já vi isso antes”? Foi o sentimento que eu tive lendo The Cursed Child. A sensação de que eu já tinha lido aquilo em alguma fanfic.

Pra começar, a peça não foi escrita pela J. K. Rowling, foi escrita pelo Jack Thorne baseada numa história que a tia Jo escreveu. Ou seja, a peça é uma história meio que de segunda mão e não dá pra saber o quanto daquilo foi a J. K. e o quanto foi maluquice do Thorne. O fato é que a peça pega uma ideia que já vinha circulando na cabeça dos fãs há anos e extrapola.
A história começa onde o último livro terminou, com Harry e cia. levando os filhos pra estação de trem e Albus Severus (pior nome de filho da história) todo preocupado em ser escolhido pra Sonserina. Primeiro que Harry nunca devia ter tido permissão pra dar nome nem prum hamster, quanto mais pruma criança. E segundo, acho muito preconceito contra a minha casa, onde tem um monte de gente legal. Só lembrem que Merlin era da Sonserina, tá? Chegando em Hogwarts, o que acontece com Alvinho? Pá! É sorteado pra Sonserina. Tristinho, ele fica amigo da pessoa mais maravilhosa do universo, Scorpius Malfoy (exatamente, o filho do Draco), dando origem ao eterno shipp Scorbus.

Alvinho, pelas barbas de Merlin, é leviosa e não leviosah

A relação do Alvinho com o pai começa a ficar bem esquisita porque o Harry é um pai bem porcaria. Ele não sabe escutar o menino e fala umas coisas horrorosas lá no meio do livro. Se eu fosse a Gina, eu tinha pedido o divórcio na hora. Suas crises de pânico não são motivo pra ser grosso com o filho que não tem culpa de você ser um lesado, tá, Potty??
Depois de umas tretas, Alvinho escuta uma conversa do pai com uma pessoa que eu não vou dizer quem é pra não dar spoiler, sobre uma morte bem injusta nos livros. Ele conta isso pro Scorpio e os dois gênios (só que não) resolvem voltar no tempo pra impedir a dita pessoa de ser morta. Parece que burrice é ilimitada na família Potter.
Imagina o que teria acontecido se personagem X não tivesse morrido. É aí que a coisa desanda. Seguindo a linha “coisas sinistras acontecem com bruxos que mexem com o tempo, Harry”, um monte de coisa horrível começa a acontecer.

como diria o Barty Crouch Jr- ops, Décimo Doutor

Aqui eu vou fazer uma pausa pra explicar o que acontece com outra série. Existe uma minissérie do Flash, que virou filme, chamada Flashpoint (Ponto de Ignição). Nela, o Barry acorda um dia e percebe que algumas coisas estão diferentes, tipo, a mãe dele tá viva, o Batman não é o Bruce Wayne, o Superman é uma cobaia, Mulher Maravilha e Aquaman estão em guerra e por aí vai. Ele acha que os problemas foram causados por um inimigo dele. Quando a guerra estoura, o mundo inteiro está à beira de um colapso e um monte de gente está prestes a morrer, ele descobre que ele foi o responsável por aquilo. Quando ele voltou no tempo pra salvar a própria mãe, ele criou uma linha do tempo alternativa onde tudo ficava pior. O Flash resolve então voltar no tempo pra consertar a besteira que ele fez e deixa a mãe morrer.
Em The Cursed Child, os bonitos do Scorbus voltam no tempo, fazem besteira, tentam consertar, pioram a situação e criam não sei quantas realidades alternativas.

a minha cara lendo as burrices que esses meninos fazem

Além da completa falta juízo dos protagonistas, o livro ainda conta com quase nenhuma participação feminina relevante. Se nos livros anteriores, Harry nunca teria sobrevivido sem a Mione, aqui as mulheres não fazem quase nada. A Rose, coitada, só existe. É bem chato. Pleno 2016 (que foi quando eu li) e a gente ainda tem que ficar mendigando uma cena de uma mulher fazendo alguma coisa relevante…
Outra coisa bem incômoda é a necessidade que o Thorne tem de afirmar que Albus e Scorpius não são um casal. É um tal de “eles são só amigos’ aqui e ali que cansa. Querido, você pode esfregar um letreiro escrito “HÉTERO” na cara da gente, a gente vai shippar mesmo assim., bjs.
E, meldels, eu não vou nem falar sobra a criança amaldiçoada do título, que tinha tudo pra ser uma personagem poderosa, forte e sensacional, mas vira uma desculpa tosca pra reviravolta e REVELAÇÕES BOMBÁSTICAS!!! (desculpa, só funciona em caps lock)
Mas nem só de pontos negativos vive a peça. A melhor coisa da história é meu amorzinho, coisa mais fofa e preciosa: Scorpius. Nunca um Malfoy foi tão impossivelmente adorável quanto esse menino. Ele é leal, gentil, divertido e tudo que há de bom. Só é meio burrinho de ficar seguindo o Albus pra cima e pra baixo e fazer besteira com ele. Mas a gente perdoa porque ele é um amor.

não se deixe enganar pela cara de constipado do ator, ele é um fofo

O Draco também melhorou bastante, tá mais maduro e dá pra perceber que ele realmente se importa com o filho e que proteger o Scorpius a qualquer custo. Ele ainda guarda um ressentimento da adolescência, por não ter tido bons amigos e por terem uns boatos muito maldosos a respeito da família dele por aí.
O Harry tá mais chato que n’A Ordem da Fênix, mas Romione tá com tudo. Rony é outro fofucho que transborda amor. Dá pra perceber em cada linha de diálogo dele que ele é completamente apaixonado pela Mione. E, apesar da treta envolvendo a atriz ser negra, a Mione está poderosíssima na peça. E queria ter visto mais do trabalho dela, da relação dela com a Rose e o Rony.

olha quanto amor *.*

No fim das contas, The Cursed Child foi uma peça que prometeu muitas coisas e cumpriu trinta por cento do que prometeu. Prometeu uma volta a Hogwarts e entregou uma cena bem WTF envolvendo a tia do carrinho de doces. Prometeu ser uma aventura nova e empolgante e, no fim, foi meio que um jogo dos sete erros. A impressão que eu tive foi que o Thorne tentou explorar todos os ângulos errados do cenário e acabou com uma história que podia ter sido muita coisa. Podia ter sido tão reconfortante pra essa nova geração quanto os livros foram pra gente. Mas foi só uma história mediana num cenário interessante.

site: disponível em detudoumpouquinho.com

Caroline1442 10/09/2017

Bom livro
Foi uma leitura rápida e interessante, mas é possível perceber que a narrativa não surgiu só da cabeça da J. K. Rowling. Se você é fanático por Harry Potter e está procurando uma continuação de HP7, não recomendo ler este livro. Porém se você curti a estória, mas não é aquele fã obcecado por detalhes, gosta de viagens no tempo e sente saudade do universo mágico, a leitura pode ser divertira.

Lu 10/09/2017

Incrivel
J. K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne merecem aplausos por essa obra tão bem escrita e feita com tanto carinho para os fãs do bruxinho tão amado por todos.

Elivelton 17/08/2017

É e não é bom
Antes de mais nada é válido lembrar que esse livro trata-se de uma peça de teatro, ou seja, o que estamos lendo é o script dessa peça. Harry Potter and Cursed Child vai nos mostrar os acontecimentos após a Batalha de Hogwarts e temos como ponto de partida a cena final de Relíquias da Morte, a partir dessa cena que Cursed Child começa. Essa é a história de Albus Severus (Alvo Severo) o filho do meio de Harry com Gina, é importante lembrar que esse livro vai trazer um cenário bastante diferente, pois vai mostrar com bastante intensidade a relação de Harry com seu filho Albus, uma vez que os dois possuem grandes conflitos, afinal Albus carrega o nome Potter o que faz com que os holofotes do mundo bruxo virem naturalmente para ele e sua família.
Por se tratar de um script, Cursed Child não segue uma linha de tempo linear, uma vez que ao longo da nossa leitura acompanhamos os personagens em diversos tempos, seja do passado ou do futuro. É notório que nesse livro vamos rever personagens bastante queridos, alguns que continuam vivos e outros que já partiram levando com ele nossos corações despedaçados. O fluxo de tempo é a chave que nos faz mergulhar nessa história, através do fluxo do tempo que toda a história vai acontecendo até termos o grande desfecho.
É perceptível o quão maduro os personagens estão nessa nova história - talvez nem todos estão tão maduros assim - o livro traz consigo um ar pesado a qual que não estamos acostumados encontrar nos livros de Harry Potter. A relação do Harry com Albus e seus outros filhos é uma relação que se faz presente no cotidiano de muitas famílias trouxas, talvez os que lerão poderão se identificar bastante com essas passagens do livro.
Cursed Child é um livro que vale a pena ler e vale mais ainda pois a vontade de pegar um voo para Londres só para assistir a peça é grande, mas como alguns de nós não podemos fazer isso, ficamos só com a nossa imaginação.
Karen 16/02/2018minha estante
Estou lendo o livro, e tive impressões parecidas com a sua. Acho que o pessoal se frustra por esperar algo extremamente igual a proposta dos outros livros da saga. Estou achando a história mais madura e sombria, talvez falte um pouco da mágica que tem na saga original, mas nada que me impeça de curtir essa nova história.

Elivelton 18/02/2018minha estante
sim, penso da mesma forma. acho que o ponto desse livro não ter sido tão amado é a falta da magia que estamos tão acostumados a ver em harry potter e agora em animais fantásticos, mas entendo a visão que os autores trouxeram para a narrativa, afinal estamos diante de personagens amadurecidos.

Juliana 11/05/2017

Muito bom!!
Realmente não entendo o porque de tantas criticas negativas com relação ao livro. O formato de escrita em peça surpreende, dá um ritmo de leitura incrível!! Nunca li tao rapido em inglês!! Foi muito bom matar saudades dos personagens que tanto amo, e não me visitam há anos. Vale a leitura, super indico.
Karen 16/02/2018minha estante
Tenho a mesma sensação que por ser peça de teatro a leitura em inglês flui bem mais rápida. Estou lendo e gostando muito da história.

Maria 25/04/2017

Não terminei de ler..
Mas tive que vir aqui dizer que queria estar morta.
Mas que porcaria é essa? Considerar isso Canon é um desrespeito aos fãs e a obra em sim.
Ser uma peça de teatro não justifica ser mal feito e sem nenhuma consideração com consistência...

No mais....

(SPOILER)
Voldemort tem uma filha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (FIM DO SPOILER)

Monique @librioteca 10/04/2017

Eu não esperava nada além do que foi prometido para esse livro. Ele tem drama demais? Sim. Tem alguns furos e um quê que superficialidade? Sim. Mas gente, o que vocês esperam de um roteiro teatral além disso?! Enfim, eu gostei. Sou fã da série e estava doida para matar a saudade. Agora quero muitoooo ver a peça. OMG! A única coisa que não gostei mesmo (além da história de Delphi. Meu Deus. Muito fraca.) foi de ficar órfã novamente do universo HP. Por isso já tô pensando seriamente em reler a série toda. Rsrs...

Ana.Paccola 01/04/2017

Para matar a saudade...
Para os fãs de Harry Potter como eu, acho que esse livro gerou uma sensação dúbia...

Por um lado pude matar a saudade dos meus personagens principais, e ter a deliciosa nostalgia de retornar ao mundo mágico.

Mas por outro lado, esses mesmos personagens não foram fidedignos à saga original. Até porque não foi escrito pela JKRowling e só supervisionado. Então falta aquele quê, que só ela sabe dar.

De qualquer forma a história é interessante e no geral eu gostei.