Vozes de Tchernóbil

Vozes de Tchernóbil Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - Vozes de Chernobyl

Ivinha 23/02/2024

Maravilhoso.
Sou fã de tudo que a Svetlana escreve.

Dos 3 que li, até agora, esse foi o que menos me deixou devastada. Os que falam sobre a 2ª Guerra Mundial são relatos mais pesados e devastadores? mas isso não faz esse ser menos triste.

Foi muito comovente saber mais sobre a tragédia de Tchernóbil e como os russos, bielorrussos e ucranianos compararam esse desastre com uma verdadeira guerra.

Cada relato, cada história é diferente e contado (realmente) como se estivéssemos numa conversa.

Enfim, muito bom. Ja quero ler os outros que faltam dela.

carolina 19/02/2024

Guerra
Paciência é a palavra que define o livro pra mim. Paciência para entender de vez que guerra nunca foi e nunca será algo natural, é entender que dentro dela existem PESSOAS, vidas, cotidianos; e que isso será diretamente impactado independente de suas decisões, caberá à elas o fardo de tentar sobreviver a partir do que lhes sobra.

anythgs 09/02/2024

Dói sabe? :(
Svetlana tem um cuidado muito grande de contar relatos de sobreviventes de muitas catástrofes, é sempre difícil parar de ler. O nobel foi dado a uma escritora com extrema sensibilidade e o olhar humano (apesar do lado jornalista de entregar os fatos do jeito que aconteceu). Achei que tinha atingido a cota de tristeza em ?as últimas testemunhas?, mas muitos monólogos nesse livro me deixaram no chão.

principalmente o monólogo da página 138 ?

DAbora277 07/02/2024

O livro é um relato sobre o acidente nuclear de Chernobyl. Nele, a autora colhe histórias das pessoas atingidas pelo acidente, em especial na Bielorussia. Relatos de pessoas que trabalharam na área contaminada, moradores, crianças e familiares de atingidos. O mais interessante, para mim, foi entender o olhar dos atingidos pela tragédia e principalmente como o ?homem soviético? se portou diante da situação.

Aylane Nunes 04/02/2024

Depoimentos bem difíceis...
Nesta obra você irá ler depoimentos sobre o desastre de Tchernóbil.
Muito triste mesmo saber o que o povo de lá passou e as consequências que carregam, marcados na memória o que ficou estampado perante o mundo inteiro.
Considerando que muito raro se encontra sobre tal tema, recomendo fortemente a leitura!

Raiana.Hemanoella 30/01/2024

Saber que tudo isso foi e é real me deixou impactada.
Extremamente pesada e triste, relatos que me trouxeram sentimentos de tristeza, raiva e muitas vezes repulsa.

Algo que me chamou muita atenção: O tanto que as mulheres, se dedicavam aos seus maridos sem se importar com o que a radiação tinha causado a eles.
Elas só queriam estar com eles.

Maria 28/01/2024

Vozes de Tchernóbil
Que livro intenso! Tão triste!
Gostei bastante do formato, pois os relatos são diversos e você percebe as várias perspectivas e como o acidente em Tchernóbil impactou a vida das pessoas.
Recomendo muito esta leitura, achei devastador!

Bahtgirl 26/01/2024

?Lembro-me também do que me contou um velho apicultor (e depois ouvi de outras pessoas): "Saí pela manhã ao jardim e notei que faltava algo, faltava o som familiar. Nem sequer uma abelha... Eu não ouvia nem uma abelha! Nem uma! O que é isso? O que está acontecendo? No segundo dia, elas não voaram. E também no terceiro?? Depois nos informaram que tinha acontecido um acidente na central atômica, que era perto. Durante muito tempo não soubemos de nada. As abelhas sabiam, mas nós não. Agora, se noto algo estranho, vou observá-las. Nelas está a vida.?

O livro reúne depoimentos de pessoas que sobreviveram ao desastre nuclear. É um livro de difícil leitura, não pela escrita da autora, e sim pela bagagem que o livro carrega. A verdade por trás do que foi passado pelo governo para a população é dolorosa. Mães que perderam seus filhos, mulheres que perderam seus maridos, crianças que perderam sua infância, o descaso com as pessoas após o acidente e o desamparo do governo são assuntos abordados no livro de maneira crítica e reflexiva.
Esse livro é extremamente necessário para que sejam feitas reflexões a respeito do quão egoísta o ser humano pode ser, e do quanto as vezes enxergamos somente o que queremos.

RaquelSales17 23/01/2024

Uma tragédia negligenciada
É chocante ler que essa grande tragédia anunciada em que ocorreu o completo descaso das autoridades.
Os absurdos que constatamos com os testemunhos daqueles que viveram aqueles dias sombrios.
Coisa simples que poderiam ter sido feitas e pouparia tanto sofrimento que tem reflexos e consequências monstruosas que reverberam até hoje.
Nós que estamos distantes não conseguimos imaginar como as autoridades e todo o resto do mundo que simplesmente não liga. Essa é a grande verdade desse e de outros livros.
Dá muito medo.
Ninguém liga ?
Desumano o que fizeram com esse povo tão patriota em que muitos verdadeiros heróis que se dirigiram conscientemente para a morte por amor ao país é uma medalha ou certificado.
Acabei a leitura chocada e devastada.

Rafa 21/01/2024

?Por trás dos arames farpados só restou a terra..."
Narrativa em estilo jornalístico mas com a poesia e intensidade de uma grande escritora. A abordagem do terrível desastre de Tchernóbil é ao mesmo tempo chocante pelos detalhes materiais e pela ineficiência da ação das autoridades diante de um perigo mortal mas invisível e extremamente humano estampado em narrativas de pessoas que sofreram direta ou indiretamente os efeitos da terrível radiação.

eeemaria 20/01/2024

Foi indicado pelo meu professor de Introdução ao Estudo da História como um livro para mudança de perspectivas.

Realmente Daniel, não sou a mesma depois dessa leitura. É extremamente difícil você ler sem chorar e imaginar o quão difícil é para a pessoa relatar as suas memórias para a entrevistadora.

Mereceu muito o seu Prêmio Nobel, parabéns Svetlana. Incrível trabalho.

laiscunhaf 19/01/2024

"Como é fácil você se tornar terra"
Este livro me surpreendeu. Estava na minha lista de leitura por muito tempo, e decidi que agora seria o momento. O que eu não esperava era a complexidade dele e o quanto ele exigiria de mim. A empatia necessária para senti-lo e a frieza para equilibrar os sentimentos e não sair machucada tornaram a leitura, no mínimo, densa.

Falamos aqui da catástrofe desencadeada por uma explosão na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia, em abril de 1986. A cidade de Pripyat precisou ser evacuada devido à contaminação ambiental por radionuclídeos, enquanto governantes expunham trabalhadores, cientistas e soldados à morte durante os reparos na usina e arredores. Ignorando alertas de químicos e físicos nucleares, o governo ocultou informações cruciais da população sobre os perigos da radioatividade e medidas preventivas. Essas ações, aliadas às condições precárias da usina, resultaram em uma gestão desastrosa do acidente, visando manter uma imagem de supremacia militar na Guerra Fria.

A radiação não é visível a olho nu, não tem cheiro, cor ou som. É um mal invisível que destruiu e traumatizou vidas. No livro, testemunhamos monólogos de sobreviventes, e o que mais me doía era perceber que eram pessoas comuns, leigas no assunto, expostas a isso sem ter a mínima noção dos riscos.

O livro é denso e complexo, mas é indispensável.

[2024]
Gleison Marques 19/01/2024minha estante
Uau! Lendo a resenha deu pra sentir o peso dessa leitura.

Marlo R. R. López 19/01/2024minha estante
A primeira história é um soco no estômago. Não dá pra superar nunca.

laiscunhaf 19/01/2024minha estante
Quando terminei a primeira história precisei de uns dias para voltar com a leitura, ela é impactante mesmo.

apaolacunha 10/01/2024

Visceral
É difícil compreender tudo o que essas pessoas viveram e ainda passam. Mas mesmo assim o livro conseguiu trazer relatos profundos, histórias difíceis de serem contadas, além da complexidade que é a guerra. Recomendo muito!

Ps.: ansiosa pela leitura dos próximos livros da autora.

Lud 08/01/2024

A realidade não contada
Esse livro é um daqueles que ao ler e ao terminar você sente que te mudou e mudou sua perspectiva de mundo.

O nobel de literatura para Svetlana fica mais do que justificado, a ideia de escutar os não ouvidos, dar voz aos esquecidos e não vistos em uma coletânea de relatos fortíssimos e impactantes.

Não é um livro fácil de ser lido, principalmente pelo conteúdo que permeia, muitas vezes eu tinha que me lembrar que eu tava lendo um livro de não-ficção porque as coisas escritas eram surreais, sentia um aperto no peito ao imaginar, e também pela falta de raciocínio em alguns relatos, o famoso "início, meio e fim" que a gente costuma buscar em narrativas. Mas isso não interfere na compreensão, já que são pessoas comuns falando de suas vivências e dores.

Com certeza é um livro que deveria ser lido por todos alguma vez na vida, leitura valiosissíma.

Vanessa 03/01/2024

Meu 1º contato com a autora e gostei d+ do relato realmente plural de quem viveu o desastre nuclear. nunca li nada sobre o assunto com essa perspectiva e foi bastante impactante.

para mim, só não foi 5 estrelas porque me perdi/me distraí na leitura várias vezes e justamente por conta da pluralidade de vozes narrativas.