Canções de Ninar de Auschwitz

Canções de Ninar de Auschwitz Mário Escobar

Resenhas - Canções de Ninar de Auschwitz

Bruna A Santos 24/01/2021

Canções de Ninar de Auschwitz
Canções de Ninar de Auschwitz conta o drama que uma mãe passa em um dos maiores campos de concentração da segunda guerra mundial. Apesar de parecer loucura o que o ser humano é capaz de fazer, infelizmente todas elas aconteceram mesmo. Uma pena que o livro não me prendeu tanto como outros livros que tem a mesma temática.

Claudia 25/01/2021

Uma mulher forte chamada Helene
Helene foi uma mulher forte e ariana. No entanto, fora casada com um cigano e teve 5 filhos. Ao se preparar para o trabalho os policiais da Gestapo chegaram à sua porta para levar sua família. Helene não precisava ir... Quantas histórias como esta, quantas famílias foram parar em Auschwitz e tiveram que passar pelos horrores da guerra? Horrores. Esta mulher que lutou a cada dia por seus filhos, era enfermeira e por ser alemã foi escolhida pelo médico Josef Mengele para ser diretora do jardim de infância. Um livro que mostra a luta desta mulher pela sobrevivência, não só de sua família, mas de todos que estavam ao seu redor.

Andressa.Assis 26/01/2021

5 estrelas!
O livro baseado em fatos reais, conta a história de Helene, uma mãe forte e guerreira. Durante a Segunda Guerra Mundial, o marido e os filhos de Helene são levados para o campo de concentração em Auschwitz, por serem ciganos. Helene, mesmo sendo ariana pura, vai junto, para proteger seus filhos. Ela é convidada pelo doutor Mengele a ser diretora de uma crechê em Auschwitz, que inicialmente acredita-se ser algo bom, pois as crianças seriam bem alimentadas e teriam um lugar melhor para ficar, no entanto tudo faz parte de um plano para manter as crianças vivas para que o médico faça experimentos horríveis com elas. Durante todo o livro podemos ver o que uma mãe é capaz de fazer por seus filhos, pois vemos durante a história várias mães e avós se sacrificando pelo pequenos.
É um livro maravilhoso, retrata muito bem o que pode ter acontecido, mexe com a gente, nos fazendo sofrer muito com todo o relato. Super Recomendo!

Elisa 27/01/2021

Doloroso
?Muitas vezes, quando a realidade arranha nossa alma, o melhor a fazer é tentarmos nos entregar às ilusões.?

Com escrita fluída, mas relatos dolorosos (e difíceis de acreditar que realmente são reais), o autor nos proporciona uma visão de perto de Auschwitz II.

Lágrimas caíram ao longo do livro, aos poucos, enquanto vivenciava o cotidiano dos prisioneiros, e com força nas últimas páginas, lendo a exemplar força da protagonista.

Difícil de acreditar em cada linha lida. Mas, particularmente, são livros assim que me atraem, pegam você pelos ombros e o chacoalham até cair na realidade da triste História pela qual o mundo é construído.

Ao fechar o livro, percebi que havia que tornado desacreditada na capacidade humana em fazer o bem (juntamente com tudo que nós temos vivenciado no último ano, ondas de xenofobia, descrença na ciência, descaso com os demais etc.), mas a garra e determinação demonstrada por Helene Hannemann, apesar do abismo no qual se encontrava) me fizeram dar um leve suspiro de esperança.

Recomendo a todos!

Tatiane 03/02/2021

História emocionante!
A história de uma alemã que escolhe ir para Auschwitz para poder ficar com seus filhos. Sua presença no campo fez a vida de muitas crianças um pouco menos dura naqueles tempo tão horríveis. Uma história muito triste e de heroísmo.

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 11/04/2024

O perturbador relato de uma mãe num dos maiores campos de concentração da Segunda Guerra Mundial.Baseado em fatos reais."Os seres humanos são pequenos suspiros em meio ao furacão de nossas circunstâncias, mas a história de Helene Hannemann nos recorda de que podemos ser donos dos nossos destinos, ainda que o mundo inteiro se oponha."Mario Escobar Neste livro, Mario Escobar conta a trajetória real de uma família que passou 16 meses encarcerada em um campo de concentração nazista. Helene Hannemann era alemã, mas mesmo assim optou por partir para Auschwitz com o marido e os cinco filhos com ascendência cigana quando os policiais da Gestapo bateram à sua porta.Por ser enfermeira, mas, sobretudo, alemã, Helene foi escolhida pelo médico Josef Mengele, mais tarde conhecido como "O Anjo da Morte", para ser a diretora do jardim de infância do campo. No final da guerra, entre os papéis de Mengele, foi encontrado o diário que Helene manteve durante todo o seu período no campo de extermínio. Tendo como base a infeliz história daquela família, o autor nos emociona e surpreende ao narrar os medos, privações, torturas e até mesmo histórias de superação que milhares de pessoas vivenciaram sob o jugo dos nazistas.

Heloisa.Chaim 14/02/2021

Exemplo de integridade
Nesse livro Helene Hannemann nós mostra claramente como o amor de mãe torna a mulher determina e forte, como o amor de mãe a faz ter atitudes e decisões que poderiam ter sido muito diferentes mas só por ser mãe acabou no campo de concentração.
Apesar da história sofrida, e dura, achei o livro contado de uma maneira um pouco fria e distante, já li outros livros sobre o tema que fizeram os relatos me envolver e me tocar profundamente o que não é o caso neste livro. Em apenas uma cena me senti verdadeiramente toca: reencontro de Helene com Johann.

Iza ð 17/02/2021

Perfeito
Eu posso dizer que eu terminei o livro segurando o Choro eu nunca pensei que um livro de tão poupas páginas pudesse ser tão emocionante a cada página você sente o desespero e a angustia, e no final a sensação é indiscritivel

Mille Reis 09/03/2021

Bom todo!
Esse livro mostra até onde uma mãe é capaz de ir para proteger seus filhos.

Obs.: só não entendi pq o autor ficou tentando mostrar um lado humano em Mengele. O homem era um sádico.

alinetiemi 10/03/2021

Protagonista muito forte
Adorei muito esse livro. Em forma de diário, podemos acompanhar o triste percurso que uma esposa, mãe e enfermeira trilhou em Auschwitz. Muito guerreira, corajosa e altruísta, Helene é uma das minhas personagens favoritas.

Mari.Vasconcelos 11/03/2021

Uma história real
" A maldade é bem mais que um comportamento antissocial ou uma deficiência psicológica. Acima de tudo, trata-se da falta de amor próprio e ao próximo."

Vivi 19/03/2021

QUE LIVRO TRISTEEEEE porém maravilhoso. Vc sente a dor dos personagens, faz um belo de tempo que eu li mas não consigo esquecer esse livro, a história é muito emocionante sério, a separação deles, o último reencontro, a luta da personagem principal Helene deixa o livro tão interessante que eu não sei explicar. Oq mais me deixa interessada é saber que isso não foi só uma história inventada por algum autor, e sim baseada em fatos reais, oq torna o livro mais interessante do que já é e mais triste também, só em pensar que tudo que eles passaram ali foi real.....
Chorei MUITO no final, eu odeio finais assim, mas mesmo com isso não consigo detestar esse livro. Se vc for muito sentimental eu recomendo que não leia, esse livro me impactou bastante e tem partes que eu nem queria ter lido, mas não posso negar que o livro é extraordinário.

Li Bueno 21/03/2021

Aqui vemos um exemplo não só de uma Mulher, Alemã e Enfermeira vemos antes de tudo uma MÃE que luta até o fim pelo bem de sua família #Gratidão :)

Jessika 24/03/2021

Emocionante
Depois de já ter lido inúmeras histórias passadas na 2 Guerra Mundial era de se esperar que o efeito deste livro seria menor, ledo engano. A história é emocionante, muito bem contada e focada na bondade em meio ao caos e tragédia. Recomendo a leitura para quem, assim como eu, aprecia uma leitura que se choca e sensibiliza.

Ricardo 27/03/2021

Os limites da capacidade humana.
Baseado em fatos reais.
"Seu semblante sério refletia o cansaço produzido por toda aquela violência e morte. A crueldade e a maldade como ato cotidiano pareciam ocupar cada minuto em Auschwitz."
Acho, uma opinião pessoal, que todos deveriam conhecer o que ocorreu na Alemanha nazista (Canções de Ninar de Auschwitz, os livros de Primo Levi e tantos outros), na União Soviética comunista (Arquipélago Gulag, de Aleksandr Soljenitsyn, A Viagem de Cilka, de Heather Morris e tantos outros) e na China comunista (A Grande Fome de Mao, de Frank Dikötter).
Recomendo bastante a leitura de "Canções de Ninar de Auschwitz" de Mario Escobar.