O papel de parede amarelo

O papel de parede amarelo Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - O Papel De Parede Amarelo

Delaine.Ferreira 13/10/2023

Não é um estilo de escrita com a qual estou acostumada, às vezes confuso, às vezes intrigante de certa forma, mas a metáfora é interessante.

Cassia_kk 13/10/2023

Terro psicológico
Sempre revoltante ver como mulheres eram tratada na sociedade. Como a palavra de seus maridos era quase que lei. Muito interessante a metáfora do conto.

Babs 11/10/2023

Assustador e agonizante. Você acaba sendo sugado pelo papel de parede amarelo também. Uma metáfora extremamente ampla.

Amanda3913 01/10/2023

É um pouco confuso e angustiante. Leitura bem curtinha, mas que gera muita reflexão. Apesar de ser um livro antigo a história continua sendo atual.

LuMaia 01/10/2023

Em 'O Papel de Parede Amarelo', somos levados a uma jornada angustiante na mente de uma mulher lutando contra a depressão em uma época onde a saúde mental era mal compreendida. A protagonista é tratada de forma desdenhosa e seu método de tratamento, confinada em um quarto com papel de parede amarelo, revela práticas médicas questionáveis e machistas. Esta narrativa não apenas expõe a cruel realidade que muitas mulheres enfrentavam, mas também nos faz refletir sobre a necessidade de abordagens mais empáticas e eficazes na saúde mental, uma questão que permanece relevante até hoje.

Fabíola 22/09/2023

Que conto maravilhoso, tenso e sensível. É fácil para nós mulheres entender e sentir o que a personagem principal está sentindo.
Amei ?

Ronan 21/09/2023

Gostei demais dessa história, conforme a narrativa avança se cria mais e mais tensão, muito bem escrito, queria que fosse mais longo...

Ma_ah 12/09/2023

O Papel de Parede Amarelo é um conto que explora a opressão das mulheres no século XIX, através da história de uma mulher confinada a um quarto com um papel de parede amarelo. À medida que sua obsessão pelo papel cresce, ela revela a repressão de sua própria voz e identidade. Uma narrativa angustiante e simbólica sobre a luta das mulheres por autonomia e expressão.

Kaique.Furquim 09/09/2023

Que triste foi os séculos passados
CARAMBA, a mulher começa a desenvolver problemas mentais pela restrição que a mulher deve ter, pela autoridade do marido em casa... Em tratamento da doença mental da protagonista, o marido tranca-a em um quarto com um papel de parede amarelo desbotado fazendo-a a ter uma piora em seu quadro clínico. Pegadas de Poe, mas sem mortes e etc, somente a realidade do século XIX.

John.Spectrum 08/09/2023

Horror de Viés Feminista
- Uma mulher, deprimida por falta de autonomia pessoal, chega a uma casa de campo junto com seu marido, onde deve permanecer em repouso, por indicação médica. Num dos quartos da casa, ela se depara com um papel de parede que lhe causa repulsa. Porém, com o passar dos dias, ela se sente cada vez mais atraída pelos desenhos nesse papel de parede, enquanto sua saúde mental se deteriora.

- O conto, com 58 páginas e de cunho feminista, relata a situação de uma mulher tolhida no seu desejo de escrever, ignorada em suas opiniões e vista como propensa à "histeria". A narrativa é feita pela própria mulher, que mantém um diário secreto, no qual ela trata, por meio de uma escrita melancólica e urgente, do preconceito que sofre, dos eventos que vão se sucedendo e das visões relacionadas ao papel de parede, que parece possuir um energia sobrenatural. Esse conto reflete vivências da própria autora e mescla o horror de um cotidiano misógino ao horror de aspecto fantástico. Cabe dizer ainda que a cor escolhida para o papel de parede dessa narrativa não pareceu algo aleatório, pois o amarelo, desde fins da época medieval, é símbolo, p.ex., de mentira, doença e degradação (ver livro "Amarelo ? História de uma Cor", do historiador Michel Pastoureau).

Vivi 06/09/2023

O conto é muito bom, me surpreendeu muito, fiquei tão empolgada que depois da leitura sai escrevendo tudo que tinha achado da leitura e pesquisando mais sobre.

É bem curtinho e bem fluido, vale muito a leitura.

lotrings 04/09/2023

Livro muito bom e ao mesmo tempo angustiante se nao tivesse tao ocupada com os estudos eu teria devorado ele bem mais rápido

Karenina 30/08/2023

Querido John!
De descrição metódica, detalhista e perturbadora. O conto reflexiona o psicológico e imaginário feminino. Transcorrendo, de forma subliminar, assuntos como: poder e controle do homem nas relações familiares, depressão pós parto, e como a manipulação e anulação dos sentimentos afeta, em vários níveis e psicológicamente, a mulher.
O livro relaciona o inconsciente, tão implícito e incômodo, a própria camada do papel de parede amarelo.