A Arte de Inventar o Amor

A Arte de Inventar o Amor Kristan Higgins

Resenhas - A Arte de Inventar o Amor

sabrina.antonia 14/12/2022

Prometeu tudo?
Comecei essa leitura super animada porque a Grace, de cara, é uma personagem super carismática e engraçada! Toda a narrativa com ela inventando um namorado desde sempre foi muito divertido de ler.
No entanto, chegando na metade pro final, a leitura começa a desandar. Primeiro que a história do Callahan é absurdamente rasa. Há tantos outros livros sendo narrados em 1ª pessoa e ainda assim, conseguimos ver um desenvolvimento e as ?camadas? com os personagens. Com este, é diferente.
Queria que o romance dos dois fosse mais desenvolvido. O motivo pra ele terminar com ela quase no fim foi tão ridículo (?) que não fez sentido algum pra mim. Parece que a escritora tava sem criatividade pra fazer um plot um pouco mais dramático entre eles. Não funcionou pra mim esse final, por mais fofinho que ele pareça.
É aquilo né? o começo prometeu tudooooo e no fim, não entregou nada!

thalita 12/11/2022

Meu livro preferido
O quanto eu amor Grace e Callahan não está no papel ??????
Apesar de sentir muita raiva do ser humano que não vou nem citar o nome, amei demais o desenvolvimento do casal amei amei demaaaaaais

Lucy 20/10/2022

A Santa Mitomaníaca
Este é aquele tipo de romance sem romance. O livro se foca mais em coisas irrelevantes e desinteressantes, como os encontros de Grace e seu amigo gay dançarino em um asilo ou de sua paixão (obsessão) pela Guerra Civil Americana. O casal principal só se beija aos 70%, sem qualquer desenvolvimento posterior e sem mais tempo para aprofundar a relação dos dois (não que a autora tenha tentado).

Grace é a Madre Teresa, que se sacrifica por todos sem receber nada em troca. Sua avó constantemente a ofende, seus pais vivem diminuindo seu trabalho como professora, e sua irmã caçula, de quem ela é completamente apaixonada e cuida como uma filha desde que nasceu, está namorando de seu ex-noivo (que a trocou faltando 3 semanas para seu casamento), mas ela ainda assim quer confortá-la. Para fazer sua irmãzinha se sentir melhor por apunhalá-la pelas costas, Grace inventa um namorado perfeito. E assim, ela pode ser uma vaca falsa sem sentir remorso.

É incrível como ninguém se importa com os sentimentos de Grace. Ninguém julga a Natalie por estar com um homem que estava prestes a se casar com sua irmã. Todos aceitam Andrew na família como se nada tivesse acontecido. E Grace se bota no lugar de conciliadora, fazendo de tudo para fazer sua irmã linda, loira e perfeita feliz. Mas Nat (eca) não se importa com a felicidade dela! Que droga de pessoa fica com o ex-noivo da irmã!? Quem convida a ex do namorado para um jantar com os sogros que elas uma vez compartilharam? Eu odeio gente boazinha e fofinha como Natalie foi feita para ser. Tudo que vi foi um ser egoísta e sonso. Mesmo que desconfie da veracidade do relacionamento de sua irmã com esse homem perfeito, ela prefere viver na mentira para se sentir bem consigo mesma. Por isso a única pessoa que gostei no meio desse bando de gente sem escrúpulos foi Margs. Sempre grossa, mas sensata.

A trama principal também é patética. Grace é uma mulher adulta de 30 anos que inventa homens para agradar sua família ou para se sentir melhor. Maturidade? Já ouviu falar? Parece um livro do século passado, com todos a sua volta dizendo o quanto ela está velha e precisa encontrar um homem para ser feliz. Ela está irremediavelmente desesperada por um príncipe que não existe. E o vizinho. Eu ?gostei? do pouco que vi do O?Shea, mas não o suficiente para me apaixonar por ele. Nem Grace. Eles mal interagem, não há tempo deles se aproximarem e se conhecerem antes de já dizerem estar apaixonados. E, sinceramente, após a primeira e única vez deles, ele levantou uma enorme bandeira vermelha. Não é normal alguém agir com tanta fúria sem ter qualquer compromisso com você. Qualquer coisa ele fica furioso. Eu cairia fora.

Não odiei (tirando a mentirada ridícula sobre o perfeito médico cirurgião pediátrico e qualquer cena envolvendo a nojenta da Natalie), mas é o tipo de livro que não me apetece. Ele se perde no meio de tanta coisa e não aprofunda a relação do casal principal, o que tira qualquer emoção de um romance. Como posso torcer por alguém que mal tive contato? Estava mais empolgada por Stuart do que por Cal. Entretanto, não foi ruim. No geral. Tem livros piores. Mas também há livros melhores.

M.D 17/10/2022

O perfeito imperfeito...
A história é um tanto quanto engraçada e espontânea, é uma leitura bem leve e clara, as brigas/brincadeiras do casal principal trás um ar de leveza ao livro.

Cal é um cara excepcional, ele é muito melhor do que qualquer namorado de mentira de Grace.

Eu gostei bastante do livro em si, a história é bem desenvolvida e detalhada, só gostaria que os personagens secundários fossem mais falados durante o livro.

Detalho aqui todo meu ódio e nojo por Andrew.?

Mary - @mundo_literario.mary 16/10/2022

Perfeito
Grace trabalhar como professora de história em uma escola particular, tem uma vida muito boa e está prestes a se casar, só que Andrew seu noivo babaca acaba lhe abandonando pois acaba se apaixonando por Natalie que é nada mas nada menos que a irmã mais nova de Grace.

Para escapar das preocupações de sua família, Grace inventa Wyatt o namorado perfeito, um belo médico, carinhoso e completamente apaixonado pela sua profissão e por ela, só que ele não existe de verdade. Grace é especialista em inventar namorados desde que estava no colégio. Mas afinal quem nunca sonhou com o homem perfeito?

Um dia Grace é surpreendida com a chegada de Callahan O'Shea seu novo e misterioso vizinho, ele é bem gostoso só que o que tem de gato tem de mal-humorado. O dia em que eles se conheceram foi um show a parte, pois Grace achou que Callahan ia roubar a casa vizinha e quando ele foi bater em sua porta ela lhe meteu um taco de hóquei na cara do coitado, romântico né? Eu sei rsrsrs.

Quando ela descobre que ele é um ex-presidiário, ela fica apavorada com isso e resolve ficar o mais longe possivel dele, mais isso não será nada facil. Quanto mais ela tenta ficar longe dele mais eles se aproximam, e um novo sentimento vai nascendo entre eles. Um amor vai surgindo aos poucos, de uma forma real e apaixonante. O mais fofo é ver o Angus o cachorrinho da Grace mordendo o Callahan, pois odeia ele.

O grande lance do livro, acredito eu, é a própria aceitação, quando Grace deixa de achar que o ex-noivo era tudo o que ela tinha e passa a ver o mundo com muitas possibilidades.

A escrita de Kristan Higgins é extremamente divertida sempre me pegava rindo de alguma cena além de ser leve e envolvente e mais do que apenas um romance fofo a autora nos trás também uma história deixa uma mensagem de superação, aceitação e confiança. Esse é o livro que me salvou da ressaca e espero que possa ajudar várias pessoas na mesma situação que eu.

Naah 09/08/2022

Minha amiga me emprestou esse livro, e foi uma leitura bem lenta. Demorei demais para terminar, pelo fato de não me prender na história.
Os personagens bem legais, me divertir bastante, mas senti falta da interação do casal, isso me matou....
Eu me vi na Grace, sempre querendo agradar o próximo e nunca pensando em si mesmo um saco. ??

Paty 07/08/2022

Fui positivamente surpreendida com esse livro que confesso que não tava dando mto por ele. Mas o casal me ganhou.
As cenas dela com a família dela não eram tão interessantes por isso diminui uma estrela. Mas é uma comédia romântica deliciosinha de se ler.

Mayara.Alberge 24/07/2022

Comprei por comprar, julguei muito antes de ler, porém quando tomei coragem vi que o livro é magnífico.
A história é simplesmente incrível, as características únicas de cada personagem tornam o livro totalmente atraente, o enredo é maravilhoso e sem dúvidas é um dos melhores livros da minha estante.

itsmoon 16/07/2022

Sair da ressaca
Teve umas coisas que me incomodaram bastante e também o foco no romance demorou muito pra acontecer, mas tirando isso é um livro até que divertido.
E como a leitura é leve e rápida, ele é ótimo pra sair da ressaca.

Pablynne.Rocha 03/06/2022

Gostei bastante
Um livro diferente, real até. Com personagens falhos (o que os tornam mais reais), cheia de reviravoltas e fofinho. Algumas coisas em específico me incomodou, mas faz parte, porque como eu disse, achei o livro mais real por causa disso.

Mariana_ 16/03/2022

Gostei!
Achei legal! Só queria umas coisas mais elaboradas. Mais detalhes no final. Apesar disso, recomendo!

Danielle 22/01/2022

Melhor protagonista que conheci até agora,sem tirar nem por.
Eu demorei para vir falar desse livro porque precisava assentar e no mínimo tentar organizar um pouco todos os pensamentos e pontos que tenho para falar sobre ele. A Grace é de longe a personagem literária que mais me identifiquei até agora, juro. Ela é uma professora na casa dos 30 e pouco que é solteira mas ainda acredita muito no amor. Veio de um romance difícil pois o ex-noivo a deixou porque teoricamente se apaixonou por sua irmã mais nova(o que gostei relacionado à essa parte foi que a autora não criou uma rivalidade por macho entre as irmãs, conseguindo fazer com que o amor genuíno entre elas fosse mais forte. Por mais que tenha sido doloroso para Grace e embaraçoso para Natalie, elas trabalharam à todo custo para continuarem tendo a relação pessoal de sempre). A família dela também é bem chatinha em certos aspectos e pareciam desesperados para que ela arrumasse alguém, como se depois de tudo o que aconteceu ficar sozinha fosse uma morte. Callahan é um vizinho ex-presidiário(foi interessante ter a retratação de como é o preconceito e o julgamento das pessoas sem antes nem saber a história por completo, e me vi pensando se também agiria assim) que no começo admito não ter ido muito com a cara dele porém depois se tornou bem interessante, simplesmente amei o jeito dele de não tentar enfeitar nada pra agradar ninguém, se gostasse dele assim ótimo, se não paciência. Gostei muito de ver as relações familiares sendo trabalhadas, e o momento de autoaceitação é de entendimento próprio da Grace foi tudo pra mim. Ademais, ganhamos um epílogo perfeito com acontecimentos do jeitinho do casal pra fechar com chave de ouro.

Mellody_981 17/01/2022

Uma boa Leitura
Gostei dos personagens serem bem diferente dos padrões, e a história é muito engraçada, ri muito e para ser sincera, gostei imenso de cada personagem. É uma leitura pequena que encanta qualquer um.