O Rei do Inverno

O Rei do Inverno Bernard Cornwell...

Resenhas - O Rei do Inverno

silviamrc 02/11/2023

Comecei a ler por conta de ser um presente e por conta de ótimas recomendações, mas confesso que por não ser um gênero que eu estava habituada, fui sem expectativas. Acabei me surpreendendo positivamente pela história, pela escrita, pelos personagens, pela ambientação e pela vibe de mistura de lenda com realidade. Gostei muito mesmo, virei fã!
Zé Silveira 08/11/2023minha estante
E a continuação é ainda melhor?

silviamrc 08/11/2023minha estante
Já quero também conhecer outras sagas dele, vi as sinopses de O Arqueiro e Rebelde

Zé Silveira 08/11/2023minha estante
São excelentes também, mas a continuação da saga de Arthur: inimigo de Deus e Excalibur são perfeitas!

Lucas 26/10/2023

Incrivel
Tinha me esquecido como Bernard Cornwell era incrivel, a primeira vez que eu comecei a ler esse livro parei rapido porque talvez porque eu tenha lido 7 livros das cronicas saxonicas seguidos naquela epoca, mas agora em o Rei do inverno agente ve quao boa é a escrita de Cornwell otimos personagens, otimas historias sempre deixando ansioso pelo proximo, ele é um mestre em escrever batalhas mas nesse livro ele deixou as descrições bem vagas ate a batalha final e derradeira deixando o final sensacional as partes que vemos do futuro tbm sao otimas, e as interações do Derfel com a rainha Igraine sao magnificas mal posso esperar pra ler a sequencia O Inimigo de Deus.

Gabriel.Chiquito 13/10/2023

Gostei bastante, tem uma pegada bem ao estilo As Crônicas de Gelo e Fogo, mas no mundo real, ao invés de em um mundo de fantasia. A história não é acurada (o próprio posfácio adiciona essa informação), mas a política e a religião são muito bem encaixadas e usadas pra fazer o meio de campo e deixar a narrativa rica e interessante. Sem elementos fantásticos em si, mas a atmosfera fantástica está muito presente, principalmente nas parte ligadas ao druidismo, o que eu achei muito bom também. Vou ler os próximos com certeza.
Diego Ramos 13/10/2023minha estante
Ótima resenha! Acredito que irá gostar dos próximos livros também.

Carolina.Pereira 16/10/2023minha estante
Espero que goste dos demais! ?

Gabriel.Chiquito 16/10/2023minha estante
Eu já tô doido pra começar o segundo, mas preciso adiantar umas leituras atrasada ainda ?

Fabio.Fatori 28/09/2023

Fascinante
O que falar de Bernard Cornwell? Neste livro ele te prende do início ao fim da trama em que você é envolvido e inserido em táticas de guerra e política. Os personagens não têm as características clássicas e fantasiosas, me surpreendeu muito Lancelot. Derfel é o narrador, guerreiro e herói, personagem com carisma e sentimento.
Vamos para o próximo

Fhelipe0 26/09/2023

As crônicas de Artur
A genialidade de Bernard Cornwell ao ter escrito este livro é de outro o mundo!
O livro retrata Artur como um guerreiro que quer manter a Britânia unida contra os saxões. Temos um começo de livro que nos prende logo nas primeiras páginas e vai se manter até o final do livro (que final do caramba, inclusive), com ótimas batalhas cenas de batalhas de tirar o fôlego. Para mim, os personagens deste livro são extremamente fascinantes. Temos o derfel (que é o que narra a história para nós) e temos a Nimue que é uma pagã. Eu não poderia deixar de falar do nosso grandíssimo Merlin, um velhinho que a cada página que aparece consegue nos deixar encantado.
Eu realmente esperava algo a mais de alguns personagens e espero que no segundo livro em respeito de algumas coisas fiquem bem esclarecidas para mim . Espero que os próximos dois livros me deixem encantado assim como deixou o rei do inverno e que o final do livro deixou bem claro que este incrível universo criado por Bernard Cornwell está só começando.
Leiam!

Vitor 24/09/2023

Surpreendente
Nunca tinha lido nada sobre o tema, obviamente já conhecia Merlin e Arthur, mas ler esse livro reacendeu um amor sobre história que tinha se perdido há muito tempo. Não sei o quão acurado historicamente o livro é, mas o autor saber guiar a narrativa de forma tão fenomenal que nem por um segundo parei para questionar se o que estava lendo era verdade ou não: O livro te prende e, apesar do enredo ter os pés bem plantados nos chãos, as páginas parecem ganhar asas e começam a virar por si mesmas.
Sério, é muito difícil explicar o quão bem escrito ele é, desde as cenas de batalhas (que são impressionantes), até os momentos mais íntimos da psique dos personagens. O fato do narrador ser um personagem que já vivenciou tudo que está contando, abre várias portas para o autor e deixa a narrativa muito mais dinâmica.
Só não vou dar 5 estrelas porque falam que os próximos livros são ainda melhores, então vou dar uma brechinha pra aumentar a nota do próximo.

Amanda Guelso 21/09/2023

Tem uma narrativa interessante, contudo o ritmo da história é lento. O destaque da história é a escrita do autor, principalmente na descrição das cenas das batalhas. Gostei da leitura e também dessa releitura da lenda do Rei Arthur.

Jessica1248 30/08/2023

Mais do que Épico
Batalhas sangrentas e bem descritas, personagens bizarros e interessantes, política intensa e cheia de reviravoltas. Zero arrependimentos lendo esse livro

Thiago 22/08/2023

Considero um bom romance histórico, de uma época ainda mais "era das trevas" no meu conhecimento.
Uma Britânia largada pelos romanos, sobrando seus povos lutando entre si e co tra novos invasores.
E um verniz mais "verdadeiro" diante de uma lenda que conheço pouco. Ainda irei atrás das Lendas mais mágicas sobre o rei Artur.
Achei o Merlin uma versão do Gandalf (ou seria o contrario?). Tanto na personalidade quanto em ser um deus ex machina em alguns momentos.
Boa leitura.

_stars.books_ 11/08/2023

Leitura bastante arrastada e complicada, eu sou uma pessoa que não e muito ligada a esses negócios de impérios, guerras, etc. Então pra mim entrar nesse universo fez eu me arrastar por três messes para poder terminar.
o livro e bom, mais sendo no começo muito confuso e cheios de nomes. Indico para quem tem paciência.

Leonardo 08/08/2023

"O destino é inexorável"
Neste romance histórico escrito por Bernard Cornwell, autor de "Crônicas Saxãs", em 1995, acompanhamos os mitos arturianos, envolvendo não somente o Rei Artur, mas também o mago Merlin, as sacerdotisas Nimue e Morgana e os cavaleiros Lancelot e Galahad, sob a perspectiva do escudeiro e protagonista do livro Derfel Cadarn, que registra anos depois toda a história por escrito para entreter sua rainha Igraine.

Com uma bela prosa, Cornwell tece uma trama fictícia com muita coerência e respaldo histórico onde acompanhamos a Britânia arturiana sendo constantemente ameaçada por invasões anglo-saxônicas e irlandesas, além de sofrer disputas internas entre os pequenos reinos. O atrito entre o cristianismo e o druidismo também é descrito e trabalhado com muito esmero neste livro.

Os personagens do livro são muito bem elaborados e nem mesmo Artur, o grande herói histórico, é retratado como um santo. O autor expõe suas virtudes mas também escancara comportamentos e fraquezas que os conduzem a feitos abomináveis. Meus personagens favoritos foram Nimue e Merlin, além do próprio jovem Derfel.

A única coisa que não gostei neste livro foram as cenas de guerra, especialmente a do final do livro, que para mim foram muito enfadonhas de ler, mas isso não é demérito do autor, é só um gosto pessoal meu. De resto, eu amei de paixão a história e já estou doido pra ler os outros livros da trilogia. Engraçado que antes de começar a ler eu já tinha a certeza de que esse livro viria a se tornar um dos meus favoritos da vida. Afinal, como diria Merlin: "O destino é inexorável".

Recomendadíssimo para quem gosta e se interessa pela história do período medieval e pelas lendas arturianas. Se você já leu e gostou de livros de fantasia como "As crônicas de Gelo e fogo" as chances de curtir "As crônicas de Artur" são altíssimas.

Maria290 25/07/2023

"O destino é inexorável"
Que livro, meus amigos, que livro... Não acredito que posterguei tanto pra ler ele, é muito bom! Já estava com saudades das cenas sanguinolentas do Bernardinho, meu queridinho... E como nos outros livros que li dele, não me decepcionei em nada com esse! Na verdade, foi bem diferente do que eu esperava mas não de uma forma ruim, muito pelo contrário! É incrível a capacidade do Cornwell de fazer com que a gente consiga imaginar um mundo completo numa totalidade que até hoje não achei outro autor que consiga fazer. Já estou doida pra continuar a trilogia, no aguardo para ver o que o que o destino inexorável reserva pro queridíssimo do Artur e pro queridíssimo do Derfel!

Os personagens são cativantes e apaixonantes e, mesmo sendo um livro de temática pesada e sangrenta, Cornwell consegue encaixar uns momentinhos de humor que torna tudo mais interessante, sem contar com os romances e outros aspectos que fogem um pouco das batalhas em si. Também adorei ver um pouco mais do druidismo retratado no livro e do paganismo pré saxão da Grã Bretanha em si. Também curti muito a forma como a história é narrada, através do ponto de vista de alguém que esteve presente nos acontecimentos e que agora está se recordando dos tempos que longe se vão...

Nem preciso dizer que amei tanto esse livro que acabei fazendo minha primeira tatuagem inspirada nele hahahahaha... Nota 10!

Thali 23/07/2023

Esse livro me surpreendeu muito! Iniciei muito despretensiosamente, porque queria conhecer um pouco mais sobre a história de Artur e da época medieval. Mas a história me prendeu tanto, que eu ficava ansiosa pela hora de voltar a ler o livro e saber mais sobre a história. Personagens cativantes, história muito interessante e fluida, várias emoções. O autor consegue manter os druidas e sacerdotisas sem ser fantasioso. A narrativa da última batalha foi um pouco repetitiva mas não atrapalhou. Adorei e super recomendo!

Junior 12/07/2023

Muito sangue, amor e vingança.
Um calhamaço de fato, mas me impressionou por ter uma escrita tão prazerosa e ser muito tranquilo de se ler.

De fato nunca havia me aprofundado nas histórias arturianas, mas conhecia alguns personagens e alguns mitos e só, o que tornou muito prazeroso a leitura vinda com as descobertas mais aprofundada de sua história e possíveis origens para seus mitos.

Em momento algum fica maçante ou arrastada a trama, sempre tem algo acontecendo que lhe prende, o que sempre dá um gostinho de quero mais, a única crítica que é meio que um toque meu, é que se você assim como eu só consegue largar o livro com um capítulo fechado, tenho más notícias, são longos os capítulos haha.

Mas em suma, foi muito prazeroso e intrigante ver a historia de Artur narrada por um de seus guerreiros pouco conhecidos pelas lendas arturianas, e ajuda o fato de Derfel ser um personagem cativante e de muitas camadas, o que de fato faz com que torçamos e temamos por ele.

Prepare-se para muito sangue e paredes de escudos em conjunto a uma viagem vívida pelo período onde as histórias de Artur se passam.