Linha M

Linha M
Livro lido 1°/Jan//1°/2018
Título: Linha M
Título original: M Train
Autora: Patti Smith (EUA)
Tradução: Claudio Carina
Editora: @companhiadasletras
Ano de lançamento: 2015
Ano desta edição: 2016
Páginas: 216
Classificação: ????????
_______________________________________________
os detalhes da vida de um escritor sempre é assunto de interesse de quem gosta de ler: hábitos, detalhes, nuances, gostos, autores prediletos, fontes de inspiração, todos ingredientes que sempre causam furor em diferentes graus nos leitores.
?linha m?, segundo livro da escritora publicado no brasil, apesar de não ser classificado exatamente somente como uma biografia, é um exemplo desse tipo de livro que se torna desejado pelos leitores. smith traça nessas páginas vários momentos de sua vida ascética, as viagens, as boas e ruins lembranças, os encontros com escritores vivos, o culto diante as tumbas de escritores já mortos, a dor pela perda de fred, marido da escritora.
com um traço particular, patti smith me conquistou logo nas primeiras páginas. como exemplar dos leitores entusiastas que adoram saber a vida de escritores, me deleitei demais com as facetas da vida de patti smith, uma autora excelente, uma bebedora de café profissional, uma cultivadora do silêncio e da contemplação.
tão ou mais notáveis que os aspectos delineados acima, são a menção ao ?crônica do pássaro de corda?, do escritor nipônico haruki murakami, um dos livros preferidos de patti, cuja recorrente lembrança em muitas páginas em linha m me fizeram encomendar o livro e finalmente ler alguma coisa dele. fiquei bastante curioso com as várias menções ao seriado americano ?the killing? que, para sorte minha está no catálogo da netflix e que inclusive já comecei a assistir a segunda temporada. uma série e tanto! obrigado, patti!
patti smith sabe cativar, mesmo sendo uma eremita convicta, que fez da solidão e da solitude o combustível para estas páginas tão intensas e belas. e o mais surpreendente, o que mais me chamou a atenção nesse livro ? e que livro! ? que me encantou e me motiva a ler o ?just kids?, outro livro seu publicado aqui no brasil, foi saber que diante de tanta sofisticação intelectual, foi nas coisas simples da vida, como a vida a dois, uma noite tirada para se assistir ao seriado preferido ou o prazer de uma fumegante xícara de café, que patti encontrou o enlevo supremo.

leonardo camargo 31/07/2018

A personificação das palavras
Conheci os escritos de Patti Smith por meio de “Só garotos” e após essa leitura um tipo de sentimento se intensificou em mim como leitor. Em “Linha M”, Patricia pega em sua mão delicadamente e o leva para o seus lugares preferidos e te mostra objetos cheios de história.

A simplicidade é a característica mais encantadora do livro. A forma como os capítulos trazem os seus sentimentos, as divagações sobre a vida e o que ela viu com suas experiências, fazem com que a narrativa ganhe ares de conversa, como se a mesa preferida de Patti no Café 'Ino tivesse uma cadeira reservada para você.

Toda essa proximidade que o livro nos coloca acabou despertando em mim o melhor sentimento que um leitor pode ter com a sua obra: a amizade. O livro se tornou o meu companheiro de tardes, a salvação das minhas insônias e aquele que eu queria ouvir quando o pensar sobre a vida se esgota.

“Linha M” é um livro memória que engrandece a imaginação, pela simplicidade na qual ela existe. Patti Smith coloca todo o seu sentir no ato de pensar, prática que torna o cotidiano algo curioso e cheio de significados. Entre sonhos e objetos perdidos, Patti Smith está ali, te esperando para conversar e tomar uma xícara de café.

Anissima 01/04/2023

Queria ser amiga de Patti, apenas
?Acredito no momento. Acredito nesse balão alegre, o mundo. Acredito na meia-noite e na hora do meio-dia. Mas no que mais acredito? Às vezes em tudo. Às vezes em nada. É algo que flutua como a luz refletindo numa lagoa.
Acredito na vida que um dia todos vamos perder.? - Patti Smith , como não amar? ??

Rosa319 05/04/2022

Um livro de memórias. Patti nos conta sobre suas mais diversas experiências enquanto frequenta seu café favorito em Nova Iorque. Mistura passado e presente com questões filosóficas.

Germana 23/02/2023

"Será que o tempo é ininterrupto?"
Tempo

Para mim linha M retrata o tempo, como lidar com sua impermanência ou como não lidar. Quero escrever muito sobre ele mas ao mesmo tempo quero guardar para mim. Suas palavras nos trazem uma identificação, como ler um diário.

O tempo é presente em cada pagina, desde as lembranças ate as claras especulações sobre ele. Fala sobre pensamentos, referencias, memorias, faltas e costumes.

Não é um livro para qualquer um, sua linguagem é fácil, mas seu conteúdo pode não ser absorvido da forma que deveria. Sinta-se pronto para ler. Será que eu estava pronta?

"- Algumas coisas nós guardamos para nós mesmos."

luke - among the living. 04/08/2022

Gostei menos de "Linha M" do que do "Só Garotos", pois estava esperando que fosse uma sequência cronológica dele. Até que possui bons momentos, mas o excesso de divagação desanima um pouco.

Apesar disso, Patti Smith é demais, e eu perdoo ela.

Gabi 19/10/2022

Um diário de uma artista
Um diário de uma artista.
Com uma escrita envolvente, ela nos leva num labirinto de paixões literárias e registros polaroide.
Não tem bem um começo nem um fim, mas ai tá a graça, porque nada faz muito sentido e tudo faz sentido, e ela te leva nesse emaranhado da cabeça dela e traduz muito bem na escrita toda essa mente do artista.

isa.dantas 21/01/2018

Uma delícia poder vagar pelas memórias de Patti Smith, escritas de forma tão bela!

Delirium Nerd 29/01/2018

A solidão poética de Patti Smith
Em Linha M, livro mais recente de Patti Smith, a leitora é transportada para um universo não-linear, reflexivo e, vez ou outra, metalinguístico. Por diversos momentos, a escrita da autora se debruça sobre as próprias auguras da arte de escrever – e traz também preciosas dicas de outras obras a serem lidas. “Escritores e seus processos. Escritores e seus livros. Não posso supor que o leitor conhecerá todos eles, mas afinal será que o leitor me conhece? Será que o leitor deseja isso? Só posso almejar isso, enquanto ofereço meu mundo numa bandeja cheia de ilusões”, elucubra a multifacetada artista.

Sucessor do celebrado Só Garotos, o livro é como uma longa viagem com destino incerto feita por meios terrestres: um convite para que o olhar pouse sobre a beleza da paisagem e não que busque, no horizonte, indícios específicos sobre os rumos do trajeto. Da música à literatura, Patti Smith molda palavras com poética maestria e, em Linha M, mostra ao público a melancolia de uma mulher que está viva, pulsante e criativa ao mesmo tempo em que, enquanto ícone, é memória.

E é memória também por estar aqui, neste mundo, após tantas perdas e transformações:

“Desejamos coisas que não podemos ter. Tentamos conservar certos momentos, sons, sensações. Quero ouvir a voz da minha mãe. Quero vez meus filhos ainda crianças. Mãozinhas pequenas, pés ligeiros. Tudo muda. Garoto crescido, pai morto, filha mais alta que eu, chorando por causa de um sonho ruim. Por favor, fiquem aqui para sempre, digo para as coisas. Não vão embora. Não cresçam.”

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://deliriumnerd.com/2017/10/10/literatura-linha-m-patti-smith/

1 | 2 | 3 | 4 | 5