Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi

Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi Joachim Meyerhoff

Resenhas - Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi

juliabarros 01/07/2018

03 motivos para ler ‘Quando finalmente voltará a ser como nunca foi’ e questionar o que você considera como loucura
1 - Li este livro para a categoria “livro com título impactante” do Desafio Livrada. Desde quando passei meus olhos por ele, tudo me chamou atenção: título e capa. Além disso, às vezes é classificado como autobiografia e outras não, então fica aí o mistério. É a história de uma família cujo pai é diretor de um hospital psiquiátrico e então, eles vivem numa casa dentro do terreno deste hospital. O livro é todo narrado pelo filho mais novo e em muitas vezes, traz essa inocência de uma criança - pelo menos no seu início. São contados episódios dos mais triviais e comuns em todas as famílias até os mais específicos daquela situação de se viver em um hospital psiquiátrico. Para mim, esse é um dos acertos do livro. Por viver ali desde criança, o nosso protagonista tem noção de que aquelas pessoas têm doenças mentais mas nem por isso as evita ou as rejeita. Pelo contrário, ele brinca com os pacientes e alguns até são convidados para jantar vez ou outra na casa do diretor do hospital. Afinal, somos todos humanos, não é ?
2 - Você acaba criando apego pelos personagens. Quem não conhece aquela empolgação clássica de se ter um hobby novo, de comprar livros, equipamentos, estudar tudo e de repente, desanimar? Ou então aquele cachorro que é velhinho porque já está com a família há anos mas é quase o membro mais importante da casa ? Ou aquela mãe que sempre quer agradar todo mundo e faz todos os pratos preferidos ? É também possível se apegar a alguns dos moradores do hospital psiquiátrico pelo jeito que eles são descritos para nós, muitas vezes com carinho pelo narrador. No geral, não ocorrem grandes reviravoltas e acontecimentos na história, mas ela prende porque você acaba fazendo parte daquela família.
3 - O que é a loucura para você ? E o que é normal ? Para Joachim, é normal ele dormir em seu quarto ouvindo os berros do hospital e quando isso não acontece, ele não consegue dormir. Louco, né? Pra mim o grande trunfo do livro foi me fazer questionar essa visão de normalidade/loucura. O próprio narrador tem episódios de raiva que pelo que é dito, ocorrem desde que ele é bem pequeno, e inclusive ele acaba passando uma noite internado no hospital. Será que ele se fosse de outra família, talvez não tão privilegiada no sentido de apoio e carinho, ele poderia simplesmente ser mais um dos pacientes que ali ficaram para sempre ? Terminei o livro satisfeita e intrigada com o que tinha lido e acabou me fazendo pensar sobre o que nós tratamos como louco e normal. Vale a leitura!

site: https://www.instagram.com/p/BjnXMkvHb4k/?taken-by=03motivos