O pintor de memórias

O pintor de memórias Gwendolyn Womack

Resenhas -

MariaTeresa 30/07/2021

Incomparável
O Pintor de Memórias era um dos livros desafio do grupo de leitura que faço parte, então por obrigação, sem saber nada sobre ele, nem achar que tinha muito a me dizer comecei minha leitura. Parei no segundo capítulo, mas tive que retornar, afinal tinha de cumprir prazos e agradeço muito por ter tido a sorte de lê lo. É uma história surpreendente, misteriosa, envolvente e incomparável, onde o amor é eterno e mesmo aqueles que fazem suas piores escolhas, tem direito a encontrar o caminho da luz. Belíssima obra, de com certeza um trabalho de pesquisa intenso e muito bem apresentado. Recomendo, com certeza esse livro maravilhoso, primeira obra da autora que já anseio por outros .

Belle137 31/03/2022

O que foi isso!!!
MEU DRUS QUE LIVRO!!!

ok demorei muito pra ler pq achei meio arrastado no início, mas o plot é TUDO socorro que maravilha adorei adorei!!

tita 29/11/2021

Reencarnação
Genteee, fiquei impressionada com o livro ?. Que história bem alinhada, envolvente, não queria mais parar de ler. Um enredo que nunca imaginei. Amei e superrr recomendo ?

Lia 23/11/2021

Um dos melhores de 2021
Se eu pudesse daria 10 estrelas pra esse livro. Que história, que enredo, que autor incrível!
Faz muito tempo que não vejo uma história parecer tão real, mesmo não sendo.
Adorei os personagens, os mistérios e foi cada surpresa gostosa... um dos melhores de 2021, com certeza.

Nathália 03/12/2022

O Pintor de Memórias
Leitura rápida e bem fluída e personagens marcantes, bem interessante como é mostrado o passado e as ligações que são formadas no presente.

Michelly21 06/12/2022

Grata surpresa
Ganhei esse livro de presente, mas como tinha outros vários na lista fui deixando e quando decidi pegar pra ler não parei mais.
Amei e li super rápido, não conseguia largar e me surpreendi MUITO com o plot, porque achava que já tinha desvendado o vilão.
Como uma amante de história, achei sensacional e recomendo demais.

Talita.OBlathmhaic 22/03/2022

Bom, mas poderia ter sido muito melhor.
Minha última tentativa de fazer uma resenha desse livro, porque ontem eu tentei várias vezes e nenhuma ficou boa. Desse vez, se ficar ruim, eu não não vou apagar e tentar de novo.

Bem, eu achei a proposta do livro muito boa, mas fui me decepcionando conforme a leitura avançava. Não gostei dos protagonistas, achei eles bem sem graças e superficiais no sentido de não terem sido bem trabalhados, desenvolvidos.

O livro tem várias cenas desnecessárias, um bom exemplo é a cena onde o Bryan está consertando um relógio, se não é um capítulo inteiro, é quase isso, apenas o Bryan falando sobre relógios e como concertar/fazer um relógio. Por quê?

Sobre os personagens: o Bryan Me agradou bem no começo do livro, mas depois, ele foi me irritando, testando e tirando a minha paciência. Duas cenas em específico me incomodaram, a priemeira foi quando ele estava com raiva da Lys por ela não lembrar do que ele lembrava, tipo, ele poderia muito bem contar para ela, tentar explicar, mas não... A outra cena foi com a mãe dele, a impressão que essa cena me passou foi que o Bryan só foi realmente se importar com a mãe quando descobriu quem ela foi em uma outra vida.

Sobre a Lys, eu não tenho muito o que falar sobre ela, achei a Lys muito sem graça, às vezes chatas e achei o interesse dela meio fraco. Ela queria entender algo, okay, mas no decorrer do livro esse algo vai diminuindo até tudo quase se tornar uma questão de "Eu gosto do Bryan", "Eu me sinto atraída por ele", "Por que eu não consigo parar de pensar nele?", "Por que eu me preocupo tanto" e por aí vai.

Eu não consegui comprar o fato de que eles são inteligentes e sei lá mais o quê, a maioria da ações e atitudes, falas, também, foram idiotas ou tiveram pouco sentido. Uma coisa: o vilão desse livro só é inteligente porque os protagonistas são burros.

Até onde eu me lembro, a sinopse do livro fala que a história se passa no presente, mas a grande maioria dos capítulos é sempre no passado, o que me faz pensar: Por que a autora não escreveu o livro a partir do passado ou apenas intercalando os acontecimentos? Tipo, pelo que eu li, a única vida que tinha peso para a história era a vida no Egito, então por quê a autora não escreveu a partir daí, era só intercalar: capítulo um no Egito, capítulo dois no presente e assim por diante.

Ao que parece vai ter ou já tem uma continuação, mas sinceramente, eu não sei o que achar, talvez se o livro não tivesse dado voltas e mais voltas, se arrastado várias e várias vezes, talvez poderia ser um volune único. Mas, esse final... Se o livro tivesse sido desenvolvido melhor, eu estaria muito mais empolgada para ler a continuação.

Eu gostei do final, os três capítulos finais para ser exata, eu achei muito bom.

E uma última coisa que eu esqueci de falar antes, teve outra cena do Bryan que me incomodou: ele falando com uma pessoa sobre algo que também envolvia a Lys, mas eles a ignoraram e falaram em um idioma que ela não entendeu. Ela tinha o direito de saber.

Faltou diálogo entre os dois, principalmente pela parte do Bryan. Aliás, eu achei que o casal não tinha nenhuma química. E outra, eu queria que, em pelo menos uma vida passada, o Bryan e a Lys não tivessem gostado um do outro, que fossem inimigos ou apenas pessoas que não ficassem juntos, que não se importasse tanto um com o outro.

E agora, sim, ESSA é a última coisa que eu tenho a dizer: esse livro poderia ter sido muito melhor do que ele foi, depois de um tempo, algumas das cenas pareciam as mesmas de tão repetitivas, pulei alguns trechos e uma ou duas páginas por ser um blá blá blá que não adicionava nada à história.

Obrigada por ter lido e me desculpe se tiver erros de português.

Ana 25/08/2022

Quando li a sinopse achei a história super interessante, e a beleza da capa também me influenciou a comprá-lo.

Logo de início já comecei a gostar da leitura, mas no decorrer da história a coisa não continuou assim. Os personagens se tornaram chatos e cada vez mais entediantes, porém algumas das histórias das vidas passadas do Bryan salvaram a leitura, pelo menos pra mim.

Não sabia o que esperar quando li a sinopse, mas achei que iria amar o livro, no entanto...

accrezende 13/03/2022

A ideia do livro é boa. Os primeiros capítulos são interessantes e fluem bem. Mas chega em determinado momento da obra que tudo fica caótico demais, ocasionando a dificuldade de entender a história.

Aline 24/09/2021

A história é muito diferente das q somos acostumados a ler! Achei muito interessante a mistura de culturas! Recomendo demais!

gato preto 09/01/2022

O Pintor de Memórias
Esse livro conta a história de um pintor e uma geneticista que se encontram desde vidas passadas, reconhecendo o amor que sentem um pelo outro e lidando com diferentes situações.
Esses encontros de vidas passadas são entendidos como memórias ou alucinações, e são causadas pelo efeito de um produto preparado em laboratório com o objetivo inicial de curar uma doença (a história conta que doença é essa).
Esta é uma trama interessante e me surpreendeu a reviravolta que a história teve, além de ser um romance com aspectos de ficção científica.

Ludy 20/03/2022

Que leitura interessante! Cheia de referências históricas, e que no decorrer das páginas prende a atenção. No início demorei muito, mas depois de um tempo a leitura foi fluindo muito rápido. É um romance com uma história bem diferente.

Pamela 12/01/2023

Foi uma leitura incrível, com um plot que me deixou de boca aberta, você acha que fulano é o vilão quase o livro todo e no final a autora joga na nossa cara um bomba enorme. Comprei esse livro as cegas na bienal e me surpreendeu muito

Prim 22/02/2022

O pintor de memórias
Uma bagunça. Sério. A história inteira é uma bagunça.
Começa com um pintor relembrando vidas passadas e termina no Egito. Tem umas fantasias no meio e cientistas criando uma cura para o Alzheimer. Não bastasse tudo isso, ainda tem sociedades secretas, guardiões reencarnados, tentativas de destruição mundial e uma história de amor que eu particularmente não achei nada romântica.

Sendo sincera, poderia ter dado certo. Juro que poderia. Não faltou criatividade e boa vontade da autora em ligar de forma mais ou menos lógica todos os pontos. Mas foi muita coisa.

E a escrita também não ajudou, o fato de ela repetidamente usar expressões simples e óbvias, mas achar necessário explicá-las ficava parecendo que estava tentando "encher linguiça" ou então que estava considerando o leitor burro. Eu achei que a o texto ficou pobre e sem graça.

Por fim, bem, tem algumas outras coisas que me irritaram, o fato de os protagonistas serem "fodões" e nunca falharem, terem super habilidades surgidas do momento, as memórias lembradas serem sempre de pessoas excepcionais (nunca de "um qualquer"), e o que mais me irritou: o porquê de tudo aquilo estar acontecendo? Não foi desenvolvido!!! A sensação é de que esse é o primeiro roteiro de uma trilogia de filmes (sim, filmes). Tinha tanta coisa que a autora queria contar que ela se perdeu e não só não conseguiu passar tudo para o papel como ainda teve que se virar para tentar conectar as partes que ela conseguira passar para o papel.

Enfim... não sei mais o que dizer. Realmente nem posso dizer que não gostei. Apenas achei incompleto e bagunçado, como alguém contando um sonho maluco que não se consegue lembrar de todos os detalhes.