O pintor de memórias

O pintor de memórias Gwendolyn Womack

Resenhas -

Tatiane.Paolucci 10/02/2023

Fiquei um tempo de ressaca literária com esse livro.
O começo foi um pouco confuso, ao mesmo tempo que curioso.
O final nos faz entender o quão importante é não lembrarmos de nossas vidas passadas.

Embora seja um livro de ficção eu só li verdades. Sim, pois mesmo que aprendi que tudo nessa vida tem uma base verdadeira, ainda que seja de inspiração.

O final foi realmente inesperado, por apenas um detalhe que mudou tudo. E ai temos que lidar com os pré julgamentos e o quanto podemos ser influenciados a uma ideia vaga.

Mas o amor sempre prevalece, não importa a roupagem, e sempre temos diversas oportunidades de acertar e trilhar o caminho do amor.

Sem dúvida é um livro que merece ser relido sempre e sempre....

Em 1982 um cientista parece descobrir uma droga para a cura do Alzheimer, e resolve se auto injetar para ver o alcance já que em duas pesquisas nota que os pacientes parecem ter memórias da pré infância.

O pintor teria alguma relação com esse cientista? E a Lins seria a médica e juntos descobririam algo sobre isso ???

No momento que se encontram o pintor e a Lins já rola uma espécie de reconhecimento, como se de outras vidas ao menos o pintor já sabia.

Em determinado momento na leitura, já fascinada com tudo me pego em reflexões do tipo:
- Eita remédio poderoso que permitiu que o Michael(cientista) conseguisse lembrar das vidas passadas. Mas nesse momento da leitura rolou a curiosidade de como isso passou para o Bryan que seria imediatamente a reencarnação dele. Michael havia se relacionado com Barbara a mãe de Bryan, mas não me pareceu até esse ponto que ela teria ficado gravida dele mas sim do amigo Doc, pai de Bryan. E como explicar que Bryan tinha os sonhos que o possibilitassem lembrar das vidas passadas? Seria uma questão genética? Ou apenas mediunidade?
Lins também tinha um mesmo sonho, depois entendi que ela era filha de um dos cientistas que trabalhavam juntos na pesquisa do remédio do Alzheimer.

E ai eu extremamente envolvida e adorando todo esse mistério...

Umas das vidas que mais marcou tudo tanto para Bryan quanto para Michael foi a memória que ele é Bjarni e morre na Groenlândia. É muito triste. Parece que o tal saqueador Thar virou seu inimigo, além de matar seu filho ainda levou sua mulher Garnissa. Quando Michael acorda falando essa memória e Conrrad não acredita, parece que Conrrad era o único que não tinha tido reações do remédio, ou mentia. Mas dai começa outro mistério e a suspeita quase que certa de ele seria o vilão.
Conrrad na vida atual era pai de Linz. Será que Conrad foi o Thar? E será que ele quem matou Michael e Diana? Muito mistério que história incrível!!!

Em determinado momento, Linz pega a fórmula do Renovo, que descobre nos arquivos do laboratório do pai, e recria o remédio, e se auto injeta. Então começa a relembrar tudo.

Conrrad sequestra Bryan e o prende na ala de psiquiatria.
Linz consegue tirar Bryan do hospital onde seu pai o internou sem identificação, para isso pede ajuda da mãe de Bryan, que era psiquiatra, mas não a conta muitos detalhes. Também procura Finn, que era o quarto cientista envolvido, e parece que se manteve mais afastado e não parecia ter culpa no cartório. Linz pega o carro de Finn emprestado. Como Linz tomou varias doses do Renovo consegue recuperar várias memórias. Essas lembranças todas de vidas passadas são um tanto confusas p/ mim. Mas entendo que tudo vai fazendo mais sentindo a medida que eles vão se conectando. É divertido quando eles se reencontram e se conectam de vdd.

Mas para o final precisariam lembrar da vida do Egito e escapar de Conrrad.

As pirâmides trazem tanto mistério!!! Esse final no Egito fechou tudo com chave de ouro.
E ai fiquei supresa que Linz fosse Tot e Bryan Hermesse.
Ou seja em outras vidas foram de sexos diferentes, tiveram oportunidade de viver diferentes sensibilidades....

Um trecho sobre as piramides que é lindo demais:
"Apenas os guardiões sabiam harmonizar as oscilações das pirâmides para que se mantivessem em ressonância com a Terra, canalizando sua energia e amplificando o magnetismo do planeta. Não só as pirâmides eram a força motriz da civilização egípcia como também estabilizavam a crosta
terrestre, absorvendo a energia sísmica. Os anciãos sabiam que elas desempenhavam um papel crucial na prevenção de eventos cataclísmicos, alguns dos quais haviam sofrido na época da Grande Guerra, com consequências trágicas. Essa era a razão pela qual Heliópolis tinha sido construída: para sediar um novo começo e proteger o conhecimento dos antigos de forma que tudo não se perdesse."
e outra parte:
"Hermese também começou a lhe mostrar os Símbolos Sagrados. Cada um continha uma das equações matemáticas que compunham a estrutura do universo. Ela explicou que todas as coisas eram feitas de vibrações e partículas de luz e que, no Primeiro Tempo, os guardiões tinham sido capazes de comandá-las com a força do pensamento."
"— O conhecimento que existe aqui pode mover montanhas e manter um homem vivo para sempre, pode destruir mundos e alterar universos. Quer que esse tipo de poder caia nas mãos de seu irmão? — Fez uma pausa e prosseguiu. — O que aconteceu hoje foi previsto há muito tempo. Um dia, quando o mundo estiver preparado, encontraremos de novo nosso legado. Isso também está previsto."

Essas partes me fazem pensar que isso pode ser verdade sim, eu quero acreditar nessa possibilidade sabe....
"Este é um resumo de todo o conhecimento que existe nesta sala, do conhecimento que protegemos. Contém muitos Símbolos Sagrados e segredos importantes, como a forma de aproveitar as energias da Terra, de controlar as forças naturais e muito mais. Levá-lo para a superfície é um grande risco, mas precisamos assumi-lo... e é por isso que o estou confiando a você. Procure bem, siga seu coração e encontre o lugar mais seguro da Terra para escondê-lo... porque um dia ele terá de ser encontrado."
"O tempo se move em círculos. Um dia, haverá um modo de voltarmos a este momento e consertar as coisas. Viveremos várias vezes, adquirindo mais sabedoria e ajudando a humanidade a se preparar para receber este legado enquanto encontramos a forma de voltar a esta situação. Temos apenas de nos lembrar deste passado em nosso futuro... e, quando conseguirmos e o dois se tornarem um, então Hórus voltará para nos ajudar a curar o mundo."
"Nossos destinos estão interligados. Vou procurar e encontrar você de novo e de novo até voltarmos a esta vida. Nada jamais se perde."
"Bryan sentiu Hermese se expandir em seu interior. Tinha estado ali o tempo todo... uma sombra que não podia ver, um sentimento que não podia descrever, uma saudade que não podia explicar. Abriu os olhos, olhou para a pirâmide, e seu coração transbordou de alegria. Todas as vidas que havia vivido ressoaram em perfeita harmonia. Sua alma estava cantando. O guardião havia despertado."

E tem tantos outros trechos lindos.... mas acho que por aqui tem o suficiente...

Vou encerrar com essa parte, o super reencontro depois de se lembrar de tudo:

"Linz abriu a porta, e os dois ficaram olhando um para o outro como no dia em que se conheceram. A diferença era que agora conseguiam enxergar para além de si mesmos e reconhecer que estavam ligados pelo amor. O amor os acompanhara através dos séculos, os guiara pelos caminhos da vida e os ajudara a se lembrarem um do outro. O amor fizera desaparecer uma diferença de dez mil anos."

Whostxnx 18/02/2023

Livro desconhecido, mas bom
Eu simplesmente adorei esse livro não tenho o que reclamar.
Eu normalmente não gosto de romance, mas esse me surpreendeu. eu adorei o livro do início ao fim. quando eles se encontram, quando eles tem a primeira conversa, quando ela descobre a verdade, como ele foi extremamente atencioso e sempre respeitava o espaço dela. E eu também adorei quando a escritor mostrou as outras vidas deles, que mostra que desde a muito tempo eles se amam e eles tem esse carinho um pelo o outro. E de como ele foi paciência com ela mesmo ela não lembrando das vidas que eles tiveram, ele foi super gentil com ela
Agr eu tô torcendo para alguém pintar algum sonho meu, e eu ver a pessoa para vivermos a mesma coisa que o livro.

bela.mar 18/02/2023

Ai gente...
Que livro difícil de ler, super arrastando e denso. no começo tinha gostado, achado fofinho, mas depois foi só pra baixo. não gostei muito :/

Ariana 27/02/2023

Me surpreendi com a história?
Pensei que iria ser um livro chato, pq fiquei entediada nas primeiras páginas.

Sauanne.Cardoso 02/03/2023

Simplesmente muito bem feito!
A leitura é leve e ao mesmo tempo te segura. A história base é incrível e cheia de surpresas, um dos meus favoritos com toda a certeza!

alynebz 09/03/2023

"Sonhos eram peças de um passado que pertenciam a sua alma"
Bryan é um pintor talentoso que retrata seus sonhos através de suas pinturas, mas passa a ter novas visões - envolvendo uma equipe de laboratório que morreu em uma explosão - e esconde seu dom por não ser compreendido, até encontrar Linz, uma neurogeneticista especializada em estudos sobre a memória, e descobrir que tem uma forte ligação existente entre eles. Mas para conseguir mantê-la em sua vida a salvo e desenterrar o passado que os rodeia, ele terá que enfrentar seus piores pesadelos.

Quando peguei esse livro para ler não tinha grandes espectativas, só queria tirar mais um livro da lista de não lidos da prateleira e a única coisa que saiba era apenas o título, o que já deduz muito sobre a história em si. Mas me ferrei amigos, que livro incrível, fui fisgada pela leitura desde as primeiras páginas, quando terminei fiquei pensando porque não tinha lido ele antes, me surpreendi com o texto que foi muito bem construído, e sem contar as diversas referências ao longo da leitura.

A escrita da Gwendolyn é muito envolvente, e além de romântica, é muito fluida, e foi bem desenvolvida em termos, ela conseguiu mesclar entre Ciência, Arte e História. É uma leitura muito boa mas não tem metade do hype que alguns livros tem, e nem o reconhecimento que deveria, por isso eu panfleto e indico sempre!

Lika Moreira 10/03/2023

?Entre o começo e fim, está vida é apenas um momento?
Esse livro me surpreendeu com certeza, história de Bryan e Linz, basicamente é sobre um amor que perdura por diversas vidas. Cada lembrança é uma aventura e o final acaba sendo bem impactante e surpreendente. Ele não é apenas um romance mas tem muitas aventuras e drama também.

Com certeza ele vai te prendendo cada vez mais ao decorrer dos capítulos.

Vale a pena a leitura !

csavto0 18/03/2023

?[...] esta vida é apenas um momento?.
É absurdo pensar no quanto essa história me fez relembrar de várias outras histórias e filmes, que se encaixam perfeitamente aqui. Pode ser que, de certa forma, a autora tenha se espelhado um bocado nelas para escrever a história de Bryan e Linz. E eu não ficaria nem um pouco surpreso com isso. Me lembra bastante a vibe que ?O Doador de Memórias? transmite. Sendo que essa história em específico, é tão enrolada quanto essa aqui.

Certas partes são impecáveis. Rendendo momentos de frustração, irritação, raiva, melancolia, tristeza e até mesmo um fino fio de compaixão. O que posso dizer com toda a certeza é que jamais esperaria pelo desenrolar final que a história tomou. Com um digno plot de me deixar intrigado, entre o meio e o final. Coisa que pouquíssimas histórias conseguem.

É claro que não posso comentar dando spoilers, mas, que tremendo enredo. Eu espero ansioso para que a Irmandade se re-erga.

Você se lembrará de tudo!

Vanderlena.Vasconc 24/03/2023

Nada jamais se perde
"Quantas vidas são necessárias para se encontrar o amor verdadeiro?"

Um amor que atravessa o tempo. Uma equipe de cientistas prestes a fazer uma grande descoberta sobre a construção da memória. E um medicamento milagroso capaz de revelar um mistério antigo. Em O pintor de memórias, Bryan Pierce é um renomado pintor cujos trabalhos deslumbram o mundo. Mas há um segredo para seu sucesso: cada tela é inspirada em um sonho excepcionalmente vívido. Sempre que acorda, ele adquire novas e extraordinárias habilidades, como a capacidade de falar línguas obscuras ou um gênio inexplicável para o xadrez. A vida inteira Bryan se perguntou se seus sonhos eram apenas isso ou se seriam memórias, se ele estaria experimentando a vida de outras pessoas.Linz Jacobs é uma neurogeneticista brilhante, dedicada a decifrar os genes que ajudam o cérebro a criar memórias. Ao visitar uma exposição na galeria de uns amigos, ela se depara com a imagem de um pesadelo recorrente de sua infância e adolescência... em um dos quadros de Bryan. Linz localiza o artista, e o encontro dos dois desencadeia o sonho mais intenso do pintor: a visão de uma equipe de cientistas que, na iminência de descobrir uma cura para o Alzheimer, morre em uma explosão no laboratório.Bryan fica obcecado pelas circunstâncias estranhas que cercam a morte dos cientistas, e seus sonhos aos poucos revelam o que aconteceu no laboratório, assim como um mistério mais profundo que o leva ao Egito antigo. Juntos, Bryan e Linz começam a perceber um padrão em seus sonhos. E que há um inimigo mortal observando cada movimento deles que não vai parar enquanto não atingir seu objetivo.

"Um thriller ambicioso que combina romance, fantasia e aventura."

Para quem gosta de romance, uma boa dose de história envolvendo lugares antigos, os mistérios de nossa mente e um amor que vem de outras vidas, com certeza esse livro é para você.
Com capítulos bem curtos que deixa a história bem cômoda de ler e uma escrita fácil e fluida a autora vai nos apresentando Bryan um renomado pintor que tem um grande segredo por trás das pinturas que o deixaram famoso.

"Nossos destinos estão interligados. Vou procurar e encontrar você de novo e de novo até voltarmos a essa vida. Nada jamais se perde."

Um amor que vem de outras vidas e que em cada uma é interrompido pela maldade de um inimigo mortal. E nessa não séria diferente, Bryan e Linz vão enfrentar novamente esse inimigo para que possam lembrar de suas vidas passadas e então poder viver o amor que eles não puderam viver em todas as épocas em que existiram.

As descobertas são uma surpresa tanto para eles quanto para o leitor que acompanha, memória à memória, a história da vida, ou melhor dizendo: ?das vidas? dos dois personagens que vão se interligando e você vai entendendo pouco a pouco tudo que está acontecendo, a princípio é um pouco confuso, pois são muitas lembranças, mas depois vai ficando fácil de entender.

Enfim, a história me chamou atenção desde quando li a sinopse. E acompanhar os protagonistas em seu desenvolvimento perante o dom que possuem foi uma experiência sem igual.
Recomendo muito que leiam!

Thainara Ramalho 26/03/2023

O pintor de memórias
Que livro maravilhosoo!
Me apaixonei por 500 personagens do mesmo personagem, (quem ler vai entender kkk).
Leitura fluída e plot perfeito. Acabou e eu queria mais! Leria mais umas 1000 páginas sem hesitar, amei demais! Leiam, só leiam.

gan_nathalia 02/04/2023

Me surpreendeu
Peguei o livro num troca, devido estar em alta. Não sou entusiasta em livros românticos, porém além de falar de sentimentos tem um mistério. As lembranças de outras vidas que os personagens tem vão se conectando e se transformando e trazendo um belo plot twist. Mais um livro digno de filme...

Sgt_Pm_Jamis 15/04/2023

O livro
Uma viagem no tempo. A autora consegui atingir o objetivo de envolver o leitor. Uma história ficção do mais alto nível. Gostei da leitura e indico.

Gabrielli 22/04/2023

Demorei mais de um ano pra ler esse livro, comecei e larguei várias vezes. Até que finalmente cheguei na metade. O começo é muito enrolado, a história não desenvolve, só que a curiosidade pra saber o que acontece, te faz continuar.
Da metade pra frente, a coisa desenrola e a história fica interessante. O final até que surpreende e o plot é bom. Não foi uma leitura perdida, mas não é o melhor livro do mundo.