Harry Potter and the Cursed Child

Harry Potter and the Cursed Child J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter and the Cursed Child

Vinícius - @maisumqueleio 31/03/2017

Harry Potter e a 'Peça' Amaldiçoada
Li esse “livro” ano passado e acabei nem compartilhando as minhas impressões, porque a decepção foi tamanha que nem sei…Mas enfim, não vou ficar dando voltas e digo logo de cara que foi uma péssima experiência.

Acho que estou com a grande maioria dos potterheads quando digo que foi como ler uma fanfic autorizada pela J. K. Rowling. Muita mal escrita, por sinal. O enredo é insosso, os furos e inconsistências são risíveis e a construção de personagens é quase infantil (até mesmo para uma obra voltada ao público infantojuvenil).

Posso estar pegando pesado para um grande fã da saga, e talvez esteja mesmo. Mas o fato é que não consigo engolir tudo e fingir que foi ótimo, quando não foi. Dizem que a experiência de ver a peça é maravilhosa, mas como não tive essa oportunidade, só posso opinar sobre o roteiro. Por isso…

Nota: ⭐⭐

Li a versão original em inglês; no Brasil, a obra foi publicada pela Editora Rocco, que caprichou na edição em capa dura com sobrecapa nos padrões britânicos.

site: maisumqueleio.wordpress.com

Vinícius Dias 27/03/2017

It was overly nice to revisit some old scenarios and make up for the lost time with some of my favourite childhood characters, but the plot itself simply trails off after a few page turns.
I know it's a play so obviously it'll look a lot better live, but this sort of stranded sequel feels a bit off from the entirety of the Harry Potter series.
It doesn't hold the same glow as the previous seven stories and neither are the characters as loving as they were, although like I said it was fun spying again on them.
Also, there was just a single moment a laught burst out of me so I'm sure Rowling has not had her fingerprints on this, which is a relief.
That said, let's put HP to rest. It deserves it.

Juliana 15/02/2017

Harry Potter é sempre Harry Potter!
Esse universo do Harry Potter me conquistou de um jeito que não consigo nai vibrar com as histórias! Está aí mais uma história muito legal! Amo e sempre vou amar as aventuras de Harry e sua turma!

Nat 08/02/2017

19 anos depois
Em HP e a Criança Amaldiçoada acompanhamos Alvo Severo, o filho do meio de Harry e Gina, em seus primeiros passos em Hogwarts. Por incrível que pareça, ele não fica super amigo de Rosa (filha de Rony e Hermione) e sim de Escórpio (filho de Dracco). E o chapéu seletor o indica para Sonserina, e não para Grifinória.
Alvo acha que deve ajudar as pessoas que foram prejudicadas para que seu pai pudesse viver e, para cumprir seu objetivo, viaja no tempo. O problema é que essas viagens alteram alguns acontecimentos. Muitos de forma bem brusca! Cheguei a ficar com o coração na mão em alguns momentos.
Esse livro fala muito sobre a dificuldade de relacionamento que pode existir entre pais e filhos, representado principalmente por Harry/Alvo e Dracco/Escórpio.
Muito se fala que esse livro na verdade é uma fanfic. Talvez a JK não tenha mesmo escrito nada de HP e a Criança Amaldiçoada, afinal ela não escreve peças, mas acredito que ela realmente ajudou com as ideias dessa história. E eu adorei ter lido! Adorei a história e viajei junto. E coloquei na lista de coisas que quero fazer na vida: assistir à peça de teatro.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Sergio Augusto 20/01/2017

[Resenha] Harry Potter and the Cursed Child
Meu lado potterhead: CARACA! FOD*! TÔ SURTANDO! FINALMENTE, SABIA QUE NÃO TINHA ACABADO, NÃO ADIANTA ESSA LOIRA ME ENGANAR! MEU DEEEEEEUUUUUUUUUUUUUS! HERMIONE É A MELHOR! E AQUELA PARTE... PERA... !!!!

Meu lado racional: Fiquem calmos, leitores, que estou com a missão de falar sobre o livro, porém sem dar muitos detalhes e sem dar nenhum spoiler da história.

Gente, o primeiro de tudo é: Se você vai comprar esperando um livro igual os outros sete... Sinto informar que vocês vão se decepcionar, porque o que temos é o roteiro de produção da peça, com falas, descrição dos personagens, das cenas e toda aquela emoção que J.K. sempre proporcionou. Se estão preocupados com a transmissão da história, fiquem tranquilos, o que temos aqui é um novo jeito de contar, e que pra mim foi interessante.

É uma história de início, meio e fim. O enredo é sucinto, direto e esplendoroso, diferente do que vimos antes, porque acontecem complicações a níveis mundiais (Quem não se segurou e viu o que os fãs liberaram, vai entender), mas que conseguem ser resolvidos de forma bem explicada e bem finalizada.

Não é, simplesmente, mais uma história de 'Harry Potter'. Ele continua sendo um dos principais, porém você tem outras visões, outros sentimentos, principalmente do Alvo. Sabe aquela criança cansada de viver à sombra do pai? Então, é ele e isso acaba fazendo ele parecer, exatamente, igual a seu patriarca - porque ele começa a agir com o que vem pela mente. Estou encantado com o desenvolvimento de um personagem que não achava que fosse ter a miníma importância, que é o Scorpius! Carismático, sincero, inteligente, brincalhão nas melhores horas e um amigo sensacional.

O que achei interessante, também, é não só eles apresentarem esse novos personagens - que foram otimamente desenvolvidos -, mas explorar um pouco mais dos sentimentos dos já conhecidos, como Gina, Hermione, Rony e Draco. O último me surpreendeu bastante como adulto, quando achei que ele seria a mesma coisa de sempre.

Bom, sem querer me prolongar tanto, a versão em inglês já está à venda nas livrarias, e a versão traduzida estará chegando no dia 31 de outubro, pela editora Rocco.

Vale lembrar que, J.K. Rowling anunciou que essa é a última história sobre nosso bruxo preferido. Ela já tinha deixado claro que não tinha mais intenção de escrever qualquer história relacionada a Potter, porém a produção foi tão bem apresentada que ela achou que combinava com a nova geração que estava em sua cabeça. Ou seja, podemos não ver mais história sobre o personagem, porém ainda temos chances de ver outras coisas sobre o Mundo Bruxo, como é o caso de 'Animais Fantásticos e Onde Eles Habitam', que já foi confirmada uma trilogia pela Warner Bros.

site: reinoliterariobr.blogspot.com.br

@leiolivros 10/01/2017

Tá difícil de começar essa resenha porque eu não sei nem o que falar.⠀

Vamos simplificar: você gostou Natália? SIM! Muitão? SIM!⠀

Li algumas críticas a história de Cursed Child e fiquei receosa, vai que eu não gostava? Seria permitido pra uma fã de Harry Potter não gostar de algo vindo (mesmo que não completamente) da J.K. Rowling? Felizmente nada disso aconteceu, eu adorei e não tenho o que reclamar.⠀

Consigo entender os motivos de decepção de algumas pessoas, mas pra mim são explicáveis. Vamos começar com o fato de que não é um livro comum, é um roteiro! Um roteiro de uma peça que vai ser/está sendo apresentada e que não tem possibilidade de encaixar todos os detalhes e dar a maior profundidade do mundo pra história, o que eu acho que foi cumprido muito bem mesmo assim. ⠀

Acho que o fato de ser uma peça já justifica muito do que as pessoas reclamaram, não tem como ser igual aos livros originais, porque não depende somente da nossa imaginação, tudo dentro da história vai ser reproduzido num palco e precisa cativar um público real ali na frente.⠀

Mas vamos parar de defender um ponto de vista, já que cada um tem o seu, e partir pra o que eu achei em geral.⠀ Achei o formato de script mais rápido de ler, o livro passou num piscar de olhos. Foi uma experiência muito diferente, mas que de jeito nenhum atrapalha. Ao mesmo tempo em que eu me pegava pensando como eles iam fazer aquilo acontecer no palco, as vezes eu simplesmente mergulhava na história e nem me lembrava desse formato diferente de escrita, que inclusive acho que deixou as imagens mais vívidas na minha cabeça 💭⠀

Adorei os personagens novos e já arranjei um novo ship pra minha vida, mas não vou comentar muito pra ser respeitosa com o #keepthesecrets
No começo parecia que estar lendo uma fanfic, mas foi questão de me acostumar e conhecer melhor os personagens novos e a nova fase dos personagens antigos pra relaxar e aproveitar de vez.⠀

A história em si é divertida, uma aventura sem parar, mas definitivamente com muito menos do que sabemos que a cabecinha fantástica da J.K. pode nos oferecer. E como disse antes, isso é compreensível, não somente pelo fato de que ela não escreveu sozinha, mas também por tudo que falei antes. Por mim não tem problema, a história é ótima do mesmo jeito, me prendeu e me manteve virando as páginas até chegar no maldito "The End".⠀

Harry Potter and The Cursed Child já veio como um presente pros fãs que nem esperanças de continuação tinham, eu não tenho o que reclamar e inclusive agradeço! Poder reviver minha infância e me aventurar de novo com alguns dos melhores personagens que já conheci foi uma honra e o que vier mais pela frente eu vou receber de braços abertos.

site: https://www.instagram.com/p/BKdf7tYgbhA/?taken-by=leiolivros

Mariane 03/01/2017

Gaps mágicos
Achei fantástico estar imersa nesse universo de novo, achei a história cheia de pedaços desconexos e alguns personagens sem a essência que eles tinham nos 7 outros livros, mas ainda assim indico a leitura. Ao ler, não se deve esquecer de que não é um livro da JK e o formato é diferente... todavia viciante e sedutor como um bom livro de Harry Potter tem q ser.

Olívia 31/12/2016

Não é digno nem como continuação dos filmes, quiçá dos livros
Não vou colocar spoilers aqui, mas se você prefere não saber nada de nada sobre um livro antes de ler... é melhor não começar.

Começando do começo, o título; Harry Potter and the Cursed Child é um nome contraditório já que o Harry não é a personagem principal e sim seu filho, Albus Severus, logo a história deveria se chamar algo como Albus Severus e a Porcaria que não faz Sentido Nenhum.

A história que se passa no mundo de Harry Potter, mas várias coisas que funcionam de uma forma no universo de J.K. Rowling não funcionam da mesma forma no universo de Jack Thorne e John Tiffany, o que se torna extremamente conveniente para os protagonistas uma vez que nada da trama principal seria possível se a história se passasse realmente no universo que a autora criou.

As personalidades que tanto conhecemos e amamos ao longo dos livros do Harry estão totalmente erradas, o que faz com a nostalgia simplesmente não exista para mim, já que em toda página tinham alguém que dizia alguma coisa que nunca diria se fosse a JK que tivesse realmente escrito o roteiro. O Rony é pior deles, sendo o Rony dos filmes e não o dos livros, só serve como alívio cômico. Em uma das cenas Harry ameaça e humilha um dos antigos professores dele e este aceita, ficando quieto quando deveria dar uma bronca nele, não importando que ele é o Harry Potter e tem 40 anos; a cena parecia uma briga para decidirem quem estava com a personalidade mais diferente da original. Tudo isso vai saturando o leitor, um pouquinho de cada vez...

O vilão da história não consegue se firmar por conta própria por isso tem que ficar remetendo aos sete livros de Harry Potter. Explicações cruciais de sua origem não são dados aos leitores, tudo o que temos é a sua paternidade que contradiz a imagem passada de uma certa personagem ao longo de sete livros e sinceramente, quando eu li quem era a mãe, bom, basta dizer que foi aí que eu abandonei o livro e desisti da leitura, não tinha como sair algo bom dali em diante e eu percebi que tinham mil outras coisas melhores para fazer com o meu tempo do que ler as páginas restantes.

Não, a história não é totalmente inútil. Tiveram sim, alguns acertos, algumas cenas bonitas e Scorpius é simplesmente adorável, mas simplesmente não vale a pena.

A J.K. Rowling diz que isso é canônico agora, mas meu coração diz que não e se tem uma coisa que a J.K. me ensinou é para seguir o meu coração.

Resumidamente: é uma história pior do que fanfic, não leia porque vai manchar o seu ideal de mundo mágico. A pergunta que fica é por que J.K. Rowling autorizou algo assim no seu impecável mundo mágico?

Aline.Goettems 28/12/2016

O livro é escrito em forma de peça, e para mim não atrapalhou em nada a leitura, até gostei, com diálogos diretos, e sem enrolação.
A história se passa após o epilogo do último livro (Harry Potter e as Relíquias da Morte), ou seja, 19 anos depois da batalha em Hogwarts. E temos como protagonista Alvo e Scorpius, e um vira-tempo. E claro, um passado que insiste em querer voltar.
Na primeira parte do livro eu estava adorando, voltar a Hogwarts, conhecer os filhos dos personagens que a gente tanto ama, e rever personagens que eu amo. Uma nostalgia mágica.
Mas chegando na parte dois comecei a desgostar do livro, porque nessa segunda parte fica muito repetitivo eventos que já vimos nos outros livros, alguns personagens como o Rony estava ali somente por estar, esse Rony não tinha nada haver com o personagem que eu conheço, que eu acompanhei no decorrer de 7 livros, até brinquei falando que ele parece aqueles tio que fazem a piada do pavê kkk.
Mas teve partes que fiquei surpresa, e muito feliz, não vou falar o motivo porque seria spoiler, e outras que fiquei surpreendida e não acreditando no que tinha lido.
Os personagens são bem fracos com exceção do Scorpius, filho do Draco que eu adorei.
O trio deixou muito a desejar, e o Alvo, pelas barbas de Merlin que menino chato kk.

Enfim, essa foi a minha opinião, eu gostei e não gostei do livro, teve partes muito boas, mas algumas que me decepcionaram.

Lizzmarcella 18/12/2016

Não é um canon de HP, então ok

Já atolada de críticas negativas sobre este novo livro, comecei a leitura entoando o mantra: "leia tendo em mente que é só uma peça de teatro e não uma OITAVA HISTÓRIA de fato, aummmm". MAS NÃO DÁ, NÃO DÁ, NÃO DÁÁÁ!
Principalmente depois de ter assistido Animais Fantásticos e constatado que J.K. Rowling é uma ótima roteirista, fico pensando no quão "mais maravilhosa" teria sido essa história se tivesse sido fielmente escrita por ela...
Nem vou entrar no mérito do Rony mais caricato e idiotizado que você não respeita ou da Minerva outrora tão valente que virou uma lambe-botas do Ministério... Tentarei *defender* a história pelo que ela é: um espetáculo de teatro. Quem sabe se eu estivesse em Londres assistindo e vivenciando toda a experiência atmosférica do Universo HP, as brechas desse enredo teriam sido diluídas, minimizadas? Nunca saberei.
O fato é: não se vende isso como "oitava história". Nostalgia do começo ao fim não é oitava história, é fanfic e ponto!
Outro fato é: como foi bom ter pelo menos isso pra reclamar, uma ainda que torta continuação dos personagens, um aprofundamento da sua biografia pós-batalha de Hogwarts, um acréscimo nesse universo tão palpável e expansível que J.K. criou. O livro não foi o que eu esperava (já li peças de teatro muito melhores, já li viagens no tempo com criação de universos paralelos muito mais envolventes), porém, valeu o retorno, valeu a emoção, valeu "ver" o Snape de novo...

Thamis 09/12/2016

apx
To apaixonada por esse livro! Ele é diferente dos HP anteriores, mas muito bom, mais leve. O trio e a Gina parecem demonstrarem mais seus sentimentos, falam ''eu te amo'' coisa que nos outros não falaram. Eu AMEI o Scorpius Malfoy, mas o que mais me chamou a atenção foi o Draco, ainda um pouco fechado, mas totalmente diferente do antigo.

Jaqueline.Ferraz 27/11/2016

Revivendo as aventuras em Hogwarts
Essa peça foi bem gostosa, nostálgica de se ler. Relembrar as aventuras dessas crianças, ver os rumos que algumas mudanças feitas gerariam no desfecho foi hiper interessante.
eu recomendo a leitura, para aqueles que querem viver a história novamente.
Pra àquele fã que sabe todos as ideias e vá encontrar os furos e erros no enredo e na mitologia, peço que esqueça isso e se entusiasme de ir e rever essas personagens novamente.
foi muito.amor.

Marhina 20/11/2016

Quando nostalgia não é o suficiente...
Apesar de ter lido o livro consciente de que era um texto de uma peça e , portanto, não teria o mesmo desenvolvimento de enredo e de personagens dos sete livros da saga Harry Potter, não consegui não me decepcionar. Pra mim, a única coisa que salvou foi a amizade do Scorpius e do Albus (Aliás, estou shippando!!)
O livro simplesmente destrói coisas que a própria J.K havia dito sobre o universo bruxo. O que mais me chamava atenção nos livros anteriores eram as histórias bem construídas e amarradinhas e em Cursed Child, fiquei decepcionada com o plot ruim que deu desenvolvimento para a história.
Enfim, como fã de Harry Potter, continuarei lendo tudo o que for lançado sobre o universo, mas infelizmente a maioria das coisas neste livro não funcionaram pra mim. Dou 3 estrelas mas pela nostalgia que trouxe do que a qualidade da história.