Não nascemos prontos!

Não nascemos prontos! Mario Sergio Cortella

Resenhas - Não Nascemos Prontos!

artvgogh 24/12/2021

"Mas o que é um bom livro? é aquele que produz em ti sentimentos vitais, que gera perturbações, que comove, abala ou impressiona"

Pois bem, esse foi um bom livro.

Maria 18/12/2021

o corpo são é produto do espírito são.
mais uma vez tirando o chapéu pro cortella por ressaltar o óbvio de uma maneira sagaz. gosto de como a representação atual da sociedade seja a ansiedade, porque é real. de fato, vivemos no tempo do "eu preciso fazer agora" e consequentemente a sobrecarga de responsabilidade e afins levam o ser humano a beira de colapsos questionáveis.

ana flavia 13/12/2021

Ganhei esse livro de um sorteio na escola há 6 anos atrás, hoje em dia já estou quase formada na faculdade e finalmente resolvi pegar para lê-lo.

O livro se propõe a apresentar diversas reflexões, a maioria sobre a vida, crescimento e a pressa que vivemos nos dias atuais. O pivro foi primeiramente publica em 2006, há 15 anos atrás, e apesar de ser perceptível que muitas das referências de texnologia e linguagem utilizadas já se foram, as reflexões em volta delas ainda é muito presente. O que apenas significa que em 15 anos não evoluímos tanto quanto deveríamos.

Eu tinha uma impressão muito diferente do que seria esse livro do que realmente é. São parágrafos curtinhos, sem prometer muito, é um ótimo livro pra quando não se está com vontade de focar em um assunto só. Mais do que isso, acho que é uma boa porta de entrada para se pesquisar mais.

Geisalanis 11/12/2021

O autor é excelente. Sua forma de nos contar filosofia, curiosidades, fatos concretos e reflexões é muito agradável.

Silvia 18/11/2021

Papai Cortella nunca erra! ?
Já é meu sétimo livro do Cortella e não me canso, mais uma dose de muita sabedoria e reflexões extremamentes necessárias. Acho tão difícil alguém ser capaz de não gostar da escrita dos seus livros, qualquer um.

Lust 22/10/2021

Prontos ou não ?
? Mário Sérgio Cortella com mais um de seus incríveis livros, um livro tão pequeno que mesmo assim nos instiga a pensar grandemente!

Lívia 19/10/2021

Prazeroso e proveitoso!
Este livro foi a minha primeira experiência com a escrita do Cortella. Assumo, sou uma grande apreciadora das palestras dele, e como já havia imaginado, não me decepcionei.
Essa obra abordada temas muito relevantes e levanta ao leitor diverso questionamentos, além de abrir nossos olhos para outras versões de mundo.
Adorei ler esse livro, não tem uma escrita difícil, porém leia com atenção, alguns capítulos - mesmo que "simples" - têm mensagens bem complexas que exigem do leitor uma interpretação minuciosa.

Gih.rsa 07/10/2021

Fazendo resenha só pra marcar no desafio kkkkk
Faz tempo q li, e não lembro de muita coisa, na época eu até gostei, só não é muito o meu ?tipo? de livro favorito... li mais por influência da minha mãe kkkkk

Lu Procópio 02/10/2021

Não nascemos prontos
Este livro é simplesmente espetacular, a cada capítulo você se questiona sobre o seu modo de vida, onde você pode corrigir o que está errado e o que fazer para dar certo.

Em certos momentos da leitura você leva uns tapas na cara, Cortella tem esse dom, coisas simples se tornam verdadeiros aprendizados.

Um livro que fala sobre diversos temas e são citados diversos autores, uma grande reunião de conhecimento.

Obrigada Cortella, por ter me mostrado que nem sempre estarmos feliz é ruim, que constantemente buscamos a felicidade e está tudo certo com isso.

Melissa.Aparecida 30/09/2021

É bom.
Cortella sabe muito bem como mexer com as pessoas, sabe quando cutucar e quando acariciar. Tem muitas coisas óbvias (para alguns) e algumas que merecem uma boa reflexão.

doepic_angel 18/09/2021

Provocações filosóficas: realmente mexeram com essa leitora
Sabem quando nos sentimos sozinhos mesmo enquanto fala com alguém pelo celular? Ou então aquela sensação de que o tempo passa cada vez mais rápido? Esse livro fala sobre questões como essa. Eu o li em cerca de um mês, porque a cada capítulo, eu ficava remoendo o que Mario Sergio Cortella havia escrito por uns dois dias, pelo menos. Ele fala sobre a tacocracia (uma espécie de "ditadura"  da velocidade, onde o considerado melhor, é o mais rápido), o individualismo que cresce cada vez mais e o uso crescente e diverso da internet, mostrando como a cada dia que passa, nós deixamos de questionar as coisas e conversar cara a cara.

Gustavo 31/08/2021

Cuidado
Esse livro é traiçoeiro da melhor forma possível! Possui leitura leve, e é curto, te tenta a "ler rapidinho" pra ja ir pro próximo. E é ai que o Cortella te pega.
Por que a gente corre? Com que finalidade tentamos economizar todo esse tempo, e o que faremos com ele depois de economizados? Ora, gastaremos!
Por que temos que ler de tudo, consumir de tudo? E por que o mais depressa possível? Não perdemos qualidade das coisas com isso? E além, desde quando velocidade é sinônimo de qualidade? A pressa não é mais inimiga da perfeição?
Pode ser leitura fácil, pode ser pequeno, mas nao é simples, e se vc visse hj, em 2021, no século 21, precisa urgentemente ler esse livro, e entender que essa pressa toda não te pertence, que é muito mais válido você curtir a tua vida, e entender que inteligência nao é pegar e ler de tudo o que lhe é dado(ainda mais no advento da internet) mas sim, escolher o que lhe convém, o que lhe é útil, e assim, vc se torna uma obra de Bobbie Carlyle.

Digão Livros 06/06/2021

Alguém lembra do filme ‘O Curioso caso de Benjamin Button’?
Bem, o protagonista já nasce idoso! Nasce pronto! Nasce com uma idade que já deveria proporcionar sabedoria, mas com a energia de um adolescente.
Contudo, por mais pronto que estivesse, o dia a dia iria descontruindo o autor, porque com o passar do tempo ele iria rejuvenescendo, até o momento do nascimento, quando ele parte.
Para mim, o filme criou um paradoxo interessante, porque a juventude nos proporciona energia para ir em busca da sabedoria, da vivência, e a vivência lhe traz atalhos para no futuro conquistar ou aprender com menos energia.
Bem, o livro apresenta o contraste em relação ao filme. Porque no filme quanto mais jovem ele fica, mais ele envelhece, porque suas possibilidades encurtam ao longo prazo.
O livro destaca que não nascemos prontos!
Somos a soma das nossas vivências, dos atos de agora, almejando o momento seguinte. Cada dia é um renovar, buscando sempre a melhor versão de você mesmo.
E quanto mais velhos, mais novos podemos ser, apesar das limitações físicas, porque sempre poderemos agregar algo novo a versão já existente.
Para mim essa é a síntese do livro. O livro discorre por várias reflexões sobre não desconectar com a essência da vida. Não ser engolido pela correria do dia a dia, sobre a necessidade de renovar-se sempre. Manter o olhar na essência dos detalhes, na leveza do viver e do que realmente é importante.
Não nascemos prontos!
Viva!

Naty | @campos_natalia 03/06/2021

Este livro traz reflexões sobre vários assuntos atuais.
Apesar dos pensamentos serem curtos, achei a leitura por vezes enfadonha.
Talvez não fosse o momento para esta leitura. Vou tentar novamente depois.