Linha M

Linha M Patti Smith

Resenhas - Linha M

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Anaïs 30/05/2023

[isso não é uma resenha, é um lembrete]

Patti, I love you! Quero voltar mais vezes para esse lugar que você é capaz de construir com palavras tão bem escolhidas. Obrigada por tão delicioso sonho que é ler você!
Sabrina.Delfino 23/08/2023minha estante
?me interessei em ler também? gosto muito de Because the Night??

Anaïs 24/08/2023minha estante
comecei a ler Patti por Só Garotos. achei uma boa dica. proporcionou uma experiência incrível. acho que vale a pena demais!!!

Beatriz 10/05/2023

Indiferente?
Linha M foi, para mim, mais uma decepção. Acredito que ter conhecido os textos de Patti Smith a partir de ?Só Garotos? talvez não tenha sido uma boa ideia. Apesar de ter amado a leitura, a experiência me deixou com uma expectativa muito alta para outros títulos da autora.

Em ?Devotion?, outro livro da americana, apesar de gostar muito da temática, não me consegui me prender ao texto. Em ?Linha M? tive a mesma questão (com o diferencial de achar a temática um pouco indiferente.)

Não me entendam mal, eu admiro e gosto bastante da forma que Patti constrói suas frases e apresenta ideias, mas, depois de ?Só Garotos?, seus textos não conseguem me convencer emocionalmente.

Em suma, a leitura de ?Linha M? foi OK: agradável porém extremamente esquecível.

Marina 05/04/2023

Precisei interromper a leitura algumas vezes, por um longo período, o que pode ter me causado a impressão da escrita ficar arrastada em alguns capítulos. O lado positivo é, sem dúvida - além das fotografias que ela tira e ilustram os capítulos - suas lembranças e belas reflexões sobre amor. A escrita foi mais melancólica do a que eu estava esperando, mas Patti parece ter um jeito único de escrever sobre angústias e isso foi bem interessante. Apesar de não acompanhar sua jornada, ela é uma grande artista e este livro é prova disso.

Anissima 01/04/2023

Queria ser amiga de Patti, apenas
?Acredito no momento. Acredito nesse balão alegre, o mundo. Acredito na meia-noite e na hora do meio-dia. Mas no que mais acredito? Às vezes em tudo. Às vezes em nada. É algo que flutua como a luz refletindo numa lagoa.
Acredito na vida que um dia todos vamos perder.? - Patti Smith , como não amar? ??

Germana 23/02/2023

"Será que o tempo é ininterrupto?"
Tempo

Para mim linha M retrata o tempo, como lidar com sua impermanência ou como não lidar. Quero escrever muito sobre ele mas ao mesmo tempo quero guardar para mim. Suas palavras nos trazem uma identificação, como ler um diário.

O tempo é presente em cada pagina, desde as lembranças ate as claras especulações sobre ele. Fala sobre pensamentos, referencias, memorias, faltas e costumes.

Não é um livro para qualquer um, sua linguagem é fácil, mas seu conteúdo pode não ser absorvido da forma que deveria. Sinta-se pronto para ler. Será que eu estava pronta?

"- Algumas coisas nós guardamos para nós mesmos."

lore 14/01/2023

obrigada patti. <3
Eu não tinha idéia de que precisava ler esse livro até lê-lo. Esperei no início uma proposta completamente distinta do que emfim recebi, mas não foi relevante à experiência pois sabia que iria ter afeição por tudo, nada, ou qualquer coisa que patti tenha decidido escrever.
Após ler só garotos, livro também autobiográfico de sua autoria, senti que havia em meu interior um desejo ardente de adentrar mais e mais vivências de sua vida. Como alguém que naturalmente cria uma rotina para si mesmo e não consegue imaginar não deixá-la de lado nem por um dia.
Havia um espaço em minha alma antes de viver o que patti escreve. Antes de adentrar as páginas da sua mística vida.
E tudo o que posso afirmar agora, é que não há mais. Gostaria que pudesse, com as minhas vãs tentativas, por em palavras o que essa mulher, com toda sua presença e impetuosidade faz penetrar tão fundo sua marca em minha pessoa.
Foi incrivelmente prazeroso poder saber mais sobre ela como pessoa e um pouco menos como artista (já que compreendo que foi seu foco no outro livro, mas que mesmo que ela quisesse não poderia estar fora desse totalmente porque simplemente faz parte de quem ela é) E foi maravilhoso ler sobre algumas de suas aventuras com fred, e conhecê-lo melhor.
Agradeço de todo coração por permitir que eu me inspire tanto em ti e na suas escolhas de vida, e por tão graciosamente estontear-me com suas palavras sábias, simples, e verdadeiramente significantes.

Marina. 12/01/2023

a patti me cativa
ela é como uma velha amiga que vai falar continuamente de um jeito que você escute mesmo quando acha que prefere o silêncio
ela é como o zunido do silêncio, preenche o que parece vazio

Gabi 19/10/2022

Um diário de uma artista
Um diário de uma artista.
Com uma escrita envolvente, ela nos leva num labirinto de paixões literárias e registros polaroide.
Não tem bem um começo nem um fim, mas ai tá a graça, porque nada faz muito sentido e tudo faz sentido, e ela te leva nesse emaranhado da cabeça dela e traduz muito bem na escrita toda essa mente do artista.

gab 17/09/2022

Dei tempo pra ler esse livro da forma que deve ser lido e valeu cada segundo. Patti sempre me trazendo essa sensação única toda vez que leio algo dela. Livro incrível.

gabibs 10/08/2022

esperava bem mais pq just kids é tipo meu livro preferido mas tudo bem, patti segue incrível eu só achei muito monótono não me prendeu só com a narração (mas amei as observações sobre murakami e sylvia plath)

tbbrgs 04/08/2022

Linha M, Patti Smith
"Linha M" é uma leitura rápida, fácil e fluida, em que Patti compartilha experiências, memórias, divagações, sonhos e fotografias. É um livro introspectivo, não há nem linearidade, nem uma única história a ser contada: aqui, a artista nos apresenta seu universo mais íntimo, nos convida a entrar em sua casa, a conhecer sua rotina no seu café preferido de New York, ao mesmo tempo em que nos conta sobre seu passado, suas lembranças e seus pensamentos a respeito da vida, do mundo e da literatura. Eu, particularmente, sempre admirei a Patti como a artista múltipla e talentosa que ela é, e, apesar de nossas experiências de vida serem completamente distintas, sinto que nossas formas de pensar são muito similares e, lendo esse livro, pude me identificar com ela em muitos aspectos. A forma como Patti escreve e fotografa me cativou bastante e, depois de "Linha M", sinto-me ainda mais próxima dela, pois os relatos que ela escreve realmente conseguiram transmitir sua humanidade.

luke - among the living. 04/08/2022

Gostei menos de "Linha M" do que do "Só Garotos", pois estava esperando que fosse uma sequência cronológica dele. Até que possui bons momentos, mas o excesso de divagação desanima um pouco.

Apesar disso, Patti Smith é demais, e eu perdoo ela.

Thami 06/06/2022

Apaixonante
Completamente entregue à vida e arte de Patti! Que mulher! Acompanhar os dias e lembranças narradas por ela me fez viajar por um mundo tão diferente e ainda tão fácil de criar empatia, se identificar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5