O Último Sopro de Vida

Paul Kalanithi

Resenhas - O Último Sopro de Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lourena2 31/03/2023

A exigência básica da vida é o metabolismo, e a morte é a sua interrupção.
Paul Kalanithi foi um neurocirurgião e escritor, o ultimo sopro de vida é um livro póstumo e nele iremos acompanhando sua vida antes e depois de descobrir seu câncer de pulmão, como sua vida era extremamente agitada em diversos plantões e como a descoberta mudou totalmente sua vida o fazendo refletir sobre a morte que até então ele tinha contato apenas como médico. O último sopro de vida é uma reflexão de como somos efêmeros e de como nossa família e as pessoas que nos amam são extremamente importantes nesse processo doloroso. Nos faz refletir sobre nossas vidas e sobre propósitos que deixaremos ao partimos e com certeza Paul deixou com esse livro.

Anne 14/02/2023

Trechos
?O tédio é a conciencia da passagem do tempo?

?A morte, é tão íntima do meu trabalho, agora me fez uma visita pessoal?

?A consciência da morte é perturbadora. Mas não existe outra maneira de viver?

?Decidimos continuar vivendo em vez de seguir morrendo?

?Você precisa saber o que é mais importante para você?

?Não é possível alcançar a perfeição, mas a perfeição é possível continuar incessantemente lutando?

Mel 02/02/2023

Interessante e belo
O livro fala sobre vida, morte e sofrimento do ponto de vista de um médico que se torna paciente e passa pelos estágios que ele sabia na teoria, não na prática.

É interessante e atraente seu ponto de vista. A leitura é fluida, simples e rica e te faz feliz por ver a vida que Paul levou, mas triste por acreditar que ele poderia ter vivido mais.

Ao contrário de outros comentários, não chorei lendo o livro. Não me julgue sem sentimento, achei que a leitura traz mais paz que tristeza.

Leticia.Luchetta 25/01/2023

Leitura fluída, que me trouxe várias reflexões sobre a vida. Impossível não se emocionar em algum momento do livro.

Mariana 12/01/2023

?A vocação de proteger a vida ? e não só a vida, mas a identidade do outro, talvez a alma do outro ? tinha um óbvio viés sagrado.?

Um livro que aborda a finitude e a coragem de enfrentar a morte.
Como estudante de medicina, assim como o autor, o livro me tocou e me ensinou muito. Ao longo da vida desempenhamos diversos papéis, saber ser paciente e enfrentar desafios é um deles. Recomendo a todos.

?O dever do médico não é evitar a morte do paciente ou devolvê-lo à sua vida anterior, mas tomá-lo pelo braço e trabalhar até que ele consiga resistir, encarar e entender o sentido da própria existência.?

Sara 27/12/2022

Memoir
Esse foi um livro que escolhi ler que já sabia que ia mexer muito comigo pelo simples fato de contar esse momento de enfrentar um doença e como lidar com a morte.
Traz muito o real verdade sentido da vida e o que realmente significa pra gente e que nunca sabemos quanto tempo temos restante.
Ele conta a história de um neurocirurgião que está preste a terminar seus estudos e avançar na carreira que ele lutou tanto e acaba descobrindo que está com câncer e aí começa a lidar com então inversão de papéis de ser o paciente ao invés do médico e de então lidar com a morte. É um livro muito profundo que me emocionou e sentir a dor ao ir avançando em sua leitura.
É realmente enfrentar não quanto tempo temos mas como nós vivemos esse tempo, eu passei por uma situação parecida de enfrentar a morte e de ultrapassar essa idéia de que nada vai acontecer conosco e como enfrentar a vida depois disso. Infelizmente o autor desse livro que estava lutando contra o câncer acabou falecendo mas que deixou seu legado e sua história com essa sua escrita que ele continuou a escrever mesmo quando começou a perder suas forças nessa batalha. É realmente uma leitura que eu recomendo pra todos.

Mayara 13/10/2022

A obra prima de Paul
Kalanithi numa obra leve e profunda, traz suas reflexões sobre a vida e a morte que o acompanharam desde sempre e para a eternidade, da perspectiva de médico, e paciente, fala sobre o viver, o morrer e o viver enquanto se morrer.
Um último sopro de vida, é de perder o ar, de suspirar.
Poderia facilmente passar por uma obra de ficção, mas foi a vida, bravamente vivida por Paul, Lucy e Cady.

7Jade 22/09/2022

O último sopro de vida
"Não é possível alcançar a perfeição, mas é possível continuar incessavelmente lutando"

? Uma das várias frases que esse livro me marcou, a história é surpreendente e baseada em fatos reais! Mostrando um lado medicinal que normalmente as pessoas não vêem. Muito bom e marcante, vale a pena parar para ler.

Babi 30/04/2022

"...continuar buscando aquilo que dá sentido à vida, mesmo em face da morte e da decadência."
Sempre gostei de estudar sobre morte e luto, e esse livro nos traz um ponto de vista a partir de um paciente terminal e sobre sua representação de vida e morte.
Uma história que nos faz refletir bastante, adorei.

dandara 26/04/2022

mais ou menos
achei um livro bem difícil de ler por ser muito técnico, tinha outras expectativas em relação a leitura. é de fato um livro interessante por toda a história de vida do Paul, mas o livro não foca nisso, o que para mim, deixou a desejar porque não pude imaginar a vivência e a rotina dele e da família, apenas seu trabalho. gostei do final, quando a esposa termina o livro por conta da morte do marido, na escrita dela pude ter uma noção maior e sentir pela história.

BeatrizLassance 24/04/2022

Livro muito bom, principalmente pra nós profissionais da saúde nos relembrarmos da nossa própria mortalidade e de como é ser paciente. Isso tudo pelos olhos de um neurocirurgião que descobre uma doença incurável aos 36 anos.

Raquel.Zanin 09/02/2022

?Não é possível alcançar a perfeição, mas é possível continuar incessantemente lutando.? Pág 91
?Sempre imaginei que o trabalho do médico era algo como conectar depois pedaços de trilhasse trem para proporcionar uma viagem suave para o paciente. Mas não esperava que minha própria viagem fosse tão acidentada.? Pág 114

Evandro.Calado 15/01/2022

Ótimo livro
Esse livro estava a tempos na lista de leitura, esse ano o coloquei na festa de muitos e não me arrependi que livro top recomendo a todos. A vida é um sopro literalmente.

Inspirações Literárias 16/11/2021

Após a última pagina já não somos os mesmos
Lágrimas incessantes.
Choro dolorido.

O epílogo deste livro escrito pela esposa de Paul, Lucy, é de uma emoção tão profunda e potente.

Um livro que toca na fronteira na vida quando estamos consciente do morrer.

Um livro inesquecível e já não somos os mesmos após a última página.

Tati.Barsan 23/10/2021

Bom livro
Interessante para refletir na vida e, pensar, quanto tempo temos com quem amamos. Um relato sensível e transparente em um dos momentos mais importantes da vida, a morte.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6