Vozes de Tchernóbil

Resenhas - Vozes de Chernobyl

mari 06/10/2023

Vozes de Tchernóbil
5 ??

?O que me interessa é a história da alma. A vida cotidiana da alma. Aquilo que a grande história geralmente deixa de lado, que trata com desdém. [?] O que me interessa é o pequeno homem. O pequeno grande homem, eu diria, porque o sofrimento o torna maior. Nos meus livros, ele próprio conta sua pequena história e, no momento que faz isso, conta a grande história? (A batalha perdida)

Eu sempre fui fascinada pelas histórias saídas das bocas de quem me criou e depois de quem eu encontrava, mas como descrever todas as nuances que me foram transmitidas por todos aqueles breves momentos de fantasia? Svetlana me mostrou como.
Escrever um livro que não é romance, mas também não é documento que também não é só um acúmulo de relatos? Escrever um livro que acumula a vida de algumas das pessoas que foram marcadas pela terra de Tchernóbil, que para além da tragédia sem precedentes, visceral e fora de alcance, foi o lar de muitas histórias, folclores, famílias, animais, comunidades.
Só de pensar que para eu estar escrevendo essa resenha eu tenha dado fim a minha leitura desse livro primoroso me da nó na garanta, o olho fica cheio de lágrimas. Svetlana apresentou Tchernóbil em sua infinidade e por isso acredito que esse livro nunca vai ter fim em mim.

Ademais, recomendo mais que tudo. Se você puder ler só um livro dessa autora ímpar, com certeza escolha esse!

Alana 06/10/2023

Sem igual
Difícil fazer uma resenha de um livro tão intenso! mais que um livro e mais que um registro histórico, se trata de um ensaio sobre a natureza humana, sobre a vida cotidiana sobrevivendo em meio a desastres inimagináveis. é duro perceber como a vida humana é tão frágil, como é deixava de lado perante interesses econômicos e políticos. e, também, como a magnitude dos desastres pode não ser percebida por quem está vivendo. acima de tudo, a autora nos mostra o impacto direto de tudo da perspectiva de diferentes espectros de participantes desse momento histórico, momento que perdura e viverá para sempre em todas as gerações descendentes. creio que nós jamais compreenderemos de fato tudo que se passou, o horror naturalizado consequência de Tchernóbil, especialmente nós ocidentais, mas, certamente, essa leitura nos tornará mais atentos e nos dará um panorama de tudo que aconteceu. é uma leitura dura, pois é desprovida do romantismo que maquia a realidade, mas extremamente impressionante? não entenda mal, a realidade, embora cruel, ainda remete ao amor, um grande e intenso amor em todos os testemunhos, seja pelos outros, seja pela pátria, mesmo que este último tenha sido fonte de ruína para muitos. impressionante, de fato!

?Eu tenho medo. Tenho medo de uma coisa: de que o medo ocupe na nossa vida o lugar do amor?

Gabriella440 04/10/2023

Mais uma leitura impactante de Svetlana Aleksiévitch.
A autora entrevista sobreviventes que viveram o desastre de Tchernóbil, nos trazendo uma rica micro história sobre o acontecido.

Tali Rodrigues 03/10/2023

A vida real superando a ficção
Em alguns momentos parece ficção científica, outras um drama e outras um grande apanhado de reflexões filosóficas.
Mas temos um em tudo um retrato de um povo e dos seus sentimentos que por mais que sejamos culturalmente diferentes somos iguais no amor e no medo!

Leandro 24/09/2023

Radiação
Esta obra conta com vários depoimentos de pessoas sobre o desastre na usinia nuclear de tchernóbil em 1986.
Muitas vidas perdidas no desatre, outras ficaram com problemas pro resto da vida por conta da radiaçao e tantas outras pessoas que foram retiradas de suas casas sem ao menos saber do real motivo do que tinha acontecido.
Um destaque para um relato de uma mulher chamado (uma solitaria voz humana) de cortar o coração.

Mari 23/09/2023

Incrível
A forma como a autora ouve a história de diversas pessoas em situações totalmente diferentes sobre o acidente em tchernóbil é tão delicado e ao mesmo tempo tão forte... Cada um, com sua experiência de vida particular interpreta o desastre de uma forma singular. De fato, ela não nos mostra a parte técnica da situação, e sim a parte humana daquele lugar e daquelas famílias.

Juju 20/09/2023

Uma solitária voz humana....
" Não sei do que falar... Da morte ou do amor? Ou é a mesma coisa?..."

Assim se inicia uma série de relatos de pessoas sobreviventes de Tchernobil!
São várias vozes que nos contam o que aconteceu no dia 26 de abril de 1986 quando o Reator 4 da Usina nuclear de Tchernobil explodiu!
Contam as suas reações, seus medos e sentimentos... as evacuações, a contaminação do ar, da comida, de tudo ao seu redor!
Falam sobre a morte de seus entes queridos, da morte de homens, soldados e voluntários enviados a Zona contaminada; a morte de seus filhos e filhas com câncer no sangue...

São relatos tristes, que causam indignação... Alguns são bem pesados.
A autora nos convida, por meio desses relatos, a saber o que realmente aconteceu tanto naqueles primeiros dias após a explosão, tanto nos anos seguintes...
Liquidadores, cientistas, químicos, agricultores, moradores de aldeias, crianças, esposas, professores, médicos e tantas outras pessoas de diversas profissões e níveis sociais , é que elevam suas vozes e nos contam suas histórias!

Vale super a pena a leitura!
Alex 20/09/2023minha estante
Excelente resenha. Eu gostei muito, exatamente por ela dar voz aos que não foram ouvidos.

Claraszs 11/09/2023

Realmente somos ar e não terra
Encontrei esse livro de forma totalmente aleatória, mas sinto que foi um achado. Isso porque, sair da bolha de uma vivência quase que totalmente pacífica como pessoa e como país foi um experiência de entender que não importa minha nacionalidade, no final, a emoção humana com o sofrimento coletivo sempre é algo mais forte. Li esse livro em pausas, já que em alguns momentos pedia que houvesse uma digestão do que tinha acabado de ler? foi me debruçar sobre histórias de pessoas que nunca conheci nesta vida, mas que me tocou profundamente e não só pela tragédia (se puder também usar esta palavra visto o que aconteceu), mas pela história de pessoas apaixonadas pela vida, pelas suas pessoas, pelo seu país, por uma memória que quase se extinguiu. Não é algo, assim, despretensioso esse livro, é pra tocar no fundo da sua alma humana, mesmo. eu e você não passamos por isso, mas muitas pessoas sofreram absurdamente com o acidente de 26 de abril de 1986. não só nos meses após, mas até hoje. é algo muito marcado e delicado.

esse livro me ensinou um pouco mais sobre a vida, tenho certeza.

Iago 02/09/2023

*Insira aqui seu palavrão preferido*
É cruel, brutalmente real e transcendentalmente sensível. Uma perspectiva obtida a partir daqueles que normalmente não são ouvidos, daqueles que a maioria quer ouvir. Homens, mulheres e crianças, vítimas de um desastre nuclear, falando da morte como algo tão corriqueiro, tão comum. E quanto amor há nos relatos... Algo surpreendente, dado o tema. Pensando bem, diante das desgraças só o amor persiste. Só ele é capaz de superar o dor. Algo interessante: muitos entrevistados falam da natureza, animais, plantas, água, terra, falam de todas essas mortes que a radiação produziu, choram pelos insetos e pelas árvores, pelas casas abandonadas e fotos de família deixadas. Choram pelo lar. Pela pátria. Leiam e depois assistam à série produzida pela HBO. É revelador.

Luciana 31/08/2023

Devastador
Eu demorei mais de um ano pra terminar esse livro. Lia um trechinho de vez em quando. São relatos de pessoas, funcionários, familiares e moradores afetados pela explosão de Tchernobil em 1986.
É difícil digerir/aceitar que um governo deixe as pessoas sem informação e sem preparo numa catástrofe dessa magnitude. Muitas pessoas ficaram lá recebendo radiação por pura falta de informação. O governo dizia ás pessoas que estava tudo bem...
É uma leitura necessária. A melhor parte pra mim foi o epílogo.
Não será uma leitura rápida nem fácil, mas recomendo a leitura. Nem só de romance água com açúcar vive o leitor não é mesmo?

Patricia Peres 25/08/2023

Relatos impactantes
O livro transcreve testemunhos de pessoas que viveram na área contaminada pela explosão do reator em Chernobyl. São vários relatos, alguns bem impactantes. Contudo, como são muito relatos e alguns descrevendo situações e sentimentos bem semelhantes, confesso que, a partir de um momento, a leitura começou a ficar cansativa. Mas é um livro que vale à pena ser lido.

Mário 24/08/2023

Radioativo
Livro em tom de documentário retrata a devastação física, mental, social e econômica de toda uma população, além do despreparo, incompetência e insensibilidade de um governo em lidar com o mais sério desastre nuclear já registrado.

Por vezes a leitura fica lenta e cansativa ante a grande quantidade de relatos com conteúdos repetitivos entre si.

Vini Laux 21/08/2023

Tristeza sem fim
Sem palavras pra descrever o sofrimento. É triste do início ao fim, mas é ótimo fugir do romantismo das tragédias e guerras e escutar os relatos reais das vítimas e testemunhas. Não dá prazer em se ler, são profundamente horrorosos os relatos.

Fabiana 21/08/2023

Difícil
Não sei muito bem como falar desse livro... Sou acostumada a ler livros ambientados na guerra e eles acabam sendo mais "fáceis" de digerir. Aqui a sensação que tive foi de que quiseram tratar como guerra um acidente, com nenhuma transparência ou orientação pra população em um tempo em que a informação era mais difícil. Foi uma leitura especialmente pesada e causa indignação...

Jr. 17/08/2023

Não sei muito o que dizer sobre essa leitura, foi tão profunda, tão forte, tão necessária. Este livro não é sobre o acidente em si, e sim sobre as pessoas que por causa dele perderam seu lar e suas famílias.
As palavras da autora explicam bem: "Este livro não é sobre Tchernóbil, mas sobre o mundo de Tchernóbil.[...] Escrevo os relatos da cotidianidade dos sentimentos, dos pensamentos e das palavras. Tento captar a vida cotidiana da alma."
E não tenho dúvidas de que ela conseguiu