Lava Jato

Lava Jato Vladimir Netto

Resenhas - Lava Jato

1 | 2 | 3 | 4

aninhadelemos 03/01/2021

Confesso que eu abandonei esse livro quase no final.. faltando umas 100 páginas, mas resolvi acabar os ?não lidos? agora em 2021. Recomendo muito pois o livro é imparcial, relata realmente os fatos, podia vir algumas sequências tendo em vista que a Lava Jato ainda sobrevive!

Vitorugo 21/12/2020

Breve resumo de um grande escândalo de corrupção mundial
Um bom retrato jornalístico sobre a maior operação anti-corrupção do país.

A crítica fica pela narrativa, às vezes, repetitiva e a falta de "timing" no lançamento da obra, uma vez que se deu em meados de 2016, quando a operação atingiu o ex-presidente Lula, o que veio a desdobrar em sua prisão, embora em 2018. O que no meu sentir, merecia mais abordagem na obra, e que ficou sem devido, como eu disse, ao lançamento do livro.

Aos críticos da Lava-Jato, entendo que nem tudo são flores, houve erros, abusos, medidas questionáveis. Mas, houve um assalto a maior empresa pública do país e isso é o que deve ser mais perseguido, doa a quem doer, seja de qualquer partido, afinal, em uma república, a lei é para todos.

CauAli 21/01/2023

Somos como formigas imersas e presas em nossas rotinas míopes, incapaz de perceber o que acontece acima de nós.
Foi assim que me senti ao ler a obra que permite vislumbrar o que foi a Lava Jato, nos fazendo refletir sobre as mazelas da corrupção, em que por muitos anos foi tratado como um crime no qual não era punível, tornando-se uma teia cada vez mais elaborada.
O livro mostra a necessidade de reformas profundas em nossas instituições, em que a conduta de nossos governantes persiste em uma cultura de corrupção em que os maiores perdedores são o povo.
O autor Vladimir Neto relata a perspicácia dos indivíduos envolvidos no esquema de corrupção em suas tentativas de acabarem e de saírem impunes de uma das maiores operações de iniciativa de combate à corrupção e lavagem de dinheiro.
É uma lástima o fato de não aprendermos com nossa história e tornar a repetir os mesmos erros, colocando os mesmos indivíduos de volta a cena do crime...

Gu 26/05/2020

null
O presente livro acabou por superar minhas expectativas. Apresentou uma linguagem de fácil entendimento dos fatos e também ao meu ver se mostrou apartidário.
Foram narrados os acontecimentos que deram início a operação lava jato bem como seu desdobramento em suas diversas fases. Assim como também apresentou e contextualizou os diversos agentes envolvidos.
Uma boa base para quem deseja entender mais sobre o assunto.

Cleber Araujo 31/07/2019

Sérgio Moro
Interessante pra quem tem interesse em saber tudo o que Sérgio Moro passou para poder iniciar o desbaratado ao maior esquema de corrupção já visto!

Tha 01/02/2019

Leitura obrigatória para quem deseja sair da alienação política, o livro não só conta a história da maior investigação de corrupção do Brasil, ela abre nossos olhos para a verdade!
Neste livro da pra saber onde e como tudo começou e infelizmente deixa bem claro, que por falta de provas concretas, ainda existe muito politico corrupto solto, vivendo no luxo conquistado com o dinheiro publico, muitos ainda ocupam as cadeiras do governo e outras cadeiras apenas foram assumidas por novos corruptos.

Fe 20/11/2020

Agradará, certamente, gregos e troianos.
Livro escrito pelo grande jornalista da Rede Globo, Vladmir Netto. Uma verdadeira obra literária que desvenda os inúmeros acordos e contratos obscuros da Operação Lava Jato.
Neste livro, podemos observar a rede de corrupção estabelecida em nosso país. Tal rede formada por figuras conhecidas pelo povo brasileiro, como alguns políticos, banqueiros, empresários e juristas.
A narrativa excepcional feita pelo jornalista neste livro agradará, certamente, gregos e troianos, socialistas e capitalistas, o pessoal do ?ele não ? e a galera do ?Bolsomito?. Recomendo a leitura ?tá ok??!

thapark 19/10/2020

Neste livro, o jornalista @vladimirnetto trata da operação lava jato, dos personagens envolvidos e dos fatos que originaram, se desdobraram e geram efeitos até hoje.
Ele relata como um empresário (chamado Hermes Magnus) procurou a Polícia Federal para contar que uma quadrilha comandada por José Janene tinha entrado na empresa dele para lavar dinheiro. Com a quebra do sigilo das empresas envolvidas, descobriu-se a movimentação de dinheiro entre elas e um posto de gasolina, o Posto Torre. Neste posto “funcionavam uma lanchonete, uma lavanderia e uma casa de câmbio”, e foi através dele que a polícia descobriu o envolvimento do doleiro Alberto Youssef e a partir do qual se desdobraram os fatos que deram origem a operação Lava Jato.
Depois do relato de mais de 10 anos de história da operação Lava Jato, o leitor fica desejando que um segundo livro da série seja escrito, dessa vez para tratar dos acontecimentos que ainda estão em andamento.
É verdade que esse livro tem muitos personagens, e é preciso muita atenção para acompanhá-los, afinal ele relata uma operação que envolve doleiros, agentes políticos, executivos de empresas estatais e não estatais, enfim, um esquema de corrupção entre o público e o privado cuja complexidade é digna de um livro de ficção.
Se você gosta de um bom livro de suspense e investigação, e de quebra manter-se informado, dê uma chance a este livro.

site: @livros_e_dicas

Ewerton.Costa 30/01/2018

Espetacular
Livro muito bem escrito e com uma riqueza enorme de detalhes. Foi excelente descobrir uma faceta ainda desconhecida para mim do juiz tão admirado por nós brasileiros de bem, Sérgio Moro. Foi notável ler em detalhes a cautela e to competentissimo trabalho desse herói nacional em desbancar as inúmeras tentativas, por parte de políticos e empresários, de enfraquecer a lava jato. Belíssimo livro e me deixou aqui ainda mais admirado a postura e o trabalho de Sérgio Moro.

Moreira 31/12/2022

Os bastidores da maior operação contra a corrupção
Lava Jato, de Vladimir Neto percorre os acontecimentos da maior operação contra a corrupção da história brasileira. Às vezes narrado no estilo jornalístico, às vezes em clima de suspense, o livro detalha das primeiras descobertas até as dezenas de fases de investigações que levaram a pessoas influentes no cenário político brasileiro.

O autor entrevistou personagens do esquema, como juízes, procuradores e até mesmo réus, que colaboraram com informações únicas que só poderiam se tornar acessíveis dessa maneira.

O estilo da escrita não possui complexidades, o que facilita uma leitura corrida e cada vez mais interessante.

Marceles 28/09/2021

Que livro apetitoso! Sinceramente, superou todas as minhas expectativas.
Você se sente entrando nos bastidores da Lava Jato, é como se você não só tivesse acompanhado nos jornais e presenciado tudo o que ocorreu, mas como se tivesse feito parte de tudo aquilo.
É um livro que eu recomendo a todos os Brasileiros que querem conhecer mais da sua história (Sem contar que o livro tem várias imagens, que deixa ele ainda mais completo).

André | @oantipoda 30/09/2016

Virá mais!
Lava Jato, nos últimos dois anos essa foi, sem dúvida, a palavra mais recorrente no noticiário brasileiro. E no livro não é diferente sendo citada 498 vezes. Com roteiro excelente que tem início e meio, pois o fim ainda estar por vir, o autor conta desde o princípio da operação, quando investigadores descobriram uma lavagem de dinheiro envolvendo uma rede de postos de gasolina de Brasília, até as últimas operações deflagradas até o fechamento da edição.
O livro traz como foram feitas as execuções das operações e os personagens envolvidos (doleiros, assessores, servidores, diretores de estatais, políticos e familiares de políticos), detalhes sobre como se comportaram os envolvidos ao saber que iriam ser presos, seu cotidiano na carceragem e as delações premiadas. Além disso, os curiosos argumentos dos advogados, o turbilhão de habeas corpus impetrados pela defesa e as crises enfrentadas pelos investigadores, como o fatiamento da operação.
Senti falta das dezenas de políticos apontados por Sérgio Machado. O autor não omite as revelações trazidas por Sérgio Machado, porém não menciona todos os políticos denunciados pelo ex-presidente da Transpetro. Talvez essas informações apareçam em um futuro volume II, visto que a operação transcorre com novas revelações.
selma.martins.146 03/11/2016minha estante
É isso mesmo, também acredito que muita água ainda vai passar por baixo da ponte. Vamos aguardar....

Mila 18/11/2020

Livro incrível. Mostra realmente tudo o que foi e como começou essa brilhante operação.

Pedro 21/12/2016

Um documento histórico!
Lava Jato" é um documento histórico, um livro que indico para todos que querem ter conhecimento dos desdobramentos da maior operação contra corrupção e lavagem de dinheiro, já realizada no Brasil. É uma leitura importantíssima, principalmente para alunos de Jornalismo e Direito. É um banho de informações!

Confira a resenha completa no Blog Re.View

site: http://www.blogreview.com.br/2016/11/resenha-lava-jato-vladimir-netto.html

Glauber 03/01/2017

O mal da corrupção
Este livro traz um bom panorama do início da operação Lava Jato, e como ela se tornou um símbolo de combate à corrupção no Brasil. Nesse livro, encontramos os vários personagens dessa operação, dos acusadores aos acusados. Podemos perceber os desdobramentos que cada operação teve e com isso, ver como ela se agigantou perante o Brasil.

1 | 2 | 3 | 4