Evangelho de Sangue

Evangelho de Sangue Clive Barker

Resenhas - Evangelho de sangue

Lythande 11/08/2018minha estante
Eu preciso ler hell pra entender esse?

Lythande 11/08/2018minha estante
Preciso ler hell para entender evangelho??

Alberto 12/08/2018minha estante
Não. Ler o material anterior só vai te deixar mais frustrado.

Carol Marinangelo 22/06/2017

Resenha e avaliação geral, por Carol Gonçalves
Antes de mais nada, devo alertá-los que este foi meu primeiro contato com o autor, e foi através de Evangelho de Sangue que eu conheci esse incrível e tão renomado escritor. Além disso, minha jornada pelos livros de terror/horror começou há pouco tempo, portanto ainda me considero iniciante nessa categoria :)

Vamos então "começar pelo começo", certo?

Sobre a capa e a edição: sou definitivamente uma fã assumida dos livros da DarkSide Books. Confesso que o trabalho, acabamento e o capricho que a editora tem com seus livros simplesmente me encanta (o que só faz aumentar meu incontrolável desejo de colecionar mais e mais livros sempre que os vejo nas prateleiras das livrarias!)
Com Evangelho de Sangue não foi diferente. A ilustração de Clive tem perfeitamente tudo a ver com o livro, óbvio. Ainda mais para aqueles que já conhecem um pouco do trabalho do autor, vão se identificar com o personagem Pinhead super bem colocado na capa - um destaque e tanto!. Mas fora isso, o capricho dos detalhes, o toque aveludado da capa e o cuidado com cada página, deixa toda a experiência de leitura muito mais agradável. Esse livro com certeza me atraiu bastante e minha nota para a capa e edição não poderia deixar de ser menor do que 10.

Agora um pouco sobre a história e minha experiência de leitura...

Bom, como eu já havia dito antes, esse foi meu primeiro contato com o autor e, talvez por isso, demorei um pouco para conseguir entrar de fato no universo que Clive Barker nos propôs.
Depois de terminar de ler o livro e pesquisar bastante sobre os demais livros do autor, cheguei a conclusão que talvez (se eu soubesse disso antes) eu devesse ter começado com outra de suas obras. Sinto uma necessidade de "preparação" para entrar no mundo de Clive Barker, principalmente para os que são iniciantes nessa 'pegada' de livros de terror (assim como as pessoas normalmente fazem com Stephen King).
Sem dúvidas Clive Barker é um autor e tanto, e meu conselho para quem está começando, assim como eu, é pesquisar bastante sobre esse universo antes de simplesmente abrir o livro e entrar de cabeça.
"Mas Carol, por quê você está dizendo isso?"

Vamos lá.
A linguagem do livro é bastante rica e não poupa detalhes, e, se tratando de um livro de terror de nível ALTO, eu diria que é um tanto 'chocante' para quem não tem o costume. Realmente, Clive não mede palavras nem imaginação para suas histórias. Cada momento vivido pelos personagens é extremamente detalhado e te faz sentir - e até mesmo viver - como se estivesse dentro da história!
Adoro a forma como Clive Barker nos insere nos lugares, descrevendo cheiros, sensações e os ambientes como se fossemos cegos. É interessante seu enriquecimento de detalhes e sua criatividade, me fazendo até várias vezes me perguntar "Meu Deus, de onde ele tirou tanta criatividade para imaginar... isso?" - Quem se atrever a ler vai entender do que estou falando!
Portanto, para os que não tem tanta paciência para livros cheios de detalhes e preferem autores que "vão direito ao ponto", não recomendaria que continuassem por aqui. Mas, se continuarem, lhes asseguro que não vão se arrepender. Sim, embora até eu concorde que em certas partes temos detalhes DEMAIS, de algum modo isso acaba sendo compensado depois. Tudo contribui para a inserção do leitor na história e na vida dos personagens, o que vai te fazer se apegar a Harry D'Amour, nosso querido protagonista.

Não vou me adentrar sobre os detalhes da história e sobre o que você vai encontrar por aqui. Isso tudo você pode ver na sinopse (e sinceramente eu prefiro manter o mistério que acabará te levando a querer ler esse livro com tanta vontade quanto eu tive).
De modo geral, só para te dar um vislumbre, o livro te levará a grandes aventuras do detetive Harry e seus amigos através de um resgate pelo submundo, vivendo situações que parecem simplesmente impossíveis de se solucionar, e que te farão querer entrar no livro para ajudá-los nos mais malucos e sangrentos desafios que as personagens irão viver!
Sim, o livro é muito bem escrito, as personagens são super bem trabalhadas e as aventuras são (embora arrepiantes e um tanto "de fazer o estômago virar") sensacionais!
Então por quê, depois de tantos elogios, minha nota não será alta o suficiente para considerá-lo Ótimo?

Pois bem.
Evangelho de Sangue é realmente tudo isso, mas talvez pela minha pouca experiência com os livros de Clive Barker e o universo já criado de suas histórias, eu demorei a me identificar e a me situar. Somente lá para o meio do livro que eu finalmente consegui sentir um pouquinho de interesse e curiosidade sobre o que iria acontecer com Harry D'Amour (e, aí sim, a leitura voou, me fazendo ler cerca de 200 páginas em uma tarde/noite!).
Do começo até o meio do livro eu simplesmente não consegui entender o fundamento disso tudo, de toda essa descritividade, de todo aquele derramamento de sangue e, enfim, de TUDO. Era meio confuso e eu não conseguia enxergar para onde aquilo iria me levar.
Foi quando eu resolvi entrar no Skoob e ler algumas resenhas.
E AINDA BEM que eu o fiz!
As resenhas só me trouxeram visões positivas, cheias de elogios como os quais estou deixando por aqui, e isso me motivou a seguir em frente.
Sim, demorei mais do que o normal para terminar esse livro, mas não me arrependo. O final é simplesmente arrebatador e eu consegui me apegar à história e aos personagens.

Portanto, Evangelho de Sangue é sim um livro INCRÍVEL. Fiquei apaixonada pelo trabalho de Clive Barker e estou super ansiosa para conhecer mais de suas obras. Mas infelizmente, por ter demorado tanto a chegar ao plot da história, minha nota final será 3.5

site: http://carolgoncalvesm.blogspot.com.br/2017/06/resenha-evangelho-de-sangue-de-clive.html

Tyr Quentalë 02/01/2018

Sem spoilers
Clive Barker mostra um livro com cenas viscerais e uma trama bem desenvolvida, como só ele consegue desenvolver. Temos aquilo que precisamos do Pinhead e que não tivemos no primeiro livro da Darkside, temos também detalhes interessantes do que o autor interpreta como o cenário principal da história. Próximo ao final temos uma batalha de tirar o fôlego e começamos a imaginar a possibilidade de Neil Gaiman beber da fonte que o Clive Barker deu ao mundo. Ao acabar o livro você fica em uma ressaca literária e se perguntando como o autor pode ter terminado desta forma? A resposta? Abra a Configuração dos Lamentos e explore suas possibilidades.

@autoraflaviakalpurnia 08/10/2018

Ponto final!
E finalmente li esse livro. E olha, que canseira. Hellraiser é uma franquia do Clive Barker que adoro, e esse livro foi um fechamento interessante, e ao mesmo tempo cansativo. Li esse livro com a Jéssica do @resenhandodark, e sentimos as mesmas coisas, um cansaço imenso ao ler. Não conseguimos descobrir se foram formatação, diagramação, mas cansava.
Porém, eu achei a estória incrível. Finalmente, para quem já conhece o Pinhead, temos um desfecho para seu personagem tão diferente, violento e único. Com cenas gráficas de violência, tortura e puro sadísmo - marca do amigo de pregos na cara - Evangelho de Sangue não foca unica e exclusivamente nele, conhecemos outros personagens que são o centro também dessa trama, e que culminam para o final épico desse plot, que devo dizer, Clive Barker teve a manhã em criar um ser tão violento e ao mesmo tempo envolvente. Você quer saber quem, porque e como é o Cenobita apelidado de Pinhead.
Com capa dura e incrível, o livro de 320 páginas foi mais uma pedida acertada da Darkside, só basta agora descobrir porque as páginas cansaram a visão, quando o enredo foi incrível.
Nota 4/5.

@resenhandodark 12/11/2018

Resenha @resenhndodark
“Acho que bebês choram quando nascem porque eles sabem de toda a merda terrível que vai acontecer a eles.”
☠️“Todo mal tem uma origem. Pinhead está de volta por aproximadamente trinta anos o Sacerdote do Inferno – conhecido por todos nós pela sugestiva alcunha de Pinhead – tem sido um dos mais ilustres e famosos personagens do universo do terror de todos os tempos. O aclamado escritor Clive Barker, seu criador, apresenta agora o capítulo final desta saga, que teve início com Hellraiser – Renascido do Inferno. Você vai entender tudo sobre o universo dos Cenobitas. Evangelho de Sangue reconduz os leitores ao tempo marcado por dois de seus mais icônicos personagens – Harry D’Amour e Pinhead –, que conduzem a história em uma batalha entre o bem e o mal tão antiga quanto o tempo, onde o autor conecta a mitologia de Hellraiser ao Inferno bíblico.”
☠️Uma franquia de Clive Barker, o evangelho de sangue foi o “gran finale”, já ouvi e vi várias coisas sobre o Hellraiser, porém nunca tinha lido nada dele e assistido aos filmes. Em leitura coletiva com a @flavia_escritora iniciamos essa “xuxuzinho”, infelizmente houve alguns pontos negativo na minha visão.
☠️Primeiro a leitura teve tudo para ser incrível, mortes horríveis, cenas bizarras e nojentas e piadas cômicas e sujas, coisas que eu acho bem interessante para um livro dark, e Harry D'Amour foi à grande chave para o desenrolar da história, não sabendo na encrenca que estava se metendo, porém a diagramação do livro é bem cansativa, não fluiu muito bem e não via a hora de terminar logo, foi sofrido haha.
☠️Além do macabro e sanguinário Pinhead, outros personagens secundários teve um grande papel para o desfecho da história, como o surgimento do titiu Lu(Lúcifer), mas achei que ela foi mudando de rumo, dando um início para talvez uma história diferente. E o final eu sinceramente esperava algo mais esplêndido(macabro) para um livro deste género.

Allan T. 10/01/2019

Em muitas poucas palavras...
...um livro ofensivamente mal escrito e decepcionante. Um verdadeiro tour de force terminar. Fique longe.

Daniel Muniz 17/02/2019

Fraco!!!
Meu primeiro livro de Clive Barker, estava com bastante empolgação, porém, não gostei da narrativa, achei por várias vezes confusa, a leitura não fluía, leitura arrastada até o fim. Decepcionante para mim...

Vanessa 04/05/2019

Cansativo
Infelizmente, não gostei nem do primeiro nem deste livro... Cansativo, chato, não vi terror nenhum... apenas um monte de sangue e bla bla bla... A narrativa é lenta, a história demora muito pra se desenrolar... uma pena, mas pra mim não funcionou...

Emilia Yumi 01/08/2019

Terror com muito sangue...
Se você gosta de terror com muito sangue... é esse O LIVRO!!!
Desde as primeiras páginas somos banhados com cenas "embebidos" em sangue. Brutal!!
Acompanhamos o detetive paranormal Harry D'Amour. Sua amiga Norma pede para investigar uma casa a pedido de um espírito, mas Harry acaba caindo em uma armadilha criada pelo cenobita "Pinhead". Pinhead ou o Sacerdote do Inferno quer que Harry seja uma testemunha dos grandes feitos que ele planeja fazer no inferno, e para obrigá-lo acaba sequestrando Norma. Harry e seus amigos vão para o inferno mas será que conseguirão voltar?
Recomendo para os fãs de TERROR!! ;)

Lucas.Alves 02/04/2020

Um terror interessante
A historia começa muito boa, um terror bem pesado, com muitas situações que realmente são pesadas. Porém no final o livro segue um caminho "épico" demais. Cresce muito a história a um ponto que na minha opinião é exagerada

Lucan Medeiros 26/04/2020

Muda bastante o rumo da franquia, tendo como base o livro Coração Condenado.
Aquele suspense sufocante da espaço para uma aventura, intercalando com momentos de horror com momentos de que até nos faz esboçar uma risada.
Porém, a ótima narrativa do Clive Barker nos traz o mesmo anseio por continuar lendo, espalhando pontos de ápice e tensão pelo livro.

ace_ber 07/05/2020

Preciso falar desse livro. Quando descobri a história do Hellraiser, um dos primeiros livros que surgiram nas pesquisas foi esse.
Esse livro me deixou enjoada até metade, mais ou menos, uma narrativa super boa, uns cenários absurdos, para depois da metade/final ele parecer que foi escrito com preguiça, perdendo toda a complexidade que tinha no começo. Tinha uma mega potência, e aí decaiu e ficou até triste. Mas eu leria de novo só pelo começo.

Pandora Heinstein 15/03/2021

Cansativo
Demorei anos para finalmente terminar de ler esse livro.
Começa bem, mas do meio para o fim a narrativa fica cansativa, arrastada.