Evangelho de Sangue

Evangelho de Sangue Clive Barker

Resenhas - Evangelho de sangue

Jeff.Rodrigues 28/09/2017

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Criador dos fascinantes Cenobitas e de toda a mitologia que os envolve, Clive Barker já nos chocou e infringiu dor o suficiente para esperarmos sempre o pior, no bom sentido, de suas histórias. Ao retornar a este mundo insano, unindo dois personagens já velhos conhecidos do público, Pinhead e Harry D’Amour, Evangelho de Sangue prometia trazer uma conclusão épica para essa saga. Infelizmente, achei que o livro ficou na promessa.

Antes de mais nada, é preciso dizer que Evangelho de Sangue tem um prólogo de tirar o fôlego. Um texto cujo DNA de Barker escorre pelas páginas com todo o horror e sadismo que estamos acostumamos e aprendemos a amar. Pinhead, Sacerdote do Inferno, protagoniza as cenas mais insanas que vocês jamais lerão, num confronto de muito sofrimento com o grupo de últimos magos do mundo. Ele está em uma missão rumo ao Inferno e, para isso, busca reunir todo o conhecimento oculto, feitiços e magias. Uma abertura digna das melhores obras de horror.

Na sequência, os primeiros capítulos seguem promissores com o detetive Harry D’Amour vivendo sua rotina de investigações até que, trapaceado por um “cliente”, seu caminho cruza com o do Sacerdote do Inferno. O destino os levará ao centro do Inferno bíblico, com direito a ótimas descrições num fascinante exercício imaginativo de Barker. E ponto! O grande problema é que o conjunto da narrativa se arrasta e envereda por caminhos que me soaram chatos e pouco atraentes. O início promissor perdeu espaço para sequências que em alguns momentos beiraram o trash.

A cruzada de Pinhead ao Inferno em busca do que podemos chamar de “poder absoluto” não cativa e é totalmente isenta de horror, terror ou qualquer sentimento que desperte o mínimo de medo ou algo próximo a isso. Já pelo meio da história comecei a achar que lia o gênero fantasia, tão distante a trama me soou do que estava acostumado e esperava de Clive Barker. E isso me frustrou bastante!

Os poucos pontos altos que se espalham ao longo do livro acabam sendo ofuscados pelo conjunto geral da obra. As sequências no Inferno, por exemplo, que tenderiam ao ápice, não conseguem empolgar e o desfecho que poderia ser extasiante passa batido.

Após os leitores devorarem Hellraiser, Evangelho de Sangue vem como um banho de água do ártico. Para fãs de terror, ele não consegue empolgar, e para os conhecedores e apreciadores da obra de Clive Barker ele deixa a desejar em todos os sentidos. Pinhead não merecia uma conclusão tão risível para sua mitologia.

Ps: A edição da DarkSide traz uma capa que supera em qualidade o texto. Pensada minuciosamente para agradar, atrair, vender, é uma das artes mais fodas que a editora já produziu. O único porém, de novo, fica para os erros de revisão imperdoáveis que a editora tanto comete.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2017/09/19/resenha-evangelho-de-sangue-clive-barker/
Cripta Da Leitura 09/12/2017minha estante
Tive a mesma sensação que você ao ler esse livro. Eu amo os filmes do Hellraiser, mas esse foi o primeiro livro que li do Clive Baker e me decepcionei bastante. O prólogo me empolgou bastante, assim que li já pensei "noooossa, aí sim, esse é o tipo de livro que eu com certeza vou amar! " (até por que quando do eu peguei esse livro pra ler eu não sabia nada da história), mas me enganei totalmente. Achei a história bem chatinha, tanto antes como depois de eles descerem para o inferno. Os personagens não me cativaram nem um pouco em nenhum sentido. Enfim... O que mais valeu pra mim foi a arte do livro, que com certeza está bem lindão na minha estante! Mas o conteúdo...

Adam 14/11/2018

Começou muito bem, mas...
As cenas brutais já valem o livro. Com destaque para o prólogo. O que me incomodou um pouco é que a história me pareceu um terror/aventura. Não deveria ter esse tom de aventura. Preferia algo mais pesado, mas as partes das lutas são bem brutais mesmo e acabam compensando bastante.

Luane 24/04/2019

É um livro bem cansativo para ler, parece que a leitura não flui.
Xandy Xandy 16/01/2021minha estante
Achei a mesma coisa, amiga!
Foi um parto para terminar a leitura!

Malu Marinho 16/11/2019

Gostei mas não é otimo 3,5 bem movimentado com vampiros no meio.
Tehil 16/12/2019minha estante
Vampiros??? Quem era?

Ester | @luamisticabooks 10/02/2020

Decepcionada
Pensei que o livro conseguiria manter o pique ate o final, porem em grandes partes dele vc estanca ou perde a vontade de dar continuidade. O começo é bom, pegada rápida e de ler ligeiro porem quando chega nos 80% ja comeca a ser um pouco difícil.

Day 14/05/2020

O livro é bom, porém, não senti muito terror nele, inclusive me fez rir em vários momentos. Em alguns momentos também, achei a estória meio parada e com muita enrolação.

Lipe 18/07/2021

Uma grande aventura infernal
Este é o meu segundo contato com Clive Barker e posso dizer q estou MUITO surpreso com o que encontrei nesta obra.

Primeiro é importante dizer que você precisa, pelo menos, ter o conhecimento básico de quem são os Cenobitas e principalmente o Pinhead.
Aqui são apresentados novos personagens e uma GRANDE expansão da mitologia do Inferno e dos Cenobitas. Se tiver visto apenas o filme Hellraiser, tá perfeito!

Gostei muito do time de personagens humanos. São muito carismáticos e diversos. Nunca encontrei personagens tão diversos em um livro de horror. O autor é gay, então acho que isso deve ter feito toda a diferença ?
Destaque para o protagonista do livro que gostei instantaneamente dele.

Outro ponto forte do livro são os momentos em que ele se aprofunda na mitologia dos Cenobitas e do Inferno e de seu funcionamento. Tudo muito interessante e bem explicado.

O "gore" que tem no livro é MUITO pesado. Cenas nojentas e sanguinolentas ao extremo e em bastante quantidade. O leitor que espera isso do livro vai ficar satisfeito.

Pra fechar, penso que o livro é um ótimo passatempo! É uma história curta e divertida, como um filme blockbuster. Pra ler sem muito compromisso! Recomendo!

Gabriel.Galdino 04/09/2021

Evangelho de Sangue
A aguardada sequencia literária para o que se inicia em Hellraiser finalmente é escrita e entregue aos leitores, porém, de forma um tanto quanto decepcionante.

Neste livro, acompanhamos o detetive Harry D'Amour, que de forma excepcional começa a ser procurado pelo sacerdote do inferno para uma missão inesperada: testemunhar os seus feitos, sejam eles quais forem.

O livro começa muito bem, com aquela escrita bruta e sanguinolenta típica de Clive Barker, mas, infelizmente, não é tom do livro, visto que, no decorrer de sua trama, a mesma se torna clichê e arrastada, apostando naquela clássica historia de jornada, perdendo um pouco do chame conceitual que Barker construiu ao longo de sua carreira com os cenobitas.

Apesar disto, o mundo dos cenobitas é expandido, de formas, as vezes, interessante, como a descrição do inferno, de seus castelos e construções, e as vezes decepcionante, como a politica do inferno, que parece muito com a nossa e que, mais uma vez, tira o charme da mitologia de Barker.

Foi um livro que eu quase não parei de ler, (mérito de Barker) porém me deixou com uma sensação de que poderia ser melhor. Temos um bom começo, uma bom final, e uma grande barriga no meio do livro. Não achei uma leitura ruim, pois apesar dos pesares, gostei da expansão da Lore, mas é um pouco esquecível.

simone 13/11/2021

Já tinha assistido o filme, porém nunca se pode comparar um com o outro, apesar de ter querido tanto o livro não posso dizer que ele superou minhas expectativas, gostei, mas nem tanto.
Bolachita 01/02/2022minha estante
Tem filme desse livro????

simone 24/02/2022minha estante
Tem, são bem antigos e acho q tem uma saga na realidade, hellraiser, renascido do inferno de 1987, é um deles

Bolachita 24/02/2022minha estante
Hellraiser tudo bem,são filmes muito famosos,mas filme desse livro eu nunca ouvi falar,nao sei nao se tem filme antigo porque esse livro foi escrito em 2015.

Carol749 23/01/2022

O livro mostra uma outra perspectiva do cenobita que a gente chama de pinhead, acostumados a ter ele somente como um executor invocado pela caixa de lamarchand, em evangelho de sangue podemos ver outras faces do sacerdote do inferno.

Acompanhando o detetive D'amour e seus companheiros fazemos uma viagem quase visual, e rica em detalhes, nas descrições feitas pelo imaginário de Clive Barker, porém em quesitos de diálogos não encontramos grandes destaques.

Bolachita 06/02/2022

Esse livro no começo vai muito bem,eu pelo menos gostei muito da forma como o Harry age e me lembrou muito Constantine(das Hqs nao do filme)
Todas as bizarrices,ocultismo e sadismos que envolvem o Harry e seus amigos é muito legal.
No livro 1 Vidas Passadas é muito bom,depois no começo do livro 2 é interresante a forma como o inferno é mostrado atraves do novo escravo do pinhead,Felixson.
Mas a partir desse livro 2 acho que toma um rumo que nao me agradou tanto.

vête 31/03/2022

perfeito
o clive barker pode não ter a mesma produtividade de outros tempos mas gênio é gênio e não tem como. O cara é muito bom. Os cenários imaginados, a aventura em si, os confrontos, o terro, tudo muito bem feito. Não esperava tanto que fosse gostar do Harry por não achar o personagem tão cativante no filme Mestre das Ilusões, mas felizmente aqui é um ótimo protagonista. Pra quem gosta deste tipo de história, indispensável.