Moll Flanders

Moll Flanders Daniel Defoe

Resenhas - Moll Flanders

1 | 2 | 3 | 4

Franco 16/02/2013

Gostosa leitura, envolvente como deve ser uma narrativa confessional em primeira pessoa.

São quase que vários contos, com a mesma personagem, indo da juventude à velhice. Não segue uma trama ou um enredo em torno dum ponto crucial; é como que segmentado, mas ainda assim muito interessante e em nada monótono.

Dinheiro, moral, bons costumes, casamento, classes sociais, diversas questões que permeiam o painel de fundo da obra e a fazem ser um ótimo romance de época.

Vale a leitura ao longo de suas trezentas e tantas páginas.

Rafael 13/05/2010

Vida longa a DANIEL DEFOE!!!!!!!!!!
Este livro é fora do comum. Moll é uma personagem com inúmeros rostos que encanta e enfeitiça o leitor tão logo a narrativa é iniciada. É impressionante como não consegui mais largar este livro depois que o vi "dando sopa" num sebo perto de minha casa.
Daniel Defoe já se fazia presente em minha estante com seu Robinson Crusoé, mas Moll Flanders é único. Há momentos em que Moll é quase uma heroína romântica, em outros, ela beira ser uma vilã.
Um livro emocionante, engraçado, triste, tudo junto. ALTAMENTE RECOMENDÁVEL!!!!!

Carol 17/01/2010

Gostei
Conta a história de uma mulher que teve de superar inumeras dificuldades, com uma força feminina invejável. Já faz tempo que li, mas ainda me lembro. Uma história legal, um pouco parada no começo, mais depois ganha um bom ritmo. Engraçada, surpreendente e uma tocante busca pela felicidade.

Danielle 30/10/2009

Este livro é simplesmente genial! A personagem principal passa como um trator pela vida! Destaque para a "sacanagem" que o autor faz com o leitor, sempre anunciando uma possível punição para o comportamento da personagem principal, punição esta que nunca acontece.

Também destaco a forma como o incesto é apresentado, dando-nos margem para pensar até que ponto esta prática é apenas socialmente construída, vide que o casamento com o irmão foi um casamento como os outros até que os dois se dessem conta do parentesco, e que o filho do casal, além de nascer perfeito (desmentindo o mito de que casamento entre irmãos ou entre pais e filhos geram filhos deformados ou doentes) é aquele que vai ajudá-la no final.

Recomendo muito este livro!

Danielle (@chimarraoelivros) 02/03/2009

Adorei o livro! Lendo a apresentação do autor imaginei que fosse mais pesado, mas realmente, para a época em que foi escrito, aquilo devia ser um escândalo.
Gostei muito da narrativa, é um livro gostoso de ler, com uma história que envolve do início ao fim. Cada vez que a Betty tinha um filho me dava uma irritação por ela acabar sempre abandonando-os.

1 | 2 | 3 | 4