Vozes de Tchernóbil

Vozes de Tchernóbil Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - Vozes de Chernobyl

larissassa 16/06/2021

A história sob outro ângulo
Um livro fundamental que me fez refletir sobre diversas coisas e me engrandeceu. Gostei muito da escrita e de tudo que foi abordado, foi muito importante pra eu enxergar o desastre de outra perspectiva, todo o sofrimento daquele povo e a forma que foi lidada, cada detalhe...foi transformador.
Beatriz3364 16/06/2021minha estante
Os livros da Svetlana são incríveis! Foram leitura obrigatória na faculdade!

Giu 26/08/2020

Um livro real
Svetlana sabe muito bem manejar o seu escrever e como colocar as conversas do melhor jeito para que você sinta o real peso da época e possa estar presente em cada depoimento. É um livro que transmite ao mesmo tempo densidade, sinceridade e tristeza. Senti ser um livro triste, seria a minha melhor definição; mas nada que a tristeza tire o notável papel deste livro na vida daquelas pessoas e nas nossas próprias vidas.
Alê | @alexandrejjr 02/09/2020minha estante
A tristeza é quase um "norte" do livro: sempre presente.

Andressa 24/04/2017

Na faculdade de Jornalismo, somos apresentados logo no começo do curso ao conceito de valor-notícia ou critérios de noticiabilidade. A grosso modo, são fatores cuja presença ou ausência influenciam para que um determinado fato chegue ou não aos jornais, como o caráter inesperado do acontecimento, a amplitude de pessoas envolvidas e afetadas, o impacto social consequente e a negatividade, porque más notícias vendem mais do que boas notícias. Por todo esse compilado, a catástrofe sem precedentes fruto da explosão na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia, em abril de 1986, foi um prato cheio para os noticiários da época. Contudo, somente 30 anos depois do maior desastre nuclear da história temos acesso ao lado de quem contraditoriamente foi muito mencionado, mas pouco ouvido: as vítimas.

Em Vozes de Tchernóbil – A História Oral do Desastre Nuclear, a jornalista bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2015, resgata e apresenta os relatos dos sobreviventes à explosão e ao incêndio no reator da usina nuclear, acidente responsável por causar um número ainda incalculável de mortes diretas e indiretas, multiplicar em 78 vezes os casos de câncer na região e espalhar radiação por boa parte da União Soviética e da Europa ocidental.

Anulando formalmente a sua própria voz e abdicando da condução de um narrador, Svetlana costura as polifônicas vozes de múltiplos atores da confusa tragédia: embora os intelectuais como filósofos, físicos e médicos e os poderosos como políticos tenham seu espaço, é a gente simples composta pelos camponeses, bombeiros e liquidadores (civis e militares encarregados da limpeza da área), assim como seus familiares, que protagoniza essa colcha. Da idosa que se recusou a abandonar a terra em que viveu toda a longa vida à criança que nem nascida era à época da explosão, mas que sofre os efeitos da radiação; do pai que perdeu a filha inocente à esposa que perdeu o marido herói chamado para apagar um incêndio que nada tinha de comum, mas que ninguém se deu ao trabalho de avisar: foram mais de 500 entrevistados em dez anos de pesquisa.

Confira a resenha completa no blog Coadjuvando: https://goo.gl/Rh7FC3

site: https://goo.gl/Rh7FC3
João Bruno 02/05/2017minha estante
Uma das poucas resenhas coerentes que eu li até agora , sem a necessidade de fazer mais uma vez uma sinopse do livro, mas sim uma resenha pessoal sobre as conclusões.tiradas de sua leitura ... Parabéns

Biahhy 01/04/2017

Finalmente terminei a leitura
Depois de quase 3 meses lendo este livro finalmente acabei a leitura, confesso que eu estava com as expectativas altas demais e acabei me decepcionando com algumas coisas, em especifico talvez eu imaginasse outra coisa só não sei o que e quando eu iniciei a leitura estava super animada, gostando e tal mas quando o livro chegou na metade me deu uma tremenda ressaca literária, fiquei semanas sem pegar ele, talvez por conta do assunto ser muito pesado se pensarmos eu não sei, só sei que não gostei tanto como eu imaginava que gostaria e tanto como as pessoas que leram gostaram, não que o livro seja ruim não é nada disto mas acredito que ele foi destinado para públicos específicos e talvez eu ainda não esteja nesta fase de ser o publico desta autora.
@danieseuslivros 08/10/2017minha estante
undefined

@estantedaali 28/07/2019

A história de um povo que deu a vida pela nação
Após assistir a série Chernobyl, decidi que iria buscar mais afundo os efeitos sofridos pela população diante o desastre. Descobri então este livro que contém relatos de sobreviventes e familiares dos heróis que lutaram na "guerra contra o átomo" de Chernobyl, como eles citam mais de uma vez.
Este livro é bastante forte e os relatos bastante pesados, porém essenciais para entendermos o que se passou durante o desastre. A cegueira da população frente ao comunismo e um histórico de heroísmo (lutar pela nação e não pela sua própria vida) fez com que muitas vidas fossem destruídas por egoísmo dos governantes e um medo ridículo de transparecer os problemas do país para os seus países "rivais", não é atoa que o desastre deu início ao fim da União soviética.
Através dos relatos é possível identificar que a população sofreu e ainda sofre muito, desde Stálin e a segunda guerra mundial (que ainda era um tanto "recente" nas memórias em 1986) e também com o desastre nuclear que deixa sequelas em milhares de pessoas até hoje.
Confesso que da metade do livro para frente passei a achar a leitura arrastada, com alguns relatos bastante repetitivos. Outro pequeno problema é a dificuldade de saber quantos anos fazem do desastre (algumas vezes é citado 10 anos).
Jenner Azevedo 13/09/2019minha estante
? porque o livro foi lançado em 1996. Também fiquei revoltado com a atitude dos comunistas querendo apenas abafar o caso. A única coisa positiva do acidente em Chernobyl foi que a sequência de eventos levou ao fim da união soviética

Antonio Cesar 06/02/2017

“... O que eu vivi de mais terrível aconteceu na infância ...”

Pág.: 56
5º período
Vozes de Tchernóbil
(Чернобылъсκая Молитва)
Svetlana Aleksiévitch.

Muito mais do que discorrer sobre os efeitos físicos da radiação, a obra retrata a vida da população local após o trágico incidente. Os depoimentos colhidos pela autora, mostram o drama dos bielorrussos muito além dos efeitos da radiação. Ainda com a tragédia da segunda guerra efervescendo em sua memoria viram, logo após Tchernóbil, seu mundo desmoronar com a queda do império comunista da União Soviética. Encerrada a leitura, fiquei vários dias pensando: Tivesse eu nascido e vivido naquele ambiente, teria reagido de forma diferente? Um relato estarrecedor que me incentivou a ler outros títulos da mesma autora.
Quenia.GraAa 16/04/2017minha estante
Também me interessei por outros livros dela.

Luizinho 18/05/2020

Um livro que vale o prêmio Nobel
Um livro documentário, escrito por Svetlana Alexievichsobre vencedora do prémio Nobel de Literatura em 2015, que trata sobre a explosão ocorrida em 1986 da usina nuclear de Tchernóbil.

Escrito em cima de vários relatos emocionantes dos cidadãos que trabalhavam e viviam em Tchernóbil e seu entorno. As histórias são muito fortes e tocantes, é através delas que ficamos sabendo das consequências sofridas por quem foi diretamente e também indiretamente exposto a radiação, como os bombeiros e trabalhadores.

Durante os relatos tomamos conhecimento de forma explícita de todo o sofrimento. Os animais tiveram que ser todos sacrificados pelos altos índices de radiação que existiam neles, hortas e plantações foram destruídas pelo mesmo motivo e cidades inteiras foram evacuadas. As pessoas nunca mais puderam voltar para suas casas e sofriam grande preconceito e xenofobia onde eram instaladas por serem ?pessoas de tchernobil?.

É triste saber que muito poderia ter sido evitado se o governo agisse corretamente. Porém, ele ocultava a real situação dos acontecimentos, até dos soldados e trabalhadores que foram ajudar nas medidas de contenção.

No andamento dos relatos temos a sensação de que as coisas começam a se repetir, o que deixa a leitura com um ritmo mais lento e não tão fluído, porém no final o ritmo volta a acelerar.
Samanta 20/05/2020minha estante
Um dos livros mais tensos que já li.

Ana 02/09/2020

Essa leitura me tomou mais tempo do que eu esperava, foi difícil terminar. Me trouxe vários sentimentos (bons e ruins), me fez chorar, me fez estudar mais sobre o tema. Considero um daqueles livros de leitura obrigatória.
Alê | @alexandrejjr 02/09/2020minha estante
Essencial, né, Ana? Já viu a série da HBO?

Qnat 21/06/2021

Esse livro não fala apenas de Tchernóbil, mas fala de resistência, de família, de militarização, de governo, preconceito, sonhos, medo, lembranças... ou seja, da humanidade.

A escrita de Alexievich é única. A forma que ela retrata as entrevistas e relatos em palavras, é incrível. Estamos lendo um livro, não há imagens, trilha sonora, sons ambientes, expressões faciais... E ela sabe lidar muito bem com isso. Sílaba a sílaba, pontuação a pontuação, ela tece sentimentos que apenas uma mestra na arte de escrever poderia.

A tradução está incrível também. E não deve ter sido nem um pouco fácil esse trabalho!
Jorge 30/01/2022minha estante
Você pontuou bem. Os tradutores devem ter tido muitas horas de trabalho duro nessa obra. São muitas vozes narrando e cada uma com uma personalidade diferente. O trabalho de tradução ficou realmente muito bem feito.

Victor 15/06/2022

Honestamente fazia um bom tempo que um livro não me deixava sem palavras, mas este conseguiu, EXTREMAMENTE bem escrito, humano, é um retrato cru e transparente de Tchernóbil, todos os monólogos são considerávelmente díficeis de digerir.

Se por acaso está atrás de algo para entender como aconteceu o desastre de Tchernóbil, e detalhes técnicos do por que e como aconteceu, infelizmente, esse não é o livro que você está procurando. Estamos diante de uma descrição profunda das queixas de um povo esquecido, abandonado. Não sei como descrever este livro com exatidão, foi diferente de tudo o que já li, é como se estivesse lendo como as histórias se propagavam a moda antiga, voz a voz, porta em porta, são tantos pontos de vista e tantas vidas que cruzam por este livro, que, provavelmente vai mudar totalmente seu ponto de vista sobre este desastre.

Eu classificaria essa obra, como, uma das leituras "obrigatórias" da literatura Russa, pois, além de obviamente ser um dos ápices literários contemporâneos, diz muito sobre o "Homem soviético" e a cultura da antiga URSS. (Apesar de ter quase certeza, que, esses temas tem mais foco em outros livros da autora.)

Enfim

Por favor, leiam.
Lucas 17/06/2022minha estante
Lerei.

Leandro423 26/01/2023

Assim... é um livro histórico, conta o sofrimento de muitas pessoas ao longo dos anos pós acidente, de pessoas que perderam tudo, familiares, tudo...
Porém, o que dava a entender que a autora ia em um grupo de 10 pessoas e ouvia as 10 mesmas histórias e publicou mudando apenas os nomes... o que tornou uma leitura muito longa e cansativa.
Sobre o acidente, existe muito mais conteuda na internet, inclusive ja li um livro que achei mais objeitvo, chamado "Chernobil 01:23:40" escrito por Andrew Leatherbarrow.
E para ser mais sincero possível, a única história nesse livro que conta novidades é te aprofunda e não é cansativa e repetitiva é a da esposa do bombeiro Vasili Ignatenco, Ludmila Ignatenco. A história dela é única e da bons detalhes do que aconteceu. O resto foi só pra dar volume e ter conteúdo.
Evando 31/01/2023minha estante
Tive uma experiência parecida. Não me arrependo da leitura, mas não é algo que leria novamente.

Raul98 18/07/2022

Livro incrível
Ótima leitura. A autora traz falas muito tocantes sobre a explosão nuclear em Chernobyl. Para quem só teve um contexto histórico do ocorrido, esse livro vai trazer a ótica social da história de Chernobyl.
lheandro 18/07/2022minha estante
Viu o vídeo da Tati sobre ele?

Dandara 06/04/2021

Mudou minha vida. Sério.
Meu Deus, quantas vezes chorei e fiquei perplexa lendo essa obra. Svetlana é espetacular, tremenda. Transforma suas entrevistas concisas, e detalhadas ao mesmo tempo, em monólogos super leves de ler. Linguagem muito acessível, tinha anos que queria ler e quando finalmente consegui me emocionou muito. Ela entrevistou vários moradores da região de Pripryat que continuaram morando lá após a explosão de Chernobyl, diversos trabalhadores que se entregaram para salvar a região, a Europa e o mundo, consequentemente. Devorei em poucos dias, mas era tão bom que dava vontade de ler devagar pra aproveitar mais. É um livro pesado pois seus relatos são duros, é o povo soviético sofrendo pela ganância de governantes, então prepare o coração e a mente. É um mergulho daqueles! Lembrar os erros do passado para não repeti-los no futuro. Chernobyl marcou a humanidade de uma forma única e muito dura. Escrita excepcional. Quero ler tudo da Svetlana agora.
Alan kleber 16/04/2021minha estante
A Guerra não Tem rosto de Mulher também é na mesma linha. Brutal.

Fernanda 08/08/2020

Eu acaaaaaaabei
Eu levei um ano para acabar, UM ANO. É tão intenso, revoltante, tem deboche, ironia, sofrimento, romance, maldade, inocência, verdade e fantasia dentro do caos.
Um livro perfeito, extremamente difícil de ler, não vou negar, estou muito orgulhosa de ter terminado.
Alê | @alexandrejjr 02/09/2020minha estante
Apesar de desgastante, valeu a pena, né, Fernanda?

Sabrina 08/12/2020

Como superar e suportar algumas realidades?
Tenso.
Levei meses para ler. No meio tive uma ressaca que parei de ler por um bom tempo. E depois para retomar foi sofrido, não por não ser bom o livro, mas por ser impactante.
Não leia se não estiver bem. Ou leia devagar. Quem tá com pressa, não é mesmo?
Giselle 08/12/2020minha estante
Também tive muita dificuldade com essa leitura e precisei ir aos poucos. Há relatos que são duros demais, doem demais na alma. A gente lê um pouco, um pedaço do coração se rasga. Ai espera diminuir a dor, e volta a ler.