1+1: A matemática do amor

Augusto Alvarenga

Resenhas - 1+1

Gean 19/03/2017

Amor básico
História fraca com escrita igualmente fraca. Os personagens não evoluem durante o livro e suas respectivas idades não condizem com suas atitudes. O livro é mais infantil do que aparenta ser.
Lembra em muito Aristóteles e Dante descobrem o Segredo do Universo, mas não cativa da mesma forma.
Lucas Tadeu 24/02/2019minha estante
Achei fraquíssimo também. Situaçoes fantasiosas e forçadas. Os diálogos são pésssimos.

Marcy 21/12/2021

Muuuito fofo
Eu estou completamente apaixonada pelo Lucas e pelo Bernado, eles são fofos e divertidos. A amizade deles é tão doce e singela, e eles parecem tão inocentes descobrindo todos esses sentimentos "novos" que pra mim foi impossível não me apaixonar pelos dois.
Gostei muito dos personagens secundários, o modo como o escritor retrata os pais dos dois, a tia Sarah, que é incrível, me dá vontade de conhecê-los melhor, saber mais sobre a vida de cada um.

Me diverti, me emocionei, senti meu coração quentinho e me senti muito conectada com a história, recomendo de mais.

Mel Trabach 25/12/2018

Lucas e Bernardo se conhecem desde sempre, são melhores amigos, vizinhos e jamais pararam para pensar como seriam suas vidas longe um do outro, porém quando recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar para outro país o fantasma da distância passa a ser companhia frequente e junto com todas as incertezas do futuro nossos personagens terão que se redescobrir e aprender a lidar com seus sentimentos.

Esse é aquele tipo de livro que vai te deixar com uma sensação tão gostosa, tão calorosa, ambos os personagens são extremamente apaixonantes e é muito fácil se ver em cada um deles, eles estão vivendo uma fase em que estão se descobrindo, sua sexualidade, seu primeiro amor, o medo do futuro e do desconhecido, por mais que estejamos falando de uma relação homoafetiva qualquer um consegue se identificar com a sensação de frio na barriga ao estar perto da pessoa que se ama, o desejo de sentir seu toque, o medo de que essa pessoa um dia vá embora para não mais voltar.

O livro é dividido por dois pontos de vista e cada protagonista é escrito por um dos autores mais em momento nenhum você consegue notar a diferença e não digo isso como uma crítica e sim como um elogio pois eles estavam tão sintonizados que era como se ambos fossem um só.

O livro é leve, fluído mas também tem momentos que vão te tirar o chão, a pergunta que não saía da minha cabeça durante a leitura era como alguém pode odiar algo tão lindo, tão verdadeiro e tão puro quanto amor, pois sim o livro é sobre amor, independente de sua raça, sexo, cor ou religião o amor é amor e não deveria ser julgado ou condenado.

Meu desejo pra hoje é que um dia possamos viver em um mundo onde as diferenças sejam respeitadas e aceitas, também desejo que você tenha a chance de conhecer esse livro, de se apaixonar por Lucas e Bernardo e terminar essa história com a sensação de querer lutar para que pessoas como eles não precisem se esconder ou temer por suas vidas.

Ana 02/06/2022

Leitura clichê
Estou fazendo essa resenha depois de muito tempo que li o livro então me perdoem se não estiver tão detalhada.
Eu sempre quis ler esse livro, já que era um livro lgbt nacional e achei a leitura muito fofa e leve, não demorei muito para terminar o livro e quem não gosta de um friends to lovers para deixar o coração quentinho.

duda 01/01/2022

1 + 1 : a matemática do amor
    então, eu gostei, mas passei mais raiva do que tudo lendo esse livro. talvez fosse melhor se eu tivesse chorado. o início estava muito bom, mas ao longo do livro os meninos demoram muito tempo para ficarem juntos e foi me dando um pouco de preguiça.
    eu estava com uma espectativa alta por ser um livro que tinha a participação Vinícius Grossos, já que eu tinha lido "o garoto quase atropelado" (este eu amei, chorei tudo q tinha direito), que é um livro dele, só que menos conhecido que esse. por isso mesmo imaginei que este seria até melhor.

Amanda 28/04/2022

1+1
Apenas tenho a dizer: que livro
Nunca chorei tanto lendo um livro, serio, a amizade que eles tem e o momento em que percebem que se gostam.
As emoções em que eu sentia lendo nunca foram tão intensas como esse livro.
Pensei que seria enrrolada a história, porém esse "enrrolado" que fez eu me conectar aos personagens e sentir o que eles sentiram
Apenas leiam

Gus 26/08/2020

Descobertas de um sentimento incrível
Primeiramente, preciso dizer que o mundo precisa ler esse livro! A leitura é tão recheada de emoções que seria quase impossível expressar tudo em uma resenha como essa mas,de certa maneira, lhes trago uma história linda de amigos que descobrem um sentimento ainda maior que a amizade.

Sobre os aspectos gerais do livro:
- A dinâmica entre os personagens me prendeu bastante na história a ponto de não largar o livro até acabar. Os capítulos são bem curtos e há uma dinâmica entre os POVs dos personagens Bernardo e Lucas.
- Estou tão apaixonado em como o livro é! Além de ter uma capa linda, o modelo das páginas e desenhos presentes no decorrer do livro é simplesmente perfeito.
- Uma curiosidade é que os autores deste livro são nacionais: Augusto Alvarenga e Vinícius Grossos (a princípio, donos de uma história incrível).
- A playlist de músicas citadas nesse livro também é sensacional. A lista vai de ?Na sua estante?, Pitty até ?WILD?, Troye Sivan.

Sobre os personagens:
- Conhecemos a história Bernardo e Lucas que são amigos desde a infância, e que no decorrer da leitura vão descobrindo algo maior que uma simples e grande amizade. O livro te prende de uma maneira surreal e, como havia dito mais acima, a explosão de emoções é bem garantida hahahaha.

- Após receber a notícia de que os pais de Bernardo iriam se mudar para outro país, Lucas planeja um cronograma de coisas para fazer os últimos momentos de Bê os mais incríveis possíveis. Porém no decorrer de cada aventura juntos, o fantasma da mudança iminente que irá afastar os dois amigos permanece em suas mentes. O coração partia sempre quando esse fantasma vinha!

- O livro proporciona várias reflexões de como a adolescência pode ser cheia de questionamentos e dúvidas na vida de um indivíduo. A questão dos problemas familiares também foi bem citada no decorrer da leitura. O final foi algo que era esperado mas aconteceu de uma forma inexplicável.

- Os personagens secundários são incríveis. Um exemplo é a tia de Lucas chamada Sarah, é um ser humano que irá contribuir tanto nessa história e na vida dos garotos que minha vontade é de guardá-la em um potinho.

- Você chorou com o livro?? SIM OU COM CERTEZA (!!??) Sinceramente, havia partes do livro que eu gargalhei tanto e outras que meu coração amoleceu de uma forma tão drástica hahaha.

- O livro também me lembrou Aristóteles e Dante! Ambos livros são bem diferentes em alguns aspectos porém moram no coração.

Agora fico em dúvida se dou 5 estrelas ou se dou a constelação inteira para esse livro. Está guardado bem no fundo do coração!

Gabi Peschke 05/10/2020

Para aquecer o coração
Aaaaaaaa que história mais fofa! É uma leitura leve que realmente aquece o coração e no final te deixa com uma sensação de quero mais

Vanessa @LarLiterario 11/10/2020

Melhores amigos desde sempre, Lucas e Bernardo esta?o passando pela situac?a?o que jamais pensaram que teriam que passar: a separac?a?o. Depois de receber uma proposta de emprego irrecusa?vel, o pai de Bernardo ira? se mudar para Portugal e Be? precisa ir junto.

Com o relo?gio correndo contra o tempo deles, Lucas resolve fazer com que as fe?rias ? e consequentemente o tempo que Bernardo tem com ele ? memora?veis. E assim, embarcamos nessas fe?rias junto com eles.

Acontece que esse tempo juntos vai fazer com que ambos pensem com mais afinco no que sente um pelo outro, fazendo-os questionar essa amizade.

E? uma histo?ria de amor sim, mas muito mais de amizade. Vai muito ale?m do romance, e? uma histo?ria sobre autoaceitac?a?o e descoberta. Pra quem ja? passou por todo esse processo ? pessoas do meio lgbtqia+ ? talvez ache um pouco boba de ini?cio. Pore?m, apesar do final previsi?vel, e? impossi?vel voce? na?o se ve? na pele dos personagens quando se tinha 16 anos e va?rias duvidas na cabec?a.

Um livro excelente pra quem na?o faz parte da comunidade, mas quer entender um pouco pelo que passamos durante todo o processo da nossa vida. A leitura e? ra?pido e fluida. Capi?tulo pequenos e intercalados na visa?o de cada um dos personagens. Um livro leve mas com uma carga pesada.

Quanto aos personagens, me encontrei muito no Lucas. Mas passei raiva com Bernardo por causa das companhias em que ele fazia questa?o de andar, mesmo sabendo que eram homofo?bicos e o principal, que na?o gostavam do Lucas e praticava bullying com ele.

No entanto, gostei bastante da leitura. Vale a pena conhecer Lucas e Bernardo.

Luh 28/10/2020

Mais puro e simples amor!
Já são mais das 03:00 da manhã... e não conseguir parar de ler!

Wow!

Valeu cada dia de espera e expectativa para ler esse livro, obrigado a TODOS os envolvidos, simplesmente espetacular;

Uma história repleta de reflexões, realidade e aprendizagem.

#GRATIDÃO
Alysson 28/10/2020minha estante
??

leoo.goncalvesz 28/12/2021

Eu amo esse livro com todas minhas forças. Simplesmente apaixonado pelos protagonistas!!
A amizade deles é a coisa mais linda do mundo. Surto atrás de surto. Choro atrás De choro.
Uma coisa que eu não gostei, foi que os autores acabaram deixando tudo pro final, tudo mesmo! O que esperávamos a muito tempo acabou não tendo efeito, já que estávamos tão focados em como os garotos foram cruies com eles. Mas isso não tirou nem metade de uma estrela, já que eu tô apaixonado por esse livro.
Leria quantas vezes fosse necessário.

"Nós éramos indivisíveis, naqueoe momento.
E mesmo separados, jamais seríamos fração.
Mesmo as estrelas mais distantes fazem parte de um céu bomito.
Mesmo com um oceano entre nós..."
- Lucas.
Luka 28/12/2021minha estante
Sabe me dizer a classificação indicativa?

Carolina Del Corso 21/11/2020

Apaixonante, viciante.

Meu primeiro livro dos dois autores e poder conhecer a história do Lucas e do Bernardo foi incrível.

Dois amigos, dois melhores amigos, se conhecem desde antes de nascerem, cresceram juntos, quase como irmãos, são vizinhos, mas a adolescência é complicada e é quando as coisas despertam em todos nós e com eles não seria diferente.

Aos 16 anos, em vésperas de mudança do Bernardo para Portugal eles se descobrem apaixonados um pelo outro e ter que lidar com essa descoberta de sentimentos além de todos os problemas da adolescência e mais a despedida não é fácil.

Um livro que com certeza eu recomendo.

Susan.Kelle 14/12/2021

A leitura foi bem fofa, os dois são a meiguice em pessoa. Porém tenho um problema sério com livros que demoram pra acabar, sabe quando tudo se resolveu e tem mais 20 páginas pra ler que não mudam nem acrescentam nada. Pois é, esse fim foi assim.