Histórias de Sherlock Holmes

Resenhas - Histórias de Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4

Alex 08/01/2023

Os últimos caso de Sherlock
Este é o quinto volume dos casos de Sherlock Holmes, contendo 12 contos. Eles tratam de memórias de casos antigos, ou como em A Juba de Leão, o ultimo caso em definitivo, de um Sherlock pós aposentadoria.

Neste livro, se destacam dois contos narrados pelo próprio Sherlock, os únicos num universo de 60 histórias, e também, há um caso narrado em terceira pessoa.

Como nos livros anteriores, a narrativa é ótima, mas neste, já há sinais de fadiga do autor. Tanto é que ele inova com os 3 contos acima referidos.

Apesar disso, é uma leitura excelente, fecha o arco do famoso detetive de forma primorosa, brigando contra a natureza.

Henrique Fendrich 26/12/2022

Que coisa boa é poder ler um Sherlock de vez em quando. Essas belas edições da Zahar deixam ainda mais agradável a experiência de reviver histórias que fizeram parte da minha formação de leitor, agora já com um olhar de adulto, mas com a mesma conclusão de que é mesmo muito bom. A narrativa é fluida, os diálogos são ágeis, as tramas são envolventes e o Sherlock é realmente um personagem único.

Esse livro tem a peculiaridade de apresentar três contos que não são contados pelo Watson. Dois são contados pelo próprio Sherlock ("O rosto lívido" e "A juba do leão", mas eu senti que nesses há uma certa perda no efeito da história, já que, quando ele mesmo conta, o detetive precisa expor as suas cartas à mesa, mostrando a evolução de seu raciocínio e de suas conclusões, ao passo que, se é o Watson quem conta, podemos receber a solução do mistério ao final praticamente como uma revelação divina, tão distante estamos então de seguir os raciocínios dedutivos de Sherlock.

O outro conto que não tem o Watson como narrador é em terceira pessoa, "A pedra Mazarin". Curiosamente, foi o conto de que mais gostei, porque achei sensacional e muito divertida a maneira como o Sherlock se vale de um boneco idêntico a ele para resolver a trama (e conta, é verdade, com um bom tanto de sorte). Por falar em maneira "divertida", adoro também o tipo de humor do Sherlock e cheguei a dar algumas boas risadas com as tiradas dele. Achei engenhosa também a trama de "Os três Garrideb", também um dos contos que mais apreciei.

É interessante como em vários contos há um mistério, mas não necessariamente um crime. E há um conto específico, "A inquilina de rosto coberto", em que sequer há um mistério a ser investigado, já que ele é todo confessado pela personagem. São estratégias diferentes de que se vale o escritor para garantir a novidade e assim o interesse de seus leitores.

Feitos esses elogios, posso dizer que acho essa coletânea um pouco abaixo das outras da mesma coleção Zahar, embora não possa nunca dizer que tenha sido uma leitura ruim. Uma coisa que me incomodou no conto "As três empenas" foram as alusões, para mim racistas, que Sherlock faz a respeito do cheiro de um homem negro, de forma absolutamente gratuita. Também vejo com ressalvas a visão estereotipada de alguns contos sobre o sul-americano.

Tudo isso, é claro, diz respeito à época e local de escrita dos contos, mas foram coisas que sem dúvida me escaparam quando li essas mesmas histórias na adolescência.

De todo modo, vale sempre a pena pegar um Sherlock para ler.

Natalie.Padilha 01/12/2022

Legal
Eu gostei que foram os contos que realmente me fizeram ficar impactada com genialidade do Sherlock Holmes

Vicky 07/11/2022

Sherlock é Sherlock
Com algumas histórias mais simples e outras complexas, o livro nos apresenta uma série de crônicas sobre alguns casos do detetive, e por mais que tenhamos lido sobre suas aventuras é impressionante o quanto elas são diferentes e únicas apesar de sua tamanha semelhança. É sempre um deleite para mim poder reconhecer as estruturas narrativas do autor mas nunca enjoando das mesmas!
Isa 20/11/2022minha estante
Mulher, eu tb amo Sherlock Holmes. Scrr!! ??? Li a obra completa no ano passado e já tô c mta saudade.??

Vitor Gomes 13/09/2022

Conan Doyle nunca decepciona com Sherlock Holmes. A série de livros desse detetive é meu porto-seguro, pois sei que sempre encontrarei leitura muito boa. "Histórias de Sherlock Holmes" trazem diversos contos de casos solucionados pelo detetive, incluindo uma história narrada por ele próprio, o que é bastante incomum. Essa obra me resgatou de um longo período sem ler livros, e não é de se surpreender, pois uma história é mais fascinante que a outra.

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 16/08/2022

E lá vamos nós a mais uma série de aventuras do detetive consultor mais famoso de todos os tempos. Aqui, oficialmente, temos os últimos 12 casos do personagem, os quais marcam sua despedida da literatura, pela enésima vez. Isso porque, ao ler o prefácio de Conan Doyle agora, percebi que nem ele estava preparado para esse “adeus”, já que se despediu dos leitores várias vezes desde então.

Os contos são independentes entre si e muitos se passam quando a dupla já não mora mais no mesmo endereço. No entanto, a relação de amizade e admiração que existe entre Watson e Holmes permanece. E é incrível o quanto se lembram com saudosismo de suas aventuras.

Aliás, muitas dessas aventuras estavam guardadas no cofre particular de Watson, como se fossem os mais preciosos que já escreveu em sua carreira. E, vendo a seleção de contos desse volume, concordo que eram, não os mais valiosos, e sim os mais estranhos pelos quais já passaram. O que encerra a carreira dos personagens com chave de ouro, com direito a te deixar com medo do escuro depois.

Em relação edição que li, achei linda e muito bem feita, porém alguns contos mantiveram a escrita mais rebuscada e densa, o que me levou a ler mais devagar do que eu esperava. O que não é ruim, porém eu é que não estou na vibe de leituras desse estilo no momento. Mas continuo recomendando as aventuras do detetive consultor, especialmente se você procura alguma obra clássica para se aventurar e conhecer o gênero.

site: https://mundinhodahanna.blogspot.com/2022/08/historias-de-sherlock-holmes-arthur.html

Milla 27/05/2022

Este é o último livro da saga do Sherlock Holmes. Os casos apresentados nessa história (são 12 casos) não tem uma grande diferença de qualidades em comparação outros que foram lançados anteriormente, com exceção de duas histórias: "o rosto lívido" e a "juba de leão". Estas duas histórias foram narradas pelo próprio Sherlock Holmes, então temos aí uma narrativa que tenta diminuir as percepções errôneos e às vezes "caluniadoras" sobre o Sherlock, e até mesmo Sherlock dando o braço a torcer e dizendo que o jeito do Watson narrar um caso é bem mais legal pro leitor do que o jeito "sem graça" que o próprio Sherlock narra.

Mas o que eu quero comentar desse livro aqui é sobre o prefácio e sobre minha experiência.
Eu comprei os 9 livros do Sherlock pela editora Zahar, li quatro esse ano, e 5 no ano passado. Sou muito fã do Sherlock, e até tenho todos os jogos do Sherlock Holmes que a produtora Frogwares fez para computador e/ou consoles. E até, se me permitem o "desvio" de assunto, garanto que a Frogwares fez um trabalho muito bom, praticamente impecável, no quesito adaptar a essência e personalidade e aparência dos personagens, assim como cenografia e essência da narrativa de casos, até para os casos em que o plot foi 100% escrito pelos produtores/roteristas ucranianos. Chegando assim ser adaptações mais fiéis em essência do que muitas adaptações tele/cinematográficas de Sherlock Holmes.

Conforme fui lendo todos os livros do Sherlock, fui percebendo como o Sherlock é muito mal interpretado por produtores de Hollywood, ou até mesmo aquela porcaria de série da BBC, que saiu destruindo toda a essência dos personagens e dos plots, fazendo com que o século XXI fosse último problema na lista gigantescas de erros que eles cometeram. Sério, a série é uma grande porcaria pra todos os que leem os livros do Sherlock.
Se o leitor ler todos os 9 livros, vai perceber que Sherlock é mais doce do que foi retratado em alguns filmes/séries, é justo e trazedor de justiça, educado, gentil... É fácil perceber que o Watson acaba sendo um """narrador não confável""" já que ele às vezes é muito implica demais com Holmes e acaba exagerando nas críticas que faz ao amigo. E dentro das próprias narrativas do Watson, é fácil perceber como Holmes demonstrou zelo para com o Watson, assim como para com outras pessoas.
Conforme cheguei no último livro, um sentimento de tristeza foi tomando conta de mim. Mesmo sendo um livro que foi lançado há 95 anos atrás, dá um sentimento de que parece que o livro foi lançado esse ano, e temos a obrigação de nos despedirmos dele.
Milla 27/05/2022minha estante
E é justamente nesse livro que tem um prefácio do autor, Arthur Conan Doyle. Uma mensagem que fala sobre como ele havia tentado dar o fim na saga no caso do "O problema final", como depois lançou outras histórias, como o cão dos baskervilles, o vale do medo, a volta de sherlock holmes, o último adeus... E mais uma vez ele escreve mais uma "saidera". Dessa vez, pra valer. E menciona no prefácio, mais ou menos pelas entrelinhas, que não sabe se os livros vai ter ou continuar com sua fama. Aiai, Arthur... A quantidade de museus, estátuas, placas, adaptações de Sherlock que perduram até os dias de hoje te falam pelo pós-vida como você criou um ícone literário. (Arthur Conan Doyle se tornou adepto da espiritualidade). E no fim do prefácio, Arthur dá adeus a Sherlock Holmes, e agradece ao leitor por toda fidelidade e etc.
Não vou omitir aqui que os olhos encheram de lágrimas (mais pelo fato por eu ser bem bobona por ficar soft com "bobeirinhas").
Só sei que fechar esse livro após ter lido a última página, me deu uma sensação de vazio, de tristeza... um sentimento meio agridoce que a gente sente quando termina uma saga sabendo que não tem ou nem haverá mais conteúdo depois disso (vindo diretamente do autor original, é claro).
O que eu posso dizer mais além disso tudo que disse é que, definitivamente, Sherlock e Watson conseguiram crescer mais ainda no meu coração, e não tem como eu não admitir que essa saga entrou na minha lista de favoritos. Termino o último livro da saga afirmando para todos que eu amo demais o Sherlock Holmes.

Marcelinho :) 01/04/2022

O fim da carreira do Sr. Holmes
Sherlock Holmes foi uma série de livros que sempre me interessou, e quando eu ganhei a chance de ler tudo, agarrei com unhas e dentes. E não me arrependo nem um pouco, com certeza é uma série de livros que marcou minha vida. Mas o foco aqui é este livro em si né, "Histórias de Sherlock Holmes" é o fim definitivo da série de aventuras do detetive mais famoso da literatura, com seus 12 contos, totalizando 60 histórias sobre o personagem. O prefácio do livro já começa com Conan Doyle falando sobre essa trajetória, se despedindo do personagem e agradecendo ao leitor por tanto tempo de apoio, é simplesmente impossível ter lido os oito livros anteriores e não se emocionar com isso aqui. Os contos tem a mesma fórmula de sempre, narrativa já conhecida, porém, o diferencial desse livro são contos narrados pelo próprio Holmes, na época de sua aposentadoria, vivendo em uma fazenda, e isso é demais, quando você acha que não tem mais como se surpreender nessa série, ganha mais essa de bônus kkkkk. Mas no geral, as novidades são só essas mesmo, espere aquilo que já viu até então, contos curiosos com problemas singulares, Holmes atento a tudo e pronto pra ação, além é claro, da personalidade dele tendo mais espaço em uma aventura ou outra. Não tem um conto especial como no último livro, acredito que porque "Seu último caso", seja literalmente o último na linha cronológica, não tendo necessidade de se criar uma última aventura novamente aqui, mas ainda sim, senti falta daquele gosto de final, sabe?
Ainda sim, eu amei o livro, como todos os outros, Sherlock Holmes nunca decepciona, e depois de toda essa jornada, eu fico extremamente feliz em ter lido toda essa obra.
Muito obrigado Conan Doyle, e muito obrigado a você, por ter lido até aqui. Viva feliz e leia Sherlock Holmes :)

jessyfioravante 30/03/2022

Despedida
Da pra perceber desde o começo que o tom do livro é de despedida. Histórias de Sherlock Holmes é a união dos últimos contos publicados do nosso amado detetive. Não é meu livro favorito, mas tem características interessantes, como um conto narrado pelo próprio Sherlock.

Mandretty 23/01/2022

Ao que me parece Sir Arthur estava um pouco cansado de Sherlock Holmes e de seu caro amigo Whatson. Alguns histórias são apenas para cumprir tabela. Mesmo assim temos contos interessantes neste livro. Boa e leve leitura , como sempre.

Thatiane.Andrade 10/01/2022

Os últimos contos de SH
Demorei mais do que em todos os outros livros sovee Sherlock, mas enfim acabei. Vou sentir falta do detetive e de seu fiel escudeiro.

Paula 29/10/2021

Contos favoritos...
Nem acredito que li a obra completa de Sherlock Holmes! Gostei de todos os contos, são geniais e muitos me surpreenderam. Foram histórias que me envolveram e me deixaram com saudades deste detetive tão intrigante e inteligente. Essa coleção vale a pena ser relida sempre!

Isa 15/08/2021

O último do box
Gostei muito dos contos. São curtinhos, leves e nos prendem a atenção. Indico Sherlock Holmes a qualquer um que deseje ter uma boa experiência com um clássico.??

Matheus 17/07/2021

Viciante
Comecei a ler as histórias de Sherlock Holmes por uma dica que vi do Ruy Castro em uma de suas colunas na folha.
Ler essas histórias é viciante

Marivaldo.Barreto 12/05/2021

Enfim o último livro da série de livros de Sherlock Holmes e seu fiel amigo Watson.
Fugindo um pouco à regra, esses últimos contos do famoso detetive, tem histórias narradas não só pelo Watson, mas também é narrada em terceira pessoa e pelo próprio Sherlock Holmes.

1 | 2 | 3 | 4