Lava Jato Vladimir Netto

Resenhas - Lava Jato

1 | 2 | 3 | 4

Cheiro de Livro 15/08/2016

Lava Jato
A Lava Jato é uma força-tarefa da Policia Federal e do Ministério Público Federal , um escândalo politico e agora um livro. O repórter Vladimir Netto tenta em quase 400 páginas contar o que foi descoberto nas investigações e as suas implicações políticas. A tarefa era hercúlea e Netto consegue montar um bom quadro de tudo que vem acontecendo, a operação continua atuando, desde 2014.

É impossível, por mais bem informada que a pessoa seja e eu sou, não ficar revoltada com o que se lê. Em um resumo bem tosco agentes políticos se aliaram as grandes empreiteiras e montaram um mega esquema de desvio de dinheiro, hora para enriquecimento pessoal, hora para financiamento de campanhas ou partidos. Infelizmente é algo que a maioria das pessoas achava que acontecia e ao mesmo tempo quando é desvendado é chocante.

Netto vai contando como uma investigação sobre doleiros e um posto de gasolina (daí o nome da operação) virou uma investigação que abalou e abala o país. Li o livro com as noticias sobre investigados povoando os jornais, não sei dizer se em 10 anos tudo o que é explicado seria entendido com a mesma clareza. Mergulhei nas páginas com um conhecimento prévio dos acontecimentos proveniente de leitura diária de jornais e acompanhamento atento das noticias, não sei se um leigo no futura conseguirá entender tudo o que está sendo contado. Falta tratar o leitor mais como um ET, alguém de chegou aqui de outro planeta e não sabe de nada e precisa entender. No momento isso não é um problema, mas será com o envelhecimento do livro.

Escrever sobre algo que ainda está acontecendo, sem o distanciamento histórico é, certamente, um desafio e Netto se sai bem. Consegue montar um panorama cronológico do que aconteceu e acontece. Tem um deslize aqui e ali onde ele mata o suspense, quando apresenta um novo personagem já diz logo que ele falará em delação premiada, mesmo que eu saiba que isso vai acontecer é mais interessante com narrativa deixar o leitor em suspense. O livro é escrito com esse espirito, o espirito de uma serie de TV, cheia de ganchos, de lances de sorte, de idas e vindas, de personagens se multiplicando. A Lava Jato dará, com certeza, uma ótima série para o Netflix (José Padilha já está produzindo) e falta um pouco desse espirito no livro, nada que comprometa a leitura.

Apenas um aspecto do livro me incomoda demais e começa pela capa, o endeusamento do juiz Sérgio Moro. A foto de capa sobre uma operação que envolve muitas pessoas ser uma pessoa só me incomoda, o retrato de pessoas super correta e com decisões aplaudidas também me parece um retrato de herói e não de uma pessoa. Moro, como mostra timidamente o livro, teve muitas decisões questionáveis e a sua condução da operação pode ter agradado muito pelo que desvendou mas não podemos nunca deixar de ver os erros, não é porque os resultados nos agradam que eles deixam de ser erros e devem ser corrigidos. O de maior impacto deles é a divulgação dos grampos telefônicos do ex-presidente Lula.

As polemicas que envolvem Moro e a operação são pouco debatidas ao longo do livro. Estão lá as reclamações dos advogados, do governo da presidente Dilma Rousseff, dos políticos citados, mas não há uma reflexão sobre os fatos e suas consequências, talvez falte um pouco de distanciamento histórico para esse debate, os ânimos ainda estão muito exacerbados de todos os lados e só devem melhorar na longínqua eleição de 2018.

“Lava Jato” é um livro que ainda não acabou assim como a operação e tem a vantagem de quando terminar de ler pegar o jornal mais próximo e encontrar os novos capítulos que existirão em uma edição revisada ou, quem sabe, uma continuação.

site: http://cheirodelivro.com/lava-jato/
Rodrigo 17/12/2018minha estante
Boa resenha!

Taynan 24/02/2021

Muito bom !!
Mesmo sendo um livro de não ficção que fala sobre política, a leitura é extremamente fluída e fácil de entender.
A narrativa parece de um romance policial.
Por um momento dá pra esquecer que foi um escândalo de corrupção real, que aconteceu bem debaixo do nosso nariz!!
E mesmo nós tendo acompanhado tudo pela tv e incrivelmente chocante a sordidez destes "personagens"

Daniele 22/09/2016

Indispensável
O livro é maravilhoso. Com um texto dinâmico, é de fácil leitura. É indispensável para aqueles que querem conhecer e entender melhor a operação.

Jefe 26/10/2023

Apesar de ser um livro que fale bastante sobre política, é uma leitura bem fácil. Tinha receio de ter muitos termos em "politiquês" mas não tem. O livro fala sobre as fases da Lava Jato e mostra bastante de como é a política do Brasil. Vários nomes de políticos que estão sempre na mídia aparecem no livro. É bem interessante ler sobre as investigações de cada fase.

Júlia Ramos 26/02/2023

Excelente obra!
Me interessei por esse livro depois de rever a série ?Mecanismo? da Netflix e descobrir que foi inspirada nesse livro. O livro é muito bem elaborado, tem uma linha cronológica adequada. Quando a lava jato teve inicio, estava com apenas 8 anos e sempre ouvia noticiários e meus familiares falando sobre o caso, porém nunca me aprofundei. Ao ler a obra, o autor expõe o ponto de vista daqueles que são a favor e contra a operação e ao fazer isso, permite que o leitor forme a sua própria opinião a respeito do tema, desta forma, posso dizer que a operação possui a suas falhas, entretanto, foi de suma importância para o combate à corrupção. Por fim, o autor destaca inúmeras vezes que a Lava Jato não foi apenas fruto de um Juiz Federal de 1º instância, mas sim de uma grande equipe envolvendo a Polícia Federal, o Ministério Público e outras instâncias do Poder Judiciário, sendo a figura do Sergio Moro vista como um sinônimo de combate à corrupção.
Ayla 17/03/2023minha estante
Livro tão imparcial quanto o juiz na capa

Rodrigo 17/04/2023

Lava Jato
É um relato detalhado sobre a Operação Lava Jato, uma investigação de corrupção que abalou o Brasil, escrita por Vladimir Netto, um jornalista conhecido por sua cobertura jornalística sobre o assunto. O livro aborda os bastidores da operação, desde seu início até a fase em que foi publicado, apresentando informações e análises sobre os principais personagens envolvidos, incluindo o juiz Sergio Moro e os procuradores da força-tarefa, bem como políticos, empresários e executivos de grandes empresas.

Vladimir Netto é conhecido por seu estilo de narrativa jornalística detalhada e investigativa, e o livro é considerado uma obra importante para compreender os eventos e a repercussão da Operação Lava Jato no Brasil. Ele apresenta uma visão dos desdobramentos políticos, legais e sociais resultantes dessa investigação, que teve um impacto significativo na política e na sociedade brasileira.

É importante observar que o livro pode ter uma perspectiva específica, uma vez que foi escrito por um jornalista que cobriu a operação, e é sempre recomendável considerar múltiplas fontes e perspectivas ao formar uma opinião completa sobre eventos complexos como a Operação Lava Jato.
Recomendo a leitura.

Rbraga 16/09/2020

????????????????????????????????

Tozatti 20/02/2020

Excelente relato da maior operação contra a corrupção da história do Brasil. Sugiro a todos os cidadãos do nosso país que leiam este livro, principalmente antes de eleições.

Douglas.Santos 24/04/2023

Um juiz incrível que nunca existiu
Comprei esse livro Moro estava no auge da idolatria, não para mim que sempre o olhei com ressalvas. Mas é curioso como o fato de ter demorado a ler mudou completamente a forma de ver o livro dado que agora tenho fatos que a época da publicação do livro não tinham ocorrido. É assustador olhar em perspectiva e ver a benevolência e a boa vontade com que o autor trata o principal rosto da LavaJato e nada contra o Vladimir Neto já que não é só ele. Toda a imprensa até hoje mesmo com todos os descaminhos e a queda da máscara de salvador da patria continuam a trata-lo como um enviado divino puritano para mudar um país tomado por homens maus que o perseguem. Assim, a cada página do livro há um endeusamento das boas intenções, da garra, e da simplicidade e vontade de mudar o mundo dos super heróis de Curitiba. Tudo o que eles fazem é elogiado mesmo que perpassam acima da lei.

A justificativa de um bem maior parece sempre ser passe-livre para tudo. Óbvio que em nenhum momento nego o saqueamento da Petrobras que de fato existiu e os responsáveis precisam de fato ser punidos. O livro ajuda inclusive a conectar pontos que ainda que tenhamos acompanhado pelo noticiário, a velocidade e a densidade do esquema nao permitia ter uma visao completa do mecanismo de funcionamento.

Assim acho uma leitura válida mas terá de tolerar um protagonismo excessivo do Moro e o protecionismo a índole do juiz que jurava nao ter intenções politicas e nao só foi ministro como hoje é Senador e nao saiu pra presidente por nao ter apoio... ainda. Então dado que é um personagem que permeará a política brasileira por algum tempo é importante entender as minúcias de como seu capital político foi forjado que o livro atende perfeitamente.

Glauber 03/01/2017

O mal da corrupção
Este livro traz um bom panorama do início da operação Lava Jato, e como ela se tornou um símbolo de combate à corrupção no Brasil. Nesse livro, encontramos os vários personagens dessa operação, dos acusadores aos acusados. Podemos perceber os desdobramentos que cada operação teve e com isso, ver como ela se agigantou perante o Brasil.

Bruna.Gaspodini 15/05/2017

Excelente
Terminei este livro torcendo para que o autor dê continuidade ao excelente trabalho. Temos no livro uma descrição detalhada de todos os acontecimentos da operação Lava Jao desde o seu início até maio de 2016. Leitura obrigatória para todos brasileiros.
Caio 07/07/2017minha estante
se gostou, avalie com 5 estrelas :D

Alyssa @culpadoslivros 23/03/2017

O jornalista e repórter investigativo Wladimir Netto participou da cobertura dos casos da operação Lava Jato desde o início. Durante cerca de dois anos, ele acompanhou as investigações, que agora estão reconstituídas de maneira impressionante neste livro.

Sua narrativa é excelente, empolgante, cheia de detalhes saborosos de bastidores, que prendem a atenção dos leitores o tempo inteiro.

Para todos aqueles que acompanham as notícias diariamente e são contra a corrupção que se espalhou em nosso país, recomendo esta leitura.

Mas, é bom esclarecer que esta obra não traz novas revelações, nem aponta conclusões. Também não se trata de um texto político ou sobre partidos. Na verdade, é um thriller policial que esmiuça sob um ponto de vista privilegiado, os detalhes do maior caso de corrupção do mundo.

Lava Jato nos mostra um pouco da personalidade do juiz Sergio Moro, um homem extremamente sério, compenetrado em seu trabalho, um estudioso das questões de corrupção e que não se considera um astro, e sim um membro da equipe que está conduzindo esta importante investigação.

E ainda, a participação contundente do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, sem a qual a Operação Lava Jato não teria avançado com tanta desenvoltura.

Como muitas perguntas continuam sem resposta e as investigações avançam sem parar, acredito que este livro possa ter uma continuação em breve.

O diretor José Padilha já adquiriu os direitos da obra, que deve virar uma série da Netflix no próximo ano. Com certeza, eu vou assistir!

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/

cotonho72 10/03/2017

Ótimo!
Hoje venho falar/resenhar o livro Lava Jato de Vladimir Netto, que, embora, acredito eu, cada brasileiro esteja acompanhando as horríveis revelações e os personagens que participaram do enorme esquema de corrupção no Brasil, pode encontrar nesse livro não só os bastidores da operação comandada pelo juiz Sergio Moro, mas também alguns detalhes e informações que no dia a dia acabamos deixar passar. O livro reconstitui os principais trechos da operação, com detalhes que somente um jornalista com acesso aos principais envolvidos nessa história conseguiria obter, percebemos a grande pesquisa e estudo realizado, pois a história transmitida aos leitores é bem convincente e deixa poucas duvidas.

Vladimir Neto não conta os eventos da Operação Lava Jato em ordem cronológica no livro, pois ao iniciar a narrativa de uma das fases da operação, em algumas vezes estende os capítulos a todas as suas consequências, o que facilita o entendimento do leitor sobre aquela fase e acaba deixando a história ainda mais eletrizante e a leitura empolgante.

O autor consegue ser imparcial no relato de quase todos os fatos, as vezes deixa transparecer admiração pelo Juiz Sergio Mouro, mas quem não o admira? Não há um vilão definido pelo autor, ele conta os fatos e o leitor faz sua análise sobre a conduta dos investigados, a condução da investigação e a pena que o réu obteve no curso da operação.

A leitura provoca uma sensação de decepção e até nojo de alguns políticos envolvidos, dá vergonha de saber que a nossa principal estatal estava comandada por tanta gente que só pensava em seu bolso, dos bilhões desviados do nosso país, de como as grandes empreiteiras comandavam as obras da Petrobras, de como a política influenciava tanto a administração da empresa que achávamos que nunca poderia falir, a empresa que era orgulho do povo brasileiro.

Além disso podemos acompanhar as manobras que os advogados dos envolvidos tentavam criar para impedir ou cancelar as prisões já ordenadas pelo juiz Sergio Mouro. Em certo momento podemos pensar: Será que esse indivíduo realmente coloca em risco à Sociedade ou o bem publico para ficar preso por tanto tempo no decorrer da investigação? E ficamos chocados ao saber que mesmo com a operação em andamento, alguns deles, mesmo sabendo que são investigados, continuavam praticando corrupção. Também podemos ver as inúmeras formas que os advogados tentavam tirar os processos de Sergio Moro para serem acompanhados em outro Estados.

E é aí que reflito com vocês: Será que eles pensam que outros juízes admitiram as possíveis condutas ilícitas ali investigadas? Será que eles acreditam que outros juízes por não terem a riqueza de detalhes de Sergio Moro na operação Lava Jato aplicariam penas mais brandas aos envolvidos? É difícil entender.

No livro também vemos um pouco da participação dos familiares dos envolvidos nas investigações e até alguns conflitos entre a opinião e estratégia de defesa de seus advogados com o interesse da família.

E é claro, vemos a condução dos processos pelo Juiz Sergio Moro e como a Operação Lava Jato afetou sua vida profissional e pessoal. Mas não é só Sergio Moro não, no livro também temos Policia Federal, Procuradoria Geral da Republica, Ministério Publico, etc.

Enfim, o livro é revelador e desperta diversas emoções. A leitura flui bem e rapidamente. Temos ilustrações nos livros que marcam os principais fatos da operação. Como a operação Lava Jato ainda está em andamento, a história não tem um final, então quem sabe seremos presenteados com outra obra de Vladimir Netto? Um livro super recomendado.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br

Mundo de Tinta 01/03/2017

Lava Jato
Vladimir Netto escreveu um livro bem apartidário como prometido, mas algumas das coisas que ele conta parecem saídas da ficção =O
Todo mundo que vive no Brasil tem acompanhado a operação que realmente abalou o país. Algumas pessoas colocam o juiz Sérgio Moro como santo e única pessoa não corruptível, outras colocam ele como diabo e o mais corrupto da história, e outras ainda não se decidiram. Seja qual for sua opinião, acho que todos concordam que a Lava Jato é um acontecimento realmente importante na nossa história. Um dia vamos falar da Lava Jato e das inúmeras manifestações populares para os nossos filhos, da mesma forma que crescemos ouvindo sobre o "Diretas Já". Eu acompanhei +/- as notícias e sempre me senti meio perdida com tantos nomes, termos, e ficava com aquelas perguntas "mas por que fulano não foi investigado?" e "mas por que só falam de ciclano"? Bem, um dos pontos altos do livro do Vladimir é justamente explicar algumas dessas coisas. Porque ele conta quem é quem, os nomes, cargos que possuíam quando começaram a ser investigados e da época em que praticaram os atos. Em alguns pontos, ele diz inclusive, qual foi a justificativa para a abertura ou não de inquéritos e quem era a pessoa responsável por essa decisão. Ele fala os nomes dos partidos envolvidos sem pudor e sem puxa-saquismo. O único puxa-saquismo que ele faz é quanto ao Juiz. Vladimir está do lado das pessoas que idolatram o homem, mas não senti que isso interferiu na forma de contar a história dos envolvidos.
Antes que vocês se assustem mais com esse livro eu preciso ressaltar que a leitura é MUITO fácil e rápida. Longe de ser massante e lento, o ritmo imposto é tão frenético quanto um romance policial best seller. A única coisa que senti falta foram as referências. Deixa eu explicar, eu estou fazendo meu TCC de Mestrado. Sou acostumada a ler teses e talz, e quando textos técnicos citam outros textos é fornecido uma forma eficaz de rastrear a fonte. O Vladimir às vezes cita "O Jornalista Tal escreveu em sua coluna do Jornal Tal que ...." e aí eu ficava querendo LER o texto original só para beber mais do assunto. E não tem como, porque não sei quando saiu o texto. É tipo você estar lendo um romance bem legal e um dos personagens cita uma frase que você achou ótima e diz que é de um certo autor. Como você pode ler o texto integral sem saber de qual livro daquele autor é a frase? Claro que o texto integral não importa para o livro que você está lendo, é só mesmo sua vontade de ler mais, sabe? Então, Vladimir se você um dia ler minha resenha: POR FAVOR, em uma futura versão revisada e estendida inclua um anexo com as referências ^^
Eu que sou muito chata com textos jornalísticos (a ponto de não conseguir ler certos livros) ADOREI a obra do Vladimir. Estou aguardando ansiosamente o próximo volume dessa história porque muita coisa ainda está rolando.

Esta e mais resenhas estão no Blog Mundo de Tinta, visite-nos!!

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com.br/2016/12/resenha-de-tinta-lava-jato.html#more

1 | 2 | 3 | 4