Raio de Sol

Raio de Sol Kim Holden

Resenhas - Raio de Sol

Ully 23/06/2020

Perfeito!!!!
Esse livro tem que virar uma série!
É perfeito demais

Leiam! Vocês não vão se arrepender
Leitura e . 23/06/2020minha estante
Obrigado.
@leituraeponto

Géssica 16/05/2021

FAÇA ÉPICO!
Como não se emocionar com a história da linda Kate?
Gente chorei e não tenho vergonha de falar,esse livro simplesmente foi emocionante,real e maravilhosamente bem escrito,não sei dizer por quem eu mais torcia para ficar com kate no final Keller ou Gus,mas fiquei feliz pela escolha dela,pois ele cuidou,amou,respeitou e se dedicou a ela até o último momento...
Kate me ensinou que devemos viver o hoje,o presente como se não houvesse amanhã,que devemos viver cada minuto como se fosse único e que todos os dias devemos FAZER ÉPICO...?
Desejo que cada pessoa que ler esse livro encontre em algum momento da vida o seu ?Raio de sol?
Daniela.Lima 16/05/2021minha estante
Amei tanto e a ressaca veio forte depois dele. Lindo demais!

Parceira Do Az 12/11/2020

Machismo mata bookstan, entenda o caso
Sim, isso mesmo que você leu: precisamos falar sobre o machismo exacerbado e as outras falhas terriveis desse livro que tanto passam pano. Além da "representatividade" que a autora quis trazer com a bulimia (gatilho que ninguém avisa mas tem) ou a homofobia mal abordada para encher canudo.

A verdade é que todos tratam a protagonista desse livro como se fosse a segunda vinda de Jesus. Ela é perfeita, toma café preto e só é amiga de garotos e tem rivalidade feminina com geral. Até aqui ta ok a fanfic normal né?

Até a protagonista pensar na colega de quarto que ta grávida como uma "ninfomaníaca" mas que ela não pode julgar (além do tanto que ela julga o livro inteiro a liberdade sexual da colega), aí ela complementa com "só uma virgem pode julgar ela". Como se ja não bastasse o quanto a sociedade julga as mulheres por si só.

Mas tudo bem, a protagonista é perfeita 0 defeitos né? Não vamos problematizar todas as vezes que ela diminuiu a forma como a tia dela se vestia toda vez que aparecia como "vestida para a noite" e outras coisas mais. Vocês entendem o quão problemático é a fala "ela não é como as outras garotas", dita pelos 2 interesses amorosos dela sempre, ou que a protagonista brinque sempre com seu melhor amigo se referindo a colega de quarto como striper, ou como houve varios pensamentos para diminuir essa colega de quarto ou a tia sempre que um dos garotos encontrava com elas? (A propósito, elas sendo as únicas pessoas que não gostam da protagonista)

Sério, não passem pano para o machismo desse livo. Quer ler e gostar? Ok, beleza mas não vendam ele como se fosse sem defeitos nenhum quando na verdade é bastante problemático. É um livro de 2016 gente, não é do 20 anos atrás. Não engulam essa, falem sobre.

Falem também da fatídica forma como a bulimia da tia foi muitíssimo mal tratada nesse livro, a protagonista basicamente mandou ela procurar uma ajuda e foi isso. Além dela sair contando pros outros esse problema que não era do direito dela falar, ou do discursinho RIDÍCULO do namorado da protagonista deu nessa tia como se fosse lacração mas na verdade era só dizendo "a kate é melhor que você" e empurrando mais ainda uma pessoa doente no fundo do poço. Não tratem distúrbios de saúde mental como se fossem brincadeira. Não é.

Inclusive uma das causas de eu não conseguir gostar da protagonista é a perfeição irreal. Ela passou por um inferno de vida e passou sorrindo. Varias e varias tragédias desde cedo e tudo o que ela diz é que é uma pessoa feliz. Simples assim. O mundo é lindo e colorido, quando no mundo real as pessoas tem depressão, tem ansiedade, não são felizes o tempo todo. Tudo sobre ela foi totalmente inalcançável, apresento a vocês a nova Mary Sue que faz tudo e todos a amam, e quem não a ama é uma pessoa terrível.

Por fim, vou deixar aqui o caso de homofobia sofrido pelo amigo dela e que ela se mete no meio da briga pra ajudar e ambos se machucam mas NINGUÉM pergunta do cara. É tudo sobre a protagonista. Ele cita que já passou por violência antes mas a autora não teve a decência de abordar a história de outras pessoas que não fosse a kate, ou no mínimo de abordar com a delicadeza necessária a violência quemilhões de lgbtq+ sofrem diariamente. Foi apenas pra colocar no livro mais uma representatividade pra atingir a cota.

Eu odeio falar mal de livros porque quando eu detesto geralmente nem acabo de ler e também porque sei que tem sempre alguem que vai amar aquele livro independente da minha opnião. Mas é isso gente, leiam se quiser esse livro, gostem se quiser mas tenham a decência de admitir que tem falhas e não só dizer que é perfeito, principalmente por causa do machismo. E avisem sempre do gatilho da bulimia pois nunca avisam. Beijos de luz ?
Solenykc 12/11/2020minha estante
Já tentei ler algumas vezes, mas sempre parei. Me arrependi agora por ter comprado ele

Parceira Do Az 12/11/2020minha estante
Poxa amg é uma pena que você gastou dinheiro num livro que não valeu a pena ???

Aurora84 13/11/2020minha estante
Eu não fazia ideia que tinha gatilho, obrigada por avisar

Parceira Do Az 13/11/2020minha estante
Além da bulimia tem abuso parental, homofobia e aborto tbm viu?

Aurora84 13/11/2020minha estante
Nossa, e eu achando q era um romance água com açúcar pelo q o povo dizia, não tenho saúde psicológica pra isso sksksksksk

Parceira Do Az 14/11/2020minha estante
?????? amg mas a maioria das coisas nn é bem abordada, então...

livros_lauraluiza 14/08/2022

“Você é corajoso... Faça épico.”
Raio de Sol é um livro maravilhoso, incrível e muito real. Eu acho uma pena ele não ser tão conhecido, pois me pergunto como passei tanto tempo sem ter lido ele. Mas por se chamar “Raio de Sol’’ pensei em muitas coisas diferentes que ele podia abordar, mas não acertei nenhuma e tomei um enorme tombo.

Aqui conhecemos Kate, uma garota de 19 anos que já passou por tantas lutas difíceis que você mal pode imaginar. Porém, mesmo passando por momentos delicados, ela nunca se deixa abalar, sempre anda com um sorriso no rosto e claro sempre positiva com tudo, o que me fez ter admiração por ela de cara.

Eu já chorei muito lendo livros, mas esse eu chorei de soluçar (sou emotiva num nível incompreensível), quando terminei a leitura acho que não tinha mais água no meu corpo depois do nível de choro que eu tive.

É um livro emocionante, surpreendente e apaixonante, que com certeza levarei por toda minha vida. Foi uma história que me deixou muito reflexiva e me senti diferente depois que o terminei. O jeito que a narrativa me cativou e as lições que li a cada página, é algo que nunca vou esquecer. Então eu super recomendo a leitura a todos, pois esse livro é simplesmente incrível!

Manu 14/05/2021

"Faça épico"?
Não sei por onde começar, ainda estou abalada depois desse final...??
Mas vou tenta expressar um pouco sobre o livro...
Eu comecei a ler ele sem pretensão nenhuma, do nada eu achei ele como epub q eu tinha e resolvi ler e mds, agradeço por ter achado esse livro agora, ele chegou no momento certo da minha vida...
Desde o começo Raio de Sol me prendeu, e a Kate me surpreendeu tanto, com esse "dom" de enxergar o lado positivo das coisas, não bobo como a Poliana, mas realmente viver nas coisas boas, mas não negar que existe coisas ruins, e vc pode tentar contornar essa situação, além de que ela só quer o bem para as pessoas, principalmente para os amigos, e ela enxerga os dois lados da pessoa, e evita julgar.
É tão lindo ver ela feliz pq conseguiu ajudar o Peter a falar com a garota...
Quando ela começou a citar exames e que ela queria viver a vida intensamente aproveitar cada instante, eu achei um pouco estranho e fique tensa pelo o q viria, pq na maioria das vezes as pessoas q já passaram por alguma situação ruim na vida, tentam enxergar o lado positivo da vida, ou se entregam à escuridão.
E A kate escolheu o lado bom, viver cada segundo, ser feliz com o simples, não precisa de mto para ser feliz...
E ela tinha todo o direito de se entregar a escuridão, mas não fez, ela viu a própria mãe morta na frente dela, a irmã tbm, e o que ela passou, mas msm assim continuado a ser feliz, kate realmente é uma das minhas protagonistas preferidas, ela é mto foda, positiva, simpática, só quer o bem das pessoas...
Eu não vou me aprofundar pq se não vou dar spoiler, mas pfv leiam esse livro...
"Katie: ela nunca encara nada com frivolidade. Aprecia tudo"
Essa frase do Keller representa totalmente a kate, o jeito dela de prestar atenção nas coisas,msm q seja bobagem, ela realmente está ALI, não tá SÓ escutando.

? Ela é um exemplo de positividade. É toda raio de sol. Ela não só vê o lado bom das coisas? ela mora lá.
Além dela os personagens secundários são pftos, o Clayton, o Peter, o Gus,o Keller, a Shelly...
E tadinho do Keller já sofreu tanto, e passou por essa situação duas vezes...
Ri muito com os diálogos, chorei, passei raiva...
E, cara, eu me identifiquei as vezes com a kate pela paixão por café (deveria parar? Deveria mas não paro) e pelo por do sol, eu sempre amei o pôr do sol e a noite, chegar atrasada no lugar tbm um péssimo hábito (preciso melhorar isso)além da mania de falar "cara" e falar palavrão, convivência com garotos durante a vida toda deu nisso.
Amei a escrita da autora, como ela abordou temas sensíveis de forma mais leve (como bulimia, síndrome de down, homofobia) , mas continua sendo gatilhos além q tem representatividade lgbt, e tem referências literárias, como conto de duas cidades, o sol é para todos...
É um livro maravilhoso e "leve"(só os 30% do livro me destruiu, mas enfim) , com certeza favoritado.??
E a vibe dele é maravilhosa, os shows, algo real, mostrando como os adolescentes são, enfim PERFEIÇÃO!!!
E viva o momento, não só o futuro, claro que vc pode planejar mas não viva só para o futuro, pq o amanhã não é garantido, viva por vc, foda-se o q os outros pensam sobre vc, ninguém sabe o dia de amanhã.
E não se esqueçam: façam épico!! ??

? Você pode acordar amanhã, e na manhã seguinte, e na seguinte, e trabalhar pra cacete pra garantir que esse álbum e essa turnê sejam épicos. ? Ele sorri. ? Seu novo lema é: faça épico.

Você é corajoso?
Agora, vá? faça épico!
É uma ordem.
Ande.
Por favor.?

Karen | @encontradanoslivros 22/09/2020

Chorei horrores sim
Raio de Sol não foi apenas surpreendente, mas grandioso, o tipo de livro que após a leitura você sente que vai carregar um pouquinho dele dentro de si. Ele conta a história de Kate Sedgwick, uma garota que deixa a California e todo seu mundo de música e surfe, para fazer faculdade em outra cidade. Ou pelo menos essa seria a versão resumida e minimizada de tudo que esse livro passa por.

Kate não é uma garota qualquer, ela é brilhante, reluzente quase, em diversas partes do livro eu quase me sentia como se ela pudesse sair das páginas e me abraçar, falar que tudo ficaria bem, esse é o quão grandiosa ela é. Podemos no livro acompanhar e aprender sobre sua vida, sobre seus velhos e novos amigos, sobre sua família e sobre ela mesma. E é aí que mora toda a graça.

Raio de Sol é um livro sobre pessoas. Sim, pessoas. Sobre como elas são frágeis, imprevisíveis, surpreendentes, malvadas, boas, alegres, ciumentas, defeituosas, não importa, toda pessoa carrega algo consigo que nem todos conseguem ver, uma história guardada no baú que você não espera ou jamais seria capaz de imaginar. Esse livro trabalha com isso perfeitamente.
É uma história sobre alegria, tristeza, raiva, superação e partida. Vai te fazer rir no começo, te distraindo com sua simplicidade, para então detonar seu coração durante os capítulos, imitando um pouco a vida: descobrimos melhor as pessoas com o tempo, então nos surpreendemos.

Não quero entrar em detalhes de acontecimentos, porque sinto que qualquer coisa se torna um spoiler para os leitores de primeira viagem, então vou finalizar com a frase marcante de Kate (que agora talvez seja meu mantra pessoal):
Faça épico.

Ps.: Essa resenha também está no ig @encontradanoslivros

panndora 22/06/2021

dor.
chorei. chorei e chorei. quase morri de tanto chorar. enfim, já disse que chorei? pq eu chorei muito msm lendo esse livro.
Isadora.Carrega 23/06/2021minha estante
Cara, esse livro é tão lindo!!!! A história, as lições de vida que ele passa?
Eu só torço para levar a vida como a Kate.

Ps. Ainda enrolando para ler o livro do Gus, porque sinto que a carta que ela fez para ele vai ser triste demais!!!!

skuser02844 01/06/2021

Faça épico!!!
Kate Sedgwick viveu apenas 19 anos e já viu muito nessa vida. Desde cedo tendo que lidar com a mãe alcoólatra e suicida cuidando da irmã mais velha que tem síndrome de down. Depois que as duas morrem, Kate passa a ficar um tempo com seu melhor amigo Gus, mas depois de uma descoberta sobre sua saúde e ter conseguido uma bolsa na Universidade de Grant, ela se obriga a mudar para lá e esconder sua saúde comprometida de seus amigos.

Bia 15/06/2021

Esperava gostar, mas me enganei feio .
Quando eu terminei pensei da 2 estrelas , mas quanto mais eu penso menos gosto. Comecei a ler para me emocionar, porém terminei com raiva. Sério! ja li muitos livros com essa mesma história, acaba ficando repetitivo. É pra quer tantos Segredos se você descobri logo no começo? e a positividade de Kate me irritou ,ninguém é assim.Ela é a "perfeita" , a boazinha , que ajuda todo mundo , que não julga ninguém. Só que em vários momentos ela rir da timidez dos amigos, ela diz que mulheres que fica com vários cara é pirranha, julgar a colega de quatro por usar roupa curtas , então querida você julgar sim.

A autora colocou vários problemas sérios que não soube trabalhar,foram só jogados, só pra encher páginas. Que aliás é mais da metade do livro só Kate indo pra faculdade,tomando café e conversando com Gus de rotina só basta a minha . E os diálogos vou nem comentar...

O final é lindo sim , mas não compensou a raiva que eu passei lendo.
MariChalamet 15/06/2021minha estante
Aah tinha vontade de ler ?

Bia 15/06/2021minha estante
Mas quem sabe você pode gostar

mia 13/10/2021minha estante
o curioso caso da menina que ta na faculdade e nunca vai numa aula sequer

Rafaelle 12/11/2020

Por que esse hype todo?
Primeiramente, já que ninguém fala disso, esse livro contém gatilhos de: aborto, assédio, violência, homofobia, abuso parental, bulimia e suicídio.

Raio de Sol conta a história de Kate Sedgwick, e tudo começa quando ela sai da Califórnia e vai fazer faculdade em Minnesota. De início você não tem praticamente nenhuma informação sobre ela e seu passado, e somente no decorrer do livro você vai pegando pistas até montar o todo.

Raio de Sol é o apelido que seu melhor amigo, Gus, a deu e lhe cabe perfeitamente: sempre feliz e otimista, não deixa a tristeza entrar em nenhum momento, tem um bom coração e, por causa das coisas que já passou, acha que é obrigação dela fazer o outro feliz, e com isso quer sempre se intrometer na vida dos outros para supostamente tentar ajuda-los. Ela é o Raio de Sol em meio a escuridão da vida de outras pessoas.

"Tenho orgulho de ser uma boa amiga, porque, na vida, isso é a única coisa que importa mesmo... as pessoas."

Perfeita, certo?

Tão perfeita que chega a ser irreal em um nível absurdo.

Quem, com todos os problemas que ela enfrenta, vai permanecer sempre feliz e otimista? Isso é surreal e passa a imagem que "Você é perfeita pois não deixa se abalar por nada."

A forma que a história foi conduzida faz girar 100% em torno dela (ai você pode pensar: "óbvio, já que ela é a personagem principal") mas o que quero dizer é que os personagens secundários não são desenvolvidos e o único traço de personalidade deles é idolatrar a Kate e tudo o que ela faz. Eles não possuem voz e uma história própria e tudo o que acontece com eles é para o benefício da Kate, para ela entrar e ter o papel de "salvadora", com sua infinita sabedoria e misericórdia.

E quem não cai nas graças dela: uma é retratada como uma "puta" e a outra como "invejosa".
Claro, já que eu não gosto de você, o problema está inteiramente em mim, certo?

Como os outros personagens, elas foram muito mal desenvolvidas e o único traço de personalidade delas é odiar a Kate. Elas são exatamente aquelas antagonistas de filme adolescente cuja a única meta de vida é ser popular e tornar a vida da protagonista um inferno. Sem nenhuma razão para tal, já que não foi desenvolvido o por quê daquele ódio todo.
As duas tem a profundidade de uma peneira.

Alguém próximo a ela é agredido por um crime de ódio e ela entra com seu papel de salvadora; depois disso os holofotes vão todos para a Kate com "coitadinha da Kate, você está bem? se machucou muito?" e simplesmente esquecem da pessoa para quem aquele ataque foi direcionado inicialmente (sendo que aquele não foi o primeiro), nem se dando o trabalho de perguntarem como ele estava. Ele foi vítima de homofobia e a autora só usou isso como um adorno para a Kate se enfeitar e sair como alguém extraordinário. Isso foi desumano e podre de uma forma que não consigo nem expressar com palavras.

Outra pessoa próximo a ela conta que está grávida, em meio a um ataque de pânico, e o primeiro pensamento dela é:
"E isso é uma surpresa, sua ninfomaníaca?"

Até aqui já vemos que a Kate não é NADA perfeita. Ela é julgadora, intrometida, aproveitadora e tem complexo de Mary Sue.

"Número Quatro: não julgue os outros. Todos nós temos nossas merdas. Fiquem de olho nas suas e deixem o nariz longe da vida dos outros, a não ser que sejam convidados a participar. E, quando receberem o convite, ajudem, não julguem."

Vemos aqui que Kate Sedgwick é hipócrita também.

Ela não é perfeita, pois não existe personagens perfeitos (muito menos pessoas). O grande problema é que no livro TODOS OS PERSONAGENS A PÕE EM UM PEDESTAL e a usam como exemplo de pessoa perfeita e exemplar, como se ela fosse algum tipo de ser divino.

"- Ela é bulímica, Keller.
Ele balança a cabeça.
- Não justifica. Sei que posso parecer insensível, e tudo bem, para ser justo, isso é uma merda, mas, Kate, você tem uma [*****] de um... você sabe. - Ele não consegue dizer. - Ela devia estar preocupada com você."

Essa personagem é bulímica e tem os seus próprios problemas para lidar, mas NÃO, ela tem que parar de pensar em si mesma e dar atenção pra Kate pois, tadinha, ela com certeza sofre mais e merece ter a atenção de todos, para que sintam pena dela e possam cumprir todos os seus desejos.

E um adendo que o próprio problema da Kate não é discutido, já que eles acham que não conversar sobre vai fazê-lo sumir num passe de mágica, e a vida deles seguem assim, como se nada estivesse errado.

Todos os temas delicados abordados nesse livro foram muito, muito mal trabalhados e até mesmo de maneira ofensiva. Parece que a autora quis pôr representatividade, mas esqueceu que ela precisa ser TRABALHADA CORRETAMENTE para valer de alguma coisa.

Porém isso nem me surpreendeu, visto a maneira porca que a autora trabalhou toda a história, não é de se admirar que ela tenha feito um trabalho de merda aqui também.

O relacionamento romântico dela com Keller Banks é outra coisa mal desenvolvida. Os dois se encontravam durante alguns dias na semana, por poucos minutos, mal tinham um diálogo e, de repente: já estavam profundamente e loucamente apaixonados um pelo outro.

Sério? Já li embalagem de shampoo com uma história mais desenvolvida do que esse livro aqui.

Francamente, não sei como as pessoas idolatram a bomba que é esse livro. Ele é horripilante e me causa gastura só de lembrar da existência dele.
calie 12/11/2020minha estante
eu nunca li esse livro, e nem tenho interesse, entretanto preciso dizer que achei sua sinceridade maravilhosamente singular!!!! adorei!!!!

Parceira Do Az 12/11/2020minha estante
Ai gata disse TUDOOOO!!!

Sofy 12/11/2020minha estante
Mds rafa amo o jeito que vc consegue expor os podres dos livros

iamluanamello 02/05/2024

Se eu tivesse lido este livro alguns anos atrás, teria adorado. A história é boa, mas acredito que se a escrita fosse mais madura, teria se tornado um excelente livro, o que não foi o caso. Diálogos fracos, personagens rasos e uma trama arrastada são alguns dos vários defeitos deste livro. Ele até consegue ser um pouco emocionante no final, mas não o suficiente para torná-lo bom.

Jess 02/08/2020

Eu ainda estou em estado de choque depois desse livro. Foi a primeira leitura na vida que me fez rir e chorar ao mesmo tempo, que me deixou imensamente feliz e incrivelmente triste na mesma intensidade. Se tornou um dos meus favs da vida, só dei 5 estrelas pq não tem como dar mais.

Michela Wakami 01/07/2021

Ela é um raio de sol.
Irradiando amor, por onde quer que vá.
Mostrando que mesmo com todas as dificuldades, do dia a dia, podemos ser fonte de amor aos que nos rodeiam.
Um livro repleto de personagens maravilhosos, que vão te conquistar.
Preparem o coração, antes de se entregarem a essa emocionante história de amor.
Karol Alencar 01/07/2021minha estante
Aaaaaah eu já disse que amo esse livro ?!??

Karol Alencar 01/07/2021minha estante
Tô aqui pulando de alegria que tu favoritou, afinal não é fácil te agradar ?? ?????????

Simmmmmmm

???????

??????

CPF1964 01/07/2021minha estante
Milagres acontecem.....

??????

Karol Alencar 01/07/2021minha estante
Tá vendo Cassius o que eu indico ela favorita kk já os seus???

CPF1964 01/07/2021minha estante
Ela disse que favoritou para não perder a amiga. Na verdade ela daria umas 2 estrelas....

???????

Karol Alencar 02/07/2021minha estante
Deixa de recalque rapaz ?????

Karol Alencar 02/07/2021minha estante
Ei Cassius ler Raio de sol tbm !!! Vc vai amar !! Tá me devendo por lugares incríveis tbm ein ?

CPF1964 02/07/2021minha estante
Verdade. Eu e Michela somos literariamente incompatíveis. A quantidade de estrelas que ela dá eu multiplico por 2. A quantidade de estrelas que eu dou ela divide por 2. Simples assim. Matemática Básica.

CPF1964 02/07/2021minha estante
Você leu Malibu em Chamas comigo. Tô na dívida contigo. Vou ler.

Sei?

Ebaaaaaaaa??????

????????????????

CPF1964 02/07/2021minha estante
Se Michela deu 5 sem ler a nota será 2,5. Mas lerei.

Michela Wakami 02/07/2021minha estante
Cassius, vai lá no meu Instagram, postei esse livro lá, karolzinha que me enviou a fotografia.????

Karol Alencar 02/07/2021minha estante
Tu vai gostar , eu tenho certeza! De ambos ?

Michela Wakami 02/07/2021minha estante
Cassius, essa sua teoria, vai cair por terra, depois que você ler esse livro.

CPF1964 02/07/2021minha estante
Um lugar com raito de sol deve ser incrível mesmo. Vou ler.

Raio ao invés de raito

CPF1964 02/07/2021minha estante
Vou ler Raio de Sol primeiro. Depois leio o outro. Eu sou café com leite. Vocês são as especialistas. Vou deixar o baldinho do lado.

CPF1964 02/07/2021minha estante
Se fosse Fantasia aí eu não.......

Karol Alencar 02/07/2021minha estante
Se fosse fantasia aí o que seu Cassius ?? Kkkk Qual seu preconceito com fantasia ?????

CPF1964 02/07/2021minha estante
Pensaria duas vezes. Leria antes......

Sei ??????

CPF1964 02/07/2021minha estante
Tô contado no Skoob quantos livros de fantasia eu li.... Vou precisar de uma calculadora de 20 dígitos.

Contando

?Kkkkkkkkkkkkkk

Karol Alencar 02/07/2021minha estante
Apesar de Harry Potter ser minha saga favorita da vida pra sempre, fantasia não é o gênero que eu mais consumo, eu prefiro outros, mas fantasia é mto bom viu, deveria da uma oportunidade de viajar por outros mundos ?

Relatório Finalizado:
207 livros lidos nos últimos 2 anos.
Fantasia = Zero

Lorrayne104 05/08/2020

Amei. É um livro que te deixará emocionalmente destruída, mas apesar disso é simplesmente perfeito e vale super a pena cada página lida.

vsamia 09/06/2023

Faça épico
"Você me disse para fazer épico. Eu tento. Você conseguiu. Você fez todos os dias épicos. Vou sentir falta disso."

Um dos livros mais tristes e lindos que já li até hoje. Mas confesso que o começo a história é um pouco chata, mas depois começa a ficar bom e acontecer várias coisas que te prendem e o final é só choro e tristeza atrás de tristeza. Em muitos momentos ficava com raiva da Kate ser tão "ingênua" e boazinha principalmente em relação à tia dela, mas acabei entendendo que essa era uma das mensagens que o livro queria trazer e também era a principal característica da Kate, ser um raio de sol. Amei ver a conexão que ela e Gus tem e também acompanhar ela fazendo amizade com todos os personagens, e também foi muito lindo ver como cada um foi importante para a vida de Kate. Chorei horrores no final e principalmente com as cartas que todos escreveram a ela, enfim, esse livro foi feito para fazer você chorar.