Vozes de Tchernóbil

Vozes de Tchernóbil Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - Vozes de Chernobyl

Barbr 30/12/2023

Um livro sobre amar e perder
Em um primeiro momento você se pega impactada por todos os relatos e pensa: como puderam deixar isso acontecer?
Mas aí, estaríamos voltando ao que sempre interessa inicialmente, a usina, a catástrofe. Mas, e os seus moradores?

Depois de dias, você percebe que esse é um livro sobre amor e, principalmente, perder algo que ama. Amor ao seu marido, família e filhos. Amor à sua casa, terra, colheita. Amor à cidade, ao país e à natureza.
E esse sentimento é percebido em todos os sobreviventes, da criança ao idoso, homem ou mulher. Todos amaram e perderam.

Uma narrativa e relatos com tantas nuances, tantas possibilidades interpretativas que fica difícil selecionar ou dar conta de todas. Mas, acima de todos, passamos a conhecer uma nova população: os homens e as mulheres de Tchernóbil. É assim que eles passam a ser identificados e se autoidentificam. Essa designação não está apenas nos que se recusaram a sair de sua casa, ou nos que voltaram a morar na região contaminada. Está em todos marcados pela radiação: nos cientistas, nos políticos, nos soldados convocados para conter os danos na usina ou limpar as cidade (chamados liquidadores). Além dos moradores que saíram e nunca mais voltaram, por vontade própria ou, na maioria das vezes, enganados com a promessa de evacuação temporária, deixando tudo para trás: sua vida, sua casa, sua colheita, seu animal de estimação. Uma marco zero em suas trajetórias, onde só lhes restaram uma coisa: suas memórias.

Gabriela 28/12/2023

É fácil entender porque esse livro se tornou um dos marcos da literatura nas últimas décadas. Svetlana retrata de forma crível e rica o rescaldo da tragédia sob pontos de vista que, de outra forma, seriam injustamente ignorados. É honesto, melancólico e intenso. Sem dúvida uma das melhores leituras do ano.

Filipe 25/12/2023

As muitas vozes aqui tipografadas por Svetlana apresentam diversas narrativas e perspectivas em torno do mesmo tema, a vida pré e pós a catástrofe de Chernobyl. Diferentemente do conteúdo audiovisual que costumamos consumir sobre, aqui não há um sensacionalismo, uma vez que quem conta a história é quem a viveu.

Muitas questões são levantadas aqui. Para mim, a ignorância das pessoas em relação ao que acontecia trouxe um aspecto bem emocional ao livro, onde há trechos em que é difícil se manter inabalado. É uma realidade totalmente diferente da sociedade ocidental e de 2023, fator que acredito ser o principal para este conteúdo ser tão atrativo e interessante para nós.

No mais, é um alívio poder botar os pingos nos is em questões que crescemos ouvindo boatos e narrativas hegemônicas sobre. Há muita sobriedade aqui. O povo deve sempre poder contar a sua própria história.

LisboaPB 18/12/2023

Gostei de ter a experiência de ler estes relatos apesar de alguns serem divagações sobre a vida dos que estão divagando, fugindo um pouco do escopo e objetivo do livro. De qualquer forma não se perde a sua importância cultural, histórica. É um documento este livro.

Melissa 12/12/2023

Gosto muito do trabalho da autora e da forma como seus livros são organizados. Esse foi meu segundo livro. Um trabalho que junta a história enquanto ciência e a literatura de divulgação de uma forma extremamente bem feita

Entre1 08/12/2023

Profundo
Vários relatos super verídicos. A realidade as vezes é muito difícil de ser aceita ainda mais quando não se tem a quem culpar de fato.

Nanatrib 02/12/2023

História de um colapso que reflete ainda hoje
?O russo não quer se tornar rico, tem medo. O que ele quer? O que sempre quis: que ninguém se torne rico. Mais rico que ele.?
Esse livro está cheio de passagens muito fortes, relatos muito tocantes sobre o que aconteceu em Chernobyl. Eu soube do livro através do Skoob, sempre me interessei pela temática e me permiti entrar nesse mundo novamente. Havia assistido a série da HBO o que inclusive me veio bastante à mente com os relatos lidos, era como assistir novamente.
O que sempre me deixa muito em choque é a frieza com que o governo lida com grandes catástrofes, isso não só o russo. Também acho muito interessante a quebra dessa visão de estado muito forte por parte da nação. Quando a própria população percebe que na verdade tudo sempre foi muito mascarado e que eles não sabiam de nada sobre a verdade. Fora a tentativa do estado de fazer todo mundo se passar por doido.
Enfim. Há muito relato de guerra e que acaba se confundindo com a explosão da usina, porque esse foi o tratamento dado após o acontecido, mas percebe-se também que era só com isso que as pessoas estavam acostumadas: guerra.
Indico o livro apenas pra quem tem interesse no assunto, aos demais acredito que os relatos não serão tão profundos.

May || @nvs_may 23/11/2023

Nunca demorei tanto para ler um livro!
Primeiro vamos comentar o fato de que passei praticamente o ano todo tentando finalizar esse livro, sinto que venci uma maratona.

É um livro bom, mas também é um livro muito repetitivo, tornando a leitura cansativa.
Graças a Deus terminei, não aguentava mais! ???

Lediani0 20/11/2023

Vozes de Tchernóbil - Svetlana Aleksiévitch
Neste livro, vamos acompanhar os testemunhos de várias pessoas que vivenciaram a catástrofe nuclear de Tchernóbil.

Uma reunião de vozes que falam sobre suas experiências pessoais com aquela que foi uma das maiores tragédias da história da humanidade. Relatos que causam choque e terror, diante das ações e as consequências dos atos dos homens, para além dos traumas físicos, com um mergulho nas crenças e ideologias de um povo.

Uma narrativa que engloba sentimentos e pensamentos sobre a vida e a morte, daqueles que tiveram sua vida transformada depois de um desastre atômico.

Jessika 19/11/2023

Li alguns livros da Svetlana, e sem dúvidas é uma das minhas escritoras favoritas, através do seu trabalho jornalístico, consegue remeter o leitor diretamente ao centro das tragédias sobre as quais escreve. Vozes de Tchernóbil é cruel, revoltante imaginar tudo o que este povo passou e ainda passa, e saber que as autoridades poderiam ter evitado muito deste sofrimento. A autora é muito feliz em sua colocação histórica do acidente de Tchernóbil, nos fazendo entender porque tais ações foram tomadas à época.
Uma história real, conteúdo difícil de ser digerido, porém necessário.

Neila Porto 15/11/2023

Impactante!
"Vozes de Tchernóbil de Svetlana Aleksiévitch é um livro impactante que traz relatos reais e comoventes sobre o desastre nuclear de Tchernóbil em 1986. A autora entrevista diversos sobreviventes, incluindo bombeiros, médicos, moradores locais e cientistas, e através de suas histórias, ela retrata as consequências devastadoras do acidente e o impacto duradouro na vida das pessoas afetadas. Com uma narrativa poderosa e sensível, Aleksiévitch nos leva a refletir sobre os perigos da energia nuclear e as consequências humanas das decisões políticas. "Vozes de Tchernóbil" é uma obra-prima do jornalismo literário que nos confronta com a fragilidade da vida humana diante das forças da natureza e do poder do homem.

Nívea 20/10/2023

Vozes de Tchernóbil
Esse livro traz vários relatos de pessoas diversas desde professores, a liquidadores e suas esposas, crianças entre outros sobre o acidente na usina nuclear de Tchernóbil.
A obra me revelou vários sentimentos, acontecimentos e experiências sobre um acidente tão distante da minha realidade.

Como por exemplo, o questionamento sobre aqueles homens que foram chamados a aterrar vilas dentro da zona como se estivessem convocados a guerra se eles são heróis ou apenas vítimas, visto que algumas promessas, principalmente envolvendo dinheiro, não foram cumpridas e não valiam a pena o risco de suas vidas.Ainda nesse assunto, como alguns desses homens não desistiu de ir por uma honra de defender sua pátria.
Sem contar a questão de como o governo da época lidou com o problema tentando esconder a gravidade "para não gerar pânico".
Por último, relatos de pessoas que viram suas vilas se tornarem fantasmas do passado, crianças vivendo doentes mesmo não tendo nascido na época do acidente torna essa leitura forte, porém difícil.

Aqueles que tem interesse em conhecer mais sobre essa tragédia esse livro é uma das melhores obras que retrata sobre esse acontecimento sem transforma-lo em um espetáculo.

Renato 12/10/2023

Feridas que não se fecham
Não é nada fácil descrever a real dimensão do desastre ocorrido em 1986 na central atômica de Tchernóbil. Muito já foi escrito por especialistas sobre as causas técnicas e as falhas humanas que provocaram a tragédia e seus efeitos danosos sobre a natureza e sobre a população atingida.

Nesse livro a autora, como anuncia o título, inverte o lógica e dá voz aos atores involuntários daqueles dias terríveis quando sofreram, e ainda sofrem, diretamente suas consequências. São centenas de depoimentos em primeira pessoa, sem filtro ou romantismo, com pessoas simples, como lavradores, funcionários, professores e voluntários convocados às pressas para o trabalho sujo. Outras vozes são das vítimas incapazes de entender a mudança de suas vidas, destruídas ou marcadas para sempre com o rótulo maldito da radiação.

É um livro documentário que choca da primeira até a ultima pagina e que indiretamente expõe as fraquezas do burocrático e então já decadente estado soviético. É também um alerta sobre a arrogância da tecnologia e seus gananciosos exploradores.

Lucas 10/10/2023

Cru e sincero
Como é bom ler um livro que fala a realidade na sua cara, as vezes é o que mais prescisamos, comecei e acho que antes da pagina 50 eu ja tava em lagrimas, o sofrimento dessas pessoas e a forma como foram tratadas é dificil demais ate mesmo entender a preocupação do governo era tao grande com a aparencia com nao gerar panico que tinha material de proteção mas não distribuiam por causa que queriam passar a imagem que tava tudo bem, que falta de humanidade, que falta de alma... alguns relatos ficam com vc mesmo horas depois de vc ter lido, sensacional, esse foi um livro que eu acabei tendo que parar alguns dias pq mexeu muito comigo, muito bom, se vc tem interesse no que aconteceu em tchernobil eu recomendo muito, mas pisa fofo pq é impactante demais..

Pablo Santos 09/10/2023

Impactante
Estava vendo meus livros aqui cadastrados e passei por ele, e preciso escrever, apesar de já ter lido há um tempo, como esse livro é impactante. A autora traz relatos pesados e sensíveis sobre o acidente e te prende dentro de toda as histórias, são relatos reais, difíceis de ler e que ainda hoje me recordo.

É uma leitura muito significativa.