Vozes de Tchernóbil

Vozes de Tchernóbil Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - Vozes de Chernobyl

laiscunhaf 19/01/2024

"Como é fácil você se tornar terra"
Este livro me surpreendeu. Estava na minha lista de leitura por muito tempo, e decidi que agora seria o momento. O que eu não esperava era a complexidade dele e o quanto ele exigiria de mim. A empatia necessária para senti-lo e a frieza para equilibrar os sentimentos e não sair machucada tornaram a leitura, no mínimo, densa.

Falamos aqui da catástrofe desencadeada por uma explosão na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia, em abril de 1986. A cidade de Pripyat precisou ser evacuada devido à contaminação ambiental por radionuclídeos, enquanto governantes expunham trabalhadores, cientistas e soldados à morte durante os reparos na usina e arredores. Ignorando alertas de químicos e físicos nucleares, o governo ocultou informações cruciais da população sobre os perigos da radioatividade e medidas preventivas. Essas ações, aliadas às condições precárias da usina, resultaram em uma gestão desastrosa do acidente, visando manter uma imagem de supremacia militar na Guerra Fria.

A radiação não é visível a olho nu, não tem cheiro, cor ou som. É um mal invisível que destruiu e traumatizou vidas. No livro, testemunhamos monólogos de sobreviventes, e o que mais me doía era perceber que eram pessoas comuns, leigas no assunto, expostas a isso sem ter a mínima noção dos riscos.

O livro é denso e complexo, mas é indispensável.

[2024]
Gleison Marques 19/01/2024minha estante
Uau! Lendo a resenha deu pra sentir o peso dessa leitura.

Marlo R. R. López 19/01/2024minha estante
A primeira história é um soco no estômago. Não dá pra superar nunca.

laiscunhaf 19/01/2024minha estante
Quando terminei a primeira história precisei de uns dias para voltar com a leitura, ela é impactante mesmo.

apaolacunha 10/01/2024

Visceral
É difícil compreender tudo o que essas pessoas viveram e ainda passam. Mas mesmo assim o livro conseguiu trazer relatos profundos, histórias difíceis de serem contadas, além da complexidade que é a guerra. Recomendo muito!

Ps.: ansiosa pela leitura dos próximos livros da autora.

Lud 08/01/2024

A realidade não contada
Esse livro é um daqueles que ao ler e ao terminar você sente que te mudou e mudou sua perspectiva de mundo.

O nobel de literatura para Svetlana fica mais do que justificado, a ideia de escutar os não ouvidos, dar voz aos esquecidos e não vistos em uma coletânea de relatos fortíssimos e impactantes.

Não é um livro fácil de ser lido, principalmente pelo conteúdo que permeia, muitas vezes eu tinha que me lembrar que eu tava lendo um livro de não-ficção porque as coisas escritas eram surreais, sentia um aperto no peito ao imaginar, e também pela falta de raciocínio em alguns relatos, o famoso "início, meio e fim" que a gente costuma buscar em narrativas. Mas isso não interfere na compreensão, já que são pessoas comuns falando de suas vivências e dores.

Com certeza é um livro que deveria ser lido por todos alguma vez na vida, leitura valiosissíma.

Vanessa 03/01/2024

Meu 1º contato com a autora e gostei d+ do relato realmente plural de quem viveu o desastre nuclear. nunca li nada sobre o assunto com essa perspectiva e foi bastante impactante.

para mim, só não foi 5 estrelas porque me perdi/me distraí na leitura várias vezes e justamente por conta da pluralidade de vozes narrativas.

Barbr 30/12/2023

Um livro sobre amar e perder
Em um primeiro momento você se pega impactada por todos os relatos e pensa: como puderam deixar isso acontecer?
Mas aí, estaríamos voltando ao que sempre interessa inicialmente, a usina, a catástrofe. Mas, e os seus moradores?

Depois de dias, você percebe que esse é um livro sobre amor e, principalmente, perder algo que ama. Amor ao seu marido, família e filhos. Amor à sua casa, terra, colheita. Amor à cidade, ao país e à natureza.
E esse sentimento é percebido em todos os sobreviventes, da criança ao idoso, homem ou mulher. Todos amaram e perderam.

Uma narrativa e relatos com tantas nuances, tantas possibilidades interpretativas que fica difícil selecionar ou dar conta de todas. Mas, acima de todos, passamos a conhecer uma nova população: os homens e as mulheres de Tchernóbil. É assim que eles passam a ser identificados e se autoidentificam. Essa designação não está apenas nos que se recusaram a sair de sua casa, ou nos que voltaram a morar na região contaminada. Está em todos marcados pela radiação: nos cientistas, nos políticos, nos soldados convocados para conter os danos na usina ou limpar as cidade (chamados liquidadores). Além dos moradores que saíram e nunca mais voltaram, por vontade própria ou, na maioria das vezes, enganados com a promessa de evacuação temporária, deixando tudo para trás: sua vida, sua casa, sua colheita, seu animal de estimação. Uma marco zero em suas trajetórias, onde só lhes restaram uma coisa: suas memórias.

Gabriela 28/12/2023

É fácil entender porque esse livro se tornou um dos marcos da literatura nas últimas décadas. Svetlana retrata de forma crível e rica o rescaldo da tragédia sob pontos de vista que, de outra forma, seriam injustamente ignorados. É honesto, melancólico e intenso. Sem dúvida uma das melhores leituras do ano.

Filipe 25/12/2023

As muitas vozes aqui tipografadas por Svetlana apresentam diversas narrativas e perspectivas em torno do mesmo tema, a vida pré e pós a catástrofe de Chernobyl. Diferentemente do conteúdo audiovisual que costumamos consumir sobre, aqui não há um sensacionalismo, uma vez que quem conta a história é quem a viveu.

Muitas questões são levantadas aqui. Para mim, a ignorância das pessoas em relação ao que acontecia trouxe um aspecto bem emocional ao livro, onde há trechos em que é difícil se manter inabalado. É uma realidade totalmente diferente da sociedade ocidental e de 2023, fator que acredito ser o principal para este conteúdo ser tão atrativo e interessante para nós.

No mais, é um alívio poder botar os pingos nos is em questões que crescemos ouvindo boatos e narrativas hegemônicas sobre. Há muita sobriedade aqui. O povo deve sempre poder contar a sua própria história.

LisboaPB 18/12/2023

Gostei de ter a experiência de ler estes relatos apesar de alguns serem divagações sobre a vida dos que estão divagando, fugindo um pouco do escopo e objetivo do livro. De qualquer forma não se perde a sua importância cultural, histórica. É um documento este livro.

Melissa 12/12/2023

Gosto muito do trabalho da autora e da forma como seus livros são organizados. Esse foi meu segundo livro. Um trabalho que junta a história enquanto ciência e a literatura de divulgação de uma forma extremamente bem feita

Entre1 08/12/2023

Profundo
Vários relatos super verídicos. A realidade as vezes é muito difícil de ser aceita ainda mais quando não se tem a quem culpar de fato.

Nanatrib 02/12/2023

História de um colapso que reflete ainda hoje
?O russo não quer se tornar rico, tem medo. O que ele quer? O que sempre quis: que ninguém se torne rico. Mais rico que ele.?
Esse livro está cheio de passagens muito fortes, relatos muito tocantes sobre o que aconteceu em Chernobyl. Eu soube do livro através do Skoob, sempre me interessei pela temática e me permiti entrar nesse mundo novamente. Havia assistido a série da HBO o que inclusive me veio bastante à mente com os relatos lidos, era como assistir novamente.
O que sempre me deixa muito em choque é a frieza com que o governo lida com grandes catástrofes, isso não só o russo. Também acho muito interessante a quebra dessa visão de estado muito forte por parte da nação. Quando a própria população percebe que na verdade tudo sempre foi muito mascarado e que eles não sabiam de nada sobre a verdade. Fora a tentativa do estado de fazer todo mundo se passar por doido.
Enfim. Há muito relato de guerra e que acaba se confundindo com a explosão da usina, porque esse foi o tratamento dado após o acontecido, mas percebe-se também que era só com isso que as pessoas estavam acostumadas: guerra.
Indico o livro apenas pra quem tem interesse no assunto, aos demais acredito que os relatos não serão tão profundos.

May || @nvs_may 23/11/2023

Nunca demorei tanto para ler um livro!
Primeiro vamos comentar o fato de que passei praticamente o ano todo tentando finalizar esse livro, sinto que venci uma maratona.

É um livro bom, mas também é um livro muito repetitivo, tornando a leitura cansativa.
Graças a Deus terminei, não aguentava mais! ???

Lediani0 20/11/2023

Vozes de Tchernóbil - Svetlana Aleksiévitch
Neste livro, vamos acompanhar os testemunhos de várias pessoas que vivenciaram a catástrofe nuclear de Tchernóbil.

Uma reunião de vozes que falam sobre suas experiências pessoais com aquela que foi uma das maiores tragédias da história da humanidade. Relatos que causam choque e terror, diante das ações e as consequências dos atos dos homens, para além dos traumas físicos, com um mergulho nas crenças e ideologias de um povo.

Uma narrativa que engloba sentimentos e pensamentos sobre a vida e a morte, daqueles que tiveram sua vida transformada depois de um desastre atômico.

Jessika 19/11/2023

Li alguns livros da Svetlana, e sem dúvidas é uma das minhas escritoras favoritas, através do seu trabalho jornalístico, consegue remeter o leitor diretamente ao centro das tragédias sobre as quais escreve. Vozes de Tchernóbil é cruel, revoltante imaginar tudo o que este povo passou e ainda passa, e saber que as autoridades poderiam ter evitado muito deste sofrimento. A autora é muito feliz em sua colocação histórica do acidente de Tchernóbil, nos fazendo entender porque tais ações foram tomadas à época.
Uma história real, conteúdo difícil de ser digerido, porém necessário.

Neila Porto 15/11/2023

Impactante!
"Vozes de Tchernóbil de Svetlana Aleksiévitch é um livro impactante que traz relatos reais e comoventes sobre o desastre nuclear de Tchernóbil em 1986. A autora entrevista diversos sobreviventes, incluindo bombeiros, médicos, moradores locais e cientistas, e através de suas histórias, ela retrata as consequências devastadoras do acidente e o impacto duradouro na vida das pessoas afetadas. Com uma narrativa poderosa e sensível, Aleksiévitch nos leva a refletir sobre os perigos da energia nuclear e as consequências humanas das decisões políticas. "Vozes de Tchernóbil" é uma obra-prima do jornalismo literário que nos confronta com a fragilidade da vida humana diante das forças da natureza e do poder do homem.