A Guardiã de Histórias

A Guardiã de Histórias V. E. Schwab

Resenhas - A Guardiã de Histórias

John 11/01/2023

Exterior > Estreitos > Arquivo
O livro é muito bom, me prendeu a cada página. O mundo criado é muito interessante, os detalhes são ótimos e os personagens cativantes. O mistério também é muito bom e eu não consegui adivinhar nada. As revelações deram um perfeito plot twist. Amei.

jules 11/01/2023

chato
todos que me conhecem sabe que eu amo livro da schwab então achei que ia gostar bastante desse mas só achei chato, sério nem tenho críticas direito. é bem fraquinho mas eu quero muito ler o segundo pra saber a resolução, então é isso.

julia 08/12/2022

Vamos lá
Pra ser bem sincera eu demorei muito pra terminar esse livro, mas , pasmem!! EU AMEI O FINAL, sério mesmo , eu chorei , eu queria matar umas pessoas ( vcs só saberam quem se lerem ? ) a não ser que queiram uma resenha completa e eu conto também KKKKKK mas sério mesmo, foi muito bom o final, não teve nenhum casal gay no meio e foi bom , eu sei, loucura . Mas acho que vale a pena viu , eu amei bjss

Lobo 05/12/2022

Eu até que gostei da história, concerteza não é meu livro favorito da autora, achei umas partes bem cansativas mais da pra levar.

Rafa.K 14/11/2022

A Guardiã de Histórias.
Começo bem confuso, mais por conta do universo criado ser complexo do que pela que escrita, mas ao longo do meio do livro da para entender. É um livro bem enrolado, por mais que faça parte da história, tem alguns momentos que não precisavam estar ali. O final é extremamente rápido, achei pouco impactante. Razoável.
Júlia 14/11/2022minha estante
Espero que agora leia O Príncipe cruel

Beatriz3164 02/11/2022

A Guardiã de Histórias foi o primeiro livro finalizado em Novembro e posso dizer que a Schwab acertou mais uma vez!
Esse livro é sobre a existência de Guardiões, Bibliotecários e Histórias, só que as Histórias se acordam e precisam retornar para os arquivos.
Mackenzie é a neta de Da, um Guardião antigo e experiente mas que suas forças não são as mesmas de antigamente, nosso ele convoca uma reunião para a Mackenzie ficar no seu lugar quando falecer.
Nisso ela vai ter que aprender muitas coisas sobre seu trabalho e como sobreviver a essa responsabilidade.

Alessandra 11/10/2022

Isso só pode ser dívida de jogo
Eu juro que tentei, li até 62% (daí achei o final do livro na internet e marquei como lido).
O Contexto é legal, a ideia é muito boa, a escrita da Schwab é boa, mas que desenvolvimento capenga, brega, xoxo.
Tinha um baita mistério na história que foi sobrepujado por um fantasma loiro e um cara de delineador no olho.
Fora que o desenrolar da história só acontece porque a personagem tem o neurônio de uma porta.
Sinceramente, é adolescente demais pra mim, se eu tivesse lido uns 10 anos atrás até ia, mas de resto. 6 anos encalhado na estante por nada.
Lucas.Godoi 11/10/2022minha estante

Autor ?: V.E Schwab
Faixa etária ?: +12
Nota ?: 3.5 ?
Marcações ?: 16

Essa não é a V.E. Schwab que eu conheço. "A Guardiã de Histórias" é o primeiro livro da duologia de mesmo nome e o livro de estreia da Schwab no universo da dark fantasy. Quando o assunto é Victoria Schwab eu nunca espero menos que cinco estrelas, mas esse livro destruiu minhas expectativas seu pudor.

Mackenzie Bishop é uma Guardiã de Histórias. O Arquivo é como uma grande biblioteca onde os mortos, chamados Histórias, são livros nas estantes, o Arquivo se estende pelo mundo inteiro e é gerenciado por bibliotecários escolhidos a dedo. As Histórias corriqueiramente acordam do Arquivo e fogem para os Estreitos, uma área mais próxima ao mundo real do que o Arquivo. Já os Guardiões são os responsáveis para entrarem nos estreitos, desacordarem novamente as Histórias e impedirem que essas passem para o Exterior, o mundo real.

Mackenzie tem 13 anos e perdeu seu irmão mais novo, Ben, há aproximadamente três anos. No início do livro, Mac e seus pais estão se mudando para o Colorado para administrarem a cafeteria da família. Os Guardiões também tem o poder de verem o passado, e quando Mackenzie entrou no seu apartamento viu que uma menina foi assassinada misteriosamente ali e os vizinhos parecem manter segredo sobre o assunto. Para completar, as Histórias mais antigas do Arquivo estão acordando ainda mais fortes e as desacordadas estão sendo apagadas por alguém, cabe a Mackenzie descobrir quem é e solucionar o problema.

A história é criativa e descorrendo resumidamente sobre ela tenho certeza que também pensaram isso, mas a maneira que os fatos se organizam é bem razoável e totalmente diferente do que se espera de alguém como a V.E. Schwab. A qualidade desse livro é totalmente plausível, visto que é o primeiro livro de dark fantasy que ela escreve e o segundo livro da vida dela, sucedendo "A Bruxa do Near" (que eu prefiro fingir que não existe).

Sobre os personagens, a Mackenzie é totalmente sem verossimilhança. Sei que alguns vão pensar "ah, mas é um livro de fantasia", desse modo tudo bem se a personagem não fosse humana, mas ela é. Com treze anos ela consegue gerenciar os Estreitos, cuidar de coisas extremamente importantes como as chaves do Arquivo... mas não consegue inventar uma simples mentira para os pais? Totalmente desproporcional. Sobre o plot, óbvio desde o momento que se fala sobre ele. Não vou detalhar muito para não soltar spoiler, mas acho que foi um dos plots mais previsíveis que eu já li.

Eu não de uma nota menor para esse livro por dois motivos: (1) a criatividade da história e (2) a perceptível evolução na escrita da Schwab desse livro para os mais recentes. Os livros dela tem um diferencial que nem sei descrever; tanto a escrita como os personagens, tanto o desenrolar como as reviravoltas... mas acho que nesse livro ela ainda não sabia colocar o diferencial dela. Não recomendo esse livro não pela história, mas pelo fato de que existem muitos outros livros melhores da autora.

Comentário final: leia outro livro melhor da V.E. Schwab porque quando ela escreveu esse livro ela ainda não era perfeita ;)

Vick 17/09/2022

Essa foi a história que me tirou de uma ressaca literária de meses, amei demais o universo e os personagens, me senti como a personagem principal em todos os momentos, me envolvi tanto na história que tive pesadelos e não conseguia parar de ler, amei demais o "terror psicológico"

Milly86 12/09/2022

História com "H" maiúsculo.
Gostei muito do livro! Desse mundo aonde as Histórias das pessoas são guardadas, do mistérios e dos segredos sobre o Arquivo.
Amei as migalhas de romance e quero muito ver o desenvolvimento deles no próximo livro, assim como o desfecho desse mistério sobre o Vazio.

Dayane.Cassilo 23/08/2022

Lembranças
É um suspense, em que uma garota (Mackenzie) tem um trabalho inusitado, que é o de trazer as histórias fugitivas de volta para o arquivo.

As historias sao como lembranças de pessoas que morreram.
Mas, é muito importante diferenciar as histórias das pessoas.

Me fez pensar bastante nessa versão do post mortem: em que deixamos de existir e só ficam nossas lembranças.. existe algum significado para isso? Até onde iriamos para não esquecer ou sermos esquecidos?

Luh 23/07/2022

Victoria Schawb sempre com a sua escrita maravilhosa e cativante!! Esse livro tem um universo e uma proposta interessante, além disso, a personagem principal é uma fofa, inteligente, ousada e curiosa, adorei ela!! No geral, é uma leitura simples e fácil, mas também instigante, vale a pena a leitura!

Mariana113 28/06/2022

Me conquistou nos 45 do segundo tempo
Eu estava numa crise de ressaca nenhum livro me pegava mas a escrita da Schwab é de outro mundo ela sabe te cativar e com essa não foi diferente amo como ela consegue construir mundos tão bons e personagens tão cativantes que é impossível não se apegar. Confesso que tive uma leve preguiça até os 50% mas depois disso foi que foi a leitura fluiu demais. Amei a Mackenzie ela tem seus defeitos mas no fundo é uma boa protagonista. Wesley sem palavras desde do primeiro momento me apaixonei por esse Emo gótico das trevas. Momento spoiler - odiei o Owen assim que ele apareceu, mas entendi o pq do lance dele com a Mac. Ela tinha essa outra M onde a vida era simples e ele deu esse sentimento pra ela obviamente manipulando, e com toda certeza ele vai voltar no próximo livro já tô guardando todo meu ódio pra ele na próxima leitura - até os 50% eu iria dar 4 estrelas mas algumas coisas no finalzinho me convenceu a dar meia estrela a mais. Recomendo muito

Guilherme107 21/06/2022

Uma grata surpresa
Ps: eu tinha feito Uma resenha grande e muito boa mas perdi então lidem com isso

É bem leve, mas ainda assim é uma das minhas autoras favoritas, e for muito surpreendente por que todo mundo poe esse livro abaixo do ** ** ******** mas gostei muito.

É um livro bem maluco, bem levinho, bem gay, uma formulinha bem infantojuvenil da autora.... Mas eu amei

tutuzin_uai 21/05/2022

eu me apeguei TANTO
eu tenho esse livro desde 2018 mas, por algum motivo, nunca tinha lido ele até esse ano. e, sinceramente, me arrependo de ter demorado TANTO.

mackenzie é uma personagem incrível que me fez rir e sofrer altas emoções várias vezes. todos os personagens, em geral, são bem reais e a história (com h minúsculo rs) é muito interessante. algo que eu nunca imaginaria.

sem dúvida vai ser um dos meus livros favoritos do ano. eu recomendo MUITO. é um ótimo livro para quem quer começar a ler fantasia.