O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Paola 17/06/2022

?Só me faltou ser amado para ser bom!?
Terminei extasiada! Nunca tive muito interesse por clássicos góticos, mas agora?
Amor ou obsessão? Pois bem, o que eu li foi pura obsessão doentia. Um dos pontos que mais gostei foi a narrativa do autor induzindo o leitor a acreditar que a história do Fantasma é, de fato, verídica. E com isso trazendo várias ?confirmações? extremamente intrigantes, prendendo cada vez mais a atenção do leitor aos detalhes. ?Embora tivesse o aspecto de um verdadeiro fantasma, isto é, de uma sombra, ele foi todo carne e osso?. O livro é repleto de cenas medonhas, mas confesso que para mim foram todas fascinantes. Além de trazer toda a atmosfera incrível da Ópera de Paris envolto por um lado mais obscuro.
?Era um pouco de vida na casa dos mortos, pois a morte, ali, estava em toda parte.?
Tutucinha 17/06/2022minha estante
??M A R A V O L H O S O ??
??????????

waleska 18/08/2023

Surpreendente.
Dia 19 de julho fui sorteada com esse livro num amigo secreto (era apenas um empréstimo de livros entre amigos) e eu tava terminando de ler Capitães da Areia, que me causou deveras impacto e só pude seguir a leitura d'O Fantasma da Ópera lá pelo dia 25 do mesmo mês e demorei umas 3 semanas para ler.
Nesta obra, é narrada as aventuras e as peripécias do F. da Ó. O monstro mora nos subterrâneos da Ópera e faz diversas exigências aos diretores do estabelecimento, como uma mesada e um camarote particular, e, caso esses requisitos não sejam cumpridos, ele promove desastres no local. Não vou me alongar mais nesse resumo, pois corro um grande risco de dar spoiler.
A narrativa da introdução foi um fator que me incomodou um pouco e me motivou não dar 5 estrelas, pois é bem lenta e, devido isso, por pouco não abandonei a leitura. Sorte a minha eu ter dado continuidade, pois do meio para o final muita coisa acontece. O fim da história me deixou muito emocionada e reflexiva, pois a trama sofre reviravoltas e coisas inesperadas acontecem.

Hellen Caroline 25/03/2022

O fantasma da ópera
Comecei o livro sem expetativas, e me surpreendi.
A primeira parte e tão envolvente que você lê e nem percebe o tempo passar. Já a segunda não é tão boa assim,demorei um pouco para ler,mas chegando no final vai ficando bom novamente.
Indico para quem quer começar a ler clássicos.

Larissa Jerônimo 11/12/2020

Nossa, que livro sensacional! Desde a narração do Leroux até o desenvolver próprio da história. A forma tão fidedigna que o autor nos faz pensar que o fantasma de fato viera a existir. Que obra de arte!

Gabi 04/06/2021

Cheio de Ensinamentos
Um livro para nos trazer algumas importantes lições sobre a vida. Durante toda a narrativa aprendemos a não julgar pela aparência e pelo que ouvimos dos outros, porque as vezes as pessoas agem conforme são cotadas. Christine, assim como nós ávidos leitores, aprendemos a cada página algo fantástico e genial con Erik, que nos ensina diversas vezes como os julgamentos prévios nos fazem perder a oportunidade de conhecer grandes pessoas, ao mesmo tempo que estragam as mesmas.

Livro incrível! Recomendo de olhos fechados para que mais e mais pessoas possam se apaixonar pela música da noite.

Singulani 05/09/2023

Real ou ficção?
Muito bem escrito, ao ponto de não sabermos com certeza até hoje se é real ou ficção. Porém, fato é que seu autor sempre jurou que o até então mito do fantasma realmente se tratava de uma pessoa que existiu, em carne e osso, na ópera parisiense.

O livro em si demorou um pouco pra me instigar e realmente me prender, precisou ler quase até a metade pra realmente me fazer querer saber mais sobre o que vinha no capítulo seguinte. Às vezes se fazendo um pouco confuso no início, mas depois da metade do livro se tornando uma leitura com acontecimentos mais frenéticos e com um desenvolvimento mais rápido.

O que atiçou muito a minha curiosidade foi minha descoberta sobre a veracidade de alguns acontecimentos, após a leitura. Leroux criou uma obra onde misturou acontecimentos verídicos (depois de algumas pesquisas, vi que alguns fatos narrados realmente aconteceram) com ficção, embora o autor nunca tenha desmentido os acontecimentos, dizendo que era tudo verdade. Isso somado à sua carreira de jornalista, aos acontecimentos verídicos, às fofocas nos bastidores da época sobre o fantasma, aos personagens baseados em pessoas que realmente existiram, trazem dúvidas se essa história é realmente apenas ficção. Fazendo com que eu, que sou apaixonado em buscar saber mais sobre a veracidade de uma boa história, me sinta angustiado por não saber se é apenas lenda ou não, se Erik realmente existiu.

Agora, se vale a pena a leitura? Eu digo que sim!!

Kelly @foinumlivro 22/07/2021

Se você gosta do musical nao leia esse livro
Sou completamente apaixonada pelo musical de O Fantasma da Opera, acho a história fantástica e fui atrás do livro para ter uma visão mais abrangente do todo. Queria saber mais sobre quem é O Fantasma, de onde surgiu sua fixação por Christine, dentre outras coisas, mas o que encontrei no livro não foi nada disso.

O livro é arrastado, com uma escrita de difícil leitura, e que fez com que eu ficasse com mais sono que motivada com a história.

Se você busca respostas, você não terá. O livro tem poucas cenas que expressam quem é o Fantasma, normalmente ele é citado quase como se fosse uma entidade e grande parte do livro é sobre os diretores da Ópera tentando descobrir se o Fantasma de fato existe.

Do triângulo amoro - Erik (fantasma), Raoul e Christine - o que mais aparece é PASMEM Raoul...

Então sim, amo o musical mas não gostei do livro. Pode ter sido excesso de expectativa? Talvez... Mas sigo não recomendando a leitura.

Ariel 16/02/2023

Quem nunca ouviu falar do fantasma da ópera? É uma obra que nós praticamente crescemos ouvindo, mesmo que nunca tendo visto. A figura do fantasma se personifica de maneiras diferentes em cada cabeça, mas é em Erik que ele está. Erik, extremamente inteligente e criativo, porém feio na mesma medida. Sem sombra de duvidas, um dos personagens mais incríveis que já tive o prazer de encontrar. Sua personalidade apaixonada e forte, ao mesmo tempo que ingênua. Seu estilo de vida que literalmente incorpora a arte e o drama. Uma caricatura perfeita. Até agora posso imaginar sua bela voz ressoando em meus ouvidos, que como Daaé, me encantaram e me assustaram. Vive o drama dela, senti sua compaixão. ?Pobre Erik?, nunca uma frase fez tanto sentido. Nunca senti tanta pena de um personagem que mais poderia ser um vilão, se visto apenas pelos olhos de quem não o compreendia. Privado das mais simples coisas, por uma sociedade que não poderia equilibrar a feiura externa a sua genialidade. Um clássico!

Feli 10/02/2022

Piedade não é amor.
Sobre minha experiência literária com o fantasma da opero tenho muito a dizer... Não I've "spoiler" algum sobre a obra, por mais que seja bem famosa em peças e outras adaptações nunca demonstrei interesse, coisa que me agradou muito já que me fez questionar muito a existência do F. Da O. Me fez a todo momento questionar a narrativa, usei termos como charlatão e gênio quase o livro todo, afinal de contas não deixa de ser verdade, Erik é um gênio e um charlatão, entendo que sua parte "ruim" se dá toda e exclusiva por sua exclusão social diante a sua feiúra.

Pessoalmente eu detestei esse romance melancólico e dramático, claro que um livro dessa época, escrita pelo autor tal e para público x, não vou ter nada muito diferente, essa opinião é muito pessoal, não gosto desse tipo de leitura, jamais leria se não fosse o desafio literário que estou participando. Achei super engraçado algumas partes, a maioria exagerada, e não achei o livro tão parado na parte inicial como me disseram ser, claro que a segunda parte é bem mais agitada, o final é super esclarecedor e bem concluído, me deixou apenas com uma dúvida, será que alguém pode me responder?
- qual o medo dos caçadores de ratos? Não entendi bem sua forma assustadora e a abordagem do livro (não vou ser tão explícito para não atrapalhar a experiência literária de alguém)

Minha nota é 3.5/5. Boa leitura, rápida, fluida, curta e com final fechado, não leria outra vez, provável que eu esqueça muito do conteúdo do livro em alguns tempos. (questão pessoal minha)

Martony.Demes 22/03/2023

Um livro interessante que não é sobre terror ou suspense mas amor e afeto!

Não está entre os meus favoritos mas recomendo!

Carolina Tonglet Monzi 10/03/2021

Mágico
As sensações que esse livro me proporcionou não estão escritas!
Esplêndido!!! Simplesmente brilhante!!!
Estou completamente apaixonada por esse universo!!! ?

Tortorella 09/06/2023

O Fantasma da ópera
É a primeira vez na vida em que eu profiro essas palavras: O filme é melhor!
Primeiramente, não sei se foi a forma da escrita do autor, mas eu achei MUITO arrastado, extremamente lento e esse formato 50% história narrada 50% documentário me irritou DE-MAIS
Além disso, eu não senti que a escrita conseguiu transmitir a grandeza da voz do Erik. Talvez por isso eu prefira o filme: as músicas transmitem muita emoção

Dito isso, eu termino com:
SILENTLY THE SENSES, ABANDON THEIR DEFENSES

@apilhadathay 29/09/2022

TOCANTE
Uma figura mascarada e misteriosa caminha pelos corredores da Ópera de Paris, gerando rumores entre artistas e funcionários. Acontecimentos espantosos fazem com que a direção do teatro considere que um Fantasma assombra de verdade o lugar. O mascarado começa a visitar Christine Daaé, uma jovem cantora lírica, e lhe ensina canto, sob o plano de transformá-la na prima-dona da Ópera de Paris e seduzi-la. A jovem acredita que está ouvindo o Anjo da Música, que espera desde criança, e então sela com ele um pacto. Terror, ciúmes, traição e tragédia, são alguns do pontos mais relevantes entre o "fantasma" e Christine.

A minha leitura, tão esperada, começou um tanto lenta, porém o livro ficou bem eletrizante da metade para o final. Os personagens, mergulhados na aura e nas sensações e sentimentos típicos dos romances góticos, são irritantes, reconheço, mas há quem goste desse drama excessivo em certos diálogos.

Não podemos colocar Érik em nenhuma caixinha. Nem herói, nem vilão, ele protagoniza a sua própria história e tem as justificativas para conduzi-la como o fez, e que você conhecerá no decorrer da leitura. É um personagem complexo, triste, que eu odeio amar, rs.

Tal qual Quasímodo no seu campanário, o fantasma caminha pelo submundo da Casa de Ópera de Paris, usando a máscara para disfarçar seu defeito congênito e nos fazendo refletir sobre os padrões de beleza definidos pela sociedade; sobre como aquilo que parece fugir ao padrão parece ser relegado a esconder-se de tudo e todos. É uma obra tocante.

site: www.instagram.com/apilhadathay

Paola 09/06/2023

Não vi os filmes, não vi o musical da Broadway e não tinha lido o livro. Sabia um pouco da história e foi tão bom ler assim, mesmo 114 anos sem ter spoilers (nem sei como foi possível!).

Li por causa da Ópera Garnier, estudei muito sobre o teatro durante a faculdade, então quando vi essa edição no Prime Reading (com capa e ilustrações incríveis), não resisti e emprestei.

O livro é realmente maravilhoso, os detalhes do teatro pelo Gaston Leroux nos fazem sentir lá dentro, percorrendo os camarins, corredores e subsolos.

O Persa foi meu personagem favorito, assim como o Palais Garnier, que acaba sendo o principal, junto com o Fantasma e Christine.