Lava Jato

Lava Jato Vladimir Netto

Resenhas - Lava Jato

1 | 2 | 3 | 4

Helana O'hara 15/07/2016

Um livro para abrir a mente e os olhos...
Foi complicado falar e escrever sobre um livro que me abriu tanto a cabeça em questões políticas.

Lava Jato, é um livro crítico no modo geral. Mas engana-se aquele que pensa que é um livro que defende ou critica algum partido. O livro mostra que no Brasil instalou-se uma facção criminosa de lavagem de dinheiro que se arrasta por anos, onde os envolvidos são tantas pessoas que vai muito além da política, os próprios donos de empreiteiras são um exemplo disso.
Lava Jato não faz elogios arrastados a Sergio Moro, muito pelo contrário, mostra um trabalho minucioso, de paciência que Mistério Público Federal, a Polícia Federal, promotores e Juízes fazem para tentar ao menos mostrar a nós cidadãos onde o Brasil chegou.
A crise Polícia e econômica do País iria se instalar a qualquer momento e a Lava Jato foi uma peça importante para isso acontecer.
Mas veja bem, a crise nem é de todo mal, é preciso colocar a sujeira para fora do armário para poder limpa-lo, certo?

O livro trás informações absurdas, a cada página lida ficava chocada (e os agendas da PF também) com a facilidade que o desvio de dinheiro público era feito. Para você ter ideia o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba recebeu até Novembro de 2015, cerca de 272 obras de arte e cerca de 48 delas estão em uma exposição intitulada Obras Sob Guarda no MON, obras compradas com dinheiro sujo. E nem vou citar os milhões e bilhões que roubaram.

Acredito que é necessário abrir a mente quando se lê Lava Jato, infelizmente com a crise Política, nosso País ficou dividido entre ~contra PT – Favor do PT~ e não precisa ser assim. Políticos importantes do PT estão realmente super envolvidos na sujeira, mas dizer que a Lava Jato é uma operação para destruir determinado partido é insano demais.

Não se sabe quando a Lava Jato vai ter fim, ou se vai ter um, mas toda a equipe envolvida nela faz um trabalho muito corajoso. A Lava Jato não é sinal de que a lavagem de dinheiro e a corrupção vão acabar no Brasil, mas deixa o alerta que não se pode criar metástases e que pode sim ser descoberto muito antes para evitar problemas tão sérios como temos agora no Brasil.

site: http://www.intheskyblog.blogspot.com.br/

Marcinho1980 01/08/2016

EXCELENTE!
Livro muito bem escrito, recomendo mesmo! Conta com detalhes todos episódios da lava jato desde o início em 2014 até maio de 2016.

Paulo Henrique 24/08/2016

372 páginas de introdução
Esse livro parece aquelas histórias de seriado americano que tratam de política misturado com assuntos policiais. Infelizmente não é, e pior é que não tem um final, pois a história continua a acontecer e juridicamente nas fases iniciais. As maiores sujeiras não são reveladas no livro.
Eu terminei pensando que é difícil aceitar que com tanta gente envolvida, não haja uma cabeça, ou cabeças com acesso a todas as chaves do país.
Bruno T. 28/03/2017minha estante
Não comprei justamente pelo fato da operação Lava Jato estar longe do fim e o livro mal cobrir seu início. Muitos livros ainda serão escritos sobre o tema. Vou esperar um que possa incluir a prisão do Lula.....

Rose 26/09/2016

Eu bem poderia está aqui indicando um belo livro policial envolto em um clima de muita política e corrupção.
É justamente o que farei, mas com um porém, este livro não é ficção, são fatos totalmente reais, e pior, dizem respeito ao nosso país.
Com certeza se você está lendo esta postagem agora e é brasileiro, já sabe, ou tem uma boa noção do que seja a Operação Lava Jato.
Mesmo assim, farei um rápido resumo desta operação que está abalando o cenário político e econômico do país. Lava Jato é a maior investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro já feita no país. A operação que começou investigando recursos ilícitos movimentados por organizações criminosas lideradas por doleiros, acabou desdobrando-se em um escabroso caso de corrupção envolvendo uma estatal que é um dos maiores símbolos brasileiro, a Petrobrás.
No livro em questão, conhecemos a operação desde o seu início, na verdade, até antes dele, pois o autor, que é jornalista investigativo da Rede Globo, conta a operação desde o seu início, anos antes, onde o que estava sendo investigado não era nada perto do que conhecemos hoje.
A operação só começou a tomar os ares que conhecemos hoje, quando a Polícia Federal e o Ministério Público Federal descobriram uma ligação entre Alberto Youssef e o ex diretor de abastecimento da Petrobrás (2004-2012), Paulo Roberto Costa.
A compra de uma Range Rover Evoque em dinheiro vivo (R$250.000,00) do doleiro, teria sido um "pagamento" para Paulo Roberto Costa pelos "serviços prestados". Com sua prisão e alguns desdobramentos, Costa acabou fechando uma delação premiada e este foi o estopim de uma crise que ainda está longe de seu fim.
Envolvendo políticos e as maiores empreiteiras do país, a Lava Jato foi, e vem aos poucos puxando o fio de um novelo de corrupção que durante anos vem delapidando o patrimônio do país, e que deixou a Petrobrás em um grande buraco.
Depois desta delação e conforme as investigações foram avançando, novas provas foram sendo coletadas, assim como novas delações foram sendo feitas, acarretando novos desdobramentos.
Hoje mesmo, enquanto escrevo esta resenha, foi deflagrada a 35º fase da Lava Jato onde o ex ministro Palocci foi preso. Cito este fato apenas para ilustrar como esta investigação está atingindo a esfera mais alta de políticos.
Em relação a economia, as maiores empreiteiras do Brasil estavam envolvidas na roubalheira. O dono da Construtora Odebrecht, Marcelo Odebrecht, está preso há um ano e meio por conta disso. Outros deste porte faziam companhia a ele. Mas através de delações premiadas, estão cumprindo pena em casa e sendo monitorados por tornozeleira.
Vladimir vem narrando de forma clara e objetiva, sem levantar nenhum tipo de bandeira ou julgamento, o desenrolar dos fatos, e como a Lava Jato tomou as proporções que conhecemos hoje. Desde a formação da equipe que investiga e dá corpo a operação, passando pelas manobras para tentar desacreditar a operação. Os cuidados, os investigados, as citações, as fases, a importância de cada uma delas, o grito do povo pelo fim da corrupção, tudo você vê narrado no livro.
É possível também conhecer um pouco de alguns membros da operação e a importância de cada um deles. Com o rosto do Juiz Sérgio Moro, a Operação Lava Jato ganhou o apoio total da população, que passou a ver o juiz como salvador da pátria. Certo mesmo, é que ele é o rosto desta operação complexa.
É possível conhecer alguns valores que foram roubados, e alguns que já foram repatriados através das investigações. Eu tinha a noção de ser muito dinheiro, mas conforme ia lendo as cifras, ficava cada vez mais estarrecida, devo informar aqui que os agentes da PF também, pois a minha noção era muito menor do que realmente foi roubado. Fora que eu não tinha nem ideia da facilidade que eles faziam isso.
Uma coisa que eu não sabia, e que agora sei, é que toda esta roubalheira começou com o PP (Partido Progressista). Também fiquei sabendo melhor das inúmeras tentativas usadas pela defesa dos acusados em desacreditar a operação. Nesta hora eu não sabia se ria, ou se chorava. Vocês sabiam que a defesa queria usar o fato da economia está sendo atingida para soltar os empreiteiros que estavam preso? Que queriam culpar a operação pela crise financeira brasileira, quando a verdade é que só temos esta crise por conta dos bilhões que foram sistematicamente roubados ao longo dos anos?
É óbvio que o livro não narra os acontecimentos atuais, mas o leitor fica plenamente esclarecido de tudo o que ocorreu até então.
Vale ressaltar mais uma vez, que a narrativa não tem nenhum tipo de opinião própria ou julgamento. Por conta disso, não posso deixar de dar os parabéns para Vladimir, pois com os fatos ocorrendo a cada dia e seus novos desdobramentos, ele teve uma narrativa coesa e totalmente compreensiva, sem ser cansativa. Aliás, era difícil querer parar de ler. É o primeiro livro que leio onde os fatos históricos ainda estão acontecendo, o que deve ter deixado o livro ainda mais difícil de ser escrito.
Um livro que vale a leitura, principalmente pelo seu valor histórico e para ajudar a compreender melhor como tudo isso funciona. Um livro cujo os fatos ainda estão acontecendo, e que continuará a deixar a população estarrecida.
A torcida fica para que esta operação seja uma divisão de águas para o Brasil, e que os culpados paguem pelos crimes que cometeram, pois para mim, todos são um tipo mais fino de assassinos, pois indiretamente matam diariamente milhares de pessoas por conta da eterna falta de uma infraestrutura melhor para a saúde e segurança, isso só para começar. Mas isso já é minha opinião falando...

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br

Vanessa 08/04/2023

"A Lava Jato descobriu um quadro de corrupção sistêmica no Brasil e fez a justiça criminal funcionar para todos, independentemente de riqueza e poder."
Não é uma leitura fácil, especialmente por citar uma quantidade assombrosa de investigados.

@APassional 20/12/2016

* Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
São 12 capítulos dos quais não conseguimos desgrudar os olhos: revelações surpreendentes, revoltantes, emocionantes; preparem-se para conhecer os bastidores do poder, manobras políticas, segredos, conspirações, contratos milionários e personalidades megalomaníacas. Uma trama policial da vida real que todo cidadão brasileiro deve ler!

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional.

site: http://www.arquivopassional.com/2016/08/resenha-lava-jato.html

LuGuimaro 04/01/2017

Um ótimo livro que mostra os detalhes de toda a operação Lava Jato, os bastidores, os principais envolvidos e ações da operação!

CisoS 07/01/2017

Faltou bastidores
Um bom livro que repassa os eventos da lava jato em detalhes, mas, ai final, não entrega tudo que promete: faltam detalhes dos bastidores.
O Autor tem boas fontes e brilha quando mostra o que ocorreu longe das cameras, mas a maior parte do livro é só recapitulação do que já se sabe.
Ainda assim, uma boa recapitulação.

Hurmus 06/12/2017

Ainda tem mais
Uma história que ainda tem capítulos pela frente...

Antonio Maluco 17/04/2018

Política
o livro mostra o que mostrou as revistas,jornais,tvs e portais de internet e é legal ler sobre esse momento na política brasileira
Núbia 05/06/2018minha estante
undefined

Igor13 24/10/2018

Assunto de extrema importância, mas com leitura tediosa
Acho que o grande mérito deste livro está em organizar a cronologia dos acontecimentos que foram noticiados via imprensa e adicionar mais informações de bastidores. Depois de tantas prisões e fases, a Lava Jato virou algo complicado de compreender o porquê das prisões e lembrar a exata ordem dos fatos.

Concordo com a avaliação de outros leitores: o livro trata com detalhes de um tema super oportuno e acontecimentos sem igual em nossa história moderna, mas é de leitura desinteressante.

Acabei de passar da metade do livro e luto para continuar. Aliás, só cheguei até aqui por causa do tema. Não culpo o autor, pois enfrentei o mesmo problema com outros livros que tratam de escândalos de corrupção nosso país.

Guy 29/10/2019

Eu não sei o que dizer sinceramente se eu tenho orgulho de presenciar isso tudo que está acontecendo em nosso país com esta historia magnifica , talvez o maior combate a corrupção no mundo ou um dos maiores ,ou se eu sinto vergonha de tudo que fizeram com o nosso país , que hoje só não e o melhor país para se viver , ou país de primeiro mundo por causa desta cambada de safado que estão no poder do nosso país infelizmente , eu só acho que deveriam fazer uma continuação deste livro no futuro porque vale muito a pena !

1 | 2 | 3 | 4