O Último Sopro de Vida

Paul Kalanithi

Resenhas - O Último Sopro de Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cassio Kendi 15/06/2021

Nunca tive o costume de chorar. Minha mãe conta nos almoços de família que me esquecia no berço, que eu só ficava olhando pro teto sem emitir um som. Chorei nos velórios dos meus avós. Chorei no casamento de um amigo. Chorei no final do 'Sociedade dos Poetas Mortos' ou quando a bisavó do Miguel começou a cantar no 'A Vida é uma Festa'.

Esta foi a primeira vez que chorei durante uma leitura.

O livro é uma autobiografia de um médico acometido por câncer terminal. Foi escrito em seu último ano de vida, o que torna a obra ainda mais impressionante, dada a debilitação física e mental causada pela doença. Ele aborda temas como a importância do relacionamento entre médico e pacientes, a decisão de ter filhos e continuar a trabalhar como neurocirurgião mesmo no final da vida e o dilema entre escolher viver mais tempo ou com mais qualidade. É possível sentir todo o sofrimento frente a um futuro reduzido, mas ainda incerto.

Apesar de ter gostado bastante do livro todo, a extração de lágrimas ocorreu somente no epílogo, escrito pela esposa, Lucy Kalanithi. É difícil julgar um autor por uma obra só, ainda mais sendo sua primeira, mas somente com base no que li, eu teria mais vontade de comprar um livro novo dela do que do autor. Espero que ela decida um dia escrever seu próprio livro.

Recomendo ver a palestra dela no TED, 'What makes live worth living in the face of death', uma das melhores que já vi: https://www.youtube.com/watch?v=U5-yBjKKicA
Laura Gariani 15/06/2021minha estante
CHORÃO

Laura Gariani 15/06/2021minha estante
Chorei só de pensar

Alice 15/06/2021minha estante
Confesso que pela resenha, coloquei o livro na lista. Muito bom ??

Kenia 16/06/2021minha estante
Me lembro quando li esse, a história dele de vida e como foi surpreendido tão cedo. Com o mesmo tema mas que me emocionou mais foi "A última grande lição" de mitch albom, também uma história real porém de um professor de sociologia. De tempos em tempos gosto de reler e pensar sobre minha própria vida.

Jessica.Franco 16/06/2021minha estante
Realmente o livro é muito bom e a esposa ajudou muito nessa obra.

Val 17/06/2021minha estante
Também gostei muito deste livro. Também chorei.

Ohgabrielmoura 19/06/2021minha estante
Genteee, essa livro é realmente SENSACIONAL! ??

Cassio Kendi 21/06/2021minha estante
Kenia, este livro que vc mencionou está na minha lista faz um tempo, espero que seja tão bom quanto este. Li ano passado o "Um Milagre chamado Chika", do mesmo autor.

Rony 24/06/2021minha estante
Ótima resenha, me fez querer conhecer o livro e principalmente a autora do epílogo

Mari 24/06/2021minha estante
É um livro lindo. Confesso que chorei em várias partes...

CPF1964 09/07/2021minha estante
Obrigado pela dica.

CPF1964 14/07/2021minha estante
Gostaria de agradecer pela indicação deste livro. Não conhecia. Obrigado.

Kel 17/07/2021minha estante
Ainda não li esse livro, mas pela resenha já entrou para a minha lista de próximos, agora sobre a bisavó do Miguel a fofissima Mama Coco, confesso q td vez q vejo a cena em q ela canta choro tb é um dos meus filmes Disney favoritos, um encanto!

Cassio Kendi 29/07/2021minha estante
CPF1964, bacana que você conheceu o livro por esta resenha. Espero que goste da leitura tanto quanto eu e as outras pessoas que comentaram aqui

Cassio Kendi 29/07/2021minha estante
Kel, verdade, os filmes da Pixar costumam ser bem emotivos, mas Mama Coco está um nível acima.

Clauc3 14/08/2021minha estante
Nossa. Vou colocar ele na minha lista.

May 14/09/2021minha estante
Cassio suas resenhas são sensacionais, parabéns;)

Heloisa.Agibert 07/02/2022minha estante
Chorei já na descoberta do diagnóstico. Esse livro nos faz refletir sobre várias questões. Primeiro, viver o hoje sempre de melhor maneira possível. Nos faz também questionar o por quê de um ser humano como esse ter essa doença maldita. (maldita sim, levou meu pai aos 36 anos e minha mãe aos 65)Prefiro não entrar nas questões religiosas, onde ele tanto fala no livro. Por último, essa mulher abnegada e sua parceria e amor incondicional até o fim.

Kelly Brandão 06/06/2016

O último sopro de vida: o que faz a vida valer a pena?
Quero começar essa resenha afirmando: “O último sopro de vida” é um livro que todos os que trabalham com a finitude da vida deveriam ler. Digo isso porque o livro é uma lição de resiliência, é um relato bem escrito e triste acerca do fim de vida de uma pessoa. Paul Kalanithi. Um escritor. Um médico. Um proeminente neurocirurgião. Um marido. Uma pessoa que, ao fim da vida resolveu ser pai. Um corajoso. Um lutador.

O livro é dividido em duas partes. A parte I, nomeada “Em perfeita saúde eu começo” conta a vida de Paul antes da descoberta do câncer. É um relato de leitura fácil sobre como um escritor se torna médico, sobre como a vontade de entender os sentimentos e o funcionamento cerebral transformaram um homem formado em Literatura Inglesa e Biologia em um exímio neurocirurgião.

Nessa parte, Paul deixa claro que a neurocirurgia era sua verdadeira vocação ao afirmar que “enquanto todos os médicos tratam doenças, os neurocirurgiões trabalham com a essência da identidade: qualquer operação no cérebro é uma manipulação da essência de nosso eu”. E ao longo do livro vamos descobrindo um pouco mais sobre a essência de Paul…

A segunda parte, “Não parar até morrer”, é um lindo relato de um homem que luta até o fim para que seu último sopro de vida seja digno. Somos guiados pelos sentimentos, pelas angústias, pelas decisões. Acompanhamos o diagnóstico, ansiamos por saber as curvas da Kaplan-Meier, torcemos pelos tratamentos, pela gravidez de Lucy, choramos com o desfecho, já sabido desde o início da leitura.

Ler um livro quando já se sabe o fim pode parecer chato. Mas “O último sopro de vida” nos mostra que, assim como na nossa vida, mesmo quando já sabemos o fim, vale muito a pena percorrer o caminho.

Boa leitura.
resenha do site https://academiamedica.com.br/o-ultimo-sopro-de-vida-o-que-faz-a-vida-valer-a-pena/
Lucy 08/06/2016minha estante
Concordo totalmente com a sua resenha.

Paulinho.Morais 12/08/2016minha estante
Adorei haha

Sabrina758 16/04/2020minha estante
Eu sou bacharel em enfermagem e ainda não exerço a profissão, mas o meu TCC foi abordou os cuidados paliativos, então essa leitura para mim está sendo tão impactante, pois a morte é um tabu para todos, pois entramos na saúde com a intenção de "salvar vidas", e ao longo do curso pude ver que não é por aí e "não é assim que a banda toca". Não conclui a leitura ainda, mas é um livro que como diz Paul, está me dando uma nova dimensão para ver a vida.

Michely 20/07/2016

Dolorosamente lindo
Um relato comovente do convívio com uma doença terminal e tudo que isso implica: mudanças de projetos, de prioridades, de tempo. Talvez por eu ter vivenciado tudo isso com minha mãe há pouco mais de um ano (ela faleceu em decorrência de metástases cerebrais, pulmonares e hepáticas de um câncer de endométrio descoberto em 2014 exatamente 4 meses depois de Paul, em 09/07/2015), minha sensibilidade com o tema está ainda mais aflorada. Mas independentemente das experiências de vida relacionadas ao fim, é daqueles livros que apesar de já sabermos o desfecho, é encantador, envolvente e lindo.
Michely 20/07/2016minha estante
undefined

Naminakawa 29/08/2016

Deveríamos falar, ouvir e ler mais sobre a mortalidade
A morte é a unica coisa que temos certeza na vida, e pouco se fala sobre o assunto. No livro podemos refletir sobre assuntos importantes que deixamos sempre para depois.

Narra a trajetória Paul, neurocirurgião, diagnosticado com um câncer incurável. A história de sua vida antes e depois da doença tem a beleza, sabedoria e uma sinceridade que só se conquista diante da perspectiva eminente da morte.

Ótimo livro, bem escrito e emocionante!
Marcone 29/08/2016minha estante
Interessante! Quero ler.

Hester1 05/07/2019

Maravilhoso!!! não há mais o que dizer além de estar feliz por ter lido.
Adriano 06/05/2021minha estante
Muto triste, mas uma verdadeira lição de vida. A história do neurocirurgião Paul faz você refletir sobre os reais valores e principios de vida no seu dia a dia. Enquanto alguns reclamam da vida, tem gente lutando por uma.

Iácones 22/05/2016

Emocionante!
...para alguns esse livro pode soar triste, para outros encorajador... Estou na segunda categoria. Não se trata do relato do fim de uma vida, mas do processo constante e mutável que é a vida... E nesse processo, como reconhece o autor, está a "importancia singular das relaçoes humanas", descartada e, geralmente, não valorizada por muitos de nós na plenitude da nossa saúde e realização. "entre as tragédias e os fracassos, eu te ia estar perdebdo de vista a importância singular das relações humanas". Não se trata de um livro deprimente. É um livro triste, isso é fato. Mas vale a pena o investimento emocional.

Roberta.Agra 29/05/2016

viver cada minuto
"Não consigo continuar, pensei. Mas imediatamente disse para mim mesmo: Eu Vou Continuar." Paul Kalanithi
Essa leitura me tocou de uma forma totalmente inesperada. Qnd comprei este livro me imaginei aos prantos, mergulhada em toda batalha q ele passou com sua doença. Mas diferente disso, esse livro mostrou o foco, a vontade de conquistar seus objetivos mesmo com os percalços da vida. Mesmo doente ele batalhou, se formou, escreveu parte de sei livro, teve sua filha e principalmente viveu da melhor forma possível aproveitando sempre os momentos ao lado das pessoas que amava.

Juju ð 05/06/2016

o ultimo sopro de vida.
Livro maravilhoso. Linguagem clara e super emocionante. Nos faz refletir sobre a vida e como enfrentar as dificuldades da melhor forma. uma lição de vida.

Miro 26/06/2016

O último sopro de vida
Ótimo livro.
Paul Kalanithi retrata de forma concisa seu passado para informar sobre as coisas que o fizeram escolher a medicina como profissão.
Após isso relata sobre sua faculdade e sua formação na residência de neurocirurgia, apontando, nos casos relatados, seus medos, tensões, vontades como médico etc. É possível fazer uma comparação sobre o ensino da medicina no Brasil e o ensino dos países considerados referência na área, no caso o EUA.
Como última parte do livro temos Paul doente. Relatando o que passou em seu período de doença. Obstáculos a serem superados, inclusive o de achar a resposta para a pergunta que o moveu na vida. 'Qual o sentido da vida e da morte?'
Livro obrigatório para profissionais da saúde, principalmente médicos.

Rita 29/07/2016

"Com quantas lutas e dores viemos ao mundo não lembramos, mas normalmente é uma questão fácil sair dele"
Como estudante do 5° ano de medicina e como alguém que nos últimos anos tem presenciado o sofrimento alheio nas mais diversas formas e intensidades, esse livro foi especialmente importante na minha formação. Está na lista daqueles raros livros que quero e devo reler uma ,duas ou mais vezes.
Como uma pessoa qualquer, que culturalmente abomina a morte, que a ignora, a ponto de não falar abertamente sobre ela, esse livro foi um sopro de sabedoria.
O autor, Paul, que desde sempre quis entender o sentido da vida e, especialmente, da morte, teve na sua doença terminal as respostas que ele nunca encontrou mesmo sendo médico (neurocirurgião)e lidando com doenças comumente fatais. E teve também a coragem de enfrentar um diagnóstico sombrio, da morte precoce e de uma vida inteira de planos interrompida e teve, acima de tudo, a generosidade de nos deixar suas palavras de experiência, de sabedoria e de amor. Não se entregando ao sofrimento que a doença lhe causava, pois, nas suas palavras: "mesmo se estivesse morrendo, até morrer de verdade, eu ainda estava vivo"

Priscilla Akao 30/07/2016

Vale a pena viver
Li por sugestão de Ana Claudia Quintana Arantes, que palestrou no TED com o tem "A Morte é um dia que vale a pena viver".
Este livro é sobre vida, como deveríamos encarar a vida e a morte- que faz parte dela, embora a maioria não entenda...
Só queria poder chegar nessa hora e dizer, como Paul : "Estou pronto."

site: https://youtu.be/ep354ZXKBEs

sarahmoretti 18/03/2024

?Não é possível alcançar a perfeição, mas é possível continuar incessantemente lutando.?

Lindo e muito tocante! Fazia tempo que não chorava lendo um livro e esse me tocou profundamente. Perdemos a vida em busca do sucesso, da prosperidade, mas no final, tudo que realmente importa é quem e o que nós amamos, como ele amou sua filha até o último segundo.
História de vida incrível e emocionante, me sinto honrada por ter ?conhecido? quem foi o Paul, mesmo que por um motivo tão triste?

Humberto Faloni 30/08/2016

O último sopro de vida
Boa noite pessoal,

Hoje conclui esse livro " o Último sopro de vida" com muita alegria mais ao mesmo tempo triste pela a história.
4 dias de leitura com muito aprendizado.
Esse livro é extraordinário e muito emocionante. Deixa claro que temos que aproveitar a vida junto aos amigos, familiares e parceiros seja namorado(a) ou marido(a). Não podemos deixar doença alguma abalar e desistir de lutar e trabalhar, e que aqueles que estão morrendo são os que mais tem a ensinar sobre a vida.
Infelizmente temos essa doença terrível que é o câncer e que mata milhões de pessoas no mundo.
Indico a todos para realizarem a leitura desse magnífico livro.
Pura lição de resiliência!

Jose.Alailton 19/09/2016

O Último Sopro De Vida
Olá, pessoal...

Concluí de ler este livro ontem (18/09/16). É uma obra realmente que nos leva a refletir sobre o sentido que a vida tem. O que temos feito? Será que estamos vivendo realmente a vida? Temos amado nos entes queridos? Nossos amigos, familiares, filhos, pais... Será que temos feito a vida valer a pena? Será que estamos vivendo esse tão curto sopro de vida? A vida tem suas circunstâncias, sim. Mais o que seria a vida sem as dificuldades? Sem as lutas? Sem lágrimas...?
Afinal, não existe vitórias sem lutas.

Enfim, O Último Sopro De Vida, é uma obra que super recomendo. Vale a pena ler, e tenho certeza que não irás se arrepender após lê-lo.

Viviane.Fernandes 01/10/2016

Simplesmente...