Canções de Ninar de Auschwitz

Canções de Ninar de Auschwitz Mário Escobar

Resenhas - Canções de Ninar de Auschwitz

Martha 04/04/2021

Impactada
Sempre termino um leitura sobre a segunda guerra com esse aperto no estômago. E todo livro (real ou baseado na em fatos reais - e mesmo os fictícios que contam uma história com o pano de fundo da realidade da segunda grande guerra) me trás um choque novo. Um novo embrulho no estômago de algo que aconteceu eu eu nao poderia imaginar tamanha atrocidade até ler.

Canções de ninar falou muito comigo pelo relato de uma mãe e de como sou privilegiada mas tbm o quanto a dor pode te fazer mais forte.

Mostrar a criação de um jardim de infância em Auschwitz tras um sopro de vida para um lugar de onde só se imagina a morte.

Achei que o livro foi um pouco frio/distante em alguns relatos e tbm humanizou demais algumas pessoas sem nenhuma humanidade.

Mas não tirou a beleza triste da história. Recomendo muito para quem gosta de livros com essa temática ou que tem estômago forte. Ainda estou me recuperando da leitura.

Luciane 08/04/2021

Canções de ninar de Auschwitz
A história de uma mãe alemã, casada com um cigano e que tinha cinco filhos, que por opção escolhe acompanhá-los ao Campo de Auschwitz. Um relato comovente, baseado em fatos reais.

Marin 10/04/2021

Meu livro favorito
Este com certeza é meu livro favorito no mundo.

Eu não sei se é devido eu ter me surpreendido com a escrita maravilhosa, com os momentos de tensão e dor, com as escolhas muito certas da protagonista.

E não precisa nem amar história para ler esse livro, eu mesmo, não suporto livros dele história.

Ele é a real definição de família a cima de tudo, até da própria liberdade

Leitura NÃO indicada a todos que não gostam de ler sobre campos de concentração/pessoas sensíveis

Pâm 14/04/2021

Com uma narrativa crua, direta e realista a tal ponto que podemos nos imaginar, ver e em momentos até sentir o que se passou. Um livro necessário e perturbador que nos mostra os tons mais horrendos da condição humana, e também, nos faz imaginar quantas histórias como a de Helene e de outros personagens do livro foram perdidas e interrompidas para sempre. Assim como a de milhares na época em questão.

Nicole625 16/04/2021

Toda vez que termino de ler um livro que envolve a segunda guerra mundial fico bem abalada. História emocionante!

Carlinha 05/05/2021

Emocionante
É o relato baseado em uma mãe alemã de 5 filhos que decidiu acompanhar os filhos e o marido (ciganos) ao campo de concentração em Aushwitz.
Por ser "pura", Helene não precisaria ser levada, mas seu coração de mãe não abandonou sua amada família.
O livro narra breves situações que ocorreram durante os 16 meses em que eles estiveram no campo de concentração.
Não sei até que ponto as histórias foram romanceadas ou dramatizadas mas o livro é bem emocionante e me fez chorar algumas vezes.
A leitura é fluida e a diagramação é bem confortável.

Arabe Sol 06/05/2021

Tem que ter preparo pra esse livro
Olha, eu tenho muito interesse na história da segunda Guerra apesar de ser coração mole e chorar muito. Esse livro me destruiu em vários níveis. Tentei me manter impassível na maior parte dele mas ao final e desabei em cascatas. Soluçava de tanto chorar e nem me marido conseguia me acalmar.
Se vc tem filhos e for ler, te aconselho a preferir uma época de tranquilidade psicológica pq vai te desestruturar.... a não ser que vc nao tenha nada batendo no peito.
To escrevendo e chorando....
Eu comprei um kit de livros sobre Auschwitz e assumo que depois desse, to morrendo de medo de ler os outros!!!!

Joice 08/05/2021

O amor incondicional de uma mãe
Que livrooo ...

É muito emocionante a história de Helena, e mostra tudo que uma mãe amorosa é capaz de fazer para amenizar o sofrimento de seu maior tesouro que são os filhos.

Foi o melhor momento para ler este livro.??

Camila Westphal 13/05/2021

Um dos melhores livros que já li até hoje, todo o sofrimento passado pela personagem e sua família são pesados demais, o final do livro é insano.

Juliene.Dechichi 29/05/2021

Um final surpreendente
O livro conta a rotina no campo de concentração de Auschwitz em dois aspectos diferentes de outros livros que já li: sobre os prisioneiros ciganos e sobre a rotina e benefícios dos prisioneiros que trabalhavam no hospital do campo de concentração. Além de descrever muitos aspectos de Mengele. É uma leitura que vale a pena.

AnaMB 04/06/2021

Triste
É um livro bastante pesado, cru e triste. No final parece que eu senti um vazio. É lamentável saber que já passamos por um momento desses na história da humanidade.

Guilherme Dehon 14/06/2021

Arrebatador ? pouco!
Arrebatador! Uma história de superação, dedicação, amor e meio às barbaries perpetradas pelos nazistas...

Renata 10/07/2021

O que uma mãe seria capaz de fazer pela vida dos seus filhos
Canções de ninar de Auschwitz traz o relato verdadeiro e um pouco fictício de Helene uma mãe, alemã, de cinco filhos considerados mestiços já que seu marido era cigano, por vontade própria e amor aos filhos ela vai com todos ao campo de Birkenau em Auschwitz. As barbáries que aconteceram nesse lugar não preciso relatar aqui.

Ela foi escolhida pelo médico Mengele a ser a encarregada de cuidar da creche que foi aberta nesse campo, é nessa creche que Helene começa o seu relato do tempo em que ficou no campo, protegendo e amando com todas suas forças seus filhos e também as muitas crianças que por ela passavam.

O relato de Helene é perturbador, forte, intenso, cruel, injusto e com fios de esperança em meio ao caos que viviam.

Tens interesse de ler? Já leu? Me conta aqui ..!