O Último Sopro de Vida

Paul Kalanithi

Resenhas - O Último Sopro de Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Queila - Meu vício literário 27/03/2020

Claramente não fomos feitos para viver aqui! ♥️
Fui dormir chorando, fui dormir chorando depois de ler o fim, já exposto na introdução desse livro.
A morte, a única coisa que temos certeza que um dia vai acontecer com a gente, dá medo, é fria, não gostamos nem de pensar. Mas, se você se esquece que aqui, não é eterno, você tem a chance de buscar um propósito, de viver inteiramente, de contemplar a vida, aproveitar CADA SEGUNDO, deixar um legado.
Esse livro, não estava na minha lista de leituras do ano, mas enquanto comia um chocolate escondida (cof cof) na copa da empresa, olhei pra biblioteca comunitária, e ele me chamou a atenção porque era novo ali, depois de ler a sinopse pensei "poxa, que mórbido ler um livro de alguém que morreu! Vou levar!", mas não foi mórbido (ok, pode ser que sim), foi uma conversa sincera com um neuro-cirurgião que no auge da residência é diagnosticado com câncer no pulmão, estágio IV... uma conversa sobre a vida e a morte, sobre o que é importante, sobre priorizar viver e amar enquanto vivos.
Caramba! Fecho o livro sendo outra pessoa!

Ana 03/04/2020

Afinal, qual o sentido da vida?
Aos 36 anos, Paul é um neurocirurgião brilhante, que foi diagnosticado com câncer no pulmão. Paul se torna um dos tantos pacientes que ele mesmo dedicou toda a sua vida a cuidar. O livro conta sua trajetória, desde sua infância, a paixão pela literatura e por estudar o cérebro humano e como tudo depende dele - até seus momentos finais. Paul sempre buscou entender o sentido da vida e da morte então a história trás muitos questionamentos e reflexões sobre esse assunto e te faz sentir como é estar tão próximo da morte mesmo assim tão jovem. É um livro extremamente tocante, sensível e lindo de ler

Paul morreu em março de 2015, e deixou o manuscrito desse livro inacabado para a filha de apenas 8 meses. Quem escreveu as páginas finais e enviou o livro para a publicação foi sua esposa Lucy, atendendo o último pedido do marido. Acho que nunca teria lido esse livro se não o tivesse achado em uma caixa com a palavra ?free?. Acabei me encantando pela história e tenho certeza que levarei as palavras de Paul comigo pra sempre. Essa é uma das virtudes que a leitura trás pra gente ??

Testei pra Você 31/01/2017

Lucidez impressionante
Não gosto muito de livro autoajuda, que tenha uma superação, que o protagonista enfrenta o inevitável de frente. Acho que sempre acaba meio piegas e repleto de clichês. Mas algo me chamou a atenção para O último sopro da vida, de Paul Kalanithi, publicado aqui pela editora Sextante.

Paul era um neurocirurgião que estava chegando ao auge da carreira quando recebeu o diagnóstico de um câncer no pulmão incurável e devastador, com um declínio muito rápido tanto na saúde e quanto na qualidade de vida.

Com uma veia de escritor, Paul rascunha um livro contando como passou de médico para paciente, as tentativas de tratamento, remédios, opções alternativas, os momentos de negação, de aceitação, de raiva....

Mas isso tudo foi feito de maneira lúcida, sem ser piegas ou que ele ver o mundo melhor por agora ter pouco tempo de vida. É uma autobiografia, mas ao mesmo tempo conta como ele encarava a Medicina no início do curso, como sua percepção mudou ao longo do tempo em que lidava com uma realidade em princípio dura mas que foi se tornando um lugar-comum e como mudou novamente quando se tornou um doente terminal.

Enfim, não houve lágrimas, o livro não é de grandes tristezas para ficar deprimido, mas é uma oportunidade de observar as reflexões de alguém e como o leitor prioriza as questões de sua própria vida.

Apesar de não ser meu tipo de leitura, achei O último sopro de vida bem interessante.

site: http://testeipravoce.blogspot.com.br/2016/07/livro-o-ultimo-sopro-de-vida-paul.html

Vivi 28/11/2016

Um médico neurocirurgião teve câncer no pulmão e conta sua estória. Muito bonito.

Iácones 22/05/2016

Emocionante!
...para alguns esse livro pode soar triste, para outros encorajador... Estou na segunda categoria. Não se trata do relato do fim de uma vida, mas do processo constante e mutável que é a vida... E nesse processo, como reconhece o autor, está a "importancia singular das relaçoes humanas", descartada e, geralmente, não valorizada por muitos de nós na plenitude da nossa saúde e realização. "entre as tragédias e os fracassos, eu te ia estar perdebdo de vista a importância singular das relações humanas". Não se trata de um livro deprimente. É um livro triste, isso é fato. Mas vale a pena o investimento emocional.

Dressa Oficial 17/10/2016

Resenha - O Último Sopro de Vida
Olá, tudo bem com você?

Esse livro chamou a minha atenção porque além de falar sobre os últimos momentos de vida de uma médico, também é baseado em fatos reais tanto que foi o próprio médico quem escreveu o livro.

Ele escreve muito bem, perto de outros autores que já li que escreveram sua própria história, porém mesmo assim ainda achei o livro um pouco cansativo.

Mas a lição que o livro me passou em relação a dar valor a vida e saber aproveitar cada momento com quem se ama vale a pena a leitura.

Paul Kalanithi estudou cerca de 7 anos para se tornar médico neurologista, teve uma carreira brilhante em sua área, tanto que ele relata muitos dos casos que atendeu no hospital em que trabalhou e foram esses casos que deixaram a história um pouco mais lenta e me incomodaram um pouco.

Ao mesmo tempo que ele descobre o câncer ainda no 6º ano de residência médica, vamos vendo os dois papéis, ele como médico e também como paciente.

No começo ele até se mostra bem, quando descobre a doença, mas depois ele vai ficando mais fraco e debilitado devido a algumas reações com os medicamentos e tratamento efetuados.

No começo ele pensa que não vai conseguir mais trabalhar como médico que sempre foi seu orgulho essa profissão, ele chega a parar por um tempo, mas depois volta a trabalhar normalmente e aos poucos a doença aparece mais forte e dessa vez incurável.

Então ele começa a repensar a sua vida, se vale a pena ter um filho para não deixar sua esposa completamente sozinha e vai pensando em como deseja planejar a sua vida para quando morrer.

Apesar da carga dramática que o câncer traz para qualquer pessoa, essa leitura não me deixou triste, na verdade me deixou mais esperançosa e feliz, afinal precisamos agradecer pela saúde que temos.

A saúde é o nosso bem mais precioso que podemos ter nesta vida, sem ela não conseguimos fazer absolutamente nada.

Eu particularmente gosto de ler livros que mostram essa parte dolorosa da vida, assim consigo agradecer as coisas que já possuo e dar ainda mais valor pelo que tenho.

Vale a pena a leitura e recomendo com toda certeza para todo os tipos de público.

Paul Kalanithi conseguiu viver com essa doença durante alguns anos, conseguiu ver a sua filha nascer, mas infelizmente antes de terminar o livro acabou falecendo, em Março de 2015, ele fez um pedido para sua esposa tentar publicar o livro e é ela quem acaba finalizando as últimas páginas.

A editora Sextante colocou no site deles um vídeo do autor e quando vi fiquei ainda mais emocionada com as imagens dele com a sua filha do que lendo o livro.

É um livro um pouco cansativo porém muito enriquecedor! Se você tiver a oportunidade de ler não deixe de fazer isso.

Beijos

Até mais!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2016/09/resenha-o-ultimo-sopro-de-vida.html

Carolina1793 10/10/2016

Emocionante
Adorei o livro!! História cativante, emocionante, triste! Uma pessoa que trabalha salvando vidas, e depois se vê sofrendo com uma doença na qual via muito no seu dia-a-dia.

Conseguimos ver as fases da doença, a vontade de viver, a vontade de ter um filho, a vontade de continuar trabalhando para continuar tendo esperança na vida.

Uma ótima leitura, um texto bem escrito e ainda mais emocionante pela vontade do Paul de compartilhar essa história com todos.

Super recomendado.

Viviane.Fernandes 01/10/2016

Simplesmente...
Fantástico! Leia!!

Jose.Alailton 19/09/2016

O Último Sopro De Vida
Olá, pessoal...

Concluí de ler este livro ontem (18/09/16). É uma obra realmente que nos leva a refletir sobre o sentido que a vida tem. O que temos feito? Será que estamos vivendo realmente a vida? Temos amado nos entes queridos? Nossos amigos, familiares, filhos, pais... Será que temos feito a vida valer a pena? Será que estamos vivendo esse tão curto sopro de vida? A vida tem suas circunstâncias, sim. Mais o que seria a vida sem as dificuldades? Sem as lutas? Sem lágrimas...?
Afinal, não existe vitórias sem lutas.

Enfim, O Último Sopro De Vida, é uma obra que super recomendo. Vale a pena ler, e tenho certeza que não irás se arrepender após lê-lo.

Humberto Faloni 30/08/2016

O último sopro de vida
Boa noite pessoal,

Hoje conclui esse livro " o Último sopro de vida" com muita alegria mais ao mesmo tempo triste pela a história.
4 dias de leitura com muito aprendizado.
Esse livro é extraordinário e muito emocionante. Deixa claro que temos que aproveitar a vida junto aos amigos, familiares e parceiros seja namorado(a) ou marido(a). Não podemos deixar doença alguma abalar e desistir de lutar e trabalhar, e que aqueles que estão morrendo são os que mais tem a ensinar sobre a vida.
Infelizmente temos essa doença terrível que é o câncer e que mata milhões de pessoas no mundo.
Indico a todos para realizarem a leitura desse magnífico livro.
Pura lição de resiliência!

Mauro.Costa 15/08/2016

Um Vendaval de Emoção
Sem querer emular o título da obra, mas esse livro chegou em minha vida em um momento especial de sentimentos fortes, de perdas de pessoas queridas e reforço de sensações para aqueles com quem convivo. Chorei como há muito não fazia ao ler um livro. Mas mesmo sendo uma história forte, para mim ela celebrou a vida, passou longe de falar de morte. Foi uma bela dica que peguei na revista Vida Simples.

Priscilla Akao 30/07/2016

Vale a pena viver
Li por sugestão de Ana Claudia Quintana Arantes, que palestrou no TED com o tem "A Morte é um dia que vale a pena viver".
Este livro é sobre vida, como deveríamos encarar a vida e a morte- que faz parte dela, embora a maioria não entenda...
Só queria poder chegar nessa hora e dizer, como Paul : "Estou pronto."

site: https://youtu.be/ep354ZXKBEs

Rita 29/07/2016

"Com quantas lutas e dores viemos ao mundo não lembramos, mas normalmente é uma questão fácil sair dele"
Como estudante do 5° ano de medicina e como alguém que nos últimos anos tem presenciado o sofrimento alheio nas mais diversas formas e intensidades, esse livro foi especialmente importante na minha formação. Está na lista daqueles raros livros que quero e devo reler uma ,duas ou mais vezes.
Como uma pessoa qualquer, que culturalmente abomina a morte, que a ignora, a ponto de não falar abertamente sobre ela, esse livro foi um sopro de sabedoria.
O autor, Paul, que desde sempre quis entender o sentido da vida e, especialmente, da morte, teve na sua doença terminal as respostas que ele nunca encontrou mesmo sendo médico (neurocirurgião)e lidando com doenças comumente fatais. E teve também a coragem de enfrentar um diagnóstico sombrio, da morte precoce e de uma vida inteira de planos interrompida e teve, acima de tudo, a generosidade de nos deixar suas palavras de experiência, de sabedoria e de amor. Não se entregando ao sofrimento que a doença lhe causava, pois, nas suas palavras: "mesmo se estivesse morrendo, até morrer de verdade, eu ainda estava vivo"

Miro 26/06/2016

O último sopro de vida
Ótimo livro.
Paul Kalanithi retrata de forma concisa seu passado para informar sobre as coisas que o fizeram escolher a medicina como profissão.
Após isso relata sobre sua faculdade e sua formação na residência de neurocirurgia, apontando, nos casos relatados, seus medos, tensões, vontades como médico etc. É possível fazer uma comparação sobre o ensino da medicina no Brasil e o ensino dos países considerados referência na área, no caso o EUA.
Como última parte do livro temos Paul doente. Relatando o que passou em seu período de doença. Obstáculos a serem superados, inclusive o de achar a resposta para a pergunta que o moveu na vida. 'Qual o sentido da vida e da morte?'
Livro obrigatório para profissionais da saúde, principalmente médicos.

Juju ð 05/06/2016

o ultimo sopro de vida.
Livro maravilhoso. Linguagem clara e super emocionante. Nos faz refletir sobre a vida e como enfrentar as dificuldades da melhor forma. uma lição de vida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6